Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DDR, SDRAM, DIMM


Rafael Coelho

Posts recomendados

Os pentes SIMM de 72 vias eram de 32 bits, então todos os processadores pentium ou superiores, que usavam barramento de 64bits, necessitavam que esses pentes fossem usados aos pares. 2 pentes= 1banco.

Basta que a memória tenha chips de um lado apenas, aí ela será "single bank".

Olá Rafael Coelho!

É possível perceber isso pela estrutura da memória?

porque utilizo DDR DIMM, e só vejo os "chips" em um dos lados.

Eu que to despirocando ou é isso mesmo?

"Só para citar: Não é adequado chamar um módulo de memória de pente.

Essa expressão "pente de memória" vem lá do tempo da memória SIPP (Single in Line Pin Pakage), coisa que hoje já está extinta." [Jackson]

Então o nome certo é módulo de memória?

Hum... aproveitando...

Somente a partir da DDR que foi possível fazer Dual Channel?

Ou aquilo de se usar duas EDO também era um "dual channel"?

Ah sim! Posso fazer dois dual channels na placa-mãe?

Usando dois pares semelhantes nos 4 slots...?

Existe ganho no desempenho?

Obrigado pessoal expert! hehehe

Att, Chrystiano :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Show :P

Muito bom mesmo, agora ta tudo esclarecido, nunca mais eu pelo memoria "DIMM", agora só peço memoria SDR hehehe

manero se você chegar no lugar é pedir uma memoria Single Data Rate Sincronous Dynamic Random Access Memory Dual Inline Memory Module :ahh:

Ou devo dizer SDRSDRAMDIMM :tantan:

Muito bom o topico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • mês depois...

boa noite a todos, td bem c vocês?

é a minha primeira participação neste forum e desculpa se escrevi fora da linguagem técnica.

to precisando muito da ajuda de vocês.

precisando comprar memoria p/ meu pc, so que não sei, se devo comprar 2 penti de 1gb cada?

se eu colocar 2 penti de 1gb cada, se vai funcionar e rodar normalmente?

e se apenas memorias de 266HMz são compativeis.

ex: se funcionam tb memorias na frequencias de 333 e 400?

minha placa mãe é da PCCPHIS M810D, vou anotar na integra o que diz o manual dela:

Memory Support

Two 184-pin DIMM sockets for DDR memory modelus

Support DDR 266Mhz memory bus

Maximum installed memory is 1GB

Installing Memory Modules

This mainboard accommodes two 184-pin 2.5V unbuffered

Double Data Rate SDRAM (DDR SDRAM) Dual Inline Memory

Modelu (DIMM) sockets, and supports up to 1.0 GB

of 266 MHz DDR SDRAM.

DDR SDRAM is a type of SDRAM that supports data transfers on both edges of each clock cycle (the rising and falling edges), effectively doubling the memory chip's data throughput. DDR SDRAM uses additional power and ground lines and requires 184-pin 2.5V unbuffered DIMM modele.

DIMM can synchronously work 100 MHz or 133 MHz memory bus.

DDR SDRAM provides 1.6 GB/s or 2.1 GB/s data transfer rate

depending on whether the bus is 100 MHz or 133 Mhz.

DDR SDRAM uses additional power and ground lines and requires 184-pin 2.5V unbuffered DIMM module.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite a todos, td bem c vocês?

é a minha primeira participação neste forum e desculpa se escrevi fora da linguagem técnica.

to precisando muito da ajuda de vocês.

precisando comprar memoria p/ meu pc, so que não sei, se devo comprar 2 penti de 1gb cada?

minha placa mãe tem dois slot, eles estãoo um do lado do outro.

os penti q tem disspador e led sao compativeis qto ao espaço, pois os slots estão do lado do outro sem nenhum espaço

duvidas:

se eu colocar 2 penti ddr de 266mhzo de 1gb cada

ou 2 penti ddr de 400mhz de 1gb cada,

se vai funcionar e rodar normalmente?

e se apenas memorias de 266HMz são compativeis.

ex: se funcionam tb memorias na frequencias de 333 e 400?

e se eu posso tb colocar memorias q sao dual channel?

na verdade nao sei o que é e como funciona dual channel.

minha placa mãe é da PCCPHIS M810D, vou anotar na integra o que diz o manual dela:

CPU type

Support onboard AMD Duron processor

Supports 266MHz Front-Side Bus

This mainboard integrantes the SiS740 Northbridge and SiS962L Southbridge chipsets that support DDR 266MHz, Ultra DMA 33/66/100/133 function and remarkably high system performance under all types of sistem operations.

