Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando um menu para DVD


Posts recomendados

Se a pessoa que fez não colocou o e-mail de forma permanente ou seja colocou como forma de legenda até poderia ser tirado agora se foi de forma permanente não tem como. Mas em qualquer dos casos pra eliminar teria que autorar o dvd novamente ou seja, criar o menu novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI pessoal!

Mais uma vez preciso da ajuda de vocês,

uso o premiere pro e adobe encore.

sempre usei um metodo mais demorado para finalizar meus videos.

Depois do video editado no premiere pro, eusimplesmente

rederizava em AVI e logo em seguida abria-os no adobe encore,

depois de tudo pronto, fazia a transcodificacao pelo modo automatico do encore.

So que sempre tinha problemas com videos acima de 1 hora, simplesmente o dvd travava depois de pronto.

então passei usar um macete, descobri que se ajustasse o encore

dizendo que minha midia era de 3.95GB ao invés de 4.7 GB, o dvd não travaria mais, talvez seja por sobrar um pequeno espaço na midia,

os mais sabios poderiam confimar essa duvida.

Pois bem, o meu problema agora eo seguinte:

-depois do meu video editado no premiere pro, faço a decodificaçao

usando o proprio premiere atraves do media encoder, so que ajustar o BIRTRATE e muito complicado, depende muito do que você vai usar no adobe encore, enfim, muitas vezes voce poderá calcular mau, e depois perder todo o tempo da decodificaçao.

eo o problema principal que quero que vocês respondam e:

sempre que faço decodificacao fora do encore, simplemente não consigo sincronia do vido com o audio.

o o video para na metade do timeline do encore, mas o audio continua a tocar nomalmente, isso quando tento verificar varios pontos no clipe, mas quando deixo tocar do inicio ao fim, tudo transcore normalmente, o problema maior e dividir os capitulos,

não consigo sincronia video audio.

Aguardo ajuda com ansiedade.

desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo eu não conheço o Encore mas pelo que percebi muitos que o utilizam por aqui já deixaram de lado e partiram pra outro programa mais profissional.

Meu sistema consiste em:

Edição: premiere pro

Exportação (se não faço questão do audio) exporto pelo MainConcept Pro. Ele gera o m2v do video e do pcm ou mpeg do audio.

Se quero o audio em ac3, eu uso o Adobe Media Encoder com o surcode instalado e geralmente uso um bitrate na faixa de 6000 VBR. Não importa o tamanho do video.

Carrego tudo no maestro e autoro no maestro finalizando o DVD numa pasta.

Uma vez finalizado, verifico o tamanho. Se menor que 4.4GB eu abro o nero e mando gravar e ultrapassar, eu carrego o DVDShrink, aponto ele pra pasta que ele compacta o dvd fazendo caber no 4.4GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom , esse problema nem sei onde colocar, tem um mistério acontecendo...

Gravei um DVD, normal...no micro ta tudo em ordem...tanto o arquivo quanto o disco gravado, roda normal e sem problemas.

No player acontece o seguinte:

Do capítulo 37 em diante para de aparecer as legendas....incrível não?....alguém saberia me dizer o que pode ser?

Como disse, no micro, tanto o disco quanto o arquivo está normal a legenda vai até o final.

Alguém já teve esse problema ou pode me dar uma luz do que seja essa po#$#$?

Acredito que não seja por causa do tempo de duração do filme, 4 horas.....isso ta me quebrando a cabeça para descobrir o motivo. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bocolo e Cel

Em primeiro voce tem que pensar não como menu mas como um clip normal assim esse efeito proposto teria que ser feito da seguinte forma:

1) capture o ultimo frame do primeiro menu.

2) capture o 1º frame do segundo menu.

3) importe ambos para o premiere pro, coloque na timeline e tente um speed de um segundo e meio para cada frame aplique o efeito com aproximadamente 2 segundos e exporte como m2v.

É so isso.

Agora a ligação deles é feita no maestro. quando pressionar o botão tal em vez de chamar diretamente o segundo menu, chama esse clip de transição.

Em connections no End Action, aponte para o segundo menu.

Entenderam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Oberleutnant@29 de novembro de 2005, 01:02

Bom , esse problema nem sei onde colocar, tem um mistério acontecendo...

Gravei um DVD, normal...no micro ta tudo em ordem...tanto o arquivo quanto o disco gravado, roda normal e sem problemas.

No player acontece o seguinte:

Do capítulo 37 em diante para de aparecer as legendas....incrível não?....alguém saberia me dizer o que pode ser?

