Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Postem aqui seus circuitos!


Posts recomendados

Boas aqui vai um pequeno projecto para detectar eletricidade estatica...

CONSTRUCTION HINTS

Warning: don't connect the battery until you are SURE you've hooked everything up exactly right. It's possible to burn out the FET or the LED if they are connected incorrectly. Don't let the transistor's wires bump together even briefly, or it will flash the LED and burn it out.

NOTE: Don't ever connect any LED directly to a 9-volt battery, it will burn out the LED. Without the transistor to limit the current, a bare LED needs a 1000-ohm resistor wired in series if connected to the 9-volt battery.

Warning: Avoid touching the Gate wire of the FET. Any small sparks jumping from your finger to the Gate wire can damage the transistor internally.

QUICK INSTRUCTIONS:

Use three clipleads. Bend the Gate wire of the FET upwards (see the small diagram above to see which lead is the Gate, or check the diagram on the cardboard of the Radio Shack FET.) The Gate acts as an antenna, so leave it unconnected. Use one cliplead to connect the middle transistor lead to the red positive lead for the 9V battery clip. Connect the remaining transistor lead to the positive lead of the LED (the longer LED lead is usually the positive one.) Connect the LED's remaining lead (the negative one) to the black negative lead for the 9V battery clip. Check all connections twice, then carefully connect the 9V battery to the battery clip. The LED should light up. If the LED remains dark, try lighting it up by waving a charged plastic pen or ruler near the gate lead (charge it by rubbing it on hair.)

The 1-meg resistor helps protect the FET from being harmed by any accidental sparks to its Gate lead. The circuit will work fine without this resistor. Just don't intentionally "zap" the Gate fire with a charged object or your charged finger.

To test the circuit, charge up a pen or a comb on your hair, then wave it close to the little "antenna" wire. The LED should go dark. When you remove the electrified pen or comb, the LED should light up again.

IF IT DOESN'T WORK, the humidity might be too high. Or, your LED might be wired backwards, or the transistor is connected wrong, or maybe your transistor is burned out. Make sure that the transistor is connected similar to the little drawing above. Also, if the polarity of the LED is reversed, the LED will not light up. Try changing the connections to your LED to reverse their order, then connect the battery and test the circuit again. If you suspect that humidity is very high, test this by rubbing a balloon or a plastic object upon your arm. If the balloon does not attract your arm hairs, humidity is too high.

post-63271-13884907852097_thumb.jpg

post-63271-13884907853413_thumb.gif

post-63271-13884907853503_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por kirkie@04 de março de 2006, 14:07

Boas! Antes de mais uma breve explicação sobre este topico...

estou a criar este topico para servir como uma especie de arquivo de projectos já concluidos com os respectivos esquemas, pcb , layouts , e uma breve explicaçao do mesmo quando possivel , para poderem ser construidos por qualquer um... O objectivo é ciar uma pequena biblioteca onde qualquer pessoa desde hobbista , iniciante , intermedio , e profissional possa ter acesso a estes projectos. Os projectos podem ser desde projectos já aqui debatidos no forum , Projectos encontrados na internet ou até mesmo obtidos através de revista e livros... Enfim todo o tipo de projecto de preferência o mais completo possivel (Esquemas, pcb , layouts , etc..) não se esqueçam que o objectivo é estar ao alcançe de todos... Espero que apoiem esta iniciativa...

1º- Repelente eletrônico para atrai peixes. Um projecto engraçado, Quando tiver tempo vou tentar monta-lo. (projecto retirado da internet, não me pergutem onde poque tambem já não me lembro!)

2º- Transmissor espiao fm de alta sensiblidade. Mais um daqueles projectos bastante util para quem quer apenas se divertir. (projecto retirado da internet, não me pergutem onde poque tambem já não me lembro!)

3º- Potente transmissor de fm. Projecto bastante util para todos os radio-amadores. (projecto retirado da internet, não me pergutem onde poque tambem já não me lembro!)

Este topico é dedicado a todos aqueles que se tem disponibilizado ajudar no forum quem precisa!! Um agradecimento especial ao nico que tem-me ajudado desde que conheci este forum.OBRIGADO!

esse chama peixe tem com fazer com transistor :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

olá amigo.. tem como você me consegui um esquema de um radio controle RF ?

