Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de disjuntor de 50 A Bi

Édnei Rodrigues

Posts recomendados

• Membro VIP

Olá pessoal...

não sei se esse fórum é destinado a isso,caso não seja, moderador, please, me guie...

A ceee( companhia eletrica) me avisou que tenho que trocar o disjuntor....pediram pra colocar um de 50 A bi, pois será 220 v..

bom logo pergunto aos sabidos no assunto(leia-se pessoas acostumadas a instalar isso..) que medidas de segurança deverei tomar pra efetuar a instalção?!

é um predio, logo, terei que efetuar a troca do disjuntor nessa central do condomínio...bom, tenho que desligar algo? preciso de luva anti choque e ferramentas específicas?

Pra deixar mais claro, é um Ap que vou morar e então estou efetuando uma nova ligacao de energia e terei, de certa forma, trocar disjuntor, possiveis fios velhos( o ap tá parado 20 anos...) e outras coisas...

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas!... Espere um pouco, aí!... Meu caro Édnei, que negócio esse de é um predio, logo, terei que efetuar a troca do disjuntor nessa central do condomínio ?

Sua responsabilidade é de trocar a fiação e colocar disjuntores no apartamento em que vai morar! De fato, um apartamento "parado" há vinte anos, deve estar mesmo precisando de uns reparos. Mas o que você tem a fazer é localizar a entrada de energia no apartamento! Onde fica a caixinha de distribuição de força para a sala, cozinha, lavanderia etc... Geralmente fica localizada na área de serviço ou na cozinha. Pode estar, também, logo na entrada da sala. Enfim!... O que eu quero afirmar é que nessa caixa de distribuição de energia, no apartamento, é que devem ser feitas as restaurações. Lógico que deverá ser trocada a fiação toda, em todos os pontos. Mas basta comprar um rolo de fio vermelho e um verde, para poder distinguir o "positivo" do "negativo", cortar os fios velhos cujas pontas estão na caixas de distribuição, amarrar as pontas do fios novos nas pontas dos fios velhos, colocar vaselina líqüida em, mais ou menos, 20 cm, e puxar, em cada ponto, o fio velho. Conforme vai se puxando o fio velho, o novo vai entrando no conduíte e aparecerá no ponto em questão, como, por exemplo, uma tomada para TV ou uma lâmpada no teto ou um interruptor etc... Tudo isso será feito com a energia desligada. Depois de toda fiação nova estar colocada adequadamente é que vem a hora de colocar os disjuntores. Daí, sim, é bom estar protegido com luvas e usar chaves de fendas isoladas. Se houver uma maneira de desligar a energia que vai ao seu apartamento, na Chave Geral do prédio, será uma boa!!!... Porque, daí sim!!! Depois de tudo feito, retorne a energia para o ap.!

Qualquer dúvida, pergunte!

Edit: Se a energia for sempre de 220v, em qualquer ponto, a fiação não precisa ser de cor diferente!

B)

Link para o comentário

• Membro VIP

Pera aí...deixa eu ver...

nos prédios não possuem uma centralzinha onde fica o medidor e um disjuntor central??? o qual a partir dele vai até meu AP?!?!?!?!??!?!?!?

Era desse disjuntor que eu estava falando..pois a ceee disse que teria que instala-lo...

Em relação o cabeamento, eu tenho como dividir pontos de luz pra 220v( como por exemplo, o ar-condicionado,) e o resto pra 110 não é?

E outra coisa, vocês acham que deveria criar um ponto 220v para meu computador??? seria mais econômico?

obrigado pela resposta!!!

Link para o comentário

anjo_ed

nos prédios não possuem uma centralzinha onde fica o medidor e um disjuntor central??? o qual a partir dele vai até meu AP?!?!?!?!??!?!?!

Depende de como o engenheiro "bolou" a distribuição elétrica!!! Se no seu caso, no seu prédio, é assim, há uma Central (comumente chamada de Cabine Primária) de onde partem os cabos para os apartamentos, e cada apartamento possui o seu disjuntor, então é assim como você está falando! Tem de ser trocado o disjuntor que manda energia para seu apartamento! Coisa simples!... É bom estar protegido com luvas e usar chave de fendas isolada. Como falei acima! Na verdade serão dois disjuntores, cada um com a entrada de 110v > 50A . Retire, cuidadosamente, os disjuntores velhos, e coloque os novos, refazendo as ligações!

Em relação o cabeamento, eu tenho como dividir pontos de luz pra 220v( como por exemplo, o ar-condicionado,) e o resto pra 110 não é?

Justamente!...

E outra coisa, vocês acham que deveria criar um ponto 220v para meu computador??? seria mais econômico?

Dá na mesma!!! Não influi em nada!!!

Mas existe aqui uma coisa importante para ser dita! Se você não se sente à vontade de realizar essa troca de disjuntores e fiação, chame um eletricista para fazer o serviço! Peça orçamento para uns dois ou três e veja qual é mais barateiro. Isso não fica muito caro, não!

B)

Link para o comentário

• Membro VIP

pois é...

fica uma dúvida em relação a economia...

220 v não é mais econômico???

Eu faço engenharia(só que estou no 3 º semestre ainda...só na teoria básica do eletromagnetismo) e aprendi que P= V*I (senao me engano)....

logo, se vendo que a potência é diretamente proporcional a tensão...

Então, quando mais tensão eu tiver, maior será minha potência...logo,se tenho uma tensão de 220v e chavear a fonte como 220v...não terei mais potência com menor corrente? Já que se tivesse chaveado para 110 v, eu teria que fornecer mais corrente pra poder alcançar a mesma potência...

Correto?

Em relação a instalação, é simples mesmo...eu tenho as luvas pra proteção e as ferramentas com cabos de borracha e plástico(proteção são suficiente?)....

obrigado pela paciência!

Link para o comentário

Postado Originalmente por anjo_ed@06 de outubro de 2005, 10:01

pois é...

fica uma dúvida em relação a economia...

220 v não é mais econômico???

Eu faço engenharia(só que estou no 3 º semestre ainda...só na teoria básica do eletromagnetismo) e aprendi que P= V*I (senao me engano)....

logo, se vendo que a potência é diretamente proporcional a tensão...

Então, quando mais tensão eu tiver, maior será minha potência...logo,se tenho uma tensão de 220v e chavear a fonte como 220v...não terei mais potência com menor corrente? Já que se tivesse chaveado para 110 v, eu teria que fornecer mais corrente pra poder alcançar a mesma potência...

Correto?

Em relação a instalação, é simples mesmo...eu tenho as luvas pra proteção e as ferramentas com cabos de borracha e plástico(proteção são suficiente?)....

obrigado pela paciência!

Então!... Vamos por partes!... aprendi que P= V*I (senao me engano)...Não está enganado, não! É isso mesmo!...

Correto? Correto!... Só que eu acho que a vantagem seria na temperatura, somente! Não afetaria o consumo maior ou menor de energia, pois a Fonte terá de continuar fornecendo as tensões necessárias para o funcionamento do micro.

Em relação a instalação, é simples mesmo...eu tenho as luvas pra proteção e as ferramentas com cabos de borracha e plástico(proteção são suficiente?)...

Proteção e conhecimento! Mas acredito que você tenha as duas coisas!...

B)

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...