Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Operando em dual channel!

henriandrade

Posts recomendados

mas se uma memória não estiver especificada como dual channel, e eu comprar 2 pentes e instalá-las, elas trabalharão ou não como dual channel??

Ou seja, o modo dual channel depende somente da capacidade da placa de trabalhar assim ou depende de alguma especificação da memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Digo_updown@16 de outubro de 2005, 11:36

Isso é um pente de 1Gb ou 2 de 512 Mb cada?

Se for um pente só, NÃO.

Se for 2 de 512mb cada, provavelmente já estará em duall-channel.

1gb é um pente!

estou querendo colocar mais um pente de 512 junto com o pente de 1gb!

ambos são ddr400!

Vai ficar dual channel?

Link para o comentário

Postado Originalmente por Portinho+16 de outubro de 2005, 12:28-->
amd trablaha em dual tbem??

Tipo vou comprar um pentium IV, colocar 2 ddr400 de 512.. nos slots certos.. vai ficar 800mhz final?????

1-sim, em algumas placas-mãe socket462 com suporte pra dual e nos A64 com controladora de memoria de 128bits....

2-Não, a freqüência não duplica, o que acontece é q a Taxa de transferencia dobra(teoricamente) ou seja no caso das DDR 400mhz, a taxa vai de 3200mb/s para 6400mb/s, consequentemente as memorias passam a serem acionadas em 128bits em vez de 64bits....

Postado Originalmente por diobsb@16 de outubro de 2005, 12:41

mas se uma memória não estiver especificada como dual channel, e eu comprar 2 pentes e instalá-las, elas trabalharão ou não como dual channel??

Ou seja, o modo dual channel depende somente da capacidade da placa de trabalhar assim ou depende de alguma especificação da memória?

1-se as memos forem do mesmo tamanho, freqüência e latencia provavelmente vão funcionar em dual sem problemas....

2-Depende da arquitetura usada, no caso dos A64 depende da controladora de memoria, no socket 462 depende do chipset usado na placa-mãe, nos Pentiums depende da placa-mãe....

henriandrade@16 de outubro de 2005, 12:44

1gb é um pente!

estou querendo colocar mais um pente de 512 junto com o pente de 1gb!

ambos são ddr400!

Vai ficar dual channel?

Não, só funciona com pentes do mesmo tamanho, freqüência e latencia, em alguns casos dá pra se fazer um "dual" com 3 pentes (RARAS EXCESSÕES)....

Postado Originalmente por diobsb@16 de outubro de 2005, 13:10

putz, que #####, acabei de ver que fiz o pedido da memória errado, peguei 2 de 184 pinos, mas a placa é pra 240. Além de não saber se elas funcionariam em dual channel, elas nem entrariam... que burro

A sua placa-mãe suporta DDR2 (240pins) e não DDR1..... elas até encaixariam, forçando-as, mas queimariam pois a tensão utilizada nas ddr2 é diferente da DDR1...

falou

-Fumiko-

Link para o comentário

Postado Originalmente por henriandrade@17 de outubro de 2005, 16:03

Bom galera, resolvi fazer o teste e colocar o pente de 512ddr400 junto com o pente de 1gbddr400 q eu já tinha na maquina e ela está trabalhando em dual sim!!

Abraços a todos!

Legal, gostaria de saber a taxa de tranferencia em MB/s do seu PC para fazer uma comparação,veja a do meu PC,

se puder poste depois,

OK...

belggf.

post-25151-1388489787065_thumb.jpg

Link para o comentário

Postado Originalmente por belggf@17 de outubro de 2005, 17:34

Legal, gostaria de saber a taxa de tranferencia em MB/s do seu PC para fazer uma comparação,veja a do meu PC,

se puder poste depois,

OK...

belggf.

Assim que eu conseguir o programa, eu posto pra vocês darem uma olhada de como ficou minha maquininha!

Abraços!

Link para o comentário

Postado Originalmente por henriandrade@17 de outubro de 2005, 16:03

Bom galera, resolvi fazer o teste e colocar o pente de 512ddr400 junto com o pente de 1gbddr400 q eu já tinha na maquina e ela está trabalhando em dual sim!!

Abraços a todos!

Tem certeza? difícil hein amigo...

Como você viu que esta em Duall ?

T+

Anderson. :D

Link para o comentário

Citação

Postado Originalmente por belggf@17 de outubro de 2005, 19:51

Everest Home Edition

Link do Clube do Hardware

ou

http://www.lavalys.com/products/download.p...ang=en&pageid=3

belggf.

Obrigado pela informação, mas isso eu sei colega.

Perguntei porque pentes de tamanho diferentes não trabalham em dual channel.

E como o colega disse que o dele tá trabalhando queria ver como ele averigou isso, porque ele tá equivocado.

T+ :joia:

Link para o comentário

Bom, consegui o programa e aqui está o resultado!

Aqui dá pra ver que ele está em dual!

Como eu consegui eu não sei explicar, apenas instalei o outro pente de memoria no local certo!

O pente de 1gb é da marca elixir e o de 512 é da Samsung!

(o meu comp é o que está em negrito!!!)

Abraços!

post-40880-13884897874197_thumb.png

Link para o comentário

Postado Originalmente por henriandrade@17 de outubro de 2005, 20:32

Bom, consegui o programa e aqui está o resultado!

Aqui dá pra ver que ele está em dual!

Como eu consegui eu não sei explicar, apenas instalei o outro pente de memoria no local certo!

O pente de 1gb é da marca elixir e o de 512 é da Samsung!

(o meu comp é o que está em negrito!!!)

Abraços!

Amigo acredito pela sua screen que não está em dual.

