Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória


Posts recomendados

1- O seu over está sendo pouco eficiente, e nem teria como ser. A Asus A7A266 só aceita memórias PC2100 (por isso a informação do PCWizard 2004), e embora você esteja usando uma memória PC2700 elá sempre será reconhecida como PC2100, por causa da limitação da placa. A grande vantagem de você usar um memória que suporta freqüências mais altas é a possibilidade de deixar os timings agressivos. Em resumo, mesmo que esteja colocando o processador em 165, o aumento de performance é mínimo, pois a memória está trabalhando a 133 DDR.

2- Prá tirar proveito da K7S5A te aconselho da usar o ChepoBios, além de acrescentar suporte a Memórias PC2700, esta bios abre o aumento do clock do FSB (mas não libera o multiplicador nem trava os clocks do AGP/PCI). Quanto a memória, quando eu tinha essa placa-mãe eu usei Spektec 266 e 333 sem problemas, mas se não conseguistes, acho que prá essa placa uma Samsung tá de bom tamanho, se vais realmente reaproveitar a memória futuramente, então pegue a melhor que caiba no teu bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

silviola, obrigado pela informação.

Detalhe é que sei sobre a memoria mesmo sendo 333 só vai rodar a 266 na minha A7A266 , eu comprei a mesma para usar em um futuro upgrade da placa mãe.

Quanto à performance eu acho que não é tão mínimo assim pois noto que com over a máquina fica bem mais rápida.

Tanto que no SUPER PI

sem over XP1800+(133 x 11.5) = 1533MHz = 1m:20s

com over (165 x 11.5) = 1897MHz = 1m:04s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí galera!

Eu montei um P4, com uma board Intel D845PESV. Coloquei um módulo de memória DDR 256MB PC333. Quando entro na Bios da placa, ela me informa que estou usando um módulo de memória 256MB PC266!

já utilizei vários programas que reconhecem hardware, e todos indicarão que o módulo é PC333. O que devo configurar nessa bios?????

Yuri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço o nível de customização desta tua placa, o pouco que sei sobre MB Intel é que seu nível de customização é baixo, mas se a placa permitir experimente deixar a configuração da Memória em By Speed, se não der certo tente pôr o FSB da Memória manualmente em 166DDR (333MHz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, sou novato aqui e gostaria de tirar uma dúvida. Acho q aqui é o local mais apropriado do fórum. ehhehee, vamos lá.

Bom, eu só gostaria de saber o q é aquela opção q pode ser mudada no setup referente às memórias, geralmente tem-se as opções 1:1; 2:2; 3:3; 5:5 ... etc

se alguem poder me esclarecer eu ficaria muito grato. T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por (:.aprendiz.:)@24 jan 2004, 15:55

Oi pessoal, sou novato aqui e gostaria de tirar uma dúvida. Acho q aqui é o local mais apropriado do fórum. ehhehee, vamos lá.

Bom, eu só gostaria de saber o q é aquela opção q pode ser mudada no setup referente às memórias, geralmente tem-se as opções 1:1; 2:2; 3:3; 5:5 ... etc

se alguem poder me esclarecer eu ficaria muito grato. T+

Estes nº são usados em algumas MB como proporção de FSB entre Processador:Memória. Ex: Supondo que tú tenhas um Atlhon XP 2000+ (Ele tem um clock externo de 266 MHz):

1 - Se sua memória for PC2100 (266MHz) deves usar a proporção 1:1 (ou 2:2 não lembro direito)

2 - Se sua memória for superior a velocidade do processador, então terás que usar o 2º valor mais alto. Ex: PC2700 (333 Mhz) usa-se 4:5. Pois 266/4=66,5 (proc) e 333/5=66,6 (memo). Tens que achar a proporção entre o FSB do processador e o FSB da Memória.

Lembre-se que esta proporção representa uma fração, é só fazer o cálculo de proporção: (1:1 = 1/1) (4:5 = 4/5).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola+27 jan 2004, 10:29-->
(:.aprendiz.:)@24 jan 2004, 15:55

Oi pessoal, sou novato aqui e gostaria de tirar uma dúvida. Acho q aqui é o local mais apropriado do fórum. ehhehee, vamos lá.

Bom, eu só gostaria de saber o q é aquela opção q pode ser mudada no setup referente às memórias, geralmente tem-se as opções 1:1; 2:2; 3:3; 5:5 ... etc

se alguem poder me esclarecer eu ficaria muito grato. T+

Estes nº são usados em algumas MB como proporção de FSB entre Processador:Memória. Ex: Supondo que tú tenhas um Atlhon XP 2000+ (Ele tem um clock externo de 266 MHz):

1 - Se sua memória for PC2100 (266MHz) deves usar a proporção 1:1 (ou 2:2 não lembro direito)

2 - Se sua memória for superior a velocidade do processador, então terás que usar o 2º valor mais alto. Ex: PC2700 (333 Mhz) usa-se 4:5. Pois 266/4=66,5 (proc) e 333/5=66,6 (memo). Tens que achar a proporção entre o FSB do processador e o FSB da Memória.

Lembre-se que esta proporção representa uma fração, é só fazer o cálculo de proporção: (1:1 = 1/1) (4:5 = 4/5).

Nossa, muito obrigado mesmo!!! Sanou minha dúvida 100% ^^=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa, bom, se é tudo matemático, então, nesse caso seria 1:1 = 2:2 = 3:3 .... = 900:900, ou seja é tudo 1 (um). Correto? Bom, qual seria a diferença do 1:1 pro 5:5 nesse caso?

Mais uma coisa, essa proporção é feita usando os valores padrões do processador/memória ou os valores frequentes? Por EX.; se eu tenho um Bartom 333mhz FSB e umas memórias PC2700 333mhz, porém o Bartom rodando em overclock no FSB à 400mhz nesse kaso eu usaria o 1:1 (pois o FSB padrão do Barton é 333mhz e as memórias são 333mhz), ou usaria algo do tipo 2:1, 3:2 por ex?

Desde já agradeço. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com um problema...mas não seria um problema, e sim um benefício. Fiz um Overclock no meu P4 2.2ghz, e dexei-o rodando a 2.533ghz. Utilizo memória PC2100, então, a taxa máxima de transferência é 2100 mb/s, não? Pois então, sem over ela faz um pouco menos que isso, uns 2050, mas com o over ela faz quase 2200. Isto é normal?? :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tassio@31 jan 2004, 22:52

Pessoal, estou com um problema...mas não seria um problema, e sim um benefício. Fiz um Overclock no meu P4 2.2ghz, e dexei-o rodando a 2.533ghz. Utilizo memória PC2100, então, a taxa máxima de transferência é 2100 mb/s, não? Pois então, sem over ela faz um pouco menos que isso, uns 2050, mas com o over ela faz quase 2200. Isto é normal?? :tantan:

creio q sim, pois essa é uma taxa teórica, na pratica dá menos q isso mesmo.

Agora conseguir 2050mb/seg com memórias 2100mb/seg eu acho uma ótima marca. ehehhe. T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por silviola@28 jan 2004, 10:01

Tá aí uma coisa que não posso te dar certeza, eu acho que não há diferença entre 1:1 e 900:900.

Se o FSB do proc for maior, o primeiro valor será maior. Barton a 400 e Memo a 333 = 6/5 (400/6=66,6 : 333/5=66,6).

Então, bom, sempre beirando os 33mhz (66mhz DDR) correto?

E porque 33mhz ?

Mais uma coisa, eu pego o valor em MHZ DDR ou MHZ reais e divido pelo ratio em real ou DDR também ? :confused:

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola@09 fev 2004, 22:23

Se pegar em DDR pegue os dois em DDR, se for em real, pegue os dois em real.

Obrigado pela atenção Silviola, mas quanto mais eu pesquiso mais confundo eu fico. Olha só vi gente q use esse fsb/dram ratio de diversas maneiras diferentes. Vou postar aqui os métodos q o pessoal usa pra calcular

1- Tem gente q simplesmente pega o FSB e divide pelo BUS da memória (esse método eu ainda não entendi, pois, ex. 210FSB:200Bus mem = 1,05... e daí?? ?Q se faz depois disso???)

2- O método q você me explicou.

3-EX FSB250, BUS mem. 200. Pegase os divisores disponíveis no setup e vai usando... por ex. 4/5 = 0,8. Depois usa-se esse valor multiplicando pelo FSB e então você irá achar o BUS da memória. Resumindo:

FSB= 250

BUS MEM. = 200

Fator divisor = 4/5 => 0,8 (pois 4/5 = 0,8)

Cálculo: 250 (FSB) x 0,8 (BUS MEM) = 200 (bus em q a memória irá trabalhar).

AFfffff... como deu pra ver dentre os 3 métodos aí, um não tem nada a ver com o outro né... então, q que eu uso ?

OBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que deveria usar como preferir, pois o resultado final será o mesmo. Eu uso do jeito que te falei, é mais raciocínio lógico do que matemática mesmo. Sabe aquelas contas que usando a lógica fica bem mas fácil de resolver do que usando várias fórmulas matemáticas, eu faço assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por silviola@04 jun 2003, 02:39

<font color='#000080'>Provavelmente deves ir ao FSB e colocar em 200, mas lembre-se de que o FSB vem em pares ex: 133x133, significa que o seu processador e sua memória estão trabalhando em 133 ou 133x2=266 DDR. Sendo assim tem que configurar de modo que seu processador não trabalhe acima da capacidade (ex: 133x200). Onde 133 é o processador (Athons até 2400+, acima é 166) e 200 o clock da memória. 200x2=400.</font>

isso quer dizer que não é o processador que define a velocidade suportada pra memoria e sim a placa-mãe?

p.ex. tenho um athlon 1.2 com dimm 133mhz.Se eu quiser usar memoria DDR basta eu trocar a placa-mãe ou teria de mudar o processador também?

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tipo e "velocidade máxima" da memória a ser usada é determinada pelo modelo de Placa-Mãe.

O seu exemplo está correto, pode-se usar uma memória mais lenta que o processador. O único problema é que ela será um "gargalo" para ele, pois com a memória mais lenta o processador têm que ficar esperando instruções, ou seja, o processador não mostrará seu desempenho máximo.

Não é a toa que todos recomendam o uso da memória DDR em processadores Athlon/Duron, para que justamente não haja este tipo de perda.

Voltando ao assunto Placa-Mãe, mais especificamente o Chipset da Placa-Mãe, ele que é o responsável pelo limite de FSB das memórias.

Pela diferença mínima de preço existentes entre memórias 266 e 400, é claro, prefira pegar uma de 400Mhz, mesmo que seja para um Duron de 200Mhz, não pelo FSB em sí, já que nesse caso o processador seria um gargalo prá memória, mas dependendo do nível de customização da MB, isso é bom porque você pode setar manualmente o FSB da Memo para os 200Mhz do Duron e aumentar significativamente os timings das Memo, o que aumentará o desempenho de ambos.

Na maioria dos casos (e também dependendo do Chipset) o ideal é deixar os FSBs em sincronia, ou sejá com valores iguais, tanto Proc quanto Memo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por silviola@06 mar 2004, 00:59

O tipo e "velocidade máxima" da memória a ser usada é determinada pelo modelo de Placa-Mãe.

Cara sou leigo pra caramba no que se diz em OC de memorias ,qual seria a melhor opção de OC para minha assinatura ,fiz algumas tentativas e não obtive

muito sucesso es puder ajudar agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...