Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando um menu para DVD


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu queria saber quanto seria pra mim comprar todas as licenças necessárias para Converter de VHS para DVD com Qualidade(Incluindo Menus e Edições). Eu estou pensando em comprar um PC com a seguinte configuração:

Athlon 64 3200+(Soquet 754), clock real de 2,2Ghz

Placa Mãe Asus( Ainda não sei o modelo que vou escolher)

2Gb de Ram (2x1Gb) DDR400

Hd Sambung de 160Gb 7.200 RPM

Gravador de DVD samsung Dual Layer

Placa de Captura (Ainda estou em dúvida entre o modelo), quero uma de no máximo 600 reais.

Vocês podem me dizer quais são os programas que preciso para fazer todo esse processo( de preferência a versão em Português de todos). E queria saber onde encontro os tutoriais desses programas.

Desculpe se estou pedindo muito mais preciso das respostas o mais rápido possível, se não eu vou acabar gastando o dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor Hard

Bom Igor, a configuração que você mostra está de bom tamanho (muito melhor que a minha: sempron 2200+ 512MB).

Eu só mudaria a opção de captura já que pretende gastar R$ 600,00 só pra captura, eu no seu lugar compraria já um gravador de mesa, a deferença é pouca talvez mais uns 150 ou 200 reais mas o ganho de tempo no processo é enorme.

1) Com a placa de captura, durante a captura voce tem que desativar todos os programas residentes (anti-virus, msn, relogio, etc...) e deixar o micro quietinho so fazendo a captura (O risco de droppeds frames é grande pois a captura toma todos os recursos do processador).

Se tiver capturando uma fita de 120 min, voce fica 120 min. sem poder tocar no micro. Eu já tentei fazer o processo através da rede mas sinceramente perde-se muito tempo.

2) Com o gravador de mesa, voce deixa ele capturando enquanto edita outro video já capturado, pois o mesmo não tem conexão com o micro. Eu não tenho o gravador ainda mas é meu proximo equipamento da lista. O pessoal captura direto no gravador usando uma midia DVD-WR, que depois de capturado, salva no micro, isso leva alguns minutos apenas e em seguida acho que formatam a midia novamente pra capturar outra fita.

Veja que dessa forma, a cada fita de 120min, você ganha 120min de tempo. Já isso é impossível com placas de captura, a não ser que tenha uma super máquina capaz de capturar um material e editar outro simultâneo mas acho que esse mundo tá um pouco longe da gente.

Quanto às licenças dos programas, vai depender dos programas que venha a adotar. O ideal é voce baixar os trials do site do fabricante antes de decidir pela compra.

A seguir eu mostro um pequeno roteiro que uso pra capturas e autoração:

1) Capturo através do WinDVD creator 2.0 ou Ulead Movie Factory 2.0 (esses eu só uso pra captura porque são os que mais se adpataram à minha placa de captura.

2) Pra fazer cortes e pequenos ajustes no video e não perder muito tempo, eu prefiro usar o Womble Mpeg Video Wizard (o Cubo como é chamado), devido à rapidez com que regrava o arquivo (ele não renderiza o arquivo novamente).

3) Uma vez que tenho o segundo mpg já com os cortes feitos eu faço o demux no proprio cubo gerando um mpv (arquivo de video) e um mpa ou ac3 (arquivo de audio).

3) Se vou montar algum menu, eu já capturo alguns frames no proprio cubo pra servir de botão ou fundo de menu, etc...

4) Se pretendo fazer um menu animado, ainda no cubo, seleciono um clip de uns 30 segs e salvo junto com as fotos.

5) Se o aúdio estiver legal (nem sempre isso acontece) eu apenas seleciono tal como o clip, uns 30 segs de audio que servirá de áudio do menu.

Se o áudio precisa ser editado, trocado músicas, equalizado ou aplicar qualquer efeito, eu uso o Nuendo só que o Nuendo não aceita áudio mpa (mpeg layer II) então eu carrego o audio no SoundForge e salvo como wav pra traballhar no Nuendo.

6) Geralmente crio uma máscara no Photoshop para o menu já com os botões, textos, copyright e salvo um psd, usando somente os layer ou seja sem bakcground.