Pode ser que sua bios esteja desatualizada ou que as memórias tenham chips dos dois lados e esteja mostrando em dual.

No Everest essa sreen que você passou está mostrando a leitura de memória em 2000Mb/s, isso é muito baixo, se estivesse em Dual teria um desempenho melhor.

Realmente não esta em Dual Channel.

Anderson.

Link para o comentário

Bom, ao ligar o comp e ele fazer a verificação da memoria, logo após ele indica que minha memoria tá trabalhando em duall mode channel!

E com essa tela que eu postei acima, também dá pra ver!

Mas o resultado não ficou nem perto dos comps mais modernos, mas deu uma bela melhorada no eu!!!

Não estou equivocado não, a não ser que meu comp esteja mentindo!! Hehehehe!!

Abraços!

Link para o comentário

Postado Originalmente por adntorres@17 de outubro de 2005, 20:41

Amigo acredito pela sua screen que não está em dual.

Pode ser que sua bios esteja desatualizada ou que as memórias tenham chips dos dois lados e esteja mostrando em dual.

No Everest essa sreen que você passou está mostrando a leitura de memória em 2000Mb/s, isso é muito baixo, se estivesse em Dual teria um desempenho melhor.

Realmente não esta em Dual Channel.

Anderson.

Cara, não foi só o programa que indicou!

O proprio post no teste da memoria indicou dual mode channel!

Como pode estar indicando e não estar operando em dual?

A minha bios é atualizada já!!!

tá meio estranho isso heim!!!

Como faço pra ter certeza?

Link para o comentário

Bom, ao ligar o comp e ele fazer a verificação da memoria, logo após ele indica que minha memoria tá trabalhando em duall mode channel!

E com essa tela que eu postei acima, também dá pra ver!

Mas o resultado não ficou nem perto dos comps mais modernos, mas deu uma bela melhorada no eu!!!

Não estou equivocado não, a não ser que meu comp esteja mentindo!! Hehehehe!!

Abraços!

Legal, percebi que a velocidade de transferencia não foi muito alto, mas isso é devido ao barramento do processador, eu tenho um Sempron 2.6 (1.800 MHz.real) e estava pensando em comprar essa placa Asus A7n8x de luxe por ser dual chanel, mas não tinha visto nehum teste.

Não voce não esta equivocado, agora eu li la relação de testes do EVEREST e vi que o maximo que essa placa conseguiu foi 2450 MB/s, e eu li tambem nesse teste,

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/405

agora tenho certeza de uma olhada nas conclusões do teste,

OK... :joia:

belggf.

Link para o comentário

Postado Originalmente por belggf+17 de outubro de 2005, 21:27-->
Legal, percebi que a velocidade de transferencia não foi muito alto, mas isso é devido ao barramento do processador, eu tenho um Sempron 2.6 (1.800 MHz.real) e estava pensando em comprar essa placa Asus A7n8x de luxe por ser dual chanel, mas não tinha visto nehum teste.

Não voce não esta equivocado, agora eu li la relação de testes do EVEREST e vi que o maximo que essa placa conseguiu foi 2450 MB/s, e eu li tambem nesse teste,

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/405

agora tenho certeza de uma olhada nas conclusões do teste,

Hehehehehe, sim amigo já tinha lido esses teste.

A questão não é essa.

Pentes diferentes em tamanho não vai funcionar em Dual.

E não é porque tá aparecendo no Everest ou na Bios que é certeza que esta em Dual. Eu mesmo tinha uma A7N8X-X com dois pentes de memória Dual side que qaundo abria o Everest tambem informava que estava em Dual, e olha que o chipset da placa mãe nem suporta Duall Channel.

henriandrade@17 de outubro de 2005, 21:31

Cara, não foi só o programa que indicou!

O proprio post no teste da memoria indicou dual mode channel!

Como pode estar indicando e não estar operando em dual?

A minha bios é atualizada já!!!

tá meio estranho isso heim!!!

Como faço pra ter certeza?

Tá estranho mesmo. Tenta atualizar a bios e baixar uma versão mais nova do Everest.

T+

Anderson.

Link para o comentário

Postado Originalmente por adntorres@17 de outubro de 2005, 21:44

Hehehehehe, sim amigo já tinha lido esses teste.

A questão não é essa.

Pentes diferentes em tamanho não vai funcionar em Dual.

E não é porque tá aparecendo no Everest ou na Bios que é certeza que esta em Dual. Eu mesmo tinha uma A7N8X-X com dois pentes de memória Dual side que qaundo abria o Everest tambem informava que estava em Dual, e olha que o chipset da placa mãe nem suporta Duall Channel.

Tá estranho mesmo. Tenta atualizar a bios e baixar uma versão mais nova do Everest.

T+

Anderson.

Conclusões

Medindo a taxa de transferência através dos programas AIDA32 e Sandra, vimos que a taxa de transferência do chipset com a memória RAM depende muito do barramento externo do processador. Em teoria a configuração DDR Dual Channel com memórias DDR400 tem uma taxa de transferência máxima de 6.400 MB/s, mas o Athlon XP 3200+ sequer atingiu 3.200 MB/s, que é a taxa máxima que seu barramento externo é capaz de atingir. Já o Pentium 4 de 3 GHz, por usar um barramento externo capaz de atingir até 6.400 MB/s, usou de forma muito mais eficiente a configuração DDR Dual Channel, atingindo 4.413 MB/s, um uso de 68,95% da banda disponível.

corroborando o dito acima colei isso dessa pagina, por isso acredito que está em dual chanel, sem a taxa de transferencia em MB/s nesses processadores é menor ainda.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/405/7

belggf.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...