Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce 6600GT, Shimmering e Moire


Posts recomendados

  • Membro VIP

Após testar vários drivers diferentes, como ForceWares Beta da série 80 e outras versões modificadas como a NGO, Xtreme G e similares, cheguei a conclusão que a qualidade ruim nos filtros da 6600GT parece mesmo que não vai melhorar com uma nova versão de driver.

Alguém aqui do fórum conseguiu se livrar do efeito de shimmering/moire que ocorre em alguns jogos? Ou pelo menos melhorar a qualidade dos filtros, percebe-se serem muito ruins nos jogos, testem o Texture Filtering do 3DMark 2003 para comprovarem o que estou dizendo, movimentem-se pelo túnel para verem o efeito moire.

Será que não tem mesmo como resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é que já faz um bom tempo que esses problemas foram descobertos, mas até agora eles só conseguiram amenizar a situação na série 7 da GeForce, como a própria nVidia colocou como uma das notas de atualização da versão 78.03:

Improved High Quality performance setting on GeForce 7 series to reduce shimmering artifacts

Por isso fico pensando que o problema talvez seja mesmo por causa do hardware dessas placas, pois não deveria ser tão difícil assim resolver esses problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Robson R.S@10 de outubro de 2005, 17:28

Antes de comprar essa geforce 6600gt tive duas Radeon  (9600se e 9600xt), não vi grandes diferenças nas qualidade das imagens ou nos filtros.

Cara as vezes acho que eu devo enxergar melhor do que os outros, não é possível que somente eu e mais alguns vejam a diferença, a fraca eficiência do Anti-Aliasing e o porco resultado da Filtragem Anisotrópica da GeForce 6600GT! Só não vê quem não quer, ou então alguns não conseguem perceber a diferença mesmo, essas são as únicas alternativas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@10 de outubro de 2005, 17:32

Cara as vezes acho que eu devo enxergar melhor do que os outros, não é possível que somente eu e mais alguns vejam a diferença e a fraca eficiência do Anti-Aliasing e o porco resultado da Filtragem Anisotrópica da GeForce 6600GT! Só não vê quem não quer.

Realmente a qualidade das imagens e filtros das Radeon são indiscutiveis, mas nessa GeForce 6600GT a diferença não chega a ser grande, essa e a minha opinião. Fiz um teste no Texture Filtering do 3DMark 2003, nesse programa dar para ver bem a deficiência dos filtros, mas nos jogos não vejo a minima diferencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Robson R.S@10 de outubro de 2005, 17:38

Realmente a qualidade das imagens e filtros das Radeon são indiscutiveis, mas nessa GeForce 6600GT a diferença não chega a ser grande, essa e a minha opinião.

É serio mesmo que você não ve o efeito shimmering e moire? eu tenho visto nas lans (6600 e 6200) que vou e muitos outros até postaram screens com esse problema que não é difícil de perceber.

Apesar que já vi relatos de donos de 6x00 que nunca tiveram esse problema, seria um defeito de hardware em algumas placas premiadas?, as da Lan house que vou teve esse azar em todas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Robson R.S@10 de outubro de 2005, 17:38

...Fiz um teste no Texture Filtering do 3DMark 2003, nesse programa dar para ver bem a deficiência dos filtros, mas nos jogos não vejo a minima diferencia.

Dá sim, mas depende do jogo, eu só coloquei o 3DMark como exemplo pra vocês verem do que se trata, mas em jogos no estilo do Mafia, que possui cenário bem aberto, podemos ver claramente mesmo enquanto estamos nos movimentando rapidamente.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É serio mesmo que você não ve o efeito shimmering e moire? eu tenho visto nas lans (6600 e 6200) que vou e muitos outros até postaram screens com esse problema que não é difícil de perceber.

Estou jogando jogos tipo UT2004,Act of War, os demo de F.E.A.R,o demo King Kong etc..., não vejo o defeito, so no jogo call of duty II que da para ver bem, Mesmo colocando o A.A ou Filtragem Anisotrópica no maximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por marin_scp13@10 de outubro de 2005, 17:46

eu já notei esse defeito na minha GF6600 a muito tempo... por isso mesmo eu nunca ativei o Filtro Anisotrópico da minha placa... porém a qualidade dos filtros AA eu num tenho porque reclamar!

Aí é que está o problema, eu já estava acostumado a jogar com 4xAA e 16xAF vendo tudo bonitinho, agora fica ruim de se acostumar com uma imagem pior.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

realmente a diferença dos Filtros da minha antiga 6600 para a atual 7800GT não foi la essas coisas... mas o Shimering melhorou bastante... apesar de ainda se ver um pouco... o AA da 7800GT só fica melhor com o Transparençy SuperSampling ativado porque o resto ta a mesma porcaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Lerwys, shimmering é o nome dado a um "efeito divisão" que aparece no chão numa linha horizontal quando usamos a filtragem anisotrópica, é como se o filtro só funcionasse até certo ponto e depois dele não atuasse mais, fica difícil de explicar com palavras, mas na verdade, esse problema melhorou com os últimos drivers da nVidia, não sendo mais percebido em vários jogos.