Memory Support

Two 184-pin DIMM sockets for DDR memory modelus

Support DDR 266Mhz memory bus

Maximum installed memory is 1GB

Installing Memory Modules

This mainboard accommodes two 184-pin 2.5V unbuffered

Double Data Rate SDRAM (DDR SDRAM) Dual Inline Memory

Modelu (DIMM) sockets, and supports up to 1.0 GB

of 266 MHz DDR SDRAM.

DDR SDRAM is a type of SDRAM that supports data transfers on both edges of each clock cycle (the rising and falling edges), effectively doubling the memory chip's data throughput. DDR SDRAM uses additional power and ground lines and requires 184-pin 2.5V unbuffered DIMM modele.

DIMM can synchronously work 100 MHz or 133 MHz memory bus.

DDR SDRAM provides 1.6 GB/s or 2.1 GB/s data transfer rate

depending on whether the bus is 100 MHz or 133 Mhz.

DDR SDRAM uses additional power and ground lines and requires 184-pin 2.5V unbuffered DIMM module.

e qual a melhor marca de memoria samsung, corsair e outras p/ minha placa mãe?

segui uns links de memorias q estão sendo vendidas no ML:

(quais as q vão pegar e funcionar normalmente?)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57793840-memoria-1024-ou-1gb-ddr-pc-400-333-266-envio-gratis-_JM

(se eu comprar 2 memorias samsung 266mhz de 1gb cada? se vai funcionar na minha placa pcchips m810d, e se vão funcionar em dual channel? e so servi de 266mhz? ou pega tb as de 333 e 400mhz?)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57553643-memoria-kingston-hyperx-dual-channel-kit-1gb-ddr-400-_JM

(essa é um kit de 2x1gb de 400mhz em dual channel)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56151040-corsair-xms-pro-led-melhor-1gb-kit-ddr-400-mhz-3200-mem-_JM

(essa é kit de 2x1gb de 400mhz em dual channel c/ dissapador e led: minha duvida nesse caso, é se pelo menos é possivel colocar os 2 pentis, pois os slots na placa-mãe pcchips estão um do lado do outro, pela foto q vi, nao tenho certeza se da p colocar os 2pentis).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57584228-_JM

(essa é kit de 2x512mb DDR400)

o que é latencia?

o q tem haver o chipset da pl mae c/ memoria? ex: sis740 - pcchips m810d

SAO MUITAS DUVIDAS.

TO QUASE LOUCO.

MEU PC TA DESLIGANDO POR FALTA DE MEMORIA.

vou FICAR MENSAMENTI AGRADECIDO, COM RETORNOS DE vocês.

OBRIGADO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volverini

Bem vindo ao forum.

Eu tive um problema similar e resolvi aqui. Naõ sou expert no assunto mas vamos ver.

Two 184-pin DIMM sockets for DDR memory modelus

Support DDR 266Mhz memory bus

Maximum installed memory is 1GB

se eu colocar 2 penti ddr de 266mhzo de 1gb cada

ou 2 penti ddr de 400mhz de 1gb cada,

se vai funcionar e rodar normalmente?

e se apenas memorias de 266HMz são compativeis.

ex: se funcionam tb memorias na frequencias de 333 e 400?

Isto significa que a placa aceita somente até 1GB de memória e a mesma deve ser de 266Mhz. As memórias não devem ser misturadas (Samsung, Micron, etc) pois pode dar problemas e não reconhecer um pente.

Se você já possui um pente de 512MB, somente pode colocar outro igual (512MB DDR 266Mhz) e de preferência da mesma marca.

