Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória


Posts recomendados

Tendo em vista as várias dúvidas sobre configuração memórias que todos temos, e que é facilmente percebida navengando pelos tópicos do Forum "Memórias" resolvi criar este tópico para unir todas as dúvidas sobre as configurações das várias memórias existentes no mercado.

    É a oportunidade que faltava para todos, afinal, até mesmo os usuários do forum mas instruídos podem aprender, mas claro, o principal objetivo é tirar as dúvidas daqueles que estão em busca de conhecimento sobre o assunto.

    Logo abaixo está uma lista de configurações existentes nas BIOS das Placas Mãe mais recentes, lógicamente em alguma ou outra pode ter algo mais ou não ter algo.

    Aí é que entram os que são mais instruídos sobre o assunto, esplanando sobre as configurações de cada comando, informando qual é que obtem mais desempenho e estabilidade, para que assim, todos possam obter respostas que levem particularmente a melhor configuração que for possível para seu micro: Jogos, Aplicativos, Estabilidade do Sistema, etc. Aqui está a lista e suas devidas opções:

1- DRAM Timing Configuration - [safe/Normal/Fast/Ultra]

2- SDR/DDR Cas Latency - [2T/2.5T/3T]

3- SDR/DDR RAS Active Time - [6T/7T]

4- SDR/DDR RAS Precharge Time - [3T/4T]

5- Auto Detect DIMM/PCI Clk - [Enable/Disable]

6- CLR Gen Spread Spectrum - [Enable/Disable]

7- DOS Flat Mode - [Enable/Disable]

8- DRAM Driver Slen Rating - [Normal/Fast]

9- S2K I/O Compensation - [Enable/Disable]

Qualquer contribuição será bem vinda.

COMPARTILHEM O CONHECIMENTO

* A lista de configuração foi tirada da Placa Mãe ECS K7S5A v. 3.1, portanto, alguns modelos de placas podem apresentar outras opções, bem como poderão existir estas mesmas configurações com nomenclaturas diferentes.

Informação Adicionada em 22 Out 2003 com a contribuição do nosso colega de forum N803:

Cada módulo de memória tem uma especificação de latência, que não é nada mais do que uma medida de atraso ou tempo para completar uma operação. Se tomarmos por exemplo os números 2-3-2-7 do meu exemplo, cada número desses indica um determinado tempo em ciclos de clock. Um "2" significa um tempo de 2 clocks e assim por diante. Essas latências medem, a grosso modo, o tempo que sua CPU leva para escrever ou ler da memória, e portanto via de regra quanto menores forem essas latências, menos tempo sua CPU "espera" pelos dados, implicando melhor desempenho. Como nada é de graça, quanto mais "agressivos" (menores) forem esses números, mais difícil será obter um sistema estável.

A memória DRAM é organizada em linhas (rows) e colunas (columns) de bits. Cada interseção de uma linha e uma coluna representa um bit de dados. Para acessar dados, um endereço é criado, formado por um endereço de linha e um de coluna. Numa leitura, primeiro a linha correspondente ao endereço de linha é acessada e todos os bits dessa linha ficam "disponíveis". A seguir as colunas são acessadas e os bits vão para a saída. Muitas vezes, multiplas colunas são acessadas em sequência no chamado "burst mode", usado para grandes blocos de dados.

Numa operação de leitura, depois que o controlador de memória enviou o endereço de leitura, as operações que se seguem são:

1. Módulo DRAM decodifica o endereço em endereço de linha e endereço de coluna;

2. Ativa o endereço de linha, detecta e armazena todos os dados da linha

3a. Ativa o endereço de coluna e disponibiliza os dados na saída ou

3b. No caso de acesso a múltiplas colunas (burst) uma sequência de colunas é disponibilizada na saída

4. Restaura os dados para as células de memória e se "recarrega" (precharge) para a próxima operação.

O número de ciclos necessários para se efetuar o passo 2 é chamado de tRCD ou RAS-to-CAS Latency/Delay. Tipicamente varia entre 2 e 3 ciclos.

O número de ciclos necessários para se efetuar o passo 3a é o famoso CAS ou CAS Latency. No caso do passo 3b, a latência total é N x CAS, onde N é o número de colunas. Essa é a razão do CAS ser considerado o parâmetro mais importante. Tipicamente o CAS varia entre 2 e 3 ciclos.

O número de ciclos necessários para se efetuar o passo 4 é chamado de tRP ou RAS Precharge Delay ou ainda Precharge to Active. Tipicamente varia de 2 a 3.