Como disse, no micro, tanto o disco quanto o arquivo está normal a legenda vai até o final.

Alguém já teve esse problema ou pode me dar uma luz do que seja essa po#$#$?

Acredito que não seja por causa do tempo de duração do filme, 4 horas.....isso ta me quebrando a cabeça para descobrir o motivo.  :muro:

Opa....não tem ninguém que me ajude a descobrir isso? :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coronel, tô pensando aqui....Deve ser o espírito do teu Chefe te pertubando...isso é tão verdadeiro que até o Gladiador postou no Tópico errado e repetiu o Post eheheheheh...

FAlando série: Eu NUNCA vi isso.... testa em outro Player de mesa, pois se não for erro de fps (que apareceria no PC) não vejo onde é!! Simplesmente seu Player está ignorando os Comandos do DVD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por Lauro A L Brito@01 de outubro de 2005, 22:34

Como prometido vamos a mais um exemplo de menu agora finalizado no premiere pro:

Veja a imagem abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/dvdmenu/pro-1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

A) abra o arquivo contendo a máscara preta (ou outra cor se preferir) criado no photoshop anteriormente.

Abra o arquivo eps do corel com os titulos, selecione todos (Ctrl A) e na janela da mascara clique Ctrl V para colar. Salve o arquivo com outro nome para não perder a mascara caso deseje usá-la novamente. Não use exportar mas salvar no formato nativo *.psd.

B Abra o premiere pro na opção de MainConcept conforme a figura B. Selecione o diretorio de trabalho e o nome do projeto para gravação.

C Uma vez o premiere aberto vá na janela projects (fig. C) e clique com o botão direito do mouse sobre a área abaixo de sequence1, clique em Import... e selecione a pasta onde está seu arquivo PSD e selecione o arquivo.

Importe um arquivo de video mpeg2, m2v, avi que vai ser usado como background do menu.

Pronto a sua janela projects parece com a da fig. D.

E) Arraste o arquivo de video para a pista Video 1 da timeline do pro e o arquivo psd para a pista Video 2.

Se o seu video tiver mais de 30 segs, use a ferramenta Rasor Tool pra recortar ou vá até o final do video, o cursor fica parecendo um tridente, clique e arraste o cursor pra esquerda até o ponto 30 seg.

Dica. Como no pro existe o recurso snap to quides (cole nas guias), pra evitar erros, no lado esquerdo da timeline tem um contador de tempo, clique na região segundos, posicione o cursor no meio dos números, apague o que estiver lá, coloque 30 e dê Enter. O cursor vai para a posição 30 segs. e quando estiver usando o Rasor Tool ou arrastando a ferramenta 'tridente" para o lado esquerdo, quando se aproximar do cursor, esta cola no cursor e portanto fica na posição exata.

Se mesmo assim ficar maior ou menor que 30seg, selecione o clip, clique com o botão direito e abra a janela Speed/Duration, coloque lá 30 e dê ok.

Selecione o arquivo psd e ajuste o tempo dele tambem pra 30 seg.

voce pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse e selecionando Speed/Duration ou posicione o cursor do mouse sobre o final que o cursor vira o "trident" e você arrasta pra direita até a posição 30 segs.

Na figura F você já vê o seu clip e em overlay a máscara preta com o centro transparente e os titulos.

Se quiser acrescentar mais textos, vá em File/New/Title (Fig. G) e acrescente o que for necessário. Só não dá pra alterar o que já foi feito no photoshop porque é tudo uma imagem só.

Na fig. E observe que tem uma linha vermelha acima das pistas. Significa que você deve renderizar antes de exportar o video. Dê Enter que o pro renderiza tudo e você já pode ver o resultado do seu menu na janela Monitor no lado direito, clicando no play.

Neste instante ainda, caso deseje alterar algo na imagem do photoshop, basta que carregue-a novamente, faça as alterações e salve novamente que o Pro atualiza o arquivo.

Se fez alguma alteração, renderize novamente. É rápido pois são somente uns 900 frames e portanto são alguns minutos.

É isso. Escolha um audio bem legal pra acompanhar o seu menu. Ele pode ser incorporado junto com o video tambem e exportado tudo numa unica vez.

Se montou so o video sem audio, vá em File/Export/Adobe Media Encoder, desmarque opção audio, escolha um preset de acordo com o desejado e exporte como *.m2v.

Se montou o video e o audio, vá em File/Export/MainConcept Pro, escolha um preset e ele exporta tanto o video em m2v como o audio em mpeg ou Wav.

