Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer quando a BIOS, na Salva


pecadohenrique

Posts recomendados

Oiiii, o problema é o seguinte, eu fui fazer um overclok numa placa-mão da PCCHIPS, só que não deu muito certo o computador não queria mais ligar, então eu tirei e bateria... ai foi o meu erro pois do lado da bateria tinha um jumper pra resetar a bios sem mexer na bateria... agora a bios não quer mais segurar o setup... Quando o pc ta na tomada ele mantem a bios salva... mais se tirar da tomada ele perde a configuração... eu já troquei a bateria mais não adiantou... um amigo me disse que eu achase o (esquema de pinagem da placa-mãe) ou (o esquema de ligação entre a bateria e a bios) dá pra fazer uma ligação direta da bateria pra bios... eu presciso do esquema de pinagem ou de uma solução que possa resolver o meu problema...

A placa-mãe é: PC CHIPS

Modelo: M810LR

Chips set: SIS 730S

BIOS: Amibios / 686 /

Mande-me soluções... Obrigado... Mauro Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é eu já limpei ela pelo setup... agora eu já dei um passo... eu consegui garegar o windows e configurar todos os hardware... ta funcionando certinho mais eu tenho q deixar o pc com o cabo da energia ligado direto... pois se não ele perde a configuração... um amigo me disse que se eu achar o esquema de pinagem da placa-mãe da pra fazer uma ligação direta... pois ele acho que aquelas pecinhas (capacitores, tranzistor ) que fica entre a bateria e bios possa estar com defeito...

Obrigado Mauro Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tive o mesmo problema com uma placa mãe pcchpis m810lr

a placa mãe estava com senha quando comprei, e daí eu zerei a memória da placa mãe, com isso outro erro apareceu, toda vez que ligava o pc fala que a bateria está fraca, achei muito estranho, já que o computador estava com senha, sinal que a bateria estava funcionando, troquei a bateria e não adiantou nada e fui atualizar a bios. Tive outro problema, maior ainda, não consegui achar uma bios pra placa mãe pcchips m810lr, apenas para m810l, m810lrh e alguns similares, resultado: usei uma bios do modelo m810l e "perdi" o adaptador de rede on-board, já que essa é a diferença entre o modelo m810l e m810lr e com isso pesquisei muito na internet, ainda não achei, mas reparei que outras pessoas tiveram esse mesmo problema com esse modelo de placa m810lr, em um fórum de um site françês e um tcheco, reparei também que a pcchips de taiwan(www.pcchips.com.tw) não tem esse modelo no site, apenas no site americano, www.pcchips.com, acho que esse modelo m810lr foi uma variante montada exclusivamente pela distribudora americana: resultado não fizeram questão de divulgar uma bios específica na internet(com certeza deve ter mas ainda não achei), e me parece que ainda fizeram a placa mãe com um bug, porque achei 3 pessoas na internet com esse mesmo problema, e são 4 comigo, acho que é algum defeito no design do circuito que quando zera a bateria do bios gera um curto circtuito no RTC

Estou desesperado para resolver esse problema

minha moral como técnico foi abaixo, :muro: nunca apanhei tanto pra uma placa mãe

gostaria de ter a ajuda de Gabriel Torres nesse impasse mas não sei como contata-lo, conheço um bom técnico em eletrônica que é capaz de arrumar esse problema, mas como esse é o ganha pão dele, se negou a me dizer, :bravo: não o culpo mas vou pesquisar muito ainda antes de requisitar o serviço dele em último caso

Pesquisem sobre o que eu disse e acharam outras pessoas na internet com esse problema

se tiver qualquer notícia postarei no fórum

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

sua placa-mãe que deu esse pau aí. É o seguinte, primeiro a tentativa brusk de você deveria ter Feito, que seria a de proceder um curto na sua própria placa mãe, você já o fez.

Agora se o problema continuar persistindo, então isso significa que no caso a sua bios deixou de ser uma memória Volátil para não Volátil (Pré-Regravável para Regravável) assim que deixasse de receber energia no circuito da placa-mãe assim como ou módulos de mémórias DIMM e DDR...