Já o Moire é um efeito que aparece em certas texturas, deixando-as como se várias linhas em forma de meia-lua passassem sobre elas, veja como é o efeito clicando no link abaixo, mas espere carregar toda a página para vê-lo com perfeição:

Efeito Moire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É muito irritante...Eu desisti de ficar com uma 6800nu por causa disto, não conseguia ficar totalmente satisfeito tendo pago 800 reais por uma placa com este problema... :muro: Acabei decidindo voltar pra Ati...

Só compro de novo uma placa Nvidia quando acabarem com este problema... Pra mim qualidade de imagem é muito importante... Tendo as duas Nvidia e Ati performance próxima na maioria das faixas de preço eu prefiro pegar uma Ati que não tem este problema que uma Nvidia...

Pelo que li num artigo a um tempo atras até teria como acabar com isto, eles configuravam os drivers para acabar com isto mas o que se perderia em performance seria bem significativo, por isso acho q a nvidia não acaba totalemente com este "problema", porque não encontrou uma maneira de acabar sem perder muita performance...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os filtros da minha antiga radeon 9500pro eram melhores do que esse da geforce 6800GT. O antialising quando eu ligava em 2x tirava mais serrilhados do que hoje com a minha 6800GT em 2x.

Não gostei também do anisotropico da minha placa. Quando ativo em 8x ele melhora muita coisa , porém ainda fica um rastro meio que rebuscado. é como se eu tivesse com o aniso desligado mais só que com uma "maquiagem". Com a minha 9500pro eu não notava isso.

Eu realmente estou me decepcionando com essa placa e os problemas que ela vem apresentando. já não sei mais fazer , formatei o Pc , troquei varias vezes de drivers. Em alguns jogos o anisotropico simplesmente não aplica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente na minha 6800GT ta dando muitos erros com a aplicação do AF.

Em alguns jogos eu aplico o filtro , mais parece que o filtro só aplica até 3 metros a minha frente , e fica uma linha transparente andando junto comigo quando eu me movimento pelos cenarios. Isso acontece em varios jogos , inclusive no F.E.A.R demo.

Outro problema de imagem que esta ocorrendo aqui que eu pude notar no BF2 e no F.E.A.R demo , mais principalmente no BF2. O cenario no fundo vai aparecendo conforme eu vou chegando perto dele , eu posso notar isso claramente quando uso o caça ou helicoptero. Ao invés do cenario estar todo aberto para ver todo horizonte , ele vai abrindo conforme eu vou chegando perto

No F.E.A.R esse problema ocorre também , mais é quase imperceptivel. Logo no começo quando sai do carro e anda pra direita chegando naquele patio grande , eu vou andando em direção a escada pra descer , e conforme vou chegando perto da grade que tem do lado da escada vou notando que uma "péle" vai dando aparencia e cor a ela.

Esses problemas que gostaria de resolver , mais até agora num consegui nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mad666@13 de novembro de 2005, 01:38

Ainda bem q cancelei a minha compra da 6800 128 megas. Vou pegar uma X800GTO 256 megas pelo mesmo valor. Mas aí é q está: é o shader 3.0??!! não farah falta nesse ano de 2006 q está bem proximo?

acho q agora em 2006 mais para o fim do ano já fará alguma falta... afinal se já estão falando em SM4 o 3 devera começar a ser empregado nos jogos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu li um artigo a uns 3 meses atras se não me engano, mas não lembro aonde por isso não tenho o link, onde eles forçavam atraves de mudanças no driver para acabar com shimmering, e realmente é possivel, mas o que se perdia em performance era muito grande, provavelmente por isso que a Nvidia tenha se resumido a diminuir o shimmering ao invés de elimina-lo, acredito que até agora não foi achado um jeito de acabar com ele sem perder significativamente performance...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tyellbee@13 de novembro de 2005, 23:33

Eu li um artigo a uns 3 meses atras se não me engano, mas não lembro aonde por isso não tenho o link, onde eles forçavam atraves de mudanças no driver para acabar com shimmering, e realmente é possivel, mas o que  se perdia em performance era muito grande, provavelmente por isso que a Nvidia tenha se resumido a diminuir o shimmering ao invés de elimina-lo, acredito que até agora não foi achado um jeito de acabar com ele sem perder significativamente performance...

é... eu li esse artigo... ao q parece a melhora no 81.85 foi boa... sinceramente eu me animo com o trabalho q foi feito nele... e a performance pelo menos aqui em casa deu melhora... ou seja... melhorou o AF, reduziu o Shimmering e ainda aumentou a performance... quem sabe com um pouco mais de trabalho num se consegue acabar com esse problema... eu aposto firme q não demora-ra muito a isso ser resolvido.... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...