Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida!

Posts recomendados

Oi galera,

Olha só, t querendo comprar um gravado de DVD... T pensando em pegar um da LG, 4165b, mas estou com dúvida sobre o qual a diferença entre modelos GSA e GWA... Será q alguém poderia me esclarecer qual a diferença?

Ah, a propósito, atualmente tenho como mestre o drive de leitura, e como escravo o gravador de cd... Quando pegar o de DVD, vou tirar o leitor... mas, mantenho o gravador de cd como 'escravo' e o DVD como mestre ou mudo?

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Carnivorusvorasis@04 de outubro de 2005, 01:48

Oi galera,

Olha só, t querendo comprar um gravado de DVD... T pensando em pegar um da LG, 4165b, mas estou com dúvida sobre o qual a diferença entre modelos GSA e GWA... Será q alguém poderia me esclarecer qual a diferença?

Ah, a propósito, atualmente tenho como mestre o drive de leitura, e como escravo o gravador de cd... Quando pegar o de DVD, vou tirar o leitor... mas, mantenho o gravador de cd como 'escravo' e o DVD como mestre ou mudo?

Desde já agradeço!

GSA-4165b tem suporte de Firmware pela LG, GWA não tem.

O gravador de DVD deve ficar como CS(Cable Select) e o CD-RW como Slave num cabo flat de 80 vias, não use cabo de 40 vias.

Abraços.

:bandeira:

Link para o comentário

Postado Originalmente por jrpescador@04 de outubro de 2005, 09:26

GSA-4165b tem suporte de Firmware pela LG, GWA não tem.

O gravador de DVD deve ficar como CS(Cable Select) e o CD-RW como Slave num cabo flat de 80 vias, não use cabo de 40 vias.

Abraços.

:bandeira:

Valeu pela dica...

Mas, o q significa "Firmware"?

Em miudos, as versões GSA são melhores?

Então é melhor deixar o gravador de DVD como mestre e o gravdor de cd como escravo?

Veleu. :-BEER

Link para o comentário

Carnivorusvorasis,

Firmware é uma rotina que está gravada em uma EEPROM dentro do gravdor, da msma forma que uma rotina está gravada na EEPROM (BIOS) de sua placa mãe... é nela que está "escrito" como a unidade devará fazer as coisas...

Então é melhor deixar o gravador de DVD como mestre e o gravdor de cd como escravo?

Sim e habilitar a DMA para ambos e utilizar um cabo flat de 80 vias para conectá-los a placa mãe...

Link para o comentário

Postado Originalmente por Aamirati@06 de outubro de 2005, 10:16

Carnivorusvorasis,

Firmware é uma rotina que está gravada em uma EEPROM dentro do gravdor, da msma forma que uma rotina está gravada na EEPROM (BIOS) de sua placa mãe... é nela que está "escrito" como a unidade devará fazer as coisas...

Sim e habilitar a DMA para ambos e utilizar um cabo flat de 80 vias para conectá-los a placa mãe...

Oi,

E o q essa rotina, o 'firmware' faz, isso se ela tem uma função em específico...

...mas me diz aí, o q vem a ser esse "DMA" e como habilito? (sou leigo!!)

Valeu!

Link para o comentário

Carnivorusvorasis.

De acordo com o comando que o gravador recebe, de algum programa, ele deve executar tarefas a nível simples, tipo, se é para gravar CD ele deve liberar uma determinda potênca no LASER; se for DVD é outra... se for para ler, ele deve verificar na TOC (tabla de Contéudo) onde cada arquivo está fisicamente localizado na mídia, mover a cebeça de leitura, ler, comparar as informações lidas entre DADOS e CRC... quando uma mídia é inserida no leitor/gravador, um sensor informa isso a um processador da unidade... por sua vez, ele pergunta o que deve ser feito e recebe os comandos vindos dessa rotina gravada no firmware...

Além disso, nas atualizações de firmware, que podem alterar a rotina de como fazer as coisas simples, uma parte é uma tabela de reconhecimento das novas mídias... todo dia surgem no mercado novos padrões e então essa tabela tem que ser atualizada, para que o leitor consiga reconhecê-las adequadamente...

Quanto ao DMA, esse assunto escrevi ontem/hoje mais de 10 vezes... hehehe... mas é simples... verifique em Gerenciador de dispositivos -> Canal IDE ATA/ATAPI -> Canal IDE primário ou secundário, onde está o seu gravador, e com o botão direito do mouse, escolha propriedades... vai aparecer ele e como ele está configurado... deverá estar em DMA SE DISPONÍVEL e na linha de baixo como Ultra DMA mode 2 ou 4...

Link para o comentário

jrpescador,

Estarei tentando entrar no céu daqui uns tempos... bem distante ainda, espero... então apresentarei essa disposição toda...

Sem filosofar muito, somos livres e escolhemos os nossos objetivos... uma vez escolhido, vamos em frente, até mudarmos para outro... temos a liberdade de mudar, a qualquer tempo... mas, enquanto estivermos abraçados a causa, vamos abraçar mesmo...

A FAQ, tutoriais e dicas vai nascer e então poderemos mudar um pouco... hehehe

Link para o comentário

Olá,

Valeu pelas dicas!

Quando ao DMA, já tinha lido algo sobre.. mas superficialmente.

Fui lá no gerenciador de sipositivo e mudei p DMA se possível em ambos os canais, o primário e o secundário.

Quando colocar o DVD verificarei novamente...

Quanto a "disposição" em ajudar àqueles q não conhecem mas buscam saber, é louvável, independente do tamanho da boa vontade ou da ignorância do sujeito... E como diz os vários ditados como, "aqui se faz, aqui se paga... você colhe o q planta...", se recebe ajuda na medida da sua boa vontade. Sempre q posso ajudo aqueles q me procuram em específico ou solicitam ajuda, apenas, e não tenho como problema ou obstáculo escrever uma "receita de bolo", pois sei q as vezes, se não ismíuçarmos os detalhes q, p quem sabe são bobos, a ajuda de nada adiantará...

Mais uma vez, valeu.

Link para o comentário

Carnivorusvorasis,

É isso mesmo... devemos ajudar naquilo que podemos... nem tudo eu respondo porque não sei... mas tem muitas respostas repetidas aqui no fórum e se o postulante se desse ao trabalho de PESQUISAR diminuíria o trabalho daqueles que repetem sempre a mesma coisa respondendo... e teria a resposta de imediato, ao invéz de aguardar alguém responder...

Mas o comentário do amigo jrpescador, outro incansável em responder, tem uma outra conotação... é devido a um outro trabalho extra que estamos realizando...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...