Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador liga mas desliga em poucos segundos!


RenatoX

Posts recomendados

Galera me ajudem ai, por favor, pos preciso muito de meu PC funcionando mas não gosto de mandar pro conserto! Prefiro fazer eu mesmo, mas desta vez está difícil saber o que houve!

Estou com um grande problema para ligar o meu computador. Meu computador é um Athlon XP 2200+, 512MB de memória DDR, GeForce FX 5200 128MB, HD de 80GB, CD-RW 52x32x52 LG, fonte ATX 500watts. Certo dia quando fui ligá-lo ele não ligou a CPU, então esperei alguns segundos, dei uma arrumada nos cabos e tentei de novo e ele ligou só que depois de uns 5 segundos desligou sozinho, dai esperei mais alguns segundos aí sim ligou normalmente.

Pensei que o problema já tinha cessado, mas em outra hora no final do dia, quando fui ligá-lo pela 2ª vez, deu a mesma coisa, a CPU ligou mas desligou sozinha depois de uns 5 segundos. Esperei alguns segundos, tentei novamente e aí sim ligou. Depois, no outro dia quando liguei ele novamente o problema ainda persistia e desta vez não consegui mais ligá-lo normalmente até hoje, pois sempre que o ligo depois que passam alguns segundos, antes mesmo de aparecer o "Memory Check" da BIOS, a CPU desliga automaticamente.

Fiz vários testes, desliguei caixas de som, monitor e qualquer outro periférico, testei também desligando periféricos internos até que descobri que quando ligava sem conectar o HD na energia da fonte aí sim a CPU ligava.

Pensei que tinha perdido meu HD, mas liguei o HD em outro computador e este iniciou normalmente, em Master e Slave. Agora penso que o problema pode ser na placa-mãe se não for em outro. Depois liguei novamente o HD no meu PC e ainda continuava o problema mesmo ligando somente na energia sem conectar o cabo IDE do HD. Testei ligando só a CPU no estabilizador, liguei o estabilizador em outra tomada, também testei instalando uma outra fonte ATX na minha CPU, e nada. Depois testei ligando sem o HD mas com um CD do Windows XP no drive, a CPU iniciou normalmente mas no momento de ler o CD para iniciar o BOOT a CPU desligou sozinha como das outras vezes. Testei de novo sem o HD e dando o BOOT pelo CD e iniciou normalmente desta vez, mas depois tentei de novo e a CPU desligou sozinha de novo com o CD de BOOT.

Conheço muito da parte técnica e manutenção de computadores, normalmente eu mesmo quem faço os reparos no meu PC se eu tiver as ferramentas adequadas, mas eu nunca vi nada parecido com isso, pensei também que poderia ser algum super aquecimento e coloquei até um ventilador encostado na CPU. Me parece que o problema só ocorre quando alguma unidade de disco de porte como HD e CD-ROM é acessada.

Observa-se que até ocorrer este problema eu não tinha feito nenhuma alteração de hardware ou software recentemente (apenas instalei um jogo e algum programa básico), e nenhuma alteração elétrica relacionada ao computador. Ultimamente usei ele normalmente para trabalhos, jogos, estudos, música, etc. como de rotina e nunca tinha ocorrido isso antes. Depois disso consegui ligar normalmente só 2 vezes como mencionado no inicio.

E então galera, o que você me diz a respeito disso? Qual poderá ser o diagnostico desse problema? O que pode ser feito para resolvê-lo?

postem aí galera, ajudem! Obrigado e desculpem por ser longo na pergunta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso começou a acontecer com o meu desde que eu atualizei a BIOS(placa mãe ASUS - P4B) para a últiima versão, eu ligo o estabilizador e o pc liga junto, da uns 2 a 3 segundos e ele desliga, ai eu ligo no botão de power e ele liga normamente. :blink:

Nunca achei lugar nenhum que falasse disso ou tivesse modo de resolver, por isso venho usando assim mesmo, faz 2 anos que uso desse jeito e isso não causou problemas em nada... (até agora pelo menos :P )

Mas é estranho que isso começou com você do nada.. meu problema foi a atualização da bios(asus nunca mais!!), tanto que eu voltei pra versão antiga e isso não ocorria, mais eu preciso ficar com a último problematica pois só a últma lê boot linux...