Portanto a latência total de uma operação de escrita numa memória DRAM é

tRCD + N x CAS + tRP,

onde tipicamente N = 1 ou 4 ou 8 (ou mais).

tRAS ou Active to Precharge Delay é o mínimo tempo para se realizar um acesso aos dados, logo tRAS >= tRCD + CAS. No caso de DDR, como explicado na minha mensagem anterior, deveríamos ter tRAS >= tRCD + CAS + 2 para evitar erros.

Alguns fabricantes de memória nem especificam o tRAS por entender que ele é uma decorrência dos demais. No entanto, ele aparece como uma opcão programável na BIOS e deve-se tomar cuidado para não programá-lo errado (muito curto).

Infelizmente cada fabricante especifica esses números numa ordem um pouco diferente, imagino que a mais comum seja:

CAS - tRCD - tRP - tRAS

Que eu me lembre a Asus especifica a ordem diferente:

CAS - tRAS - tRCD - tRP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já que os feras do Forum não puderam dar uma mãozinha, vou dar um empurrãozinho, algumas dicas sobre a Memória DDR SPEKTEC PC2100 512MB:

1- Para estabilidade use Normal, Fast dá mais performance e Ultra mais ainda, porém estas 2 últimas causam travamentos de vez em quando.

2- De fábrica esta memória é 2.5, mas pode-se usar 2 com raros travamentos.

3- Suporta sem problemas a opção 6t.

4- Suporta sem problemas a opção 3t.

5 ao 9- Não sei prá que servem, nem a relação desempenho x estabilidade. Uma boa oportunidade para que alguém entendido as esclareça para nós. CONTRIBUAM PESSOAL!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por AndreSC@31 Mai. 2003,09:06

cara estou com um problema destes comprei uma memória DDR 512 MB PC3200  400MHZ INFINEON e na inicialização acusa 100mhz (ddr222), o que fazer se puder q explique bem detalhadamente pois sou um lixo nessa area de configuração,

valeu

qual é a sua placa mãe ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ventriloquo+31 Mai 2003,21:20-->
AndreSC@31 Mai. 2003,09:06

cara estou com um problema destes comprei uma memória DDR 512 MB PC3200  400MHZ INFINEON e na inicialização acusa 100mhz (ddr222), o que fazer se puder q explique bem detalhadamente pois sou um lixo nessa area de configuração,

valeu

qual é a sua placa mãe ?

minha mb é uma epox 8rda+ cara se puderem me ajudar eu ficaria muitissimo grato.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente deves ir ao FSB e colocar em 200, mas lembre-se de que o FSB vem em pares ex: 133x133, significa que o seu processador e sua memória estão trabalhando em 133 ou 133x2=266 DDR. Sendo assim tem que configurar de modo que seu processador não trabalhe acima da capacidade (ex: 133x200). Onde 133 é o processador (Athons até 2400+, acima é 166) e 200 o clock da memória. 200x2=400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Só de olhar é meio complicado, mas -8 acredito que seja PC133. Funciona +- assim, com raras exceções: -12 (PC66) -10 (PC100) -8 (PC133).

Ligando Memórias com FSB diferentes vale o menor, mas isto tem grandes chances de causar travamentos e outros tipos de problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Aqui em uso timings bem agressivos, eu apenas não sei pra que serve a opção bank interleave que tem as opções: disable, 2 bank, 4 bank e auto

meus timings:

Cas Latency: 2.0DDR

Ras to Cas Latency: 3T

Ras Precharge Delay: 2T

Active Precharge Delay: 6T

1T Command Control: Enable

Minha Config ta na assinatura, e minha memo é de marca (Kingston) pois com esse timing quase totalmente agressivo, uma memo genérica não iria funcionar

falou :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Postado Originalmente por dudujustin@01 Set. 2003,16:23

O q quer dizer ECC?

E como configuro um PCCHIPS M598 para reconhecer uma memoria nova?Porq no setup não acho nada parecido!

O ECC (error correction code) é um esquema de verificação de erros existentes nas memórias vendidas atualmente, mas nem todos elas possuem. Você pode perceber a diferença entre a memoria c/ ECC e sem ECC pelo preço da mesma: a ECC, por conter um sistema de correção de erros embutidos é mais cara. E pelo que sei somente algumas placas-mães aceitam a memória com ECC, por que esse sistema só é aceito por alguns chipsets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que levar em conta que o ECC não é tão atual assim, vem desde as FPM's ou das EDO não me lembro bem. É muito usual para computadores de alta performance como servidores de arquivos em que o tráfego deve fluir com 100% de confiabilidade. Para usuário comum é quase inútil principalmente por seu preço, o uso de memórias ECC também diminuem um pouco o desempenho da memória, coisa mínima, pois ela estará sendo constantemente monitorada.

A memória cache dos processadores atuais tem ECC, que pode ser desabilitada no BIOS. Elas usam esse padrão por causa de sua alta velocidade. Você pode tentar desabilitar o ECC de sua cache no BIOS, aumenta um pouco a velocidade, prepare-se para erros aleatórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente os padrões de memória são:

-15 = PC66

-10 = PC100

-8 = PC133

Mas essas configurações são "NO LIMITE", e como "no limite" sempre tende para o lado em que causará maiores problemas. Devemos sempre trabalhar com margem de segurança:

-12 = PC66

-8 = PC100

-7.5 = PC133

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Megapersu@03 Set. 2003,00:31

Realmente os padrões de memória são:

-15 = PC66

-10 = PC100

-8 = PC133

Mas essas configurações são "NO LIMITE", e como "no limite" sempre tende para o lado em que causará maiores problemas. Devemos sempre trabalhar com margem de segurança:

-12 = PC66

-8 = PC100

-7.5 = PC133

Meu amigo, tenho 8 pentes de memória e nelas aparecem a numeração final -6. Que tipo de memória poderia ser?

Obrigado pela ajuda.

Marcelo Pino :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para reconhecer o tipo de memória usado pelo seu pc, basta usar os programas de informações sobre pcs, como o sandra, o aida32 (uso esse e gosto bastante), entre outros que não estou recordando os nomes agora...

AIDA32 - Worldwide Sysinfo Tool Entre nesse site baixe o AIDA32 na seção de downloads. Espero ter ajudado  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kensou@03 Set. 2003,17:47

E as memórias DDR tem jeito de saber se é PC3200 ou PC2700?

Na bios tem essa informação ou vou ter que colocar algum programa de reconhecimento de hardware pra saber, e só de olhar tem jeito? :D

Se sua placa-mãe tem suporte a memórias PC 3200 (400Mhz DDR) basta colocar qualquer um dos chips e entrar na bios e selecionar no o clock das memórias como "By Speed" (velocidade padrão). Quando ligar a máquina dê um pause na tela incicial da contagem da memória, se aparecer 166Mhz (333 DDR) é PC2700,  se aparecer 200Mhz (400 DDR) é 3200.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o papo sobre memórias, gostaria de aproveitar para fazer uma pergunta sobre conflito de memórias.

Fiz recentemente um upgrade, sai de um k6 2 500 e passei para um duron 1.3 com a intenção de ficar com 192MB, do k6 2 aproveitei um pente de 64MB pc133, floppy e cdrw.

O problema acontece quando tento usar os dois pentes de memória ao mesmo tempo. O pc conta as memórias perfeitamente porém ao inicializar os SO (win98 ou linux) o micro trava, exibe erros de rundll32, explorer, etc..., e reinicia(no windows), no linux "kernel panic" e só reinstalando para o pinguim inicializar novamente.

A placa mãe é uma soyo k7vta pro v1.0.

Obs: os pentes quando instalados sozinhos na placa funcionam perfeitamente mesmo ajustados em 133. para que os mesmos funcionem em conjunto, tenho que ajustar o clock da memória para 100mhz e mesmo assim, acontecem coisas estranhas como a placa parar de reconhecer o modem, etc...

Finalmente a pergunta (uffa !!), isto é realmente um problema das (da) memória ou pode ser a placa ?? Como estava com esse problema , troquei a placa, mas este problema continuou, o que posso fazer ?

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por boozo-br@16 Set. 2003,17:04

Finalmente a pergunta (uffa !!), isto é realmente um problema das (da) memória ou pode ser a placa ?? Como estava com esse problema , troquei a placa, mas este problema continuou, o que posso fazer ?

:muro:

Se as memórias forem de marcas e gerações diferentes há 99% de chance de serem elas mesmas as responsáveis pelo conflito. Não esqueça que existem mais coisas além do clock que podem dar conflito. Ex: latência, quantidade de chips, se os chips estão nos dois lados ou em um só. Então, na minha opnião, venda o chip de 64 Mb e compre outro de 128 Mb igualzinho ao anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...