Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GeForce 6600GT, Shimmering e Moire


Posts recomendados

Na minha 6800 nu, esse maldito shimerimerda aparece em alguns jogos.

Por exemplo, no seriuous sam 2 ele fica superevidente, penso que a nvidia precisa providenciar urgentemente uma solução, senão...fatalmente muitos irão abandona-la brevemente.

Na verdade não me decepcionei nem um pouco com minha eVGA, é uma ótima placa, possibilitou a habilitação dos pipes adormecidos, tem ótima performance, mas neste caso depois que passei a prestar atenção nos casos dessa praga de ''efeito'', começo a ficar pensativo.....vamos esperar pra ver...drivers novos e eficientes urgentes....!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguí nítida melhora com o uso dos drivers 81.95 modificados que baixei no guru 3d, mas em alguns casos os shimerings ainda aparecem.

no serious sam 2 citados anteriormente esse problema me parece congênito, não tem filtro aquí que resolva, em outros games eles ''praticamente'' desapareceram...mas ainda acho que pode melhorar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A qualidade realmente melhorou nas últimas versões, da série 8. Eu só jogo em alta qualidade, e percebo redução muito grande nesses problemas.

Moirè acredito nunca ser resolvido. Tem problemas demais e acho que a placa não suporta correções, simplesmente... como o Sombra disse, isso já era para ter sido resolvido.

Espero que em jogos a serem lançados, esse efeito desapareça por conta da própria engine do game, pois claramente isso também depende do jogo. UT2004 não tem nenhum desses problemas, e é patrocinado pela nVidia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MDG@01 de dezembro de 2005, 13:44

mad666 .  . . pode comprar tranquilo que é uma baita placa e sinceramente pode ate dar alguma diferença no desempenho mais visualemnte não vi diferença no SM2 p/ o SM3

SM3 está engatinhando, não tire conclusões precipitadas. Há um ano atrás AGP 8x era lenda, hoje em dia faz muita diferença e está se tornando insuficiente, inclusive. Tecnologia é assim, algumas coisas às vezes saem um pouco "al dente" do forno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Neobius concordo. Esta engatinhando e logo mai jogos explorarão esta nova maneira de programação, mas atualmente uma X800GTO manda muito bem em sua tarefa e eu estava apenas querendo garantir que o cara ficasse tranquilo, afinal, as X800 ainda são excelentes, e com ela ele poderá rodar quase tudo no máximo(se o conjunto for bom). Mas como você disse, talvez daqui a vários meses o SM2.0 já se torne realmente ultrapassado . . . Mas até lá tem muita agua . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na realidade não adianta muita coisa a 6600GT poder rodar jogos produzidos especialmente para SM3, porque ela não possui gabarito suficiente para rodá-los bem. Peguem como exemplo o jogo Serious Sam 2 (bem ruinzinho na minha opinião) e ativem o HDR, além dele deixem tudo configurado para o máximo de qualidade e reparem que a fluência do jogo não é nada empolgante. Ou seja, hoje em dia eu penso que tanto faz o cara comprar uma X800GT ou uma 6600GT, pois no final o dono vai ser limitado pela capacidade delas por um dos motivos: ou pela falta de suporte para a tecnologia ou pela falta de poder para fazer uso dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sombra_XXI@01 de dezembro de 2005, 21:09

Na realidade não adianta muita coisa a 6600GT poder rodar jogos produzidos especialmente para SM3, porque ela não possui gabarito suficiente para rodá-los bem. Peguem como exemplo o jogo Serious Sam 2 (bem ruinzinho na minha opinião) e ativem o HDR, além dele deixem tudo configurado para o máximo de qualidade e reparem que a fluência do jogo não é nada empolgante. Ou seja, hoje em dia eu penso que tanto faz o cara comprar uma X800GT ou uma 6600GT, pois no final o dono vai ser limitado pela capacidade delas por um dos motivos: ou pela falta de suporte para a tecnologia ou pela falta de poder para fazer uso dela.

