Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com ubuntu


mog

Posts recomendados

Comprei a revista pc master de outubro e com ela o ubuntu em 1 cd. Instalei o sistema mas ele não pediu uma senha para root. Para ajudar o sistema reconheceu meu mouse errado (ele é serial "/dev/ttyS0"), então descobri q para algumas coisas (aptitude, sudo) eu poderia fornecer a senha do usuário, mas outras (logar como root em um terminal "ctrl+alt+f6", su) precisava da senha do root. Como faço para colocar uma senha para o root nesse caso? No kurumim existe um script para fazer isso.

Sobre o mouse, editei o arquivo de configuração mas agora ele leva uns 20 segundos para começar a funcionar (o mouse fica travado nesse tempo e depois funciona normalmente). Alguém já teve um problema parecido?

Sem o root eu editava as configurações com ajuda do kurumim e..., mexe aqui e ali, o sistema não inicia mais :P Então vou reinstalar hoje a noite, então, caso alguém saiba como colocar a senha para root na instalação me informe, por favor!

Falou pessoal :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para segurança o Ubuntu não define uma senha root e impede que você use a conta root... para poder mudar isso tem duas opções: você pode iniciar o Ubuntu no modo recovery escolhido no menu do Grub logo na inicialização que ele loga direto como root... então é só definir uma senha com o comando passwd... segundo você pode rodar o terminal em modo root (aquele do menu do Gnome) e definir uma senha root do mesmo jeito que o acima... passwd... depois você tem que configurar o GDM para permitir que o root logue no X...

Pronto...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para segurança o Ubuntu não define uma senha root e impede que você use a conta root...

Isso me lembra até um certo referendo... <_<

Então para logar como root basta usar o "modo recovery"? Eu pensei q ele iria me pedir a senha do root, então nem entrei nele!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modo recovery não nada mais do que o modo sigle... ou seja, mono-usuario... só o root pode logar nele e mais niguem... é usado para manutenção e varios serviços são desativados... lá você pode definir sua senha root... não é para usa-lo no cotidiano...

Use: passwd...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modo recovery não nada mais do que o modo sigle... ou seja, mono-usuario... só o root pode logar nele e mais niguem... é usado para manutenção e varios serviços são desativados... lá você pode definir sua senha root... não é para usa-lo no cotidiano...

Use: passwd...

Ok! Agora eu posso usar o root!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema do mouse resolvido. Até usar o ubuntu nunca tive problemas com o protocolo "auto" na configuração do mouse então sempre usei ele, mas usando no ubuntu o mouse demora uns 20 segundos para "acordar"(é um mouse serial e testei no k6-II e no sempron 2600+), mas usando o protocolo "microsoft" não tem problema. Já tirei o ubuntu do computador, é uma distro muito "chata" pra mim <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e como configuro o gdm para usar a semha root?

Existe um atalho para configurar o gdm (mas eu não lembro o nome), se não achar rode o gdmsetup, lá existe uma opção para permitir q o root efetue login.

o kernel dele pode ser compilado igual ao do debian? os reposórios do debian podem ser incluídos nele?

Não sei... Normalmente eu baixo o kernel do www.linux.org.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...