Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Software desenvolvido por mim

Daniel Brasco

Posts recomendados

Pessoal,

hoje trabalho em uma média empresa, não sou programador oficial internamente (tenho outra funcao em carteira) na mesma....

mas hoje divido as funcoes de DBA/SUPORTE/DESENVOLVEDOR

de um pequeno soft na web.

estou aqui a 1 ano.. no inicio este soft era so utilizado por um pequeno grupo de 20 pessoas, hoje o mesmo cresceu, e esta sendo utilizado por mais de mil usuarios (diariamente)

bem... o sistema não é "oficial" pela empresa, é um pequeno sistema regional, para suprir as necessidades regionais....

a minha duvida é.. quem é o dono do mesmo ?

eu que desenvolvi (toda ideia, imagens, sao meus) ?

a empresa ?

posso patentear o mesmo ? e me tornar dono ?

como isso funciona ?

obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

O software é da empresa...

Porém (como já disseram) se foi você quem desenvolveu o software não vejo problemas em desenvolver outro!

Pense bem...se a finalidade antes era de funcionar com 20 usuarios e hoje em dia funciona com mais de mil (como você falou) não vejo problemas de você fazer outro sistema...mais completo...com mais recursos e oferecer para empresa!

Link para o comentário

Bom dia pessoal,

Aproveitando o assunto, como faço para patentear uma aplicação? Necessito apresentar o algoritimo ou uma cópia do programa?

Aplicações em ACCESS tem o mesmo peso?

Minha história é mais ou menos parecida com a do Daniel, contudo, tenho 4 aplicações sendo 1 pequena, 2 médias 1 uma grande com dezenas de formulários e relatórios e várias tabelas, tudo feito no computador da empresa... Inclusive, um deles não tem similar no Estado!

Fica caro para patentear?

Obrigado....

Link para o comentário

• Membro VIP
Postado Originalmente por Rush@24 de outubro de 2005, 08:04

Bom dia pessoal,

Aproveitando o assunto, como faço para patentear uma aplicação? Necessito apresentar o algoritimo ou uma cópia do programa?

Aplicações em ACCESS tem o mesmo peso?

Minha história é mais ou menos parecida com a do Daniel, contudo, tenho 4 aplicações sendo 1 pequena, 2 médias 1 uma grande com dezenas de formulários e relatórios e várias tabelas, tudo feito no computador da empresa... Inclusive, um deles não tem similar no Estado!

Bom, para patentear, você deve consultar alguma empresa que cuida de marcas e patentes, por exmplo, a Crimark.

Creio que não importa se o programa foi feito em C++ ou Access, pois o que vai valer é a ideia, o conceito, o que o software vai produzir.

...

Agora eu acho, como os outros colegas já opinaram, que se eu fui pago por uma empresa para desenvolver um software, o software e todos os direitos sobre ele é da empresa, e não meu.

Do contrário, seria o mesmo que eu contratar um pedreiro paara construir uma casa para mim, e depois de pronta ele querer a casa para ele.

Por mais injusto que isso possa parecer, por mais que eu tenha me dedicado e dado o meu próprio sangue para fazer o melhor trabalho possível, a verdade é que eu já fui pago por isso.

Mas uma coisa, ninguém pode me tirar: a experiência. Nada nem ninguém pode me impedir de desenvolver um outro software talvez ainda melhor que o original, e esse sim pode ser todo meu, sem remorso nem receio de estar me apoderando de algo que não é meu.

:joia:

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...