Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubuntu 5.10 - "The Breezy Badger"


Gregori

Posts recomendados

Foi lançado há poucas horas a nova versão do Ubuntu Linux - 5.10 "The Breezy Badger".

Quem testou as versões de teste do Breezy viram que já estavam muito estáveis, a versão Final deve estar ainda melhor.

Novidades:

Desktop

* GNOME 2.12.1

* OpenOffice.org 2.0 beta 2

* X.org 6.8.2 with wider hardware support

* An enhanced tool for easily installing new applications

* A new tool which makes it easy to install support for multiple languages (Language Selector)

* Editable GNOME menus

* Applications are now linked into the Launchpad infrastructure (new entries on the Help menus for translation and support)

* Support for writing audio CDs (Serpentine)

* Graphical startup process with progress bar (USplash)

* New documentation (Ubuntu 5.10 Quick Tour and Ubuntu 5.10 FAQ Guide)

* Language packs with updates from the Rosetta translation platform,

* GCC 4.0.1

* glibc 2.3.5

* New early userspace infrastructure based on initramfs-tools

* More modular X.org packaging

* Python 2.4.2

* Linux 2.6.12.6 with many updated drivers from third parties

* Further enhancements to laptop support

* HP all-in-one printer/scanner devices are supported out of the box

* Bluetooth input devices (such as keyboards and mice) are supported out of the box

* Multiple audio devices are handled more gracefully (and one can easily select the default device)

Server

*Kernel support for cluster filesystems (OCFS2 and GFS)

* Plone 2.1 & Zope 2.8.1

* PHP5

* Support for automatic storage allocation into LVM volumes

* Built-in thin client functionality produced in cooperation with the LTSP project (http://wiki.ubuntu.com/ThinClientHowto)

*Simple NFS root setup with automatic hardware detection through initramfs-tools

* Support for up to 4 gigabytes of RAM by default on 32-bit architectures

Download

http://www.ubuntu.com/download/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mr Burns@13 de outubro de 2005, 21:13

Uma pergunta: No Debian, eu não preciso mexer em nada que o meu APT-GET atualiza o sistema sozinho. Agora no Ubuntu rola isso? Tipo, no Debian quando sai um novo stable, meu stable pega os pacotes do novo stable e atualiza o sistema.

No Ubuntu como é? Tem isso?  :help:

Mr Burns,

No Ubuntu é só você trocar as fontes do apt-get e atualizar o sistema.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mr Burns@14 de outubro de 2005, 22:13

Ah beleza! Tranquilo. E será que já fica tudo do jeito do 5.10 mesmo? Tipo, bootsplash, coisa e tal... É que tem um amigo meu que está com o 5.04 e está querendo fazer upgrade para o 5.10...

Na lista de discussão do Ubuntu, algumas pessoas fizeram o "dist-upgrade" e disseram que tudo funcionou perfeitamente.

Eu particularmente não posso falar, pois fiz uma instalação nova.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu baixei o ubuntu e estava aqui dando um look nele. Gostei d uma coisa<também acho q foi a unica>, ele configurou a internet sozinho, foi so abrir o konqueror e abrir o site q eu quisesse, mas não consegui botar UM icone no desktop, abrindo alguma pasta os icones nelas são ENORMES...######, tem como mudar isso? Ta muito feio assim. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Sigil@15 de outubro de 2005, 12:08

Eu baixei o ubuntu e estava aqui dando um look nele. Gostei d uma coisa<também acho q foi a unica>, ele configurou a internet sozinho, foi so abrir o konqueror e abrir o site q eu quisesse, mas não consegui botar UM icone no desktop, abrindo alguma pasta os icones nelas são ENORMES...######, tem como mudar isso? Ta muito feio assim. =/

No Kcontrol, na sessão Aparência há como você alterar o tamanho dos ícones. Agora em relação aos ícones do desktop não sei como ajudar.

Cheguei a testar o Ubuntu 5.04 e até que não me decepcionei muito, tirando a parte que ele não traz o KDE. Eu preferiria usar o Debian puro, mas empaco logo na conexão a Internet (aquela velha história: conecta mas não navega). O estranho é que no Ubuntu o pppoeconf só foi executado uma única vez e a conexão é efetuada sem problemas. Já não posso dizer o mesmo do Debian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

mais um adepto chegando... fiquei umas semanas sem acessar ao forum... ai instalei o tal ubuntu hoje... vortei aqui e tá todo mundo usando ele também...

por isso que adoro eese lugar... bem eclético não? agora uma dúvida de verdade... como vocês configuraram firewall nele?!

eu na dúvida... meio perdido no gnome ainda... copiei meu script do debian e dei um update-rc /etc/init.d/firewall default no terminal...

mas achei isso muita gambiarra...uma distro ajeitada como esta deve ter uma ferramenta própria pra isso não?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa... o ubuntu é muito espetacular e gnome o melhor desktop do mundo...

e quanto ao firewall, sei la, eu vim direto do windows, e o linux me deixou com aquela sensação de imortalidade, então nem botei firewall, e, aliás, até abri as portas e desativei o firewall do meu modem pra melhorar a velocidade do aMule...

e a minha conexão de internet pelo menos é mais rapida q no windows... e o galeon é o melhor browser de internet q já tocou meu micro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tendo problemas para instalar o meu modem nesta versão. Meu LG LM-I56N (by NetoDragon) funcionou normal na versão anterior. Vou fazer mais tentativas para ver no que dá.

T+

ps.: O funcionar normal não foi exatamente assim. Estou com problemas com o meu modem, ele só acessa a internet se o X não for iniciado, a partir da execução do X (KDE, Gnome, Flux ou outro WM qualquer) ele para na hora. Só em texto por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Roger_2@06 de dezembro de 2005, 00:41

mais um adepto chegando... fiquei umas semanas sem acessar ao forum... ai instalei o tal ubuntu hoje... vortei aqui e tá todo mundo usando ele também...

por isso que adoro eese lugar... bem eclético não? agora uma dúvida de verdade... como vocês configuraram firewall nele?!

eu na dúvida... meio perdido no gnome ainda... copiei meu script do debian e dei um update-rc /etc/init.d/firewall default no terminal...

mas achei isso muita gambiarra...uma distro ajeitada como esta deve ter uma ferramenta própria pra isso não?!

Tem o Firestarter que é bem fácil de configurar o Firewall no Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

instalei o 5.04 ontem... mas já atualizei para o 5.10 durante a madruga... tudo automágico usando essa dica... https://wiki.ubuntu.com/BreezyUpgradeNotes

uma beleza de distro... acho que é a mais profissa que já ví... a documentação deles também é impressionante... simples, atualizada e bem completa...

agora to configurando uns coisa enquanto turbino ele pelo synaptic... ta vindo o firestarter também... valeu a dica! mas só quero ver quando for configurar ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople+07 de dezembro de 2005, 12:11-->
Enquanto isso: eu apanhando do Debian Etch...

Cassiano BH@07 de dezembro de 2005, 16:19

Falando no debian, parece que eles fazem de propósito, fazem a distribuição para os outros implementarem e usar a base debian.

putz... o pior que é verdade... ele é muito robusto e seu gerenciador de pacotes é excepcionalmente bem elaborado e mantido... mas eles pecam nas configuracoes pre-definidas e na falta de ferramentas "automagicas" para os mais leigos...

mas no meu caso 1 ano e pouco de debian sid no desktop me deixou bem a vontade no pinguim... inclusive tem muita coisa que acho mais fácil fazer pelo terminal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...