Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar o meu problema!


vprivat

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Vamos lá:

Tenho um problema que eu acreditava ser de temperatura, mas já me disseram que podia ser a memória RAM também e pelo que percebi poderia também ser a fonte... rs...

Deixa eu explicar...

Sempre que eu utilizo programas que exigem muito do meu computador, ele trava após poucos minutos de uso..

Nas primeiras vezes que isso aconteceu, decidi desmontar o computador inteiro, limpei a base de cobre do meu cooler e os fans e dissipadores do gabinete, limtei todos os componentes do computador com um pincel e ele voltou a funcionar... Mas só durou 1 semana...

Depois voltou a travar de novo... Pensei que fosse pelo calor, então comprei um cooler Volcano12 (que deve chegar hoje).... E enquanto isso estou usando o meu computador com o gabinete aberto e ventilador de teto ligado (nesse baita frio que esta fazendo em são paulo).... No começo também não estava travando... Mas agora voltou a travar... E não me parece que o computador esteja super aquecido..

As vezes eu tirava a memória e limpava ela com um pincel para tirar a poeira e fazia o mesmo com a base de cobre do meu cooler.. E aí voltava a funcionar por mais 1 ou 2 horas.. Até travar de novo...

E depois que trava a primeira vez, começa a travar sem parar a cada 10 minutos...

Me falaram que poderia ser a memória ram e sugeriram que eu limpasse os contatos com borracha (???)...

ontem eu abri o Asus Probe (utilitário da placa mãe asus que mostra as freqüências e temperaturas dos componentes) e o mesmo estava avisando que a velocidade dos fans da fonte e gabinete, estavam rodando abaixo do minimo definido pelo sistema... Mas não sei se é um problema do utilitário que não está medindo direito.. Na verdade não entendo muito os gráficos que esse utilitário mostra.. É muito confuso...

Bom... Outra coisa que eu acho estranho é que a minha memória é pc3200 (400mhz de frequência), meu processador tem um fsb de 400 assim como minha placa mãe..

Mas quando ele roda o memory test ao ligar o computador, ele fala que a memória está trabalhando numa frequência de 200mhz.. Não sei se isso é normal por se tratar de uma memória DDR que duplica o valor da frequência.. ou se é problema da bios da placa mãe...

Já tentei baixar atualização da bios.. Mas não consigo.. Acho que pararam de dar suporte à minha placa mãe....

Bom... Não sei se ficou claro o meu problema.. Mas eu queria que me ajudassem a descobrir a real causa do meu computador estar travando dessa maneira...

As vezes ele trava tudo e congela.. As vezes ele reinicia sózinho... As vezes ele dura 2 horas sem travar na primeira vez que eu ligo.. As vezes dura 30 mins.. As vezes menos..

Geralmente acontece quando estou executando um software que exige muito do meu computador (World of Warcraft por exemplo)...

Então.. Alguém sabe como eu posso fazer para descobrir qual o motivo disso estar acontecendo??

Para ajudar, aí vai a configuração do meu pc

MB Asus A7N 8x Deluxe

Athlon XP 2800 (2300mhz)

PC 3200 DDR 512MB (400mhz)

AGP 8x G-Force Fx 5200 128MB

Acho que esses são os dados relevantes...

Conto com vocês..

[]´s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá! Realmente parece super-aquecimento, não deixe de colocar o cooler com uma pasta térmica de qualidade.

Ps. Verifique também se o dissipador de calor do chipset da sua placa mãe está totalmente encostado, remová-o e coloque pasta térmica nele também.

ps2. faça a mesma coisa com o chipset da sua placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo cara...

Hoje comprei memória RAM nova para o meu computador..

Comprei uma kingstom 512, 400mhz...

Chegando em casa vou colocá-la e tirar a outra..

Se continuar dando erro, vou saber que o problema não é a memória..

Meu cooler está para chegar essa semana também.. Vou fazer todas essas etapas que você falou..

Aí eu volto aqui e falo o resultado..

Muito obrigado!

[]´s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu processador tá com overclock?

a freqüência normal do 2800+ troughbred-b é 2250 MHz e do barton mais ou menos 2100Mhz.

os dois rodando a 166MHZ (333MHZ DDR)

se o seu barramento tá rodando a 200MHZ, tá com overclock... pode ser isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reuel,

Meu athlon XP não é barton.. tem só 512K de cache L2..

