Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC popular chega às lojas na semana que vem

gandalfnho

Posts recomendados

• Membro VIP

A partir da semana que vem, lojas de todo o País devem começar a vender computadores financiados a juros baixos, pelo preço máximo de R$ 1,4 mil, dentro do Programa Cidadão Conectado, conhecido como Computador para Todos. A previsão é do secretário de política de informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Lopes. Segundo ele, a expectativa é vender 500 mil unidades no período de quatro a seis meses.

"Nossa expectativa é que na semana que vem, na pior das hipóteses, na outra semana, já haverá equipamentos certificados à disposição dos consumidores brasileiros que passarão a ter acesso ao computador a partir desse programa de inclusão social do governo", afirmou Lopes, em entrevista à Rádio Nacional AM de Brasília.

Os interessados terão acesso a financiamento facilitado, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Banco do Brasil, por exemplo, já anunciou uma linha para os correntistas, que prevê o financiamento de até R$ 1,2 mil, em 24 meses, com juros de 2% ao mês.

De acordo com o coordenador-geral do Computador para Todos, Sérgio Rosa, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), quem optar por financiamento em 24 meses deverá pagar prestações de cerca de R$ 60. O Ministério da Ciência e Tecnologia já iniciou o credenciamento dos fabricantes que poderão produzir computadores para o programa. Eles terão isenção total de PIS-Cofins.

Na semana passada, o Diário Oficial da União publicou uma portaria com os critérios para o cadastramento. "As empresas que já usufruem dos incentivos da Lei de Informática, que já declararam que cumprem o Processo Produtivo Básico, deverão ser atendidas em até 48 horas, prazo em que deveremos expedir o certificado para que elas possam colocar suas soluções no mercado", disse Marcelo Lopes. Segundo ele, o roteiro para o pedido de credenciamento está disponível no site www.mct.gov.br/sepin.

O ministério também definiu as características mínimas que os computadores deverão ter, tanto em termos de equipamentos quanto de programas. A ideia é que o consumidor leve para casa um micro completo e pronto para ser usado, com sistema operacional e um conjunto de programas livres com 27 aplicativos, como edição de foto, processamento de textos, anti-vírus e navegação na internet.

O computador terá a configuração de um micro convencional, com um monitor de vídeo de 15 polegadas, teclado, mouse, micro processador, CD-ROM, disco flexível de 1,44 MB, memória de 128 MB e fax modem. "O governo se esforçou muito para que não se trabalhasse com computadores de segunda linha", garantiu o coordenador- geral do programa. Segundo ele, no caso da internet, o barateamento do preço de acesso ainda está sendo negociado com os operadores de telefonia e provedores. Ele antecipou que possivelmente serão cobrados R$ 7,50, por 15 horas mensais de acesso discado

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,...-EI4801,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não sabemos que maquina vai ser. Ainda não sabemos se vai rodar linux como o governo queria. Acho que ninguém tem o direito de falar mal por enquanto. 128 MB é mais que suficiente para acessar a internet e usar programas simples. É suficiente para estudantes de computação, que não prescisam de uma super maquina com 1 Giga de RAM para aprender a programar em Pascal.

Muitos estão achando essa ideia ridicula, mas então esta ai o desafio. Montar uma maquina que roda Doom 3 com apenas 1400 reais. Alguém aceita??

As pessoas que nunca tiveram acesso à informatica nem sonham que os pcs top atuais sao capazes do que são. Eu sou testeminha disso. Conheço algumas crianças que até hoje estão deslumbradas com um P166 com 32 de RAM e sem CD-ROM. Além disso vão ser incluidos 27 aplicações opensource, o que por si só já é algo extremamente louvavel.