Mas quem sabe a próxima geração de jogos já não vem com uma programação mais elaborada e otimizada do SM3? Essa é minha esperança... se bem que, por outro lado, a 6600Gt já saiu de linha, digamos, nesse exato momento... aí sua tese vira uma triste e cruel realidade :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

DESCOBRÌ.................O jogo citado anteriormente Serious Sam 2, que em minha modesta opinião é graficamente bem elaborado acaba com o shimering e com o moire ativando o HDR,,,,aquí em casa deu certinho, e não tive absurda queda de performance + ou - uns 5 - 8 fps em média, ficou muito bom, rodo sempre acima de 55 fps.....espero que mais títulos tenham o HDR nas opções....adeus bugs gráficos indesejados......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

masss... conseguiram arrumar as falhas de imagem?

putz fiquei decepcionado quando li isso tudo!

to com grana pra comprar uma 6600GT

mas num adianta fala que ela ta fora do mercado num tenho grana para +!!

a diferença por aqui da uns 150R$ eu to com 700... a placa custa 700! :D

mas...

arrumaram?

postem fotos do far cry se possível.

valeu!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dener_silveira@12 de janeiro de 2006, 02:50

masss... conseguiram arrumar as falhas de imagem?

putz fiquei decepcionado quando li isso tudo!

to com grana pra comprar uma 6600GT

mas num adianta fala que ela ta fora do mercado num tenho grana para +!!

a diferença por aqui da uns 150R$ eu to com 700... a placa custa 700! :D

mas...

arrumaram?

postem fotos do far cry se possível.

valeu!

:bandeira:

Não liga para isso não, só aparece quando se usa filtros e não é em todo jogo, o que indica que o problema não é o hardware. Far Cry que eu saiba roda perfeitamente, é só aplicar o patch para os shaders.

Para acabar com o efeito Moiré é só ao invés de usar os filtros disponibilizados pelo driver da nvidia, utilizar o 4x4 disponível via rivatuner, não acaba completamente, mas nos jogos onde ele aparece fica quase imperceptíel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius@13 de janeiro de 2006, 15:30

Alexandre, lembrando que esse tal 4 x 4 samples do Riva detona com o desempenho da maioria dos jogos...

O único problema é este, a qualidade fica muito boa, porém não se tem qualidade sem perda de performance. Ao menos aqui, o efeito Moiré só acontece em jogos antigos, como Serious Sam e GTA3 e GTAVC que são alguns dos que eu jogo. Então o desempenho não cai muito por causa da simplicidade dos jogos.

Mas como eu disse, o problema só acontece quando temos texturas com várias linhas paralelas, e não é em todas. O algorítmo desses filtros da nVidia devem ser algo muito louco mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dener_silveira@12 de janeiro de 2006, 02:50

masss... conseguiram arrumar as falhas de imagem?

putz fiquei decepcionado quando li isso tudo!

to com grana pra comprar uma 6600GT

mas num adianta fala que ela ta fora do mercado num tenho grana para +!!

a diferença por aqui da uns 150R$ eu to com 700... a placa custa 700! :D

mas...

arrumaram?

postem fotos do far cry se possível.

valeu!

:bandeira:

As imagens não tem nada de errado a única ####### que acontece é que quando você habilita o ANISO essas porcarias de efeitos indesejáveis apareciam, logo, se você habilitar o hdr do jogo, beleza, tudo em paz.......o único problema é que se você fizer isso vai ter que ter potência suficiente pra manter os frames......pc X vga, entende?Na 6600GT acho plenamente ''aplicáveis'', você só precisa de um processador forte e boa quantidade de RAM, pra não ter gargalo...agora a vga(6600GT) é competente com certeza......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sandro.Miguel@14 de janeiro de 2006, 22:43

As imagens não tem nada de errado a única ####### que acontece é que quando você habilita o ANISO essas porcarias de efeitos indesejáveis apareciam, logo, se você habilitar o hdr do jogo, beleza, tudo em paz.......o único problema é que se você fizer isso vai ter que ter potência suficiente pra manter os frames......pc X vga, entende?Na 6600GT acho plenamente ''aplicáveis'', você só precisa de um processador forte e boa quantidade de RAM, pra não ter gargalo...agora a vga(6600GT) é competente com certeza......

