Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD´s diferentes! Posso instalar XP duas vezes?

hugosanches

Posts recomendados

Tenho dois hd´s de 80GB e vou formatá-los, já que comprei uma placa de vídeo BFG. Antes eu tinha uma placa XFX. Já li a respeito de instalação de placa de vídeo diferentes, e prevaleceu a formatação mesmo, pela grande maioria, em outro tópico, referente a placa de vídeo.

Nesses dois hd´s (seagate e samsung) tenho:

O HD seagate tem sistema operacional XP, e o outro samsung também tem o XP.

Dou boot pelo Setup para acessar um dos hd´s sem problemas até então! Tenho dois sistemas operacionais XP, um em cada hd. Os 2 hd´s trabalham como master, logicamente que cada um na sua IDE, sendo que o drive de DVD fica na IDE secundária

Sou leigo em HD´s!!! Me recomendaram que não preciso ter 2 sistemas operacionais, mas optei assim, porque se der pau em um dos hd´s, fica fácil eu acessar o outro! ou estou enganado?? :goff:

Aí pergunto:

Posso instalar os drives da placa de vídeo em um HD (master primário), ou posso instalar os drives da pv no outro também??? Posso optar pela segunda opção? Sem problemas? :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Hugo, para instalar uma nova placa de vídeo não existe a necessidade de formatar o HD e reinstalar o sistema operacional, ainda mais se usa o windows XP.

A sugestão que eu daria, semelhante a minha máquina, é que faça uma partição de cerca de 15 Gb no HD primário para funcionar como partição do sitema operacional e o restante (65 Gb) poderá ser a partição de dados.

Na minha máquina tenho 2 HD's, um de 120 Gb e outro de 160 Gb, cada um deles é formatado com 3 partições cada, de modo a minimizar algum possível dano.

Você pode formatar seus HD's em 2 partições cada, e fazer a imagem da partição primária onde está o sitema operacional na outra partição. Assim se der pau no SO, você pode puxar a imagem da outra partição via DOS (com o programa Ghost). Se bem que com o XP isso é muito difícil de ocorrer, por exemplo eu tenho o XP instalado na minha máquina faz mais de um ano e nunca deu pau.

Nop seu caso até dá para instalar o sistema operacional nos dois HD's mas porque vai instalar o XP no segundo HD, visto que ocupa um espaço considerável ? Se quer instalar o SO no segundo HD para o caso de uma emergência, coloque o win98, que é mais leve, e deixe ele apenas com drivers e o mínimo (neste caso teria que formatar a partição do windows Xp com FAT32 para que o win98 possa acessá-lo).

Link para o comentário

Postado Originalmente por rickg@06 de outubro de 2005, 12:45

Caro Hugo, para instalar uma nova placa de vídeo não existe a necessidade de formatar o HD e reinstalar o sistema operacional, ainda mais se usa o windows XP.

A sugestão que eu daria, semelhante a minha máquina, é que faça uma partição de cerca de 15 Gb no HD primário para funcionar como partição do sitema operacional e o restante (65 Gb) poderá ser a partição de dados.

Na minha máquina tenho 2 HD's, um de 120 Gb e outro de 160 Gb, cada um deles é formatado com 3 partições cada, de modo a minimizar algum possível dano.

Você pode formatar seus HD's em 2 partições cada, e fazer a imagem da partição primária onde está o sitema operacional na outra partição. Assim se der pau no SO, você pode puxar a imagem da outra partição via DOS (com o programa Ghost). Se bem que com o XP isso é muito difícil de ocorrer, por exemplo eu tenho o XP instalado na minha máquina faz mais de um ano e nunca deu pau.

