Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro Desligando no Jogo. Corsair TWIN1024 3200XL

Sawyer

Posts recomendados

Pessoal,

Tenho um AMD 3700+ S939 rodando numa A8N-SLI DELUXE com VGA NVIDIA 7800GTX da MSI. As memórias são Corsair TWINXP10024-3200XL. Ah, a fonte é uma Seventeam 550W.

Quando montei a maquina passei a fazer os testes com o 3DMARK05 e o micro desligava no momento em que os gráficos ficavam mais intensos (lá no Dirigivel). No Call Of Duty 2 DEMO, quando o tiroteio aumentava muito o micro tambem desligava.

Bom, achei que era temperatura. Troquei o cooler original (claro) e adaptei um Thermaltake volcano 11 no soquete 939. Deu certo e a temperatura maxima foi de 50Cº no ASUS PROBE durante o jogo. A placa de video esquetava muito também, e adaptei mais uma ventoinha na VGA, melhorou ...

Cheguei a alimentar a placa-mãe simultaneamente com o EZ PLUG (que é usado para energizar duas VGA no SLI BRIDGE). Enfim, fiz o diabo, baixei os clocks todos no standart, formatei o micro, troquei os drivers da MSI pelo da NVIDIA, desliguei o D.O.T., pus ventoinha, atualizei a BIOS, rezei o pai nosso, ave maria, salve rainha...

Depois de duas semanas pensando, comecei a investigar as memórias e percebi que a danada da placa-mãe não tá aguentando as latencias 2.2.2.5 da Corsair TWINXP-3200XL. Mesmo no modo AUTO da BIOS o micro desligava. Setei as freqüências em 242Mhz manualmente e aumentei a latencia para 3 e tensão da DDR para 2.83v. O RESULADO FOI POSITIVO A MAQUINA PAROU DE RESETAR ... Parece ser gargalo de memória mesmo.

O triste da história é que esse conjunto é show de bola, mas tá dando gargalo aí nas memórias! Não estou conseguindo explorar o 2.2.2.5 da Corsair. Alguém tem uma boa config para as latencias desta memoria nessa placa-mãe especificamente? São varias as configurações da BIOS e to meio perdido. Aceito qualquer ajuda, menos dizer que tenho de trocar a placa-mãe ... sNiF!!

Abraços a todos.

Sawyer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fumiko,

Eu já tinha feito isso antes. Baixei o programa de teste de memória da Microsoft. Ficou mais de 1 hora testando e nenhum problema foi encontrado. O negócio é gargalo mesmo, tenho que baixar a freqüência para usar o 2.2.2.5. Nesta latencia com freqüência muito alta (atribuida automaticamente pelo BIOS) o Micro se perde nas aplicações mais complexas, daí o motivo do desligando, penso eu.

Valeu a ajuda Fumiko.

Continuo aguardando sugestões de configuração desta memória.

Abraços

Sawyer

Link para o comentário

Voltei ao tópico para dar a solução do problema, pode ser que alguem tenha o mesmo problema com este conjunto de placa-mãe, MEM, AMD 64.

Depois de muito analisar vi que não é possível usar os recurso dos canais de DMA da placa mãe. Até é possivel sim, ele vai funcionar normal no windows e alguns joquinhos. Contudo, com o 3DMARK05 ou em jogos mais novos, como Call Of Duty 2, ele não funciona meesssmo e era o motivo dos resets da máquina.

Conclusão: Em jogos e aplicações com graficos mais pesados, em resoluções mais altas, o PCI-E não trabalha bem com recursos DMA e IDE. Todos eles devem ser desligados do BIOS da máquina.

No meu caso, deixei ligado apenas um channel 0 que para funcionar o CD-ROM.

Agora tudo funciona bem. Corsair a 2.2.2.5 e 1T.

Quase 9000 de score no 3DMARK05 (default config) com DOT ligado.

Abraços

Sawyer

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...