Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não há um guia definitivo sobre eliminar overscan?


Posts recomendados

Olá!

Estou pelejando com esse negócio de overscan faz tempo...

não tem guia definitivo sobre isso?

É que já tentei vários scripts do AVISynth e nenhum fica perfeito... sempre um lado fica cortado... parece que corta mais de um lado que de outro a minha tv... sei lá... ... igual eu coloquei 40 colunas de borda em cada lateral e a largura de 640 o lado direito da imagem ficou com uma borda preta visível na tv, enquanto o outro ficou beleza...

O que faço?

Quantas colunas de borda tenho que colocar em cada lateral para eliminar, compensar, os efeitos do overscan da TV? e em baixo e em cima?

Muito obrigado.

PS: o overscan 3 do Diko não foi suficiente para compensar por completo o overscan de minha tv...

Caso ajude minha TV é Philips 29 tela plana.

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu script avs foi exatamente assim:

LoadPlugin("C:\Arquivos de programas\DIKO\avisynth plugins\MPEG2Dec3.dll")

AVISource("F:\animes\FFVII\Final.Fantasy.VII.DVDRip.XviD-BiEN\Sample\bien-xvid-ff7-sample.avi",audio=false)

ConvertToYUY2()

LanczosResize(640,336)

AddBorders(40,72,40,72)

ConvertToRGB32()

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Gostaria de saber se é certeza que todo vídeo convertido dará problema de Overscan, pois estou com 20 vídeos convertidos pelo TMPEGEnc e queria saber se preciso dar algum comando adicional antes de converter, ou se posso arrumar esse problema depois no DVD Lab, durante a compilação do disco.

Eu uso TMPEGEnc, e não entendo nada de scripts, se alguém souber onde posso meter esses scripts e quais são os que funcionam com esse programa, agradeço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, eu entendi mas me expressei mal.

Seguinte: estou encodando vídeos com o TMPEGEnc. Os vídeos originais estão em 320 X 240 pixels, e vou convertê-los para NTSC 352 X 240. Existe uma opção no TMPEGEnc que chama-se Arrange, onde você pode inserir bordas pretas ao redor do vídeo, justamente para "evitar" os eveitos do Overscan. Para isso apenas preciso digitar a nova resolução do vídeo já "diminuído" e o resto será preenchido com as bordas. Só que eu não sei exatamente qual seria essa resolução.

Por exemplo, se eu deixar em 320 X 240 ele cria bordas nas laterais mas não cria em cima. O Overscan estica a imagem em cima também, ou apenas dos lados?

Estou um pouco confuso com o seguinte: se o formato NTSC é de 352 X 240 (ou 720 X 480, mas esse eu não tô usando agora), e o formato 4:3 (que até onde eu sei é o padrão dos nossos televisores "normais"´) é de 320 X 240, se eu deixar o vídeo em 320 X 240, com os 32 restantes de margem lateral, não vai encaixar direitinho? Ou ALÉM dos 32 laterais eu precisaria por mais bordas em cima, embaixo e dos lados?

Perdoe-me se eu me alonguei, mas resumindo é: filme 320 X 240, vai para NTSC 352 X 240, quantos pixels de borda preciso em cima, embaixo e dos lados para contornar o problema do Overscan?

Muito obrigado. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver se dá pra te ajudar. Se o TMPG já adiciona as bordas sozinho, não precisa do script. Usando uma resolução de 720X480 eu tiro 50 na esquerda e 40 na direita. Se a relação for linear, usando regra de três, pra 352x240 você deveria usar 24 na esquerda e 20 na direita. Experimenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po, legal você tar me ajudando cara.

então algumas dúvidas:

1- O formato que ficará o vídeo será 352X240 NTSC, só que ele será reproduzido na TV 4:3, ou seja, 320X240. A TV tentará "esmagar" o vídeo para caber em 320X240 ou deixará de lado os 32 pixels restantes?

2- Caso ela deixe de lado, ela fará o Overscan em cima dos 320 restantes, ou a eliminação dos 32 pixels já consiste no próprio Overscan?

3- E quanto às margens superior e inferior, não há a necessidade de adicioná-las, ou o Overscan age apenas sobre as margens laterais?

Desculpe se minhas perguntas são muito idiotas, mas acho que uma vez sanadas, ficará fácil fazer os outros DVDs.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- O formato que ficará o vídeo será 352X240 NTSC, só que ele será reproduzido na TV 4:3, ou seja, 320X240. A TV tentará "esmagar" o vídeo para caber em 320X240 ou deixará de lado os 32 pixels restantes?
Sinceramente, sei lá...
2- Caso ela deixe de lado, ela fará o Overscan em cima dos 320 restantes, ou a eliminação dos 32 pixels já consiste no próprio Overscan?
Consequência da primeira, sei lá também...
3- E quanto às margens superior e inferior, não há a necessidade de adicioná-las, ou o Overscan age apenas sobre as margens laterais?
Que eu saiba, só age nas laterais mas, se você comprimir nos lados e não o fizer verticalmente vai deformar a imagem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz algumas experiências, e se para alguém interessar...

Testei em uma Philips de 21 polegadas, e usei fontes de vídeo de 320X240, gravei em NTSC 352X240, e os melhores resultados foram obtidos centralizando o vídeo em 320X218, ou seja, deixando 32 pixels de borda nas laterais, em cima e embaixo.

Obviamente que o vídeo foi esticado para caber na TV, portanto usando a mesma relação para uma gravação em NTSC 720 X 480, acredito que podemos deixar o arquivo original mais ou menos em 640 X 400 para obter uma boa relação com o Overscan DESSA TV.

Acho que pra quem não tinha dados em pixels esse já é um princípio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
E com o WinAvi...ninguém usa ele para converter? Alguém sabe se há nele alguma opção para não deixar que a legenda seja cortada?

Da uma olha nesse tutorial ele tem exatamente o que você quer fazer

http://forum.clubedohardware.com.br/index....=0#entry1561041

Se não estiver mais nesse link e porque ele foi movido para a area "Artigos, FAQs e tutoriais" espero que resolva o seu problema =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...