Receptor e controle com apenas 1 ou 2 dois canais ??? é pre mim fazer um motor pra enchaviar minha porta do quarto!

e o outro é pra acender a luz da tranca..

desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fonte alimentaçao sem transformador

Pode ser usado para 12 ou 5V

12v - LM2595T-12

5V - LM2595T-5

ATENÇAO : Este circuito não tem isolamento da rede logo pode ser perigoso.

Só deve ser usado em condiçoes especiais .

Tem que ser corajoso pra usar uma fonte com "rabo quente" ... no maximo como carregador de baterias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tem uns projetos bem interessantes abaixo:

Esse é de controle de um lcd usando pic 16f84a

Esse é de como usar um 555 para fazer um led pisar(bom pra casemod)

Esse é um repelente ultrasônico

Aqui também tem outro projeto com pic e que também tem a função de piscar os leds

E também o arquivo em asm:

;*******************************************************************************

; Programa: pisca led no Portb

; arquivo: ledxt.asm

;*******************************************************************************

list p=16f84

;

include "P16F84.INC"

;

__config _CP_OFF & _PWRTE_ON & _WDT_OFF & _XT_OSC

;*******************************************************************************

; area de declaracao de equ

;*******************************************************************************

led1 equ 0 ;determina saida para o led

led2 equ 7

;*******************************************************************************

; vetor do reset

;*******************************************************************************

org 0h ;endereco do vetor do reset

goto start ;vai para o inicio do programa

;*******************************************************************************

; Area de subrotinas

;*******************************************************************************

; delay (utiliza TMR0 sem habilitar interrupcao)

;*******************************************************************************

delay: clrf TMR0 ;zera TMR0

movlw 0ffh ;valor maximo do TMR0

xorwf TMR0,W ;compara W com TMR0

btfss STATUS,Z ;se igual finaliza funcao

goto $-3 ;senao repete o ciclo

return

;*******************************************************************************

; segmento de inicializacao

;*******************************************************************************

start: bsf STATUS,RP0 ;ativa Bank1

movlw 0xc7 ;configura o registro option habilitando

movwf OPTION_REG ;timer0 com prescaler 1:256

clrf TRISB ;configura PORTB como saida (todos os bits)

bcf STATUS,RP0 ;ativa Bank0

;*******************************************************************************

; segmento principal

;*******************************************************************************

movlw 0 ;inicializa PORTB

movwf PORTB

loop: bsf PORTB,led1

bcf PORTB,led2

call delay

call delay

call delay

bcf PORTB,led1

bsf PORTB,led2

call delay

call delay

btfss PORTA,0

goto loop ;repete o ciclo

btfsc PORTA,0

goto $ - 1

goto loop

;*******************************************************************************

end

;*******************************************************************************

Por enquanto é só.

post-7208-13884915507127_thumb.gif

post-7208-13884915507404_thumb.gif

post-7208-13884915509514_thumb.gif

post-7208-13884915539616_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

tem algum esquema de adaptador para ligar o pc na televisao na entrada de video Rca? queria gastar tempo e um pouco dos componentes que tenho aqui em casa, de resto de aparelhos. e p ligar meu pc velho que usa uma PV trident daquelas de 1Mb.

Valeu galera do clube

tem e já foi postado...

dá uma procuradinha aí q você acha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá Pessoal!

Preciso de uma ajuda :help: em uma coisa que, talvez, para quem entende de eletrônica seja fácil:

trabalho com telemensagens e uma das minhas dificuldades é adaptar meus aparelhos para enviar som através do computador.

Usei um transformador certa feita, que já me venderam montado, lacrado com massa poly :ahh: , me impedindo de ver as suas características e funciona muito bem.

Agora queria eliminar este transformador, construindo um circuito com componentes, mas estou tendo muita dificuldade. :stupid:

Agradeceria imensamente se pudessem me dar esta ajuda, me indicando o caminho das pedras!

Desde já o meu muito obrigado a todos :bandeira: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal do ch,estou montando uma bobinadeira para captador de guitarras e no meu "distribuidor" de espiras preciso de um circuito que faça a inversão de sentido da rotação do motor de passo(no fim de curso) através de sensores opticos(2 de preferência)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...