Bom! Nesse caso, tente recuperar sua placa-mãr á levando em uma assistência que realize testes nos circuitos integrados da placa para verificar se não ouve algum problema físico e não software.

então é isso! Leve sua placa á um técnico em eletrônica mesmo para que possa testar os componentes integrados para verificar se estão

funcionando normalmente pois pelo jeito anum tem outro jeito.

Atenciosamente: JRProgramador (JORENILSON LOPES)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem ofensa Jr, mas se quiser postar alguma coisa em um fórum use um português mais claro, porque advininhar o sentido na frase no meio de erros ortográficos e gírias sem concordância é muito difícil segundo eu não dei um curto na placa mãe, eu simplesmente movi o jumper de configuração da memória CMOS para a posição de "limpar" a configuração da bateria, e com isso eu ACHO, não tenho certeza que isso gerou um curto circuito em alguma parte da placa ligada com a alimentação da memória CMOS, e achei 3 pessoas na internet que tiveram esse mesmo problema DEPOIS de zerar a configração do setup pelo jumper, e EU deduzi que seria muita coincidência, e não a BIOS, e segundo se a minha bios virou uma memória volátil como meu computador liga??? como se transforma uma memória volátil em uma memória não volátil?Esse vacilo foi o pior, BIOS significa: Basic Input/Output System, sistema básico de entrada e saída de dados, vital para o funcionamento da placa mãe, tão vital que sem o bios a placa mãe não liga, fato que pela qual a BIOS é uma memória FLASH ROM, não volátil que pode ser regravável, e que um técnico de eletrônica pode resovler o assunto, disso eu já sabia, mas de qualquer forma obrigado pela atenção. :-BEER

E novidade eu achei uma versão da bios atualizada do modelo m810lr

está no site www.driverguide.com

é uma versão não oficial e eu não sei a origem, mas eu usei e testei e está 100% estável,

logue no site, se você não tem um login crie um e clique em search, em "any device" selecione BIOS/MOTHERBOARD e modelo digite o seguinte: TM-S730LMV

é o nome do chipset da placa mãe, pode pesquisar e só vai voltar um resultado, pode usar que é garantido, se estiver com dúvida clique em more para ver a codificação da placa mãe pela bios e repare que no final aparece:

62-0330-001437-00101111-071595-SIS730S-M810LR

NÃO é uma bios da pcchips, a "montadora/piratiadora"(sei lá o que) chama TOTEM, mas a placa é um clone da pcchips, testei numa pcchips m810lr e funcionou 100% estável, existe uma montadora americana que "copia" placa da pcchips, mas eles são legalizados pela pcchips, chama ECS, ou ESC alguma coisa assim e achei fóruns na internet falando que a ECS tinha um modelo equivalente a m810lr da pcchips, mas preferi não continuar, descobri que essa bios era de outra manufaturadora depois, mas como tinha funcionado fiquei tranquilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Amigos,

Já tive que resolver um problema desses em uma placa M810 de um conhecido. Acontece que para resolver esse problema, tem que ter algum conhecimento de eletrônica, pois tem que trocar o componente defeituoso ou então criar uma solução equivalente, como foi o meu caso.

Próximo à bateria tem um transistor SMD, que é quem chaveia a alimentação da BIOS. Com o computador desligado e com o auxilio de um voltímetro, verifique se tem tensão no terminal do transistor que vai para a BIOS. Da bateria sai uma trilha de circuito impresso que vai para um resistor SMD e depois segue para o terminal do transistor SMD. Nesse ponto, com certeza, o voltímetro irá registrar a tensão da bateria. Se não houver tensão no terminal do transistor SMD, que segue para o circuito da BIOS, então esse transistor deve ser substituído.

No meu caso, criei um circuito equivalente com transistor comum.

Alguém com um conhecimento mínimo de eletrônica consegue criar o circuito, pois se trata de uma configuração básica de polarização de transistor, mas se você não faz ideia do que eu falei, então sugiro que procure um amigo ou um tecnico em eletrônica da sua região e pergunte se para da pra dar uma olhada seguindo essa dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...