Pronto!

É so carregar no seu programa de autoração, criar os links sobre os botões e curtir o seu DVD com menu animado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Lauro.

Acabei de ler sua resposta la no tópico do Maestro.

Obrigado pela atenção, dei trabalho para você hein... hehe

Como o caso é o Menu, achei melhor postar aqui.

Estou pensando em fazer o que você me indicou no Premiere, para evitar mais trabalho. E para completar as áreas que ficarem pretas, criar uma imagem no photoshop só das laterais, já semelhante ao menu. Assim não haverá nenhuma faixa preta.

Já no Photoshop, estive olhando alguns presets que existem nele. Existe um preset para menus NTSC DV 720X480 (with guides). Quando eu escolho essa opção, ele me abre a tela com background já exibindo umas guias no menu. Aí que me deu o estalo do por que delas estarem alí. Só pode ser para não acontecer o que me aconteceu.

Ele exibe duas grades, aí teria que ser feito o teste para saber qual das duas ficariam perfeitas para a tv. Agora eu não vou fazer, to meio cansado, pela manhã vou testar e ver no que dá.

Assim usando essas guias, eu posso até criar, dentro delas, uma imagem semelhante a do meu menu (apenas dentro das guias), importar no premiere, e seguir os passos que você me indicou colocando também a imagem dentro de uma das timeline. Eliminando as bordas pretas.

Segue anexo imagens do preset e das guias.

Obrigado.

post-35977-13884900890005_thumb.jpg

post-35977-13884900890436_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tinha me atentado a isso Bocolo, tenho usado pouco o PS ultimamente mas se voce abrir a janela neste preset e solicitar mostrar régua em pixels vai ver que as guias estão mais ou menos de acordo com o meu post lá no maestro.

Essas guias são realmente o safety area para menus.

A sua ideia de montar um background no photoshop pra por debaixo dos m2v é excelente e vai dar bem menos trabalho que refazer todos os menus novamente.

Agora da próxima vez que for montar um menu novo, faz como te falei naquele post, vai em File/New/Title e verifique na janela o safety area antes de renderizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Folks,

Só pra complementar. No preset do PS tem dois retângulos (safety areas). O externo é safety area para TV. Tudo que estiver dentro dele vai ficar nos limites da tela da TV. O interno é a chamada safety area de menu. É pros textos e botões do menu não ficarem nos limites da tela da TV (eles ficam mais pra dentro).

Tá legal?

Feliz Ano Novo!

Saudações gaúchas.

Kimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eufbr,

Neste tópico, a gente debate e mostra técnicas de construção de menus a partir de programas externos como Corel Draw, Photoshop, Premiere e outros. Esses são menus personalizados, montados a partir da ideia do autor e utilizados em programas de nível profissional de autoria, como o Maestro, DVDLab e outros.

Programas como o que você cita (UVS 8), não permitem que se faça muitas alterações ou que se criem menus interagindo com outros programas.

A solução pro seu problema pode estar num tópico específico para o UVS ou algum similar.

Utilize a ferramenta de busca, mas não procure por menu, procure pelo programa. Aí sim, veja se tem alguma sugestão ou dica ou dúvida relacionada com o menu do programa especificamente.

Se não achar nada, pergunte num tópico separado. Alguém vai atendê-lo, fique tranqüilo.

De qualquer forma eu lhe aconselho a ir procurando aprender mais sobre programas dedicados. Para fazer edição, o melhor é o Adobe Premiere. Tem um outro, bem leve, preciso e prático, chamado Womble MPEG Video Wizard, aconselhado para iniciantes em edição. Para autoria, use o DVD Maestro, ou o DVDLab Pro, ou o DVD Architect. Assim seus horizontes vão se abrir e seu limite será o da sua criatividade.

Saudações gaúchas.

Kimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, meus votos é que todos estejam bem, sou novato aqui neste forum, já trabalhei com varios programas para finalizar um dvd com menus , mas estou querendo algo mais profissional , o que vocês me indicam o maestro ou o encore? qual dos dois podemos ir mas longe , estou ficando interessado no maestro , pois estou vendo que nele podemos abusar um pouco na construção do menu, queria entender melhor todo esse mecanismo, vi que fica faciu criar modelos de menus staticos no coreo e photoshop , também vi ligeiramente com fundos animados , só não vi exemplos com fundos e links animados , pergunta qual dos dois vocês me indicam : maestro ou encore? se for o maestro alguém teria um vídeo aula do mesmo? acho melhor de aprender com vídeo aula! se alguém poder me ajudar desde já agradeço.