Link para o comentário

• Membro VIP

esse negocio de pc popular com esse preço para ser usado para se conectar a internet é melhor ficar com o PIC da AMD(185$)

http://50x15.amd.com/pt-BR/

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://50x15.amd.com/img/pic_large2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário

esse negocio de pc popular com esse preço para ser usado para se conectar a internet é melhor ficar com o PIC da AMD(185$)

Imagem postada pelo usuário

Por sinal quem vai produzir isso no Brasil será a FIC, e levará o noe de Fic Conectado

FIC Conectado

EDIT.: Ele custará R$ 850,00My Webpage

É uma boa pedida, principalmente para pequenas empresas e escolas.

Link para o comentário

Na boa...eu acho uma maravilha...sou testemunha disso.

Tinha um PC antes desse, um Celeron 433, com 128MB de ram, e MB Pcchips. Gostava muito dele, até que comprei o meu atual. Dei esse meu PC pra um primo que não tem muitas condições, e o bichinho funciona perfeitamente até hoje. Se vocês vissem a cara de felicidade do moleque...não estariam falando o que estão aí em cima...

Link para o comentário

Postado Originalmente por Fabio Luiz@14 de outubro de 2005, 15:27

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://50x15.amd.com/img/pic_large2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Link para o comentário

Vejam a configuração do Pc conectado

*  Processador + Placa-Mãe: Compatível Intel D315/D320 ou AMD 2200/2400

* Memória RAM: 128 MB

* Disco Rígido: HD 40 GB

* Disco Óptico: CD-Rom 52x

* Disco Flexível: 3 ½” – 1,44 MB

* Fax/Modem: 56 Kbps

* Rede/ Som/ Vídeo * Teclado: ABNT2

* Mouse: 2 botões Gabinete/ Fonte: ATX 300W – 4 portas USB (2 frontais + 2 traseiras)

* Monitor: CRT 15”

PACOTE DE SOFTWARE – 27 APLICATIVOS

* Sistema Operacional

* Editor de Texto

* Planilha Eletrônica

* Software de Apresentação

* Navegador Web

* Anti-Vírus

* Firewall Pessoal

* Cliente Email

* Compactador/ Descompactador

* Gerenciador de Download

* Gerenciador de FTP

* Atualização Automática

* Assinador de Certificados

* Plug-In Java

* Plug-In Flash

* Leitor de Arquivo PDF

* Calculadora

* Cliente Chat

* Mensageiro Instantâneo

* Videoconferência

* Reprodutor Multimídia

* Jogos

* Editor de Áudio

* Editor de Imagem

* Editor de Desenho

* Editor HTML

* Animação 3D.

Bem essa é uma boa config, se pensarmos nos objetivos do programa(ninguém quer possibilitar que se rode Doom 3 por exemplo). Meu micro é inferior a esse(atlon1,2Ghtz, com 128 Mb de memoria e Hd 40Gb), no linux ele da conta do recado com tranquilidade, o uso de memoria não passa de 60 MB e de processador não chega a 50% da capacidade.

Agora, se for pra rodar Win XP ele é meio lento, os pcs virao com Linux, mas nada impede o cara de colocar o Windows.

Link para o comentário

Postado Originalmente por Fabio Luiz@14 de outubro de 2005, 15:27

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://50x15.amd.com/img/pic_large2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Link para o comentário

• Membro VIP
Postado Originalmente por The Brain@17 de outubro de 2005, 00:16

mesmo com processador de 366?

se é para entra na internet e fazer coisas simples que diferença faz?, não é para rodar o windows xp mesmo...

alias pra quem quer ter um computador e não tem muita grana é muito melhor comprar um usado,um duron 1.0 com 256mb de ram se acha por menos de 1000 reais, antes pagar pouco em um pc usado do que pagar 3000 reais em um celeron D(tipo esses positivo) com 128 de memoria e uma placa mãe pc chips :tantan:

Link para o comentário

Postado Originalmente por Fabio Luiz@17 de outubro de 2005, 17:34

se é para entra na internet e fazer coisas simples que diferença faz?, não é para rodar o windows xp mesmo...

alias pra quem quer ter um computador e não tem muita grana é muito melhor comprar um usado,um duron 1.0 com 256mb de ram se acha por menos de 1000 reais, antes pagar pouco em um pc usado do que pagar 3000 reais em um celeron D(tipo esses positivo) com 128 de memoria e uma placa mãe pc chips :tantan:

PC usado é uma boa mesmo. Vamos ver se esse PC (Popular Computer) :bandeira: vai ser bom e barato...

