Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu PC liga mas desliga em poucos segundos!


Dracko_X

Posts recomendados

Galera me ajudem ai, por favor, pos preciso muito de meu PC funcionando mas não gosto de mandar pro conserto! Prefiro fazer eu mesmo, mas desta vez está difícil saber o que houve!

Estou com um grande problema para ligar o meu computador. Meu computador é um Athlon XP 2200+, 512MB de memória DDR, GeForce FX 5200 128MB, HD de 80GB, CD-RW 52x32x52 LG, fonte ATX 500watts. Certo dia quando fui ligá-lo ele não ligou a CPU, então esperei alguns segundos, dei uma arrumada nos cabos e tentei de novo e ele ligou só que depois de uns 5 segundos desligou sozinho, dai esperei mais alguns segundos aí sim ligou normalmente.

Pensei que o problema já tinha cessado, mas em outra hora no final do dia, quando fui ligá-lo pela 2ª vez, deu a mesma coisa, a CPU ligou mas desligou sozinha depois de uns 5 segundos. Esperei alguns segundos, tentei novamente e aí sim ligou. Depois, no outro dia quando liguei ele novamente o problema ainda persistia e desta vez não consegui mais ligá-lo normalmente até hoje, pois sempre que o ligo depois que passam alguns segundos, antes mesmo de aparecer o "Memory Check" da BIOS, a CPU desliga automaticamente.

Fiz vários testes, desliguei caixas de som, monitor e qualquer outro periférico, testei também desligando periféricos internos até que descobri que quando ligava sem conectar o HD na energia da fonte aí sim a CPU ligava.

Pensei que tinha perdido meu HD, mas liguei o HD em outro computador e este iniciou normalmente, em Master e Slave. Agora penso que o problema pode ser na placa-mãe se não for em outro. Depois liguei novamente o HD no meu PC e ainda continuava o problema mesmo ligando somente na energia sem conectar o cabo IDE do HD. Testei ligando só a CPU no estabilizador, liguei o estabilizador em outra tomada, também testei instalando uma outra fonte ATX na minha CPU, e deu na mesma. Testei também um HD de 40 GB, ai sim ligou desta vez.

Depois testei ligando sem o HD mas com um CD do Windows XP no drive, a CPU iniciou normalmente mas no momento de ler o CD para iniciar o BOOT a CPU desligou sozinha como das outras vezes. Testei de novo sem o HD e dando o BOOT pelo CD e iniciou normalmente desta vez, mas depois tentei de novo e a CPU desligou sozinha de novo com o CD de BOOT.

Conheço muito da parte técnica e manutenção de computadores, normalmente eu mesmo quem faço os reparos no meu PC se eu tiver as ferramentas adequadas, mas eu nunca vi nada parecido com isso, pensei também que poderia ser algum super aquecimento e coloquei até um ventilador encostado na CPU. Me parece que o problema só ocorre quando alguma unidade de disco de porte como HD e CD-ROM é acessada.

Observa-se que até ocorrer este problema eu não tinha feito nenhuma alteração de hardware ou software recentemente (apenas instalei um jogo e algum programa básico), e nenhuma alteração elétrica relacionada ao computador. Ultimamente usei ele normalmente para trabalhos, jogos, estudos, música, etc. como de rotina e nunca tinha ocorrido isso antes. Depois disso consegui ligar normalmente só 2 vezes como mencionado no inicio.

E então galera, o que você me diz a respeito disso? Qual poderá ser o diagnostico desse problema? O que pode ser feito para resolvê-lo?

postem aí galera, ajudem, preciso muito do computador! Obrigado e desculpem por ser longo na pergunta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

você testou outra fonte de energia e deu o mesmo problema???

Já experimentou trocar os flats de comunicação de sua placa mãe, com os periféricos???

Seu PC é o da assinatura? Já testou tra memória???

Teste também outra placa de vídeo, beleza....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dj Rayke@28 de setembro de 2005, 11:30

você testou outra fonte de energia e deu o mesmo problema???

Já experimentou trocar os flats de comunicação de sua placa mãe, com os periféricos???

Seu PC é o da assinatura? Já testou tra memória???

Teste também outra placa de vídeo, beleza....

Sim, testei outra fonte e deu na mesma...

O q sao os flats?? sao os slots?

Sim, meu PC é o da assinatura. Apenas coloquei mais memoria, hoje ele tem 512MB DDR. Um pente é generico (um tal de Advanced Modules), o outro é o da Spectek. não testei outra memoria, mas testei tirando um pente de cada vez e também mudando de slot, a memoria acho q não é mesmo...

Eu já até tirei a placa de video deixando só a onbord...

Eu já demontei o PC inteiro e fui testanto parte por parte. O engraçado é q agora estou confuso, veja bem, testei só minha placa-mãe em um outro PC e deu o mesmo problema do meu. Depois testei só minha fonte e deu também o mesmo problema!!! será q houve alguma alteraçao de tensão sei la nos circuitos da placa-mãe e da fonte??? É muito estranho.

Valeu pela dica!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É, me parece ser problema na placa mãe mesmo, porém... os flats, são os cabos de comunicação entre a placa mãe e o HD ou CD ROM... experimente outros cabos destes...

troque até mesmo o cabo de energia, que vai do estabilizador até a sua fonte, para ter certeza... dê um clear cmos nesta placa mãe, apenas para ver se também não é alguma configuração errada...

Verifique se o controle ACPI de energia está ativado ou desativado em seu PC... no SETUP, beleza, por padrão, ele fica ativado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Será que não pode ser um superaquecimento do processador? Aío PC desliga sozinho para evitar danos a CPU. Esse dias fui trocar o Cooler e tive que tirar o processador do lugar também, acabei colocando o cooler mal encaixado no processador, então ele aquecia rapidamente, tive que refazer todo o trabalho mas solucionou o problema. de repente, mesmo que você não tenha mexido no processador pode ser que faz tempo que não troca a pasta térmica. É mais uma ideia do que pode ser o problema, não posso afirmar nada a você.

