Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CARREGADOR DE BATERIA AUTOMOTIVA


André Gomes da Silva

Posts recomendados

Tá aí amigão, um carregador de bateria com lampada e ponte retificadora. parece q também funciona com um só diodo, mais eu nunca tentei desse jeito. Eu estou usando como na imagem abaixo. Uso em 110V para carregar uma bateria automotiva 12V/55AH e carrega q é uma beleza.

Gostaria de saber se esse circuito também funciona em 220V, pois meu pai mora em Fortaleza e la não tem 110V.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/gomesflanity/CarregadordeBateria.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

você só tem q ver o lance dos pólos q eu não me lembro muito bem, se você tiver um multimetro é mole, o q sair da ponte você mede, coloca negativo no negativo da bateria, o positivo na lampada e um fio da lampada no positivo da bateria.

você pode comprar uma ponte já pronta, eu acho q montei uma com os diodos 1N4007 ou maiores.

Boa sorte, qualquer dúvida entre em contato

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gomesfla@13 de setembro de 2005, 10:07

Tá aí amigão, um carregador de bateria com lampada e ponte retificadora. parece q também funciona com um só diodo, mais eu nunca tentei desse jeito. Eu estou usando como na imagem abaixo. Uso em 110V para carregar uma bateria automotiva 12V/55AH e carrega q é uma beleza.

Gostaria de saber se esse circuito também funciona em 220V, pois meu pai mora em Fortaleza e la não tem 110V.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/gomesflanity/CarregadordeBateria.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

você só tem q ver o lance dos pólos q eu não me lembro muito bem, se você tiver um multimetro é mole, o q sair da ponte você mede, coloca negativo no negativo da bateria, o positivo na lampada e um fio da lampada no positivo da bateria.

você pode comprar uma ponte já pronta, eu acho q montei uma com os diodos 1N4007 ou maiores.

Boa sorte, qualquer dúvida entre em contato

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá André, eu aprendi por esse esquema mesmo, de um só diodo, meu professor ensinou assim, mais eu não lembrava mais como éra pra ser feito então montei com uma ponte pra não ter erro.

Mais manda pra mim o seu esquema.

E-mail: [email protected]

Eu vou dar uma olhada e depois te respondo o lance da polaridade, mais uma coisa, posso usar este esquema em 220 mesmo, não vai ferrar minha bateria ?

Espero o seu contat

Abraços

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membro VIP

PS eu tenho uma duvida eu tenho uma bateria de 60A que eu uso pra alimentar o som do meu quarto :blink: e um carregador para o mesmo só que eu carrego a bateria o indicador de carga mostra que esta carregado, uso o som uns 10 minutos e o led da potencia começa a piscar como se a bateria estive-se fraca <_< ,se eu der uma carga lenta sera que ela volta ao normal pois anted não fazia isso.

Abs :-BEER::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Existe uma outra maneira de montar um circuito para carregar a sua bateria. Ao invés de utilizar uma ponte de diodos, utilize dois diodos ligados em paralelo, onde o anodo ficará ligado ao positivo da bateria, enquanto a saída do negativo da bateria serrá ligado a lâmpada de 100w. Segue um esquema ilustrado.

Abs

post-68953-13884907936263_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei numa loja esses carregadores com diodos, liguei direitinho com uma lampada de 100W, desconectei a bateria, etc.

Depois de 5 horas a bateria estava mais fraca ainda. A lampada não mudou o brilho depois das 5 horas.

[]s.

O brilho não muda mesmo...

Um diodo uma lampada e 2 conectores pras baterias, na sta efigenia você acha esses carregadores por 6 reais, o bom é que já vem com plugue pra tomada, soquete pra lampada os terminais e antes de tudo, vem montado e isolado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá todos!

Estou ressucitando o tópico.... rsrsrsrs

Eu montei o esquema do carregador com a lâmpada e funcionou legal... porém fico pensando se é bom para a bateria receber meio-ciclo de corrente alternada...

Não seria legal colocar um capacitor eletrolítico em paralelo com o circuito? mais precisamente logo após os diodos e antes da lâmpada... ou até após a lâmpada ... para diminuir o ripple... pode? a tensão não iria subir demais para a bateria?

Muito Obrigado!

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá todos!