Cara..

Meu Athlon XP é 2800+ e tá rodando a 2300mhz... com freqüência de 200mhz...

Achei que o FSB dele era 400mhz...

E achei que era normal isso, porque eu nem alterei nada no setup... E ele tá assim desde que eu comprei.. E só começou a dar pau agora..

Mas estava olhando aqui no site da AMD (ATHLON XP 2800+) e vi que realmente o FSB desse processador é de 333mhz...

Mas o estranho é que ele tá assim desde que eu comprei ele.. E eu nunca mexi nisso...

Esse negócio de overclock só dá pau quando requer muito do processador?

É isso aí....

Acho que estamos perto de resolver o meu problema...

Muito obrigado cara...

Chegando em casa, vou alterar a frequência do processador... Acho que deve ser isso mesmo!!

Mas uma coisa ainda me deixa preocupado... Logo que eu ligo o computador a primeira vez do dia.. Ele funciona normalmente durante umas 2 horas..... Depois que trava a primeira vez ele começa a travar a cada 20 minutos...

Isso é coerente com um possível problema de overclock?

Valeu! []´s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vprivat@29 de setembro de 2005, 09:07

reuel,

Meu athlon XP não é barton.. tem só 512K de cache L2..

Cara..

Meu Athlon XP é 2800+ e tá rodando a 2300mhz... com freqüência de 200mhz...

Achei que o FSB dele era 400mhz...

Mas uma coisa ainda me deixa preocupado... Logo que eu ligo o computador a primeira vez do dia.. Ele funciona normalmente durante umas 2 horas..... Depois que trava a primeira vez ele começa a travar a cada 20 minutos...

Isso é coerente com um possível problema de overclock?

Valeu! []´s!

seu Athlon e BARTON SIM, não existe 2800+ Tbred a diferenca dos Tbreds para os bartons sao +256K de cache L2 no barton totalizando 512K

seu pro ta overclockado a freqüência correta dele e 12,5 x 166 que vai dar aproximadamente 2080Mhz essa e a freqüência correta dele , ele pode ta akecendo demais , por isso depois q esquenata ele comeca a travar com mais freqüência!!

Se o meu processador estiver trabalhando à 166mhz, minhas memórias também deverão trabalhar à essa velocidade? Mesmo sendo DDR400

so depende da sua placa-mãe!!! se ela permitir q as memos trabalhem em modo assincrono, você pode setar as memo em 400Mhz e o FSB do pro em 333 sem problema, porém se ela não permitir as memos rodarao na freqüência do Pro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara..

olhei aqui e tem só 256k de cache L2...

Não é barton não..

Qual é a freqüência correta então?

Minha placa mãe é ASUS A7N 8x Deluxe..

Como descubro se ela deixa trabalhar em modo assincrono?

Tipo

Eu consegui fazeras memórias trabalhar a 200mhz mesmo o processador estando a 166mhz.. Mas travou mais rápido do que costumava..

É aconselhavel deixar as memorias rodando na freqüência do processador?

Fazer elas trabalharem em uma freqüência maior seria um overclock?

Outra coisa...

Se é problema de super aquecimento porque quando eu olho na BIOS está apontando só 47º C?

Não é normal isso para um Athlon?

Obrigado

[]´s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz , isso ta me cheirando a gato por lebre, talvez você tenha comprado um processador falsificado, ele e um Tbred remarcado e overclockado!!!

porque segundo uma tabel q tenho aqui não existe 2800+ T bred, todos sao Barton, mais alguem ai pode confirmar isso ? estou certo não estou??

ai e q ta , seu processador de repente pode já esta danificado, o problema agora seria descobrir a freqüência correta dele!!! bem sua placa e igual a minha , perite Diversos ajustes de overclock , e também memorias em modo assincrono!! eu deixo elas em 400Mhz e o pro em 333 sem problemas!!!

você já tentou usar o programa EVEREST??? se seu pro tiver overclokcado ele pode mostrar , como também pode mostrar o clock original dele, baixe e veja ai !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei o meu ventilador direto no meu PC e parece que parou de travar.. só trava depois de MUITO tempo. umas 6 horas..

então o problema parece ser temperatura mesmo..

Mas não sei se é do processador, porque na BIOS logo depois que trva.. acusa temperatura de 47 graus.

To achando que minha fonte tá esquentando muito.. será que pode ser a fonte?:

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...