Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensores danificados? placa-mãe maluca?

Whizzard

Posts recomendados

A configuração do meu pc é a seguinte:

Placa mãe - Asus A7v8x-x :muro:

Processador - Athlon XP 2400+ (2.0)

Cooler: Vcom 39B (dissipador de alumínio cm base de cobre)

Entre outras peças que não vem ao caso...

O caso é o seguinte:

Há muito tempo percebo que meu processador esquenta muito, geralmente em idle ele ficava entre 48~52 e em full ele ficava entre 52~58. Isso no Speed Fan, MBM 5, Everest e Asus Probe, porém na bios ficava por volta de 10 a 15 graus a mais do que nos programas citados :zoio:

Daí ontem resolvi retirar o cooler do processador e dar uma limpada nele assim como na superfície do processador.

Pois bem, tirei um bolo de pueira do dissipador e da fan, depois limpei o processador e coloquei o cooler devolta no pc, encaixei, parafusei, tudo certo.

Quando liguei o computador, no momento em que apareceria alguma coisa na tela ele imediatamente desligou :ahh: aí eu olhei novamente e vi que esqueci de colocar a ram no lugar certo... <_< uffa...

Bom depois de colocar a ram no lugar liguei o pc e fui na bios para ver a temperatura: 45C :angry:

Achei estranho pois acabara de ligar o pc e ele estava aberto, aí resolvi deixar ele parado lá e fiquei vendo a temperatura só subir sendo que o cooler rodava em aproxidamente 3000 rpm que é o seu normal e o gabinete estava aberto... até que chegou aos 60C e aí eu desliguei, verifiquei se não tinha nada atrapalhando o giro da fan, mas não tinha nada de errado. Daí liguei de novo e tentei entrar no windows xp, mas na hora em que ele terminou de carregar o windows o pc desligou sozinho...

Minha placa mãe desliga o pc automáticamente quando a tem peratura do processador chega a 85C ou 95C (configurável na bios) e estava configurado pra 85C, daí pensei que o processador tinha chegado nesse limite. Só que ao ligar o pc novamente e olhar a temperatura pela bios ela estava em 55C e quando cehgou em 60C ele desligou...

Daí esperai um tempo, pois tinha coisas a fazer e fui ligar e olhar de novo, mas dessa vez ele desligou quando marcava 50C na bios..

Consegui fazer um downgrade no processador de 133X15=1999,99 para 133X11=1466 e consegui entrar no windows e logo liguei o programa cpuidle para esfriar o processador que já estava em 54C no Speed Fan.

Agora estou usando o pc como um athlon 1700+ com o cpuidle ligado direto, não posso executar um programa muito pesado como jogos, etc.

Alguém sabe o que está acontecendo e pode me ajudar?

OBS.: Não tinha nenhum sinal de pasta térmica entre o dissipador e o processador. Eu até ia comprar a pasta térmica, porém não deu tempo de fazer isso hoje...

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, parece o Cooler não curtiu sua limpeza. 3000 RPM é o mínimo dos mínimos, em questão de rotação.

Providencie a pasta térmica, e de preferência um cooler. Dica: experimente um cooler de fonte, temporariamente (no meu computador é permanentemente, pois ele esfriou mais que um cooler desenhado para isso...).

Estou lendo suas respostas...

Link para o comentário

Na verdade segundo as especificações meu cooler apesar de ter 3000 rpm, o fluxo de ar dele é de 39 CFM, bem maior do que a maioria que vejo por aí...

Quanto a pasta térmica, eu não pude comprar hoje, mas talvez eu compre amanhã, aí eu falo o resultado aqui.

Quanto ao cooler da fonte, eu pensei nisso a um tempo atrás, porém na fonte que eu tenho em que poderia tirar o cooler, ele é soldado na fonte e daria muito trabalho para retirar e colocar num conector de 3 pinos.

Alguma ideia do por quê que o processador se desliga sem a temperatura chegar aos 85C e por que a temp. da bios é diferente da dos programas?

OBS.: Minha bios está na penúltima versão. (só não está na versão mais recente pois ela ainda é beta...)

Muito obrigado pela ajuda! :joia:

Link para o comentário

Lembrei de um recurso da Asus:

O recurso de CPU Overheating Protection (C.O.P.) evita que o processador danifique por temperatura elevada. Não qual é a temperatura limite, mas com certeza é bem abaixo da Temperatura de Morte (Die Temperature) que, no caso do Athlon XP 2400+, é de 85ºC.

Insisto em dizer que você tem algum problema com o resfriamento do processador. Verifique o dissipador e o cooler (você compra um cooler de fonte por R$10,00, e ele tem a potência de 30CFM).

Valeu!

Link para o comentário

• Membro VIP

Experimente melhorar a ventilação do seu gabinete e de uma lapidada na superficie de cobre do dissipador do seu 39B e use uma boa pasta térmica

como a Artic Silver 5 ou Akasa AK450, mas lembre-se que mesmo o melhor

cooler do mundo vai ter um rendimento mediocre se não houver uma boa

ventilação do gabinete, pois a ventoinha ira jogar ar quante no dissipador.

Em tempo, a rotação da ventoinha do 39B, como a do 21B é de 3000 rpm

dando uma vazão de 39 CFM o que é muito bom, deixe a ventoinha em paz.

Boa sorte em suas decisões

adcarvalho

Link para o comentário

Comprei a pasta térmica e instalei 2 fans, 2 coolers de hd e um exaustor que tinha encomendado antes mesmo desse problema. O problema acabou, voltei ao clock normal e a temperatura até agora não passou de 53C no everest e similiares.

Porém na bios fica por volta de 60C em full...

Muito obrigado pela ajuda. :joia:

Whizz

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...