7) Carrego no premierie o clip do menu, o psd do photoshop, e mais algumas imagens que achar necessário incorporar no menu.

No premiere somente monto o menu animado do jeito que quero. Não uso ele pra renderizar ou editar vídeos devido à demora pra exportar depois.

8) Todos os arquivos necessários prontos pra autoração, carrego o Maestro e importo tudo nele e inicio a autoração.

Finalizada a autoração, eu mando ele gerar os vobs no hd pra testar ainda na máquina antes de gastar midias a toa.

Se os vobs estiverem ok, tudo como planejado, eu vejo o espaço necessário para gravação: Se estiver menor que 4.4GB eu abro o nero e gravo a mídia senão, eu abro o DVDShrink e mando ele comprimir os vobs pra caber nos 4.4GB da midia. Sempre gravo na menor velocidade possível pois muitas midias embora marquem 8X, quando se grava nesta velocidade, a midia começa a travar no DVD comum.

Resumindo: Programas utilizados.

1) WinDVD creator 2.0/ UMF 2.0

visite: www.intervideo.com e http://www.ulead.com/runme.htm

2) Womble Mpeg Video Wizard: www.womble.com

3) SoundForge para pequenas edições de áudio.

(trabalha somente com duas pistas de áudio ou seja somente stereo)

4) Steinberg Nuendo para edições completas de trilhas sonoras.

(trabalha com até 44 pistas de áudio com saída para surround 5.1)

6) Qualquer versão do photoshop: www.adobe.com

7) Adobe Premierie Pro com plugin Main Concept e plugin SurCode Dolby Digital (ac-3)

8) DVD Maestro. Esse programa parou sua distribuição há mais de 6 anos. Atualmente o top dos programas de autoração é o Scenarist segundo dizem eu não o conheço. Aqui no CH o pessoal usa vários programas e cada procura aquele que mais se adapta. Uns usam o Encore, outros o DVD LAB, outros o maestro. Esses são programas específicos para autoração.

Existem também programas que fazem tanto edição quanto autoração e os mais comuns são: Ulead Video Studio, Ulead Movie Factory, Pinacle Studio, porém como esses programas fazem tudo, geralmente eles impõem um monte de regras e limites.

Geralmente esses programas dispôe de:

1 pista de video

1 pista de video overlay

1 pista de legendas

1 pista de diálogos

1 pista de audio stereo.

O menus são templates e bem limitados.

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom galera, acho que pra finalizarmos o ciclo da produção de um DVD com qualidade profissional, só falta este tópico.

Devido à inúmeras discussões em outros tópicos respectivos e para não ficarmos repetitivos como papagaios vamos procurar permanecer somente no assunto que se refere à Menus:

Bom: minha experiência com Menus de DVD ainda não é muito grande, devido ao pouco tempo que tenho pra me dedicar já que isto é um hobbie e não uma profissão e como todo mundo tenho minhas atividades profissionais que também tomam um bom tempo mas vamos dar o ponta-pé inicial.

Criando um Menu estático no CorelDraw:

1) Abra o coreldraw e selecione Arquivo/Novo (portugues) ou File/New (inglês) (fig. 1)

2) Como tudo em video é baseado em pixels é importante alterar as réguas para pixel.

Para isso vá em LayOut/Configurar Página, ao lado das dimensões da página, abra o combo de seleção e coloque Pixels, coloque as dimensões da página 720 para largura e 480 para altura se for NTSC ou 720 de largura e 576 de altura para PAL/M e dê Ok. (Fig. 2 e 3)

<div class='bbimg'>cdr_1.gif

3) Selecione uma imagem de fundo (pode ser digitalizado uma foto, capturado um frame do próprio video ou até diversos frames que poderão ser fundidos numa só imagem de fundo.

Neste caso vamos pegar como exemplo tres imagens capturados do proprio video:

Vá em Arquivo/Importar (File/Import) ou pressionae Control (Ctrl) junto com a tecla I que é o atalho do comando. Abre a janela de diretórios para que você estolha as imagens:

O Corel pode importar diversos formatos de imagens mas para não entrarmos muito em detalhes vamos trabalhar com as mais comuns que é jpg e bmp. A maioria dos editores salvam os frames no formato .bmp 24bits.