Abraços para todos do forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bocolo, me diz uma coisa toda vez que formos importar os vídeos do dvd feito pelo maestro , teremos que importar vídeo e audio individualmente é ? porque se for assim acho muito trabalhoso , uma vez que edito no premiere pro 2.0, quando exporto o vídeo e audio ficam nu arquivo só seja avi , mpeg2 ou qualquer outro tipo! ou será que vou ter uma opção la no pp 2.0 que exporta separado o audio e vídeo , se tiver não comheço, enfim posso trabalhar no maestro com vídeos sem ser separados do audio? ví que no encore me posibilita isso, por ex. abrir um mpeg 2 gerado pelo pp 2.0!

se você ou alguem me passar essa informação agradeço, não estou tirando o merito do maestro de forma nenhuma , é que quero profissionalismo e também praticidade entende ....

desde já agradeço as respostas enviadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por marcosmax@21 de fevereiro de 2006, 11:59

Bocolo, me diz uma coisa toda vez que formos importar os vídeos do dvd feito pelo maestro , teremos que importar vídeo e audio individualmente é ? porque se for assim acho muito trabalhoso , uma vez que edito no premiere pro 2.0, quando exporto o vídeo e audio ficam nu arquivo só seja avi , mpeg2 ou qualquer outro tipo! ou será que vou ter uma opção la no pp 2.0 que exporta separado o audio e vídeo , se tiver não comheço, enfim posso trabalhar no maestro com vídeos sem ser separados do audio? ví que no encore me posibilita isso, por ex. abrir um mpeg 2 gerado pelo pp 2.0!

se você ou alguem me passar essa informação agradeço, não estou tirando o merito do maestro de forma nenhuma , é que quero profissionalismo e também praticidade entende ....

desde já agradeço as respostas enviadas.

Na verdade, é a mesma coisa e o mesmo processo. Só que quando você marca Demultiplexer, ele gera dois arquivos: um m2v (video) e outro mp2 (audio), que serão reconhecidos normalmente no Mestro.

É apenas uma questão de configuração no Adobe Encoder do PP2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcio , esse demultiplex não entendi bem e quando eu der saida do premiere que eu vou escolher essa opção? ou vou definir essa opção já no maestro?

me fala uma coias acho que são bem parecido os doiis não é ?

talvez o maestro seja mais difícil???

olha marcio desculpa os micos en.. pois não li direitinho as normas certo , por isso algumas mensagens estavam em letras maiuscula e estava colocando a foto na assinatura não vai mas aconteser .

estou indeciso qual programa migrar! para autorar os meus dvd's.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por marcosmax@21 de fevereiro de 2006, 12:31

marcio , esse demultiplex não entendi bem e quando eu  der saida do premiere que eu vou escolher essa opção? ou vou definir essa opção já no maestro?

me fala uma coias acho que são bem parecido os doiis não é ?

talvez o maestro seja mais difícil???

olha marcio desculpa os micos en.. pois não li direitinho as normas certo , por isso algumas mensagens estavam em letras maiuscula e estava colocando a foto na assinatura não vai mas aconteser .

estou indeciso qual programa migrar! para autorar os meus dvd's.

Quando você esclohe Export. Clique em Adobe Media Encoder. Escolha mpeg2 DVD. Na parte de baixo desta janela, navegue nas diversas abas do programa. Em uma delas existe a opção Multiplexer. Deixe selecionado a opção None. Aí ele já vai gerar os dois arquivos separados.

O Adobe Encore é ótimo para autoração. Usei ele por muito tempo. Mas ele acaba sendo meio limitado em algumas coisas, tipo os Menus.

Depois que você aprende o Maestro e faz menus com o Premiere ou After Effects, você não vai querer outro programa mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conversei , com um amigo moderador de um outro forum não vou citar nome , ele é moderador de varios topicos ele tinha quase me convecido a trabalhar com o encore, inclusive me passou uma video aula resumida dele, achei bem pratico, mas você ta me convencendo a mudar de ideia e trabalhar com o maestro se realmente é desse jeito que você te me falando, mas quero conhecer todo o programa para poder realmente fazer algo profissional! poriso gostaria de uma vídeo aula mesmo que fosse resumida para que agente começe a se familiarizar com o maestro, esiste alguma na net? se não esiste alguém poderia desinvolver , pois fica bem mais faciu a prender dessa forma! ou um tuto completo para baixar em pdf ou algo parecido , com ilustrações !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...