Nop seu caso até dá para instalar o sistema operacional nos dois HD's mas porque vai instalar o XP no segundo HD, visto que ocupa um espaço considerável ? Se quer instalar o SO no segundo HD para o caso de uma emergência, coloque o win98, que é mais leve, e deixe ele apenas com drivers e o mínimo (neste caso teria que formatar a partição do windows Xp com FAT32 para que o win98 possa acessá-lo).

sou leigo em questão de HD. A única coisa que sei fazer é formatar o HD. Quanto a partição eu nunca mexi, tenho medo de fazer besteira e perder o HD. Programa ghost eu já ouvi falar, mas nem sei usar. Eu não queria gastar $ com instalação com técnico, já que meu investimento foi alto e estou sem grana no momento!!!

Quanto aos HD´s eu quero fazer o seguinte: :joia:

HD1 - 80GB (master primário - IDE 1) + slave DVDROM

sistema operacional XP/ todos os programas que tenho

HD 2 - 80GB (master secundário – IDE 2)

Sistema operacional XP / músicas, fotos e jogos

Minha dúvida é quanto a instalação dos drives da placa de vídeo nova.

Eu queria instalar drives pv nos 2 hd´s. Ou to fazendo errado?

Uma curiosidade: eu instalando o XP somente no HD1 com drives da placa de vídeo, quando eu desse boot para o outro hd, estaria nesse segundo hd os drives da minha pv?

Não entendo nada!!! :cry:

Link para o comentário

• Membro VIP

É necessário que você instale os drivers da sua placa de vídeo nos dois HDs, pelo fato dos dois possuirem sistema operacional.

Para converter NTFS em FAT 32 é necessário um programa especial, como o PARTITION MAGIC.

Para converter FAT 32 para NTFS é mais fácil, o próprio WINXP faz isso.

Link para o comentário

Postado Originalmente por LIBRA@07 de outubro de 2005, 09:57

É necessário que você instale os drivers da sua placa de vídeo nos dois HDs, pelo fato dos dois possuirem sistema operacional.

Para converter NTFS em FAT 32 é necessário um programa especial, como o PARTITION MAGIC.

Para converter  FAT 32 para NTFS é mais fácil, o próprio WINXP faz isso.

valeu tricolor!!!

obrigado pela informação! :joia:

Link para o comentário

Postado Originalmente por LIBRA@07 de outubro de 2005, 10:08

Valeu Hugo, mas só por curiosidade, porque você colocou todos esses Estados aí no seu perfil? ("SP/AM/DF/RN/RJ")

é porque nasci em são paulo, e também já morei nesses lugares !! :joia:

só falta morar no sul do Brasil! :P

Link para o comentário

formatar e particionar HD's não tem mistério. Quanto a passar de NTFS para FAT32 o fdisk faz isto.

Se der boot com o disco do win98 e acessar o fdisk verá uma opção: EXCLUIR PARTIÇÃO NÃO DOS.

Excluindo a partição Não DOS que é a NTFS o HD fica livre para ser redimensionado e formatado com FAT 32.

Basta escolher o tamanho para uma partição primária e depois o tamanho para uma partição extendida. Se vai formatar seus HD's irá perder o que tem instalado neles, daria no mesmo que tentasse redimensionar os HD's com o FDISK.

Porque não tenta formatar o secundário e vai postanto aí suas dúvidas, aí aprenderá mais uma coisa que poderá ser útil no futuro.

Link para o comentário

Postado Originalmente por rickg@07 de outubro de 2005, 12:52

formatar e particionar HD's não tem mistério. Quanto a passar de NTFS para FAT32 o fdisk faz isto.

Se der boot com o disco do win98 e acessar o fdisk verá uma opção: EXCLUIR PARTIÇÃO NÃO DOS.

Excluindo a partição Não DOS que é a NTFS o HD fica livre para ser redimensionado e formatado com FAT 32.

Basta escolher o tamanho para uma partição primária e depois o tamanho para uma partição extendida. Se vai formatar seus HD's irá perder o que tem instalado neles, daria no mesmo que tentasse redimensionar os HD's com o FDISK.

Porque não tenta formatar o secundário e vai postanto aí suas dúvidas, aí aprenderá mais uma coisa que poderá ser útil no futuro.

obrigado pela informação! boa ideia! :joia:

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...