Espero que consiga arrumar seu pc!

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dj Rayke+28 de setembro de 2005, 11:50-->
É, me parece ser problema na placa mãe mesmo, porém... os flats, são os cabos de comunicação entre a placa mãe e o HD ou CD ROM... experimente outros cabos destes...

troque até mesmo o cabo de energia, que vai do estabilizador até a sua fonte, para ter certeza...  dê um clear cmos nesta placa mãe, apenas para ver se também não é alguma configuração errada...

Verifique se o controle ACPI de energia está ativado ou desativado em seu PC... no SETUP, beleza, por padrão, ele fica ativado...

coutinhobr@28 de setembro de 2005, 12:43

Amigo,

Será que não pode ser um superaquecimento do processador? Aío PC desliga sozinho para evitar danos a CPU. Esse dias fui trocar o Cooler e tive que tirar o processador do lugar também, acabei colocando o cooler mal encaixado no processador, então ele aquecia rapidamente, tive que refazer todo o trabalho mas solucionou o problema. de repente, mesmo que você não tenha mexido  no processador pode ser que faz tempo que não troca a pasta térmica. É mais uma ideia do que pode ser o problema, não posso afirmar nada a você.

Espero que consiga arrumar seu pc!

Um abraço!

E ai galera, valeu pelas dicas, mas também já foram tentadas.

Bom, já testei outros cabos flats e inclusive testei sem nenhum cabo flat, ligando o HD somente no cabo da fonte. também deu na mesma!

já troquei o cabo de energia q liga na fonte, já troquei até o do monitor iuahiuahiuhaiuhai! já resetei também a BIOS (clear CMOS), e também dei um "Load Fail-Safe Defaults" e um "Load Optimized Defaults" no CMOS, e tudo acabou na mesma coisa! ...já o controle ACPI de energia eu não verifikei, vou ver isso q você me disse DJ Rayke! esse controle é o q faz parte do ATX né, q faz a CPU desligar automatica e tal né? Pois é, eu também estava pensando nisso, mas ai eu fico pensando: sera q não "torraria" algum componente do PC não, já q esse desligamento também pode ocorrer quando ha algum problema de risco no computador q pode causar algum dano??? Valeu pelas sugestões!!!

----

Coutinhobr, mas eu já testei com outro HD (de 40GB) e o problema já não ocorreu, mas também o problema não é o meu HD visto também q eu testei o meu em outro PC e este ligou normalmente. Por isso creio q não seja o processador. Eu também verifikei a temperatura do processador q fica na media de 35º C, e ainda testei fazendo um over mudando o barramento pra 200Mhz, ficando como Athlon XP 2800+ (sendo q o meu é um 2200+) e mesmo assim ficou em temperatura boa com 40º C. também tirei o processador e o cooler, verifikei a pasta termica q tinha já o suficiente, o computador tem 1 ano e 1 mes de uso. E nada, deu tudo na mesma!

Valeu muito pela sugestao!

Observa-se também q eu já desmontei o PC completamente e fui testando parte por parte, ligando depois uma parte de cada vez.

Valeu galera! Obrigado pelas sugestoes! Espero q tenham mais pra eu poder verificar aqui! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ai galera, desobri qual era o problema! Era a fonte mesmo! Pensei q fosse varias coisas, pensei q fosse fonte, HD, depois placa-mãe, depois processador, isso porque eu testei outra fonte (só q era uma usada já) e estava dando o mesmo problema, por isso tinha descartado a fonte, e alem disso eu testei minha placa-mãe em outro PC e ele não ligou!

Mas ai tentei novamente testar outra fonte, só q desta vez uma zerada, e ai q foi dar certo! Ainda bem, se fosse outra coisa eu ia gastar muito mais grana hehehehe!

Comprei uma fonte nova e resolvido o problema!

Valeu à todos ai q deram sugestões! Valeu mesmo! E pra quem vier a ter esse mesmo problema ou semelhante isso pode lhe servir como referência pra conseguir a solução! Valeu e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Também estou com esse problema, tenho duas HDs ligadas juntas, quando desligo a energia da HD primária o PC liga normalmente.

Esse problema começou de uns dias pra cá, sem eu ter feito nenhuma alteração de software ou hardware, como no caso do Dracko_X.

Quando entro no setup da BIOS aparece a seguinte mensagem:

DURING THE LAST BOOT-UP, YOUR SYSTEM HUNG FOR AN

IMPROPER DRAM-BUS FREQUENCI RATIO. YOUR SYSTEM

IS NOW WORKING IN SAFE MODE (BUS: 100MHz, DRAM: 100MHz,

PCI: 33MHz). TO OPTIMIZE THE SYSTEM PERFORMANCE AND

REABILITY, MAKE SURE DRAM: BUS RATIO CONFORMS TO THE

SPECIFICATIONS OF YOUR SYSTEM.

Já fiz tudo que o Dracko_X citou. Agora vou tentar trocar

a fonte para ver se o problema se resolve.

Se der certo eu posto o resultado para reforçar a solução desse tópico. :joia:

[ placa mãe é uma ASUS A7V-E], [processador ADM Duron 750MHz]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei a fonte hoje (26/02/2007), a minha antiga (com defeito) é uma Dr. Hank de 350W que veio junto com o gabinete, a nova é uma X-PC (Leadership Group) de 400W.

Fiz um teste rápido e o primeiro resultado foi positivo.

Então confirmando, a solução para o problema é susbstituir a fonte.

Value ... ! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...