Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando um menu para DVD


Posts recomendados

Bom galera, acho que pra finalizarmos o ciclo da produção de um DVD com qualidade profissional, só falta este tópico.

Devido à inúmeras discussões em outros tópicos respectivos e para não ficarmos repetitivos como papagaios vamos procurar permanecer somente no assunto que se refere à Menus:

Bom: minha experiência com Menus de DVD ainda não é muito grande, devido ao pouco tempo que tenho pra me dedicar já que isto é um hobbie e não uma profissão e como todo mundo tenho minhas atividades profissionais que também tomam um bom tempo mas vamos dar o ponta-pé inicial.

Criando um Menu estático no CorelDraw:

1) Abra o coreldraw e selecione Arquivo/Novo (portugues) ou File/New (inglês) (fig. 1)

2) Como tudo em video é baseado em pixels é importante alterar as réguas para pixel.

Para isso vá em LayOut/Configurar Página, ao lado das dimensões da página, abra o combo de seleção e coloque Pixels, coloque as dimensões da página 720 para largura e 480 para altura se for NTSC ou 720 de largura e 576 de altura para PAL/M e dê Ok. (Fig. 2 e 3)

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/cdr_1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

3) Selecione uma imagem de fundo (pode ser digitalizado uma foto, capturado um frame do próprio video ou até diversos frames que poderão ser fundidos numa só imagem de fundo.

Neste caso vamos pegar como exemplo tres imagens capturados do proprio video:

Vá em Arquivo/Importar (File/Import) ou pressionae Control (Ctrl) junto com a tecla I que é o atalho do comando. Abre a janela de diretórios para que você estolha as imagens:

O Corel pode importar diversos formatos de imagens mas para não entrarmos muito em detalhes vamos trabalhar com as mais comuns que é jpg e bmp. A maioria dos editores salvam os frames no formato .bmp 24bits.

Para selecionar vários arquivos, selecione o primeiro e se os demais estiverem em sequencia, pressione Shift e em seguida o ultimo que todos os intermediários ficarão selecionados também, agora se estiverem alternados na tela, selecione o primeiro e com o botão Ctrl pressionado, vai selecionando os demais e clique no botão Importar ou Import.

Bom o ideal é que as imagens não contenham letras mas infelizmente eram as unicas que tinha no micro no momento.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/cdr_2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Após teclar Importar, o cursor toma a forma de um triângulo sem um lado com um semi-círculo no canto como ângulo e mostra ao lado o nome do arquivo que está na fila pra import. Clique em qualquer lugar da página até importar todas as imagens.

Observe que quando a imagem está selecionada, aparece 8 pequenos quadros pretos nas bordas. Esses pontos são para redimensionamento da imagem. Para redução ou aumento proporcional (alt x larg) clique nos quadrados dos cantos e arraste em direção ao centro para diminuir ou para fora da imagem para aumentar.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/cdr_3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O Corel trabalha no formato de prancheta sobre a mesa portanto você tem uma enorme área pra trabalho. Espalhe as imagens sobre a área e comece a criar a sua imagem que será a base do Menu. Aqui darei algumas dicas mas as possibilidades são infinitas.

Vamos fundir duas imagens:

1) Coloque a primeira imagem ocupadando toda a página (do corel 720x480),

na caixa de ferramentas ao lado, clique na Ferramenta de Tranparencia Interativa (ícone de Taça), clique no canto esquerdo da imagem e arraste até +/- 70% da página para o lado direito. Procure manter esse arraste em linha reta pois ele dá a direção e o ângulo da transparencia. Veja na figura abaixo como deve ficar. Você pode mudar o angulo da transparencia, arrastando em sendo direita pra cima ou direita pra baixo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/cdr_4.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Peque a segunda imagem e coloque por cima ocupando tambem a pagina toda e repita a transparencia so que agora vindo do lado direito para o esquerdo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/cdr_5.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Observe as duas imagens fundidas numa só. Para controlar transparência voce pode arrastar tanto o icone branco da ferramenta quanto o preto, sendo que o branco afasta o ponto de inicio do efeito enquanto que o preto avança o ponto final do efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/cdr_regua.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Se preferir ajustar a régua, pois o corel coloca o ponto 0,0 no canto inferior esquerdo. Para posicionar no canto superior esquerdo com é a maioria dos programas, clique sobre o ponto de encontro das duas réguas e arraste-o até o canto superior esquerdo da página.

