Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CARREGADOR DE BATERIA AUTOMOTIVA


André Gomes da Silva

Posts recomendados

  • mês depois...

Existe uma outra maneira de montar um circuito para carregar a sua bateria. Ao invés de utilizar uma ponte de diodos, utilize dois diodos ligados em paralelo, onde o anodo ficará ligado ao positivo da bateria, enquanto a saída do negativo da bateria serrá ligado a lâmpada de 100w. Segue um esquema ilustrado.

Abs

cara se puder me envie o esquema compreto e qual diodo tenho que comprar...tenho uma bateria de 60amp. pro som do meu carro e todo dia tenho que carregar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema, problema teria se recebesse uma tensão constante como de uma fonte, ocorreria a "cristalização" das placas, nunca entendi essa parte direito, por isso do semi ciclo do diodo e a lampada limitando a corrente, os carregadores "proficionais" também tem uma forma de onda ou semi ciclo, só que usam grandes transformadores.

Eu uso um desses de vez enquando e nunca tive problemas.

Mas lembre-se que se a bateria zerou completamente ela nunca mais volta ser a mesma, e as vezes pode até ter danificado permanentemente.

Algum problema em usar um diodo 1n5408 (3A) com uma lampada de 110V/200W em 110Vac ? quanto tempo aproxmado demorar para carregar uma bat de 12V/60Ah ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá galera, é possível colocar um amperímetro, como aquele dos carregadores de oficina para sabermos corretamente a corrente de carga ? Tenho carregador deste comprado em uma loja de R$ 1,99 e funcionou bem carregou minha bateria de 45Ah de vasos abertos após um tempo de 24h em uma tensão de 110v, utilizei um transformador de 500w, não tenho 127v em minha residência. Utilizei uma lâmpada Par 38 150w/127v pois não tinha nenhuma incandescente à não ser esta e fiz isto pois sei que a corrente é maior com menor tensão. Agora quero montar um, mas com amperímetro, é possível ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, gostaria de saber se existe algum meio de criar um auxiliar de partida instantânea, evitando o aguardo de tempo da carga da bateria.

Eu sei que existe um que é uma bateria auxiliar com os cabos pra chupeta.

O que eu quero é um que você ligue diretamente na tomada e ele produza os 12V (obedecendo a corrente) necessários para fazer o veículo dar a partida, desconectando em seguida e deixando o alternador do veículo fazer a função de carregar a bateria.

Creio que um equipamento destes seria mais compacto e de uso imediato.

Minha moto tem um problema grave com o frio, ela demora a dar partida nas manhãs. Geralmente eu descarrego a bateria tentando dar partida e não aguento mais empurrar 250 quilos para dar o tranco.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • Coordenador

Colega Weles, Bem-vindo ao fórum do CDH, não importa a posição que você vai ligar o circuito na tomada, pois a tensão é alternada, a função do diodo é reitificar esta tensão em contínua, porém pulsante...

Observe os desenhos abaixo:

carregador_de_baterias_209.jpg

carregador.jpg

carregadorgp6.jpg

Estes são exemplos dos circuitos, observe a posição em que o diodo é colocado!, e para uso no 220V a lâmpada terá que ser de 220V também ok?

Boa sorte!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

olá amigos, estou chegando agora mas o tópico está fantastico. a minha duvida era a mesma do colega lá em cima onde ele pergunta se pode colocar um amperimetro em paralelo as saidas que vão na bateria. é possivel ? usando 3 diodos 1n4007 com lampada de 100w quais os componentes eu tenho que ligar no amperimetro para verificar a carga ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Saudações a todos !

Esta é a primeira vez que entro em um forum. Só para conseguir achar onde postar uma mensagem devo ter demorado uns quinze minutos...

Peço antecipadas desculpas se não é aqui o lugar certo para perguntar, se estou quebrando alguma das muitas regras de etiqueta, mas preciso mesmo de ajuda.

Tenho um carregador de bateria automotiva, supostamente automático, com três saídas independentes que quebra com razoável freqüência. ´

Eu medi a tensão na saída e dá pouco mais de 13 V (0,1 ou 0,2), o que torna a carga do banco muito lenta, além de não atingir a capacidade de carga máxima. Acho que deveria estar em pelo menos 13,8 V, melhor ainda se fosse em 14,4.

Gostaria de aumentar a ddp de saída quando fosse consertado;

A pessoa que o consertava para mim adoeceu e não consigo encontrar nada na internet.

Será que alguem pode me recomendar uma loja ou prestador de serviço decente com quem eu possa conversar em linguagem compreensível ?

Agradeço qualquer sugestão.

Saudações !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Li o topico entero e ao decorrer dele vi varios projetos gostaria de saber quais sao os 2 melhores para mim fazer e deixar um depoimento também, e se tiver como fazer alguma coisa que desligue altomaticamente a hora que termine a carga ou uma lus indicadora etc..

Mais o menos assim Carregador que tenha flutuação desligue ao atigir carga macima ou acenda led qualquer coisa

Mande ideias

Sou novo aqui no cdh e estou adorando os projetos ja fiz no minimo 10 em duas semanas !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Montei um carregador de bateria do (esquema em anexo) diodos 1n4007

Ele carrega a bateria ate 12,09 depois cai ate 12,03 depois volta ate 12,09 e assim continua isso e normal sera que é alguma etapa ? :tantan:

so mais uma duvida tem perigo fazer uma ponte com diodos de 8a ou tem algum esquema mais eficiente e 220v ?;)

Obrigado pela atenção

post-695240-1388495514048_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...