Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2ventoinhas


leothompson

Posts recomendados

Postado Originalmente por leothompson@23 de setembro de 2005, 16:41

eu coloquei uma ventoinha em cima da outra no dissipador do processador

um roda na velocidade d 5000rpm e outrto 4400rpm,

eu queria saber,na verdade eu tenho uma velocidade d 9400rpm no total ou não é bem assim???

Não é bem assim!!! Não tem nada a ver!!! É uma ventania danada, mas... Será que realmente resolve???

:looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí.. já pensei em faze isso..

mah vou resolve de outra forma..

vou por o 1 cooler nah lateral com um duto (cano de pvc eu acho) direto no cooler do processador.. jogando ar pra dentro..

to estudando bem como fz..

+ acho q vaih ficah ferah..

ahh.. vou por um 120mm x 120mm nah prente no lugar das 3 baias q estão sobrando.. se eu num acha nd pronto faço alguma gambiarrah.. :D

valeu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sim Brothers+26 de setembro de 2005, 01:13-->
Nunca vi alguém fazer isso antes, mas não acho que deva ajudar em algo!

Você fez testes com essa gambiarra? Mede as temperaturas aí e manda pra vermos!

Postado Originalmente por Venom.Team@26 de setembro de 2005, 02:42

adianta nada isso

[]´s

Postado Originalmente por Sim Brothers@28 de setembro de 2005, 00:52

Ainda acho totalmente bizarro isso.. mas se vocês dizem que funciona...

:blink:  :ahh:  :blink:

Adianta sim cara... já fiz isso e deu certo!! Eu testei num Pentium 2 400mhz.. Num tinha teste de temp na época.. mas foi no dedômetro! Ants.. ele ficava morninho a quente, a depender do uso! O cooler dele deu problema.. aí eu vi q um daqueles cooler de HD tinha a mesma veloc, CFM... e etc! Enfim, era igual! aí coloquei um e deixei o outro no HD. Só que o Hd nem esquentava muito... aí pensei em fazer o teste... e deu certo! Antes a temp q ia de morna a quente... ficou de fria a QUASE morna! nem chegava a ficar morno o cooler!

Outra q fiz recentemente foi botar um cooler genérico de 5000rpm sobre um Volcano 7 em um Athlon 1700+ de um amigo meu.. e conseguimos mais de 2200Mhz com estabilidade! (olha q volcano tem um CFM mt bom!) E vi o caso de quem também fez isso e botou duron 1400 a mais de 2000mhz!

Sim Brothers@26 de setembro de 2005, 15:03

Não sei, mas eu acho que a ventoinha de baixo acaba tendo seu desempenho anulado pela de cima...  :ahh:

Esse pensamento seria válido se o cooler de baixo soprasse no sentido contrário! Dá pra entender melhor asssim:

-> [cooler>>] -v1-> [cooler>>] -v2->

teoricamente dobrando a velocidade (não acontece exatamente assim na pratica! Apenas aumenta muito o fluxo de ar e sobrecarrega menos os coolers)

-> [cooler>>] -v1-> [<<cooler] <-v0-

dessa forma o segundo cooler vai ficar lutando contra o primeiro.. anulando o fluxo de ar!

Bom pessoal.. esse esquema dos coolers assim é valido sim! Fiz isso também numa Geforce 4 (coloquei um fan sobre o cooler da VGA) e o Over vai beem mais longe! Mas é bom vocês verem o tamanho do cooler (80x80 com 80x80.. e assim vai).. e é legal colar com cola quente ou tacar fita adesiva pra vedar o espaço entre os dois coolers, formando meio q um pqno tubo.. fica mt r0xx mesmo! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cereau@27 de setembro de 2005, 19:51

aí.. já pensei em faze isso..

mah vou resolve de outra forma..

vou por o 1 cooler nah lateral com um duto (cano de pvc eu acho) direto no cooler do processador.. jogando ar pra dentro..

to estudando bem como fz..

+ acho q vaih ficah ferah..

ahh.. vou por um 120mm x 120mm nah prente no lugar das 3 baias q estão sobrando.. se eu num acha nd pronto faço alguma gambiarrah.. :D

valeu..

Cara eu fiz esse esquema de duto aqui e foi um fiasco, tenho um volcano 12 no processador e fiz un furo na lateral que jogava ar diretamente no cooler do processador, dai coloquei o duto, assim o cooler da lateral jogava ar frio ditiretamente em cima do cooler do processador, so que a temperatura disparo la pra cima chego em 62 graus, dai eu tirei o duto e deichei so o cooler, ai fico beleza, conclusão que cheguei foi esta, o duto não fornecia ar o suficiente pra alimentar o cooler do processador por isso que esquentou :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to com 2ventoinhas no dissipador do processador e agora coloquei uma ventoinha na lateral também,mais o grande detalhe é q eu adaptei minha fonte do lado d fora do gabinete,pode ate fica meio estranho a fonte do lado d fora sim,mais vale a pena,vale demais fazer isso,não sabe como diminui o calor interno do gabinete,pois o que gera calor é a fonte,bom no modo d ver,se tirar a fonte nem precisa por uma ventoinha na lateral,so em tirar a fonte já é o bastante....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alexandre Ribeiro@28 de setembro de 2005, 11:52

Isso funciona sim, o problema é só turbulência que isso gera, geando mais ruído.