Link para o comentário

Por sinal quem mais vai comprar esses PCs populares serão as micro-empresas, pois terão um PC barato, legalizado e com velocidade suficiente para o seu uso, que é apenas tarefas de escritorio.

Na verdade, programa social do governo não minha opnião, não deve ser distribuir cesta básica ou dinheiro. O PC popular é um grande projeto social acima de tudo, pois é bom para o povo que tem acesso à computadores, a industria de informática (nem que seja só de montagem) do nosso país cresce, gerando empregos (esse é o melhor beneficio social de todos) e é bom para o governo que diminui a necessidade de contrabando, gerando impostos, pois nenguem em sã consciencia, vai contrabandear um computador dessa configuração, pois a economia em dinheiro e minima.

Link para o comentário

Bom, eu lembro de especulações sobre esse assunto no começo do ano, mas agora posso afirmar com certeza... MUITA gente está usando esse pseudo programa social para enriquecer às custas do governo e ainda receber palmas de muitas pessoas. Por que eu acho isso ?? Ora, quanto a Intel ou a AMD cobra por um lote de mil processadores ?? Quanto a NVidia ou ATi cobra por um lote de mil placas de vídeo ?? Quanto a ASUS, ABIT, Soltek, DFI ou qualquer outro fabricante de placas mãe cobra por um lote de mil peças ?? Não estou falando de placas ou processadores top de linha, estou falando de qualquer modelo. Agora imagine o preço que cobrariam por uma licitação de QUINHETAS MIL peças ??

Dizer que R$1.400,00 por UM computador é barato, concordo. Realmente é irrisório ( se comparado com os PCs usados por gamers ), mas dependendo da configuração, COM CERTEZA isso passará longe de ser um programa social. Não estamos falando de apenas um computador, são 500.000 !! Os fabricantes não ficam de olho nisso ?? Não dariam um belo de um desconto para vender o seu produto ?? Além do mais, para quê ensinar a pescar se eles ( o governo ) podem dar o peixe e assim continuarem com uma legião de dependentes ?? Ora, por que iriam investir ( supondo que o preço realmente seja próximo ao de custo como manda a cartilha da boa ação social ) SETECENTOS MILHÕES de reais em educação, saúde e outras necessidades básicas da população, se podem dar computadores no lugar ?? O que é mais importante ?? Para muitos a inclusão digital é de fundamental importância, mas pergunte isso à quem não tem o que comer, ou quem tem algum parente doente e não tem hospital para levar. E quem é o público alvo desta campanha ??

Link para o comentário

• Membro VIP

honestamente, acho que a configuraçào é EXCELENTE para a finalidade do computador, dá e sobra.

agora é o seguinte, como um amigo citou, como a demanda de compras com certeza será muito alta, os computadores poderiam sair mais baratos, concordo, mas o problema é que não dá pra comparar os preços com lojas que vendem sem nota fiscal e tudo mais...

com certeza o governo paga impostos sobre essas peças e com certeza alguem irá montar os computadores e infelizmente, quem trabalha para o governo, não costuma cobrar barato não... :bandeira:

mas que eu concordo que pelo volume de vendas, poderia haver um acordo melhor, ah! isso eu concordo :rolleyes:

mas é um grande passo esse "computador popular", pena que não vai ser estão popular assim, não é todo mundo que pode gastar mais de 1Mil reais assim não, mesmo parcelado...

pelo menos já é algo.

um grande abraço e boa sorte pro Brasil. :bandeira:

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

A configuração está ótima para as tarefas a serem realizadas. Ainda mais por vir com Linux, que tende a ser mais leve e rápido.

