Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

USAR GABINETE ABERTO - SEM TAMPA.

israel20rj

Posts recomendados

:-BEER OLÁ! SAUDAÇÕES A TODOS!

ESTOU USANDO MEU PC ABERTO, SEM TAMPA, POIS ACHO QUE ASSIM ELE PEGA A VENTILAÇÃO EXTERNA E O AR AMBIENTE PARA AJUDAR A RESFRIAR O CPU.

MEU processador É UM ATHLON XP 2800 BARTON, ESQUENTA MUITO. EU FICO MUITO INCOMODADO AO SABER QUE O MEU PROCESSADOR ESTÁ COM 53º DE TEMPERATURA, AÍ ENTÃO EU ABRO O GABINETE, E ELE DESCE PARA UNS 50º OU 49º. A TEMPERATURA DA PLACA-MÃE NÃO PASSA DE 45º QUANDO ESTÁ MUITO QUENTE.

EU TINHA UM COOLER DA AVC MUITO RUIM. JÁ TROQUEI E COLOQUEI UM OUTRO MELHOR, COM BASE DE CORBRE, MAS ACHO QUE ISSO AINDA NÃO ADIANTOU, POIS CONTINUO COM AS MESMAS TEMPERATURAS, EXCETO SE EU ABRIR A MÁQUINA E USAR ELA COM O GABINETE ABERTO, PEGANDO VENTILAÇÃO.

PS: SERÁ QUE ISSO PODE PREJUDICAR O PC? QUAL SEIRA A SOLUÇÃO "MAIS BARATA"? POIS JÁ NÃO TENHO MUITO DINHEIRO PARA INVESTIR NO PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo 53º nem é tanto assim, leva-se em conta que você está no Rio, tenho um processador igual ao seu, coloquei um barulhento mas eficiente Tt Volcano 12 nele, não passa de 35º, em dias muito qtes mesmo, chega a 38~40º, mas tem que estar qte pra valer.

quanto usar o gabinete aberto não tem problema não, só toma cuidado se tiver criança pequena por perto e com o pó, que com certeza vai aparecer com maior facilidade.

ABS

Link para o comentário

Cara, se o processador fica abaixo de 60º C não tem porque você fazer isso.

Se passar de 65º C você começa a ter que se preoculpar. Os Athlons aguentam até 80º C (teoricamente).

Observe que a temp. média do gabinete não deve passar dos 42º C, pra garantir a estabilidade.

Dá uma observada no seguinte: seu gabinete deve ser mini-ATX (3 baias): a maior parte dos micros "de loja" é. Bem, nesses gabinetes, a fonte fica bem em cima do processador. Só que muitas fontes não tem ventilação na superfície que fica voltada pro processador, pegando ar pela parede "da frente", que é voltada pras baias de CD-ROM.

Bem, se esse for realmente o seu caso, pode estar aí o seu problema. Resolvê-lo é muito simples e barato, se você tiver acesso a uma furadeira elétrica (uma lima p/ metal também é bom):

- Retire a fonte do gabinete.

- Abra a fonte

- Ferifique que a parede que fica voltada para o processador não possui nenhum componente, é só uma tampa metálica. Meça nessa tampa a área que fica "em cima" do processador, marcando com um lápis.

- Com uma broca de metal, faça furos nessa área. Os furos devem estar próximos, diminuindo assim a superfície de resistência à passagem do ar. Use material de proteção e tenha cuidado, ferramenta não é brinquedo. Tome cuidado pra não entortar a chapa, que é muito fina. A minha solução foi usar uma madeira velha embaixo.

- Use uma lima p/ metal para finalizar o trabalho.

Fiz isso no meu PC sábado passado. A temp. do processador caiu 3º e acabaram os travamentos durante jogos. Muito bom!

Link para o comentário

O seu gabinete é o ATX 4 baias, creio que tem um local p/ colocar um cooler de