Caso você fuce aí e encontre o milagre para isso por favor poste aqui, me mande MP, e no email!!!

[ ]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por p1r4t4@28 de setembro de 2005, 15:53

Isso começou a acontecer com o meu desde que eu atualizei a BIOS(placa mãe ASUS - P4B) para a últiima versão, eu ligo o estabilizador e o pc liga junto, da uns 2 a 3 segundos e ele desliga, ai eu ligo no botão de power e ele liga normamente.  :blink:

Nunca achei lugar nenhum que falasse disso ou tivesse modo de resolver, por isso venho usando assim mesmo, faz 2 anos que uso desse jeito e isso não causou problemas em nada... (até agora pelo menos  :P )

Mas é estranho que isso começou com você do nada.. meu problema foi a atualização da bios(asus nunca mais!!), tanto que eu voltei pra versão antiga e isso não ocorria, mais eu preciso ficar com a último problematica pois só a últma lê boot linux...

Caso você fuce aí e encontre o milagre para isso por favor poste aqui, me mande MP, e no email!!!

[ ]`s

Valeu cara! pode deixar, assim q eu tiver o "milagre" de descobrir o problema eu posto aqui! valeu! até mais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por p1r4t4@28 de setembro de 2005, 15:53

Isso começou a acontecer com o meu desde que eu atualizei a BIOS(placa mãe ASUS - P4B) para a últiima versão, eu ligo o estabilizador e o pc liga junto, da uns 2 a 3 segundos e ele desliga, ai eu ligo no botão de power e ele liga normamente.  :blink:

Nunca achei lugar nenhum que falasse disso ou tivesse modo de resolver, por isso venho usando assim mesmo, faz 2 anos que uso desse jeito e isso não causou problemas em nada... (até agora pelo menos  :P )

Mas é estranho que isso começou com você do nada.. meu problema foi a atualização da bios(asus nunca mais!!), tanto que eu voltei pra versão antiga e isso não ocorria, mais eu preciso ficar com a último problematica pois só a últma lê boot linux...

Caso você fuce aí e encontre o milagre para isso por favor poste aqui, me mande MP, e no email!!!

[ ]`s

Valeu cara! pode deixar, assim q eu tiver o "milagre" de descobrir o problema eu posto aqui! valeu! até mais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por possiol@29 de setembro de 2005, 13:01

Olha isso mesmo aconteceu comigo ha uns dias atrás.

Descobri que o problema era o cooler vcom 39b,que eu coloquei a base dele ao contrario.Depois que arrumei isso não deu mais problemas.

Espero ter ajudado.

Mas o problema no seu era igualzinho esse meu??? é porque o meu processador fica numa temperatura até boa, entre 35 e 45º C. Eu também pensava isso, q poderia ser a temperatura do processador, mas eu já coloquei até um ventilador desses caseiros encostado no gabinete aberto pra ver se dava alguma coisa, mas não deu não. Eu tenho um outro PC q estava dando um problema de superakecimento uma vez, porque a fonte não estava rodando a ventoinha, dai ele sempre desligava quando passava um tempo, tipo uns 5 ou 10 minutos. dai eu metia um ventilador de casa nele e ele funcionava sem desligar.

Mas mesmo assim vou tentar trocar o cooler por um mais potente! Valeu Pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Renato X. Eu tenho uma opinião diferente sobre esse problema.

Se fosse o cooler o causador do problema (superaquecimento) seu sistema não iria funcionar "de segunda" como você diz.

Acredito que seja energia acumulada na fonte que cause este desligamento rápido. Não sei se acontece aí: quando desliga-se a fonte, a placa mãe demora um pouquinho para desligar (exatamente cerca de 2 a 3 seg). Essa é a energia acumulada que é eliminada antes de desligar a fonte. Pode ser que seja isso.

você liga o pc, a energia acumulada se acaba e o pc desliga. Daí você liga o pc de novo e a alimentação contínua o faz operar normalmente.

Veja bem, estou dizendo que pode ser, não que é. Pode ser também que sua fonte esteja trabalhando de forma instável.

Sugiro que você instale o programa Everest para observar as tensões de sua fonte nas linha +3.3v, +12v, +5v. Elas não podem oscilar 10% nem para mais nem para menos.