Este link pode te ajudar a escolher e ter uma ideia de preços (é no RJ)

http://www.boadica.com.br/mem_cpu.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:confused:Eu tenho uma grande dúvida que tento solucionar faz tempo...eu possuo uma configuração de micro que inclui uma placa mãe (motherboard) ASUS A7V266-MX e um processador AMD Athlon XP 2200+, 1.792 GHz, sendo que o motherboard possui 2 DDR DIMM "sockets" (slots?) de 184 pin (pinos?) que suportam até 2 GB de non-ECC PC2100/1600 DDR SDRAM DIMMs. Cada DIMM "socket" (slot?) é face dupla. A frequência da memória é de 266 MHz, acho que segundo o manual ("...allows data transfer rates of up to 2.1 GB/s on 266 MHz DDR SDRAM...") O Memory Clock que está presente mostra: DDR 333. O que isto quer dizer?:confused: Este motherboard ainda possui 3 (três) 32-Bit PCI slots e 1 (um) AGP (Accelerated Graphics Port) slot. Este AGP suporta +1.5V AGP 4X cards. A minha memória presente atualmente no micro é de 192 MB + uma memória compartilhada (shared memory) de 64 MB de uma placa de vídeo on-board que quero tirar para ficar com uma memória total de 256 MB (192+64=256MB) e colocar mais uma memória DDR de 1GB no outro DIMM socket (slot?) disponível. Eu possuo ainda um gravador de DVD da LG e um leitor de CD 52X também da LG no micro. Com esta configuração geral do meu micro, qual o modelo e marca da melhor memória DDR (se é DDR SDRAM, DDR2,etc...) de 1GB que devo colocar no segundo socket (slot?) disponível, além da minha 256 MB já existente (já que quero tirar a placa de vídeo de 64 MB on-board...) e, se devo realmente colocar uma memória DDR de 1GB no mínimo, pois quero rodar jogos "pesados" realmente no meu micro, como o Flight Simulator X (2006/2007) da Microsoft, por exemplo, ou DOOM 3 e demais jogos que utilizam o Multiplayer via LAN...Qual a memória mínima para este tipo de processo?!? Uma pergunta final...Que placa de vídeo 3D eu devo comprar (modelo, marca?) para este tipo de processo (jogos "pesados")? Qual a melhor indicação? Será que uma placa de vídeo 3D Nvidia GForce 256MB serviria? Qual a melhor indicação para mim de memória DDR e placa de vídeo 3D para eu obter um bom custo/benefício? Desde já agradeço a atenção...Muito Obrigado!!!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

Amigos, Sou Novo Por Aquim, Portanto Se Eu Der Alguma Mancada PeÇo Desculpas.

Sou Curioso Em InformÁtica, Tenho Uma MÁquina Com Placa MÃe Asus K8v-x.

Tinha 512 Mb De Ram E Comprei Mais Uma Placa Com 1 Gb, Ocorre Que Coloco As Plascas (jÁ Tentei Mudar As PosiÇÕes) E Hora Aparece No Gerenciador De Dispositov 512 Mb, Ora 1 Gb, O Correto NÃo Seria Aparecer 1,5 Gb??

Se AlguÉm Puder Me Ajudar Dizendo O Que Estou Fazendo De Errado Eu AgradeÇo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

anos q n mexo em pc, queria saber ql o clock do meu pczinho velhote

--------[ Overclock ]---------------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades da CPU:

Tipo de processador AMD Sempron 2800+

Alias da CPU Thorton

CPU Stepping A2

(CPUID) Nome da CPU AMD Sempron 2800+

(CPUID) Revisão 000006A0h

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 1999.8 MHz

Multiplicador da CPU 12.0x

CPU FSB 166.7 MHz (original: 166 MHz)

Bus de Memória 200.0 MHz

DRAM:Proporção FSB 6:5

Cachê da CPU:

Código de cache L1 64 KB

Dados de cache L1 [ TRIAL VERSION ]

Cache L2 256 KB (On-Die, Full-Speed)

Propriedades da Placa Mãe:

ID da Placa Mãe 11/01/2004-SiS-741-6A7I8FK9C-00

Nome da Placa Mãe Foxconn K7S741MG-6L / K7S741GXMG-6L (3 PCI, 1 AGP, 2 DDR DIMM, Audio, Video, LAN)

Propriedades do chipset:

Chipset da Placa Mãe SiS 741(GX)

Temporização de Memória 3-4-4-9 (CL-RCD-RP-RAS)

Módulos de Memória SPD:

DIMM1 512 MB PC3200 DDR SDRAM (3.0-4-4-8 @ 200 MHz) (2.5-4-4-7 @ 166 MHz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Amigos, Sou Novo Por Aquim, Portanto Se Eu Der Alguma Mancada PeÇo Desculpas.

