Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oq são controladores SCSI e RAID?


JeSsMaNs

Posts recomendados

Toda vez q eu iniciava o windows, pedia para instalar o "VIA Bus master"... como eu não encontrava os drivers para isso, eu fui em Meu Computador/Propriedades/Hardware/Gerenciador de Dispositivos e desativei o tal de via Bus master, q estava em "Controladores SCSI e RAID", quando eu fiz isso, pensei q ia dar no mínimo algum tipo de erro, mas nd aconteceu... não deu erro nehum, nd mudou.....

Afinal para o que serve Isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bus Mastering (Bus master no seu caso) é um método de acesso que faz aumentar o desempenho do PC fazendo com que o disco rígido faça a comunicação (transferência de dados) com a mémoria RAM sem a intervenção do processador. Na prática, sem o Bus Mastering, o disco rígido trabalha à 16,6 MB por segundo mesmo que ele possa trabalhar em uma taxa maior (33, 66, 100, 133). Com ele ativado, o disco rígido trabalha na taxa máxima que o disco rígido e a placa mãe possa oferecer. Existe um artigo no Clube do Hardware que explica melhor isso (clique aqui para acessá-lo).

:!: Explicações : IDE e SCSI são interfaces (barramento) em que a placa mãe se comunica com o disco. RAID é uma forma de usar vários discos rígidos no mesmo computador, fazendo assim, dependendo do modelo, com que quando um dado for gravado na unidade, a placa RAID divida o arquivo em partes iguais para os discos existentes na máquina.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei q esse tópico ia ficar pairando no ar dias sem respostas,fiquei até espantado quando fui respondido no mesmo dia!! :zoio:

valeu mesmo downloader, você além de explicar bem indicou um artigo q provavelmete eu nem iria procurar!

eu queria apenas algum esclarecimentos :

1) Ql a diferença entre as interfaces IDE e SCSI ?? Eu apenas conheço a IDE...

2) Quanto ao sistema RAID, como eu faço para obtê-lo? é uma configuração da placa mãe, é um software...?

valeu mesmo :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JeSsMaNs@05 de setembro de 2005, 20:54

Eu pensei q esse tópico ia ficar pairando no ar dias sem respostas,fiquei até espantado quando fui respondido no mesmo dia!! :zoio:

valeu mesmo downloader, você além de explicar bem indicou um artigo q provavelmete eu nem iria procurar!

eu queria apenas algum esclarecimentos :

1) Ql a diferença entre as interfaces IDE e SCSI ?? Eu apenas conheço a IDE...

2) Quanto ao sistema RAID, como eu faço para obtê-lo? é uma configuração da placa mãe, é um software...?

valeu mesmo :-BEER

1) A diferença básica da interface IDE para a SCSI, é que o SCSI é voltado mais para o mercado corporativo, enquanto o IDE é mais para o mercado doméstico, mas nada impede que você faça o contrário. O SCSI oferece uma taxa de transmissão de dados maior do que a IDE, por isso é mais adequada para o mercado corporativo - visando que os programas exijam cada vez mais do hardware - consequentemente, aumentando a agilidade da empresa. Não tenho certeza, mas acho que o cabo flat do SCSI tem mais vias do que o IDE (posso estar enganado).

2) Algumas placas mãe atuais já possuem a placa RAID integrada, bastando apenas fazer alguns ajustes na BIOS. Em casos em que a placa mãe não oferece RAID integrado, você pode adquirir uma placa RAID separadamente. Você pode aprender um pouco mais sobre RAID neste artigo do Clube do Hardware (clique aqui para acessá-lo).

Espero ter ajudado :D:joia:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...