Cara, só um adendo, nem Far Cry roda bem na 6600GT com o HDR... isso consome tanto desempenho que eu diria ser inaplicável em qualquer jogo. Pois o que temos que descompensar na resolução para ativar esse recurso, torna o jogo muito quadriculado e a precisão à longa distância fica muito ruim, o que é indesejável em qualquer jogo de primeira pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neobius@15 de janeiro de 2006, 00:44

Cara, só um adendo, nem Far Cry roda bem na 6600GT com o HDR... isso consome tanto desempenho que eu diria ser inaplicável em qualquer jogo. Pois o que temos que descompensar na resolução para ativar esse recurso, torna o jogo muito quadriculado e a precisão à longa distância fica muito ruim,  o que é indesejável em qualquer jogo de primeira pessoa.

Por isso que eu citei a questão do processador...não desmerecendo em hipótese alguma seu barton, que detona em muitos aplicativos a geração 64, mas se você usar uma arquitetura mais voltada para aplicações 3D, na cpu, você obterá mais satisfação de sua 6600 gt, é obvio que isso não significa que não haverá quedas consideráveis de frames, por este motivo muitos pagam fortunas por sistemas SLI.

Na realidade, assim como tive que reconhecer que meu T-bred ficou pra trás temos este legado segundo a lei de Moore(a tal dos 18 meses), e isso é barra pra admitir.........No entanto se as exigencias não forem tão consideráveis teremos satisfação com o que conseguimos..mesmo porque ''seu'' nível de desempenho com certeza é mais do que satisfatório...........

Só veja abaixo um pkeno teste disto a que me refiro no far cry, só para referencia...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/sandrodonizeti/far2.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sandro, não vou dar quote senão vai virar uma bagunça... estou me referindo a seu post acima.

Bem, eu já tinha visto esse link do THG, e nem de longe achei minha máquina de ponta e já tinha até postado algo a respeito desse link em outro fórum, porém o link era da mesma bateria de testes mas com outro game... você tem toda a razão no que diz.

O HDR é um recurso quase exclusivamente gráfico, o desempenho perdido com ele habilitado depende quase exclusivamente da placa de vídeo, pois assim como quando aumentamos a resolução e adicionamos filtros, o processador conta muito pouco nisso, já que a quantidade de instruções dadas à placa de vídeo pelo processador permanece quase a mesma. Se alterarmos os detalhes e a física do jogo, ou a inteligência artificial, a queda de desempenho seria mais pronunciada, levando em conta os processadores usados. O chipset e memória também contam, claro, subentende-se que estamos analisando o conjunto. Mas, ao contrário do que você disse, não vi nenhum programa onde meu Athlon XP superasse um Athlon 64 similar... :cry: pelo menos em jogos e benchmarks, mas posso estar errado. Em aplicativos 3D, a plataforma 939 é triste, no sentido mais violento da palavra :aranha:

Corrigindo o que eu havia dito no post anterior, é perfeitamente possível habilitar o HDR e jogar Far Cry em uma resolução boa (1024x768) porém sem filtros, e o visual compensa. Consegui isso após uns ajustes finos aqui, reduzindo bem o anisotrópico (sim, em Far Cry pesa mais que em outros jogos...) e retirando o Anti-aliasing. Melhorei a qualidade do cenário e da vegetação pelo editor manual. O jogo roda 100% do tempo acima de 40 FPS, o que é satisfatório para mim.

Abraços! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...