O interessante seria um cooler que giresse no sentido horário e outro no anti-horario, eliminaria a vibração e com isso um pouco do ruído.

realmente.. o barulho aumenta bastante! mas seria meio complicado achar um q gire horario e outro anti-horario! =( Mas q ajuda mt no resfriamento, ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leothompson@29 de setembro de 2005, 00:13

eu to com 2ventoinhas no dissipador do processador e agora coloquei uma ventoinha na lateral também,mais o grande detalhe é q eu adaptei minha fonte do lado d fora do gabinete,pode ate fica meio estranho a fonte do lado d fora sim,mais vale a pena,vale demais fazer isso,não sabe como diminui o calor interno do gabinete,pois o que gera calor é a fonte,bom no modo d ver,se tirar a fonte nem precisa por uma ventoinha na lateral,so em tirar a fonte já é o bastante....

Interesãnte, vou fazer isso aqui pra ver como fica,,,,,,,,,,,,,,,,Mas o burraco que fica na parte de tras onde estava a fonte você tampou, ou o que fes ?? :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sangsuga@29 de setembro de 2005, 00:30

Interesãnte, vou fazer isso aqui pra ver como fica,,,,,,,,,,,,,,,,Mas o burraco que fica na parte de tras onde estava a fonte você tampou, ou o que fes ?? :bye:

Uma ideia mt boa é você pegar o fundo de uma fonte velha qualquer... e fazer um MOD nela! põe um cooler pra servir de exaustor, uma grelha (7,00 +/-) e ainda da pra botar switch (power dos led) e algo parecido! Usa a criatividade! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _blOom_@29 de setembro de 2005, 00:28

realmente.. o barulho aumenta bastante! mas seria meio complicado achar um q gire horario e outro anti-horario! =( Mas q ajuda mt no resfriamento, ajuda!

faz assim, nos 3 fios de energia, você pega e corta o positivo e o negativo, ai você inverte coloca o positivo no que antes ara o negativo e com o outro fio tambem, ai seu cooler vai girar ao contrario,,,,,,,mas o problema vai ser a elice que vai ficar invertida. :joia:

Isso sim que é gambiara :D:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sangsuga@29 de setembro de 2005, 00:38

faz assim, nos 3 fios de energia, você pega e corta o positivo e o negativo, ai você inverte coloca o positivo no que antes ara o negativo e com o outro fio tambem, ai seu cooler vai girar ao contrario,,,,,,,mas o problema vai ser a elice que vai ficar invertida.  :joia:

Isso sim que é gambiara  :D  :P

nonono.. em 90% dos coolers isso num funciona! Falo isso porque TODOS que eu testei só funcionam da forma para a qual foram programados! Os 10% são algumas excessões q podem existir em qualquer canto do mundo! Isso porque dentro do cooler, entre o motor e o adesivo com a marca (do cooler) tem uma pequena placa.. com alguns diodos, resistores, capacitores! Eles ajudam a estabilizar a corrente do cooler, evitar q liguem com polaridade invertida e etc! Faz um teste.. liga seu cooler com polaridade invertida pra ver.. ele simplesmente não funciona! Já fiz o teste em trocentos coolers.. e nenhum aceitou funcionar com polaridade invertida! Pensar q "Cooler = motorzinho + hélice" é errado! Por isso falei q seria difícil achar um q gire em sentido horario / anti-horario! ninguém si preocupa com isso!

Mas eu estive pensando bem... e o sentido das helices não influencia! porque a hélice não GIRA o ar.. e sim IMPULSIONA pra frente! É como você pegar um copo com água, colocar uma colher de café e achar q rotacionando o copo vai fazer com q o café si dissolva na água! O café, assim como o líquido vão ficar suspensos e apenas uma quantidade infima de moléculas vai realmente girar! no cooler já não temos esse problema porque a quantidade de ar que está no sentido "impulsão" é muito maior que as que estão em rotação! O sentido das hélices não fará nenhuma diferença notável!!!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sangsuga@29 de setembro de 2005, 00:30

Interesãnte, vou fazer isso aqui pra ver como fica,,,,,,,,,,,,,,,,Mas o burraco que fica na parte de tras onde estava a fonte você tampou, ou o que fes ?? :bye:

cara não precisa furar nada,se você quiser me da seu e-maio q eu t mando o tutorial explicando como se faz,não é bicho d 7cabecas,é bem simples isso,mais simples dq parece, vou da meu e-mail ai agente troca ideia,beleza??!!!

[email protected]

mais deixe seu e-mail q eu t mando o material,basta você t uma furadeira em casa q da pra fazer,não precisa corta nada no seu gabinete,não vai ser preciso nda disso,E POSSO GARANTIR Q AJUDA MUITO MAIS MUITO MESMO NA TEMPERATURA...

qualquer coisa e so me pedir por e-mail...

valeu;;...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leothompson@29 de setembro de 2005, 01:03

cara não precisa furar nada,se você quiser me da seu e-maio q eu t mando o tutorial explicando como se faz,não é bicho d 7cabecas,é bem simples isso,mais simples dq parece, vou da meu e-mail ai agente troca ideia,beleza??!!!

[email protected]

mais deixe seu e-mail q eu t mando o material,basta você t uma furadeira em casa q da pra fazer,não precisa corta nada no seu gabinete,não vai ser preciso nda disso,E POSSO GARANTIR Q AJUDA MUITO MAIS MUITO MESMO NA TEMPERATURA...

qualquer coisa e so me pedir por e-mail...

valeu;;...

Sobre feramenta aqui em casa tem quase uma oficina, a gente mexe com caminhoes e tratores :D meu e-mail [email protected] passa ai o tutorial beleza :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...