Para selecionar vários arquivos, selecione o primeiro e se os demais estiverem em sequencia, pressione Shift e em seguida o ultimo que todos os intermediários ficarão selecionados também, agora se estiverem alternados na tela, selecione o primeiro e com o botão Ctrl pressionado, vai selecionando os demais e clique no botão Importar ou Import.

Bom o ideal é que as imagens não contenham letras mas infelizmente eram as unicas que tinha no micro no momento.

<div class='bbimg'>cdr_2.gif</div>

Após teclar Importar, o cursor toma a forma de um triângulo sem um lado com um semi-círculo no canto como ângulo e mostra ao lado o nome do arquivo que está na fila pra import. Clique em qualquer lugar da página até importar todas as imagens.

Observe que quando a imagem está selecionada, aparece 8 pequenos quadros pretos nas bordas. Esses pontos são para redimensionamento da imagem. Para redução ou aumento proporcional (alt x larg) clique nos quadrados dos cantos e arraste em direção ao centro para diminuir ou para fora da imagem para aumentar.

<div class='bbimg'>cdr_3.jpg</div>

O Corel trabalha no formato de prancheta sobre a mesa portanto você tem uma enorme área pra trabalho. Espalhe as imagens sobre a área e comece a criar a sua imagem que será a base do Menu. Aqui darei algumas dicas mas as possibilidades são infinitas.

Vamos fundir duas imagens:

1) Coloque a primeira imagem ocupadando toda a página (do corel 720x480),

na caixa de ferramentas ao lado, clique na Ferramenta de Tranparencia Interativa (ícone de Taça), clique no canto esquerdo da imagem e arraste até +/- 70% da página para o lado direito. Procure manter esse arraste em linha reta pois ele dá a direção e o ângulo da transparencia. Veja na figura abaixo como deve ficar. Você pode mudar o angulo da transparencia, arrastando em sendo direita pra cima ou direita pra baixo.

<div class='bbimg'>cdr_4.jpg</div>

Peque a segunda imagem e coloque por cima ocupando tambem a pagina toda e repita a transparencia so que agora vindo do lado direito para o esquerdo.

<div class='bbimg'>cdr_5.jpg</div>

Observe as duas imagens fundidas numa só. Para controlar transparência voce pode arrastar tanto o icone branco da ferramenta quanto o preto, sendo que o branco afasta o ponto de inicio do efeito enquanto que o preto avança o ponto final do efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Estas vídeo aulas podem ajudar:

Menu Interativo - DVD

http://www.comunidadeweb.com.br/lermat.php?idm=340

Menu Personalizado - Macete

http://www.comunidadeweb.com.br/lermat.php?idm=508

Sincronizando a batida da música com video

http://www.comunidadeweb.com.br/lermat.php?idm=426

Este último "Site" não tem, necessariamente, haver com menu mas é bem interessante para quem trabalha com o Studio.

[]s

Damin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...

Oi Galera tudo bem sou novo aqui no forum e to precisando de uma grande ajuda dos Genios eu uso o Adobe Encore 1.5 para criar meus menus de DVD, e gostaria de saber se tem como eu criar um menu mais profissional no Premiere Pro 2.0 ou no After Effect CS3, Assim gostaria de saber se tenho como fazer um menu desse jeito fiz mais ou menos assim no Premiere Importei um video para video de fundo e duas imagens em formato de PSD depois joguei o video na 1° timeline de video e joguei a 1° imagens em PSD na segunda timeline de video e joguei a 2° imagens em PSD para Terceira timeline de video, nas imagens em PSD eu deixei para aparecerem 15 segundos depois que o Video começa a rolar e coloquei um efeito para cada figura aparecer na 1° Figura com efeito Swarp e a 2° imagen em PSD com Efeito Split ai meu menu está do jeito que queria mas ai entra minhas Duvidas como colocar os Botôes como PlayAll, Episódios e extras e assim gostaria que esses Botões tambem entrassem com um efeito tipo o Swarp ou Split, e assim como disse acima o video começa a rolar depois 15 segundos aparece as imagens em PSD com seus efeitos respectivos e gostaria tambem que aparecesse os botões com seu efeito depois gostaria que o video ficasse em um loop infinito que fosse ao final do video e voltasse a esse ponto depois que apareceu as imagens em PSD e o Botões assim os efeitos so iam aparecer na primeira abertura do menu o loop iniciaria depois dos efeitos não do inicio do video POR FAVOR QUEM PUDER AJUDAR rodei o forum e não cosegui tirar minhas duvidas não faço idea de como fazer o loop e colocar os Botões AJUDEM POR FAVOR !!!!! Desculpe EScrever Tanto e nem sei se deu para entender meu pensamento mais ta ai aguardo a ajuda da galera do forum de todos os Genios e assim ninguem sabe tão pouco que não possa ensinar nada a alguem !!!!!!!! Aguarda ajuda de vocês !!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas vídeo aulas podem ajudar:

Menu Interativo - DVD

http://www.comunidadeweb.com.br/lermat.php?idm=340

Menu Personalizado - Macete

http://www.comunidadeweb.com.br/lermat.php?idm=508

Sincronizando a batida da música com video

http://www.comunidadeweb.com.br/lermat.php?idm=426

Este último "Site" não tem, necessariamente, haver com menu mas é bem interessante para quem trabalha com o Studio.

[]s

Damin

Valeu Damin!

As vídeos aulas são ótimas me ajudaram muito!

Obrigada

Recomendo...

Sayonara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Galera tudo bem sou novo aqui no forum e to precisando de uma grande ajuda dos Genios eu uso o Adobe Encore 1.5 para criar meus menus de DVD, e gostaria de saber se tem como eu criar um menu mais profissional no Premiere Pro 2.0 ou no After Effect CS3, Assim gostaria de saber se tenho como fazer um menu desse jeito fiz mais ou menos assim no Premiere Importei um video para video de fundo e duas imagens em formato de PSD depois joguei o video na 1° timeline de video e joguei a 1° imagens em PSD na segunda timeline de video e joguei a 2° imagens em PSD para Terceira timeline de video, nas imagens em PSD eu deixei para aparecerem 15 segundos depois que o Video começa a rolar e coloquei um efeito para cada figura aparecer na 1° Figura com efeito Swarp e a 2° imagen em PSD com Efeito Split ai meu menu está do jeito que queria mas ai entra minhas Duvidas como colocar os Botôes como PlayAll, Episódios e extras e assim gostaria que esses Botões tambem entrassem com um efeito tipo o Swarp ou Split, e assim como disse acima o video começa a rolar depois 15 segundos aparece as imagens em PSD com seus efeitos respectivos e gostaria tambem que aparecesse os botões com seu efeito depois gostaria que o video ficasse em um loop infinito que fosse ao final do video e voltasse a esse ponto depois que apareceu as imagens em PSD e o Botões assim os efeitos so iam aparecer na primeira abertura do menu o loop iniciaria depois dos efeitos não do inicio do video POR FAVOR QUEM PUDER AJUDAR rodei o forum e não cosegui tirar minhas duvidas não faço idea de como fazer o loop e colocar os Botões AJUDEM POR FAVOR !!!!! Desculpe EScrever Tanto e nem sei se deu para entender meu pensamento mais ta ai aguardo a ajuda da galera do forum de todos os Genios e assim ninguem sabe tão pouco que não possa ensinar nada a alguem !!!!!!!! Aguarda ajuda de vocês !!!!!!!!!

Olá Battan!!!

Gostaria de te ajudar ,mas só entendi o lop... tente de novo...

Sayonara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer o menu no premiere assim fiz o video no Premiere e depois importei pra encore dvd depois o que tava faltando era colocar os Botões mas ja resolvi o problema vou tentar fazer um tutorial maneiro e jogar para a galera. fazer um menu com efeitos usando Encore DVD, PhotoShop e Premiere fico maneirinho se alguem me ensinar a deixar um arquivo no 4Share faço o tutorial e deixo pra galera baixar Valeu galera um abração !!!!!!!!!!!!! obrigado pela ajuda !!!!!!!!!!! FuizzzZZZZZ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...