Agora imagine o preço que cobrariam por uma licitação de QUINHETAS MIL peças ??

É o governo quem vai comprar as peças ou os próprios fabricantes? Caso sejam os fabricantes, acho que cada um vai pegar menos de 500mil né? Não sei se esta previsão do governo está superestimada...

Pra quem acha que consegue fazer mais barato

Estas peças não são compradas em uma loja ou depósito de hardware "alternativo", aqui ou no exterior. Impostos amigos, impostos...

Ora, por que iriam investir ( supondo que o preço realmente seja próximo ao de custo como manda a cartilha da boa ação social ) SETECENTOS MILHÕES de reais em educação, saúde e outras necessidades básicas da população, se podem dar computadores no lugar ?? O que é mais importante ?? Para muitos a inclusão digital é de fundamental importância, mas pergunte isso à quem não tem o que comer, ou quem tem algum parente doente e não tem hospital para levar. E quem é o público alvo desta campanha ??

Sem chance. Se isto fosse destinado a qualquer necessidade básica da população o dinheiro some antes. Não ía adiantar nada. Isso sempre acontece, aliás eu não sei se vai acontecer aqui também. Sempre tem um bando de filho da p*** que não aprendeu que roubar é uma coisa que não se faz. Sempre tem um merdin** de político ou funcionário público que não aprendeu que não se mete a mão no que não é seu, no caso o dinheiro do povo. Sinceramente, agora penso que o Brasil não tem mais futuro com tanta corrupção. O dia que os políticos forem honestos (pelo menos eles) acho que vou estar voando pelo céu montado no Cavalo de Fogo!! huahauhauhau, viajei nessa hein gente :P:tantan:

mas é um grande passo esse "computador popular", pena que não vai ser estão popular assim, não é todo mundo que pode gastar mais de 1Mil reais assim não, mesmo parcelado...

Concordo

Falou gente

Link para o comentário

Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@03 de novembro de 2005, 20:30

É o governo quem vai comprar as peças ou os próprios fabricantes? Caso sejam os fabricantes, acho que cada um vai pegar menos de 500mil né? Não sei se esta previsão do governo está superestimada...

Pra quem acha que consegue fazer mais barato

Estas peças não são compradas em uma loja ou depósito de hardware "alternativo", aqui ou no exterior. Impostos amigos, impostos...

Quem falou em "pagar 500 mil" ?!?!? Eu disse quinhentas mil PEÇAS ( entenda por "peças", computadores ). Eu quis dizer quinhentos mil computadores, não quinhentos mil reais...

Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@03 de novembro de 2005, 20:30

Sem chance. Se isto fosse destinado a qualquer necessidade básica da população o dinheiro some antes. Não ía adiantar nada. Isso sempre acontece, aliás eu não sei se vai acontecer aqui também. Sempre tem um bando de filho da p*** que não aprendeu que roubar é uma coisa que não se faz. Sempre tem um merdin** de político ou funcionário público que não aprendeu que não se mete a mão no que não é seu, no caso o dinheiro do povo. Sinceramente, agora penso que o Brasil não tem mais futuro com tanta corrupção. O dia que os políticos forem honestos (pelo menos eles) acho que vou estar voando pelo céu montado no Cavalo de Fogo!! huahauhauhau, viajei nessa hein gente  :P  :tantan:

Concordo

Falou gente

Realmente, viajou longe !! Você mesmo disse que se fosse destinado a qualquer necessidade básica da população o dinheiro some antes. Imagina em uma coisa que não é necessidade básica da população...

Link para o comentário

Quem falou em "pagar 500 mil" ?!?!? Eu disse quinhentas mil PEÇAS ( entenda por "peças", computadores ). Eu quis dizer quinhentos mil computadores, não quinhentos mil reais...

:blink: Realmente, quem falou nisso? :looka: Eu que não fui. Eu disse PEGAR 500 mil peças... PEGAR... :ZZZ:

Realmente, viajou longe !! Você mesmo disse que se fosse destinado a qualquer necessidade básica da população o dinheiro some antes. Imagina em uma coisa que não é necessidade básica da população...