Sou Curioso Em InformÁtica, Tenho Uma MÁquina Com Placa MÃe Asus K8v-x.

Tinha 512 Mb De Ram E Comprei Mais Uma Placa Com 1 Gb, Ocorre Que Coloco As Plascas (jÁ Tentei Mudar As PosiÇÕes) E Hora Aparece No Gerenciador De Dispositov 512 Mb, Ora 1 Gb, O Correto NÃo Seria Aparecer 1,5 Gb??

Se AlguÉm Puder Me Ajudar Dizendo O Que Estou Fazendo De Errado Eu AgradeÇo.

Quantos slots de memória possui seu pc?????????

No caso seu, um slot pode não estar funcionando!!!!!!!!!!!!!!!!!!

você ta encaixando certinho as memórias?????????

Tem q ser duas com o mesmo tipo de encaixe e mesma frequencia EX:

(2 memórias DDR ou DDR2)

Qual slot é o seu DDR ou DDR2??????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

nao sei onde postar e fazer perguntas

rsrsrsrs

se nao é aqui me avisem heheh

minha placa-mãe é a PM8M - VMS - 7104VER: 2.B

tenho duas memorias de 256

256 Mb PC 7200

256 Mb PC 3200

me disseram que minhas memorias são 333

nao sei o que e isso

seja lá o que for nao tem + pra vender

tem a 400 ela serve no meu pc ((1.0Gb))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"minha placa-mãe é a '''''PM8M - VMS - 7104VER: 2.B'''''

acho que isso e o modelo né??? é o que esta escrito aqui

mas... a minha memoria é '''333'' ( também nao sei o que e isso rsrsr)"

O "333" é a frequencia em que ela trabalha, supondo que um usuário acrescente memória com uma frequencia superior e considerando que seja essa a velocidade máxima em que a memória pode trabalhar nessa placa mãe, uma memória de frequencia 400MHz (por exemplo), trabalharia a 333MHz, caso seja esse o limite de velocidade.

Quanto aos termos, "DIMM", "SIMM" e "DDR", eles em verdade não dizem o tipo da memória RAM, mas sim o tipo de ENCAPSULAMENTO utilizado pela mesmo.

-SIMM = (Single In Line Pin Package) trata-se do padrão resultado da evolução do encapsulamento SIPP e foi o primeiro a usar um slot (um tipo de encaixe, no caso seria a memória usada na forma como a gente vê hoje, um retangulo fininho hehehe!) e era encontrada com armazenamento de 1MB até 16MB e foi bastante usado em processadores 386 e 486.

-DIMM = (Double In Line Memory Module) trata-se do padrão utilizado que surgiu após o padrão SIMM e por incrível que pareça, pode ser encontrado em até alguns modelos do Pentium 4 (isso antigamente!)

-DDR = (Double Data Rate) atinge taxas de transferencias de dados de duas vezes o ciclo do clock, podendo chegegar a 2,4GB por segundo.

Atualmente há no mercado o DDR2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"eu tenho uma dúvida DDR e DDR2 servem numa mesma placa mãe? ou são específicas pra um e outro modelo?"

--> Postado pelo colega diguhh

Não, um mesmo banco para memória da placa-mãe não serve ao mesmo tempo para DDR e DDR2.

Há placas-mãe (como a minha! hehehe!!!) que possuem bancos para DDR e DDR2 - SÃO SEPARADOS! (dois para DDR e dois para DD2).

Diferença fisica:[/COLOR]

Além disso, a abertura entre os terminais das memórias DDR e DDR2 são diferentes: não se dá para encaixar uma memória DDR em um banco para memória DDR2 e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...