Agora vamos criar o safe area pra não correr riscos de títulos cortados.

Clique sobre a regua no lado esquerdo e arraste até 75pixels dentro da página no sentido direito.

Clique sobre a regua no topo e arraste até 75pixels dentro da página no sentido para baixo. Coloque uma guia tambem no lado direito da pagina na posição 645 e em baixo na posição -405.

Observe que o corel é diferente dos demais programas, portanto os valores na pagina ficam a partir de 0,0 pra direita positivo e pra baixo, negativos.

Agora pegue na caixa de ferramentas a ferramenta texto "A" e clique em qualquer lugar da página e digite o título do seu DVD. Quando terminar, no topo da página abra a lista de fontes e selecione uma fonte do seu gosto assim como a cor de frente que pode ser selecionada na caixa de cores do lado direito da janela. Procure uma cor que contraste bem com a imagem de fundo. Para aumentar o texto, clique com o cursor seleção (seta) num dos quadros da caixa de texto e arraste para fora da caixa até ficar no tamanho desejado.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/titulos.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Veja que no corel as possibilidades de criar títulos é infinita e cabe a você descobrir esses recursos.

O titulo foi escrito de Bahamas e colocado um contorno fino.

No primeiro titulo, foi criado uma copia e aplicado por cima com um leve deslocamento e passando a cor do titulo sombra pra uma cor mais forte para dar contraste.

No segundo foi aplicado a ferramenta Sombreamento Interativo.

No terceiro foi sobreposto tres copias do titulo, sendo a primeira preta, a segunda branca com um leve deslocamento e a terceira foi usado um degradê

No terceiro foi aplicado degradê e usado o Adicionar perspectiva.

No quarto foi usado a ferramenta Envelope para o efeito elipse.

No quinto foi mais simples: Uma copia do titulo pra memória, depois aumenta contorno em pelo menos uns 8 a 10 pontos e tendo o cuidado de marcar a caixa Cantos redondos, depois foi só colar o que estava na memoria por cima e retirar o contorno.

No último 3D foi usado quatro copias do mesmo titulo:

- Copie o titulo pra memória (Ctrl C), amplie o contorno em 15 ou mais pontos e marque a caixa Cantos Redondos.

- Cole da memória (ctrl V) ele cai por cima do outro. Retira o contorno e pinte de branco ou uma cor pastel que contraste com a de baixo. desloque um pouco pra esquerda e um pouco pra cima.

- Dê Ctrl V novamente, retire o contorno e pinte numa cor intermediária entre o da base de o branco e desloque um pouco pra direita e pra baixo.

- Outro Ctrl V, retire o contorno e pinte na mesma cor do primeiro ou seja a cor do contorno usada para o titulo que começou o processo. Este último título deve ficar exatamente na mesma posição do primeiro ou seja:

1º contorno grosso em x,y (Aqui a preenchimento não é importante)

2º sem contorno em cor branca em x-alguns pixels, y-alguns pixels

3º sem contorno em cor intermediária em x+alguns pixels, y+alguns pixels

4º sem contorno na mesma cor usada no contorno do 1º e na mesma posição x,y

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/menu1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Uma vez escolhido o titulo, cor, efeito, aplique na pagina, coloque o seu logo no canto esquerdo inferior bem como ano da produção, etc... e tal.

Use imagens que identifique os vídeos. Neste exemplo foi utilizado as mesmas imagens com tamanho de 100px. Caso tenha muitos botões diminua este valor pra acomodar todo mundo de forma que fique agradável na tela.

No fundo dos botões fiz um retangulo vermelho com lente tranparente em 60%, o titulos dos videos ao lado esquerdo (poderia sem embaixo tambem).

Terminado, é só exportar em jpg e carregar no maestro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Akira@29 de setembro de 2005, 11:37

Parabéns Lauro!

Eu achava que neste Fórum nada faltava, mas agora que este tópico existe, tornou-se mais do que necessário.

Grande Mestre Lauro!

Akira.

Assino embaixo, Akira.

Eu também estou abismado!

Fiquei alguns dias fora, de férias, e quando volto dou de cara com o belíssimo trabalho das capas. Agora, menus.

