Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
WEBIER

quantos W é 5000VA

Posts recomendados

Tenho uma sala de aula onde uso estabilizadores que tem "Potencia Maxima: 300W"... por causa da fraca energia de minha cidade que quando chegas as 18:00hs a energia que deveria ser 220V baixa para 170V fazendo com que alguns dos micros fiquem se reiniciando...

Recentemente adquirir um "Regulador de tensão"... quando chega as 18:00hs eu coloco na potencia maxima dele e ele consegue mandar para os estabilizadores a energia correta (220V).

Nesse regulador de tensão tem maximo: 5000VA

ai eu queria saber quantos estabilizadores que possuem potencia maxima de 300W eu poderei colocar em um regulador de 5000VA.

Como eu faço esse calculo de W para VA?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem que saber o Fator de Potência (FP) do regulador. Depois multiplique os 5000VA pelo fator de potência e voc~e terá o valor em Watts.

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem que saber o Fator de Potência (FP) do regulador. Depois multiplique os 5000VA pelo fator de potência e voc~e terá o valor em Watts.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por D4g0@19 de setembro de 2005, 14:18

Não entendi direito...

Você poderia me um exemplo?

mas desde já te agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Por exemplo, se a potência for 600VA e o fator de potência for 35%. Você multiplica 600 X 0,35 = 210 W. Entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

olhando o link

http://www.istf.com.br/vb/showthread.php?t=1010

Encontrei esse trecho:

é possível saber qual a capacidade necessária para o no-break

funcionar sem sobrecarga. Basta multiplicar o consumo total de energia dos equipamentos (em

volt-ampère) e acrescentar uma margem de segurança de, por exemplo, 30% para chegar à

potência especificada pelo no-break. No caso do consumo do equipamento vir especificado em

watts, multiplicá-lo pelo fator de potência (específico de cada equipamento ou usando um

valor médio de 1,55) e depois pela margem de segurança.

Então quer dizer o seguinte:

Tenho um estabilizador de 5000VA e um ar-condicionado com consumo de 1850W e eu quiser ligar esse ar-condicionado nesse estabilizador (sem queimar ele) eu terei que fazer esse calculo:

1850W * 1,55 * 0,30 = 860,25 VA

ou seja, o ar-condicionado é 860,25 VA... então não teria problema de ligar num estabilizador de 5000 VA...

Eu gostaria que as pessoas que entende-se disso me tirasse essa ultima duvida.

Obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post

alguem?

Compartilhar este post

Link para o post

Além do que já foi citado acima, veja a tabela de potência de condicionadores de ar:

BTU/h.. kcal/h.. W...... VA

7.000.. 1.750 1.100 1.500

8.500.. 2.125 1.300 1.550

10.000. 2.500 1.400 1.560

12.000 3.000 1.600 1.900

14.000 3.500 1.900 2.100

18.000 4.500 2.600 2.860

21.000 5.250 2.800 3.080

Perceba na última coluna a potência em VA.

PS.

1850W * 1,55 * 0,30 = 860,25 VA. Essa equação está errada! Nenhuma carga apresenta maior valor em W do que em VA. Sempre o valor em VA será maior ou igual ao valor em W.

VA = W + jVAr(soma fasorial)

Pode ligar seu AR sem medo!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Meiraneto+25 de setembro de 2005, 12:14-->
1850W * 1,55 * 0,30 = 860,25 VA. Essa equação está errada! Nenhuma carga apresenta maior valor em W do que em VA. Sempre o valor em VA será maior ou igual ao valor em W.

VA = W + jVAr(soma fasorial)

Pode ligar seu AR sem medo!

Não sei se eu estou errado mais o negocio do Ar Condionado era só um exemplo, não é não?

WEBIER@21 de setembro de 2005, 17:53

Tenho um estabilizador de 5000VA e um ar-condicionado com consumo de 1850W e eu quiser ligar esse ar-condicionado nesse estabilizador (sem queimar ele) eu terei que fazer esse calculo:

1850W * 1,55 * 0,30 = 860,25 VA

ou seja, o ar-condicionado é 860,25 VA... então não teria problema de ligar num estabilizador de 5000 VA...

Eu gostaria que as pessoas que entende-se disso me tirasse essa ultima duvida.

Obrigado a todos

Essa equação está errada pelo seguinte amigo.

você vai pegar a potência em Watts do aparelho, multiplicar por esse valor médio 1,55 e pra acescentar 30% você tem que multiplicar por 1,30. Por que se você multiplicar por 0,30 você estará diminuindo o numero e não acrescentando os 30%.

Então é: 1850W * 1,55 * 1.30= 3727.75 VA

Usando seus valores seria isso.

Se você estiver querendo mesmo ligar o ar condicionado em questão ao modulo pode usar sem medo, como o MEIRANETO já mencionou.

T+

Anderson :D

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda de todos!

Meiraneto

aproveitando o post... O que é jVAr(soma fasorial) ?

Grato,

Compartilhar este post

Link para o post
WEBIER

E ai amigo, desculpa a demora.

Soma fasorial é a forma matemática de levar em conta a defasagem angular que existe entre as grandezas somadas. Veja o caso de uma IMPEDÂNCIA por exemplo, consideremos o valor de Z abaixo:

Z = R + jX onde, R é a parte que está em fase(ângulo nulo) e X, a que apresenta diferença no ângulo de fase entre tensão e corrente! Lembra do termo Fator de Potência? Veja como podemos escrever a equação abaixo.

Z = 10 + j20 >> Z² = 10² + 20² > !Z! = 22.36(valor modular)

Z = 22.36 c/ ang de 63.43º(LEMBRE-SE DO TRIÂNGULO DE PITÁGORAS E SUAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PARA SENO, COSSENO, TANGENTE, ETC).

Z = 22.36 x Cos 63.43º + j 22.36 x Sen 63.43º.

Quando tiver um tempinho, mostrarei no triângulo o significado de cada termo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!