É, Satoru, acho que tu ainda não entendeu que no Brasil o dinheiro some antes de chegar no destino. Neste caso não importa muito o destino primário do dinheiro, que no caso seriam os computadores, pois mesmo sendo pra saúde é sabido que o desvio ocorre. Mas, sim, a melhor aplicação seria ainda na saúde ou outros fins de extrema necessidade.

Não sei se vocês perecberam, mas pelo que nós pagamos de imposto aos governos, o país teria umas três vezes mais fundos pra investir se a corrupção não fosse tão deslavada, pois deixar de existir por completo é uma utopia. A cada dia é criado um imposto novo para arrecadar verbas para tal função, coisa que outros trinta e trs outros impostos anteriores também fazem.

Vou fugir do tópico aqui, mas já vou terminar. Imposto X criado pra pagar a custo de manutenção de Estradas. Ocorre o desvio. O que sobra não dá pra realizar a manutenção. É criado o Imposto Y para arrecadar o montante que falta. Novo desvio. Mais um imposto é criado, desta vez para "ampliar" a capacidade desta secretaria de manutenção. Depois de um tempo é feito um "reajuste" no valor do imposto, sobretaxando-o, pois a inflação está alta... Então está pagando-se duas vezes um imposto que nem deveria exixtir, mas tudo bem... é pra melhorar... Logo é aprovada uma lei de benefícios e afins para os deputados e mais um bando de sem-vergonhas, que comem, bebem e vomitam a vontade, pois o artigo Z de tal lugar diz que eles podem utilizar os recursos da secretária de obras e bla bla bla... Vai lá mais um imposto desta vez o imposto W disfarçado pra tapar a pouca vergonha da maioria dos políticos do país.

Façam a conta e no final irão ver que estamos pagando vários imposto pra mesma finalidade. Tudo acaba em P-I-Z-Z-A, sempre...

Falou gente B)

Link para o comentário

Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@05 de novembro de 2005, 16:47

:blink:  Realmente, quem falou nisso?  :looka:  Eu que não fui. Eu disse PEGAR 500 mil peças... PEGAR...  :ZZZ:

É, Satoru, acho que tu ainda não entendeu que no Brasil o dinheiro some antes de chegar no destino. Neste caso não importa muito o destino primário do dinheiro, que no caso seriam os computadores, pois mesmo sendo pra saúde é sabido que o desvio ocorre. Mas, sim, a melhor aplicação seria ainda na saúde ou outros fins de extrema necessidade.

Sim, realmente eu li errado e agora entendi o que quis dizer. Mas se o governo pegar um punhado de peças de um fabricante, um outro de outro fabricante, é muita burrice, pois como eu mesmo disse, se comprando mil já ganha desconto, imagina quinhentas mil peças.

Eu não entendi que no Brasil o dinheiro some antes de chegar no destino ?!?!?! Hum... releia o meu primeiro post...

Link para o comentário

ONDE ACHAR O PIC PARA VENDER ? O PIC é uma boa opção também para bibliotecas e escolas públicas. 128mb de ram é mesmo pouco mas fazer o que ? eles querem reduzir ao máximo o custo. Esse drive de disquete poderia cair fora para reduzir ainda mais. LINUX TEM 1 VÍRUS E EU NÃO CONHEÇO NENHUM ANTI-VÍRUS PARA LINUX(TALVEZ EXISTA EU NÃO CONHEÇO) ENTÃO ISSO PARECE MOSTRAR QUE O MICRO RODARÁ WINDOWS TALVEZ O WINDOWS STARTER EDITION ???????

PACOTE DE SOFTWARE – 27 APLICATIVOS

* Sistema Operacional

* Editor de Texto

* Planilha Eletrônica

* Software de Apresentação

* Navegador Web

* Anti-Vírus

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...