Fico imaginando quanto custaria aí fora um curso completo para feitura de DVDs: da captura no Premiere à capa, passando pela autoração no Maestro, edição de som 5.1, construção de menus... Se existesse com certeza custaria muito mais caro do que a maioria de nós pode pagar e com certeza não seria tão bom e eficiente como o nosso aqui.

Parabéns, Lauro!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Akira, Buque, Dinho, Bocolo que deu o grito la no post sobre capas e outros que estão incentivando e como disse no início esse foi só o pontapé inicial.

Veja que não usamos nem o photoshop neste primeiro caso, pois tem muitos recursos no corel que não encontramos no photoshop e vice-versa, então o ideal é sempre trabalhar com os dois que faremos coisas fantásticas.

Depois farei aqui uma relação das principais ferramentas do corel para aqueles nunca tiveram contato com esse excelente programa de ilustração vetorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah!!Ah!!Ah!!! Eu sabia que você iria me antender, meu amigo Gladiador!!! Mandou bem...e ainda Humilhou: Quando todos esperavam um Menu de Photoshop o Gladiador vem de Corel.....Humilhou!!! Parabéns aí...e conte comigo, que você sabe que estarei sempre presente, amigo!!!

Bocolo, pequeno jegue, agora você tem o que pediu e que eu logo vi que seria possível gerar um Tópico de Primeira!!!

Marcio, cabe a você agora destacar o Tópico, pois tenho certeza que será muito bem visitado!!!!!

Vamos todos tirar todas dúvidas para criar Menu diretamente aqui neste tópico, independente do Programa ed Autoração que estiver usando. É claro que este tópico, cara descarta logo o uso de vários programas de Autoração que geram Menus por meio de Templates próprios. Sendo assim, para usar os conhecimentos deste tópico, você será obrigado a trabalhar com um Programa Profissional para a criação do seu DVD: seja o Scenarist, o Maestro ou o LAB (Willian Brito, aboli de vez o Encore em sua homenagem!!!)

Bem vindo este tópico ao Forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita laia, agora a coisa vai ficar melhor aqui.

Parabens pela iniciativa Lauro, eu ainda estou capengando no photoshop. O corel então... nem tenho aqui ainda. Vou providenciar.

Agora só não faz bem feito quem não quiser. Todas ferramentas estão nas mãos, só falta arregaçar as mangas.

Assino embaixo, Akira.

Eu também estou abismado!

Fiquei alguns dias fora, de férias, e quando volto dou de cara com o belíssimo trabalho das capas. Agora, menus.

Fico imaginando quanto custaria aí fora um curso completo para feitura de DVDs: da captura no Premiere à capa, passando pela autoração no Maestro, edição de som 5.1, construção de menus... Se existesse com certeza custaria muito mais caro do que a maioria de nós pode pagar e com certeza não seria tão bom e eficiente como o nosso aqui.

Parabéns, Lauro!!

Vixi, aqui em Sp tem os cursos da IMpacta, que são muito bons. Mas como tudo tem seu preço, acho que com uns R$5000,00 investidos, dária pra fazer alguma coisa.

Agora aqui, você só gasta conexão e compartilha conhecimento.

Vamos lá. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como segundo exemplo vamos unir o corel e o photoshop.

1) monte no corel o titulo, as imagens dos botões ou desenhe os botões se preferir, escreva os titulos, posicione o seu logo e exporte tudo como EPS.

Os gráficos EPS são em layer e portanto não vai o fundo branco onde não tem qualquer o objetos.

Abra o arquivo EPS no photoshop.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/dvdeps.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

selecione uma imagem para fundo

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/fundo.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Abra uma nova janela no phoshop com as dimensões 720x480 pixels com background transparente.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/ps-1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Dê um Ctrl A pra selecionar toda a janela ou use a ferramenta laço e faça um desenho qualquer dentro da área preta conforme o exemplo abaixo.

Vá em Selecionar/Salvar Seleção. (Guarda a área selecionada para uso posterior)

Vá em Selecionar/Modificar/Borda e dê o valor 140 se selecionou toda a janela ou 50 ou mais se usou a ferramenta laço. Clique em ok. Veja que o PS criou uma borda conforme o valor especificado.

Vá novamente em Selecionar/Inverter e dê ok - Aqui invertemos a seleção ou seja tinhamos o centro da imagem na seleção, agora temos a área fora da imagem selecionada.