Poste novamente falando sobre como anda suas tensões.

Até...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcorvieira@29 de setembro de 2005, 14:34

Caro colega!! seu pc ta com sintomas de processador deve tar super aquecendo troque seu cooler q isso pode resolver,recomendo um q rode a 10.000 rpm valeu....

Cara, como respondido acima acho q não deve ser o super aquecimento do processador, visto q a temperatura media dele esta dentor da normalidade, entre 35º e 45º C. Eu tentei até colocar um ventilador caseiro encostado no gabinete direto na placa-mãe para ver se era isso e se resolvia mas não deu em nada! De qualquer forma eu vou testar outro cooler mais potente, como esse de 10.000 rpm, para ver se pode dar certo, dai qualquer coisa posto aqui o resultado! Valeu cara, valeu mesmo pela sugestao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MaviDuron@03 de outubro de 2005, 09:31

Amigo Renato X. Eu tenho uma opinião diferente sobre esse problema.

Se fosse o cooler o causador do problema (superaquecimento) seu sistema não iria funcionar "de segunda" como você diz.

Acredito que seja energia acumulada na fonte que cause este desligamento rápido. Não sei se acontece aí: quando desliga-se a fonte, a placa mãe demora um pouquinho para desligar (exatamente cerca de 2 a 3 seg). Essa é a energia acumulada que é eliminada antes de desligar a fonte. Pode ser que seja isso.

você liga o pc, a energia acumulada se acaba e o pc desliga. Daí você liga o pc de novo e a alimentação contínua o faz operar normalmente.

Veja bem, estou dizendo que pode ser, não que é. Pode ser também que sua fonte esteja trabalhando de forma instável.

Sugiro que você instale o programa Everest para observar as tensões de sua fonte nas linha +3.3v, +12v, +5v. Elas não podem oscilar 10% nem para mais nem para menos.

Poste novamente falando sobre como anda suas tensões.

Até...

Eu consegui liga-lo uma vez só, depois disso nunca mais ligou nem com varias tentativas....

Eu penso q seja alguma alteração nos circuitos, nos componente internos, alteraçao de tensão deles, não sei...

Ah, mas não tem como eu testar com o Everest, porque meu PC não liga com o HD plugado na fonte, ligou com outro HD só...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dracko_X@03 de outubro de 2005, 09:48

Eu consegui liga-lo uma vez só, depois disso nunca mais ligou nem com varias tentativas....

Eu penso q seja alguma alteração nos circuitos, nos componente internos, alteraçao de tensão deles, não sei...

Ah, mas não tem como eu testar com o Everest, porque meu PC não liga com o HD plugado na fonte, ligou com outro HD só...

Aí, a coisa muda de figura. Já tentou testar com outra fonte?

Teste todas as suas peças em outro pc e também peças diferentes em seu pc, inclusive com outra fonte. Assim você vai descobrir o causador do problema, seja ele qual for.

Espero que consiga fazer os testes.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Argentino@03 de outubro de 2005, 14:59

Poooooo TA NA CARA QUE É A FONTE AMIGO!  sei que não da pra falar... "testa aí compra uma seventeam pra testar"...

mas eu acho que a tua já foi pro saco cara, quando voce mencionou que tirou o cabo de energia do hd e ligou normal, me deu quase certeza de que era isso mesmo...

sorte

Eu também tinha certeza q era a fonte, mas o negocio é q eu testei outra fonte no meu PC e deu a mesma coisa... agora nem sei mais...

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai galera, desobri qual era o problema! Era a fonte mesmo! Pensei q fosse varias coisas, pensei q fosse fonte, HD, depois placa-mãe, depois processador, isso porque eu testei outra fonte (só q era uma usada já) e estava dando o mesmo problema, por isso tinha descartado a fonte, e alem disso eu testei minha placa-mãe em outro PC e ele não ligou!

Mas ai tentei novamente testar outra fonte, só q desta vez uma zerada, e ai q foi dar certo! Ainda bem, se fosse outra coisa eu ia gastar muito mais grana hehehehe!

Comprei uma fonte nova e resolvido o problema!

Valeu à todos ai q deram sugestões! Valeu mesmo! E pra quem vier a ter esse mesmo problema ou semelhante isso pode lhe servir como referência pra conseguir a solução! Valeu e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...