Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"porque que o meu não da certo?"

felipecabral

Posts recomendados

Eu montei um mini transmissor de fm seguindo todos os passos q aconpanhava o manual! mesmo assim depois de alguns minutos soldando esse cricuito quando eu liguei não consegui de forma alguma! não e não funcionou, funciona funcionou porém quando eu sintonizo no meu radio fica hoirrivel, contem muito chiado, nem sie o nome disso! to colocando aqui o esquema dele a as fotos que eu tirei! puder me fala o que poderá ser!!! tem qalmura coisa haver com o tamnho do raio da bubina?? sera pra ela ta "tortinha"?

Quem puder me ajuda agradeco desde já obrigado!

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/fot01.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/fot03.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/fot05.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/fot06.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.abrax.com.br/club/esquema.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal quero agrader a voce por terem respondito o topico! Mas não deu certo! eu não sei se e por parte de capacitor ou algo assim! eu desmontei ele e montei novamente essa anteninha o rolinho e mesmo assim nada! agora eu to querendo sabe se alguem pode me passa um layout de un transmisso assim simples so pra poder joga o som do meu computador para o radio dos vizinhos! se alguem pude me aranja o layout feito eu acgradeco valeu ai todos!

Link para o comentário

Cara, faltou a bobina L2 mesmo, e a bobina é crítica para freqüência. O transistor tá certo.

Me diga, esse transmissor trabalha com freqüência fixa? Ou é através da bobina a sintonia? :blink:

A forma da bobina e o diâmetro do fio devem ser o mais preciso possível.

Cara, tentei muitas vezes montar um transmissor sem sucesso. Porém a pouco consegui, e foi muito legal! Foi este aqui: Transmissor FM Stereo

É relativamente fácil, dá pra montar naquelas matrizes com furinhos. Só tem que observar a pinagem do CI. Paguei R$4,50 nele. Ainda é stereo tem som muito bom, só que o alcance é de uns 10 - 20 metros.

Link para o comentário

A bobina ele montou com uma terminação central L1+L2, só precisa verificar o diâmetro do fio e da bobina.

Pode não parecer mas o mais critico na montagem de um circuito que trabalhe em RF é o layout, a placa.

Pelo que eu vi no seu circuito, você deixou os terminais muito grandes e chegou a dobrar os terminais dos capacitores. Isso em um circuito comum pareceria bobagem mas em RF cada terminal (principalmente dobrado) é equivalente a um indutor em série, no caso do C4(15pF) é mais grave ainda pois a capacitância é pequena principalmente comparado a induntância da montagem!

Dicas para projetar um layout em RF:

1- Faça as trilhas o mais curto possivel, sem curvas exageradas.

2- Faça uma "malha de terra", ocupe a area livre com o terra.

3- Procure usar componentes SMD(se possivel), principalmente na realimentação, para que o estágio seja o menor possivel(incluindo as trilhas) e com isso a estabilidade não seja afetada.

:-BEER

Link para o comentário

Qual a fonte você está utilizando???

SE for ligado em uma fonte 12V ela deve ser estabilizada e desacoplada... isso é uma fonte muito boa, se for ligada junto com a fonte do micro você irá ter os ruidos que descreveu... o transmissor também não pode ficar muito próximo do micro senão transmite os ruidos de processamento dele...

Se a fonte ocilar a tensão você irá ocilar a freqüência também... isso vale para qualquer transmisssor destes simples de 1 a 3 transistores

Link para o comentário

A bobina ele montou com uma terminação central L1+L2, só precisa verificar o diâmetro do fio e da bobina.

É verdade, observando as ligações percebe-se. Mas a simbologia do esquema não está correta.

Pode não parecer mas o mais critico na montagem de um circuito que trabalhe em RF é o layout, a placa.

Realmente, creio que seja tão importante quanto, ou até mais, afinal qualquer um dos dois são cruciais. Pode-se montar naquelas placas de matrizes com furos, é mais fácil e evita as trilhas longas, só não use muita solda.

Aquela trilha que sai do transistor e liga na bobina que não ficou muito boa. :rolleyes:

Até mesmo chegar a mão perto é suficiente para gerar interferências suficientemente grandes para acausar interferências.

Cara, vê se esta bobina é uma só ou duas. você que tem o manual tem condições melhores de saber.

Link para o comentário

Postado Originalmente por rl_korosi@12 de outubro de 2005, 08:37

Pode-se montar naquelas placas de matrizes com furos, é mais fácil e evita as trilhas longas, só não use muita solda.

O problema é que com essas placas fica difícil fazer uma boa malha de terra, eu acho melhor desenhar :-BEER

Link para o comentário

vou apenas fazer uma colocação, a montagem de um transmissor por mais simples quie pareça´, é bem complexa, não desanime.

quanto aos ruídos, esta é a pior parte, da muito trabalho filtrar.

há muitos fatores que interferem.

e um detalhe, esperimente, modificar o transisto de saída de potencia, geralmente a alguns 10 anos atras, rss utilizavamos muito os BF, e com eles você terá que procurar um que tenha um bom ganho, do contrario o circuito ficará restrito.

quanto ao formato fisico da bobina ele é importantissimo e muito chato de mexer.

Boa sorte Eduardo Schubert

Link para o comentário

O pesoal até agradeco a atencao de todos que me responderam o topico! eu fiz algumas alteracoes como: tirei a bubina e coloquei novamente! conferi todas as soldas pra ve se não estava encoostando! refiz a bulbina para tenta por em um circulo mas perfeito! e depois disso a grande supresa!! não funcionou! vou venta monta nessa aprainha ai cheio de furinho que o pessoal falou ai em cima! desde já agradeco a atencao e o empenho de todos em ajudar!

Link para o comentário

Esse esquema é bem parecido com o que eu fazia na minha epoca de eletrônica no senai e o que me parece é que você está errando na bobina de L1 e L2

no esquema parece ser duas individuais, más na pratica é apenas

uma com derivação central, e a distancia entre espiras tambem afeta

geralmente são de 1 mm bem como o diametro em média fica em torno do

diametro da caneta bic lembre-se que mais ou menos espiras vai enfluenciar

muito na freqüência

espero ter ajudado mais do que atrapalhado

Boa sorte

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...