Estou ressucitando o tópico.... rsrsrsrs

Eu montei o esquema do carregador com a lâmpada e funcionou legal... porém fico pensando se é bom para a bateria receber meio-ciclo de corrente alternada...

Não seria legal colocar um capacitor eletrolítico em paralelo com o circuito? mais precisamente logo após os diodos e antes da lâmpada... ou até após a lâmpada ... para diminuir o ripple... pode? a tensão não iria subir demais para a bateria?

Muito Obrigado!

Eduardo.

Não tem problema, problema teria se recebesse uma tensão constante como de uma fonte, ocorreria a "cristalização" das placas, nunca entendi essa parte direito, por isso do semi ciclo do diodo e a lampada limitando a corrente, os carregadores "proficionais" também tem uma forma de onda ou semi ciclo, só que usam grandes transformadores.

Eu uso um desses de vez enquando e nunca tive problemas.

Mas lembre-se que se a bateria zerou completamente ela nunca mais volta ser a mesma, e as vezes pode até ter danificado permanentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já usei sem problema algum mais se a bat for muito velha ´´vida util no fim´´ ai não adianta nem mesmo um carregador proficional você pode notar isso se a bat não der carga e estiver esquentando muito mais cuidado a bat quando em carga libera alguns gases inflamaveis então deixe as tampinhas dos reservatorios abertas cuidado com a agua da bat pois contem acido não é estão perigoso mais pode causar iritações na pele e manchas em tecidos e não a deixe direto no chão pode ser num banquinho ou algo assim e se mesmo assim ela não der carga e não esta nem esquentando pode ser curto interno ou seja fim de carreira e so levala a um posto de entrega ou um auto eletrico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como a bateria e a lâmpada estão em série a corrente é a mesma em ambos. Mas e quanto a tensão, alguém já fez os cálculos desse valor? Não seria uma tensão muito alta para a bateria?

Não cara, se você colocar o voltimetro em CC e medir nos terminais você vai ver que a tensão sobe bem lentamente, e quando chegar aprox nos 14 volts quer dizer que a bateria tá carregada, só não deixa passar muito disso pois pode sobrecarregar a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei a m**da dese carregador com lampada num funcionou. E o pior foi quando abri e vi que fiquei so com um bocal quatro diodos um pedaço de fio e duas garras. E continuei sem carga na bateria.

a bateria nem esquentou simplemente não fez NADA, absolutamente NADA. acho até que a pouca carga que tinha foi drenada.

pois so piorou a situação.

Deculpem mas é apenas minha opinião experiencia com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei a m**da dese carregador com lampada num funcionou. E o pior foi quando abri e vi que fiquei so com um bocal quatro diodos um pedaço de fio e duas garras. E continuei sem carga na bateria.

a bateria nem esquentou simplemente não fez NADA, absolutamente NADA. acho até que a pouca carga que tinha foi drenada.

pois so piorou a situação.

Deculpem mas é apenas minha opinião experiencia com isso!

Fiz a mesma coisa, comprei um bem barato, liguei direitinho e deixei umas 7 horas e não aconteceu nada, até parece q descarregou mais.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O principal problema que eu vejo esta nos diodos e a corrente que deve passar na bateria...

se eu não me engano, para uma carga decente deve circular pela bateria uma corrente reversa de 10% do que ela pode fornecer em uma hora. EX: bateria de 70 Ah tem q ser carregada com uma corrente reversa de 7 amperes.... (isso em condições ideais... né....)

Claro que se você fornecer menos corrente, a bateria vai demorar mais para carregar.... (mas desde que essa corrente não fique muito abaixo dos amperes estipulados pela regra dos 10%.....

então, um dos impecilios para a corrente seriam os diodos 1N4007 q aguentam conduzir até 1A (e em termos de bateria de carro isso em uma merrreca...

talvez substituindo os diodos 1N4007 por uns 1N5402 (q pelo o q eu me lembre aguentam 3A...) o ckt pode funcionar....

Mas ai entra outro problema: para fazer circular 3A na bateria, vai circular 3A na lampada (o q não é alcançado porque a resistencia interna da lampada limita a corrente...)(claro q se bota uma lampada de potencia muuuito alta, é provavel q circule os 3A.....) Então na pratica a corrente q circulará na bateria vai ficar muuuuuuuuuuuuuuuuito abaixo da "regrinha" de 10% o que pode acarretar q a bateria nem carregue direito.....

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...