Pressione a tecla Delete para remover a seleção mas com efeito suavizador.

Veja que o preto ficou esfumaçado dentro da área da borda.

Vá em Selecionar/Carregar seleção - aquela que salvou quando fez a seleção antes de aumentar a borda.

Ainda em Selecionar clique em inverter a seleção. Observe que a marca da seleção fica exatamente no meio da área preta esfumaçada e precisamos escurever desse ponto para fora. Vá em Ferramentas e selecione Preenchimento (ícone Balde - fica junto com Degrade) e com a cor de frente selecionada em preto, clique sobre a área selecionada, neste caso fora da imagem central. Toda borda da janela fica preto mas o centro transparente com a borda de degrade do transparente para o preto.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/ps-3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Selecione a janela com a imagem que irá ficar de fundo ou seja por baixo da máscara. Dê Ctrl A e Ctrl C para copiar pra memoria. Selecione a janela da máscara e dê Ctrl V. a imagem vai ser colada numa outra camada acima da camada da máscara. Najanela Camadas (se não estiver aberta, vá no menu principal do PS aba Janela e clique em Camadas.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/ps-4.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Na janela Camadas, clique sobre a ultima camada (foto) e arraste sobre a primeira ou seja, trocamos as camadas de niveis.

Compare o resultado da foto acima com a de baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora selecione a janela com o arquivo eps criado no corel.

Dê um Ctrl A pra selecinar todos os objetos e um Ctrl C pra copiar.

Selecione a janela principal e de Ctrl V pra colar em outra camada. Essa camada do EPS deve ser a última a ser colada e deve estar no topo das camadas.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/menufinal.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Pronto é so salvar em JPG ou BMP pra usar no maestro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto é isso galera.

O proximo passo será criarmos um menu que poderá utilizado o corel, o photoshop mas tudo será finalizado no premiere pro ou seja.

1) Poderemos usar como fundo com a essa máscara criada no photoshop e o arquivo eps já criado no corel ou seja somente finalizaremos no pro pra poder colocar o clip de background.

2) Podemos usar uma imagem estática de fundo como fizemos aqui mas no lugar dos botões estáticos usaremos pequenos clips de 30 segs cada.

3) Poderemos ainda usar o clip de background e os botões com clips ou seja somente o título e os creditos ficarão estáticos.

E depois poderemos inclusive fazer com que o título entre da esquerda pra direita ou seja, ele entra e sai da tela dentro dos 30 segs.

Como podem ver, o limite é a nossa capacidade...

Espero com isso além de esclarecer dúvidas mostrar que nada é impossível, basta termos vontade, disposição e por o neurônios pra trabalhar...

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Marcio por destacar o Tópico do Gladiador!!! Eu disse que esse assunto ia bombar!!!

Parabéns Lauro, pelo destaque e por ser seu Primeiro Tópico Destacado!!

O Coronel, vou fazer um Post dando as dicas para fazer um Menu animado usando o Adobe After Effect, pois sei que o Lauro fará mais um dando mais dicas (além daquelas que já se encontram no Tutorial do DVD Maestro) para a criação dos Menus animados através do Premiere Pro...

Mas por enquanto estou saindo daqui a pouco da cidade do Marcio (que parece mais a Sibéria de tão frio) e só farei isso quando estiver de volta ao RJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Lauro pela iniciativa

Do jeito que tá ficando isso aqui, qualquer dia o pessoal de Hollywood via CIA vai prender todo mundo..... :D

Unindo a criatividade dos brazucas com as ferramentas e disposição..hehehe

Viu o que tu arrumou Dinho...... :D

Só fai faltar um tópico de como fabricar midias....

É "DVD de cabo a rabo"

Eu tô de oio e estudando.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só tenho a agradecer, àqueles que me ajudam, me incentivam, Dinho, Márcio, Mareofice, Akira entre tantos (bons amigos que um dia ainda pretendo conhecer pessoalmente se possível), aqueles que me distraem com seus post poéticos (Gaivota, Kimo, Capeto entre tantos), afinal ninguém é de ferro e o como diz o nosso amigo Vitor, de vez em quando é bom tirar a gravada pra respirar mais aliviado .

Eu aprendi muito neste forum e continuo aprendendo a cada dia e sempre encontro um amigo do outro lado me apontando um caminho ou simplesmente me incentivando. Isso realmente é o bom deste nosso fórum.

Alguns me chamam de mestre. Eu não sou mestre sou tão leigo quanto a maioria das pessoas aqui. Tenho muitas dúvidas pois esta área enorme e cada vez que você ultrapassa uma barreira, novas se formam, portanto é um desafio atrás do outro porque a cada desafio vencido, nossa mente se aguça mais e queremos mais. Acho que esse é o grande boom do ser humano. Nunca se acomodar mas sempre buscar novos horizontes.

Portanto amigos, tá aberto mais esta porta não somente para tirar dúvidas mas trocarmos idéias, conhecimentos, experiências e cada um pode postar o seu método, o seu programa preferido para criação de menus.

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mei difici de fazer as perguntas aqui. O negocio exige mais criatividade, e isso é complicado de ensinar. Bom vou pedir dicas.

Bem, tenho dificudades em recortar imagens, de modo que fique um recorte bem feito, pra depois eu fazer a montagem, eu tento fazer isso pelo photoshop.

Outra, no casos dos botões, vou citar um exemplo:

Fiz o menu bunitinho, vários botões, e tal. Tenho o botão "Iniciar" com alguns efeitos, fontes diferentes, etc... Aí eu queria que quando eu selecionasse esse botão aparece um outro "Iniciar", um outro layer por cima daquele que foi criado. Que na verdade é o mesmo que já alí estava, só que com mais enfase, como se ela aparecesse com uma borda e em negrito.

No momeno só estou com photoshop, se puderem me dar a dicade como fazer nele.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o recorte com o photoshop o bom é usar a velha borracha , selecione um brush com as bordas indefinidas , as bordas meio borradas , aumente a imagem que você quer recortar em 300% , selecione o tamanho do Brush em 5 e coloque uma opacidade em 60% , o recorte sai perfeito , mas tem que ter muita paciência , pois não adianta fazer correndo e sair um recorte terrível.

mas respondi no tópico errado , caso você não tenha entendido vou fazer um mini tuto no tópico correto para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Coronel, não sei se era esse Tópico que se referia, mas é aqui mesmo!!!

Boa ideia do Mini Tuto sobre o Corte, pois é uma das ferramentas mais usadas tanto no Photoshop quanto no Corel.

Agora quanto, alterar o botão no momento que for selecionado, não é aqui que será resolvido e sim lá no Maestro, pois trata-se de CONEXÕES de comandos. Mas entenda, na realidade, se você quiser um efeito bem diferente no botão, você terá que informar ao programa que ao selecionar aquele botão deverá aparecer um NOVO MENU (na realidade uma máscara, pode ser usado o COPY MENU para isso) somente com aquele botão alterado com o novo desenho...aí deixa passar uns segundos e linka para a cena ou ação que você quiser.....Putz...acabei falando aqui mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então coloco aqui também , entendi que se tratava do PS , foi mau , hehehehe :D

Recortando Imagens

Não há nada pior que uma imagem mau recortada , pessoalmente prefiro a boa e velha borracha , mas isso não é uma regra.

Provavelmente ao abrir a imagem que você queira recortar ela estará como background , impossibilitando de fazer o recorte , vamos transforma-la em Layer (camada) dê um clique duplo na camada de sua imagem , ao abrir uma janela somente clique em OK, pronto , sua imagem já não é mais um BackGround, passou a ser um Layer pronto para trabalhar.

Selecione a ferramenta Eraser (Borracha) e coloque as configurações como a imagem abaixo. coloque também a Opacity (opacidade) da borracha em 60%.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img182.imageshack.us/img182/5632/borracha8zp.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Mas observe que o tamanho da borracha ficou bem pequeno , tornando o trabalho difícil de ser feito , então aumente o tamanho da imagem para 300% , assim fica mais fácil de fazer o "contorno".

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img182.imageshack.us/img182/5102/borracha26fp.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Agora vá "Recortando" contornando toda a imagem , não se esqueça de diminuir o tamanho da "Borracha" para as áreas muito pequenas , você pode usar as teclas " [ " e " ] " para aumentar e diminuir mais rapidamente o tamanho , após contornada toda a imagem você pode apagar o restante , completamente , ao redor.

É um trabalho que as vezes demora 1 ou 2 horas , após colocar seu "recorte" em outro fundo ,provavelmente terá que ser feito alguns retoques , mas nada de demorado.

Observem que no "Guarda Mato" , que é onde esta o gatilho , também tem que ser recortado , não se esqueça disso.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img182.imageshack.us/img182/527/borracha38vi.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Espero que ajude , sempre uso essa técnica de recorte , pois além de ser fácil, as bordas não ficam serrilhadas e o Recorte se funde perfeitamente com qualquer fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido vamos a mais um exemplo de menu agora finalizado no premiere pro:

Veja a imagem abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/pro-1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A) abra o arquivo contendo a máscara preta (ou outra cor se preferir) criado no photoshop anteriormente.

Abra o arquivo eps do corel com os titulos, selecione todos (Ctrl A) e na janela da mascara clique Ctrl V para colar. Salve o arquivo com outro nome para não perder a mascara caso deseje usá-la novamente. Não use exportar mas salvar no formato nativo *.psd.

B Abra o premiere pro na opção de MainConcept conforme a figura B. Selecione o diretorio de trabalho e o nome do projeto para gravação.

C Uma vez o premiere aberto vá na janela projects (fig. C) e clique com o botão direito do mouse sobre a área abaixo de sequence1, clique em Import... e selecione a pasta onde está seu arquivo PSD e selecione o arquivo.

Importe um arquivo de video mpeg2, m2v, avi que vai ser usado como background do menu.

Pronto a sua janela projects parece com a da fig. D.

E) Arraste o arquivo de video para a pista Video 1 da timeline do pro e o arquivo psd para a pista Video 2.

Se o seu video tiver mais de 30 segs, use a ferramenta Rasor Tool pra recortar ou vá até o final do video, o cursor fica parecendo um tridente, clique e arraste o cursor pra esquerda até o ponto 30 seg.

Dica. Como no pro existe o recurso snap to quides (cole nas guias), pra evitar erros, no lado esquerdo da timeline tem um contador de tempo, clique na região segundos, posicione o cursor no meio dos números, apague o que estiver lá, coloque 30 e dê Enter. O cursor vai para a posição 30 segs. e quando estiver usando o Rasor Tool ou arrastando a ferramenta 'tridente" para o lado esquerdo, quando se aproximar do cursor, esta cola no cursor e portanto fica na posição exata.

Se mesmo assim ficar maior ou menor que 30seg, selecione o clip, clique com o botão direito e abra a janela Speed/Duration, coloque lá 30 e dê ok.

Selecione o arquivo psd e ajuste o tempo dele tambem pra 30 seg.

voce pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse e selecionando Speed/Duration ou posicione o cursor do mouse sobre o final que o cursor vira o "trident" e você arrasta pra direita até a posição 30 segs.

Na figura F você já vê o seu clip e em overlay a máscara preta com o centro transparente e os titulos.

Se quiser acrescentar mais textos, vá em File/New/Title (Fig. G) e acrescente o que for necessário. Só não dá pra alterar o que já foi feito no photoshop porque é tudo uma imagem só.

Na fig. E observe que tem uma linha vermelha acima das pistas. Significa que você deve renderizar antes de exportar o video. Dê Enter que o pro renderiza tudo e você já pode ver o resultado do seu menu na janela Monitor no lado direito, clicando no play.

Neste instante ainda, caso deseje alterar algo na imagem do photoshop, basta que carregue-a novamente, faça as alterações e salve novamente que o Pro atualiza o arquivo.

Se fez alguma alteração, renderize novamente. É rápido pois são somente uns 900 frames e portanto são alguns minutos.

É isso. Escolha um audio bem legal pra acompanhar o seu menu. Ele pode ser incorporado junto com o video tambem e exportado tudo numa unica vez.

Se montou so o video sem audio, vá em File/Export/Adobe Media Encoder, desmarque opção audio, escolha um preset de acordo com o desejado e exporte como *.m2v.

Se montou o video e o audio, vá em File/Export/MainConcept Pro, escolha um preset e ele exporta tanto o video em m2v como o audio em mpeg ou Wav.

Pronto!

É so carregar no seu programa de autoração, criar os links sobre os botões e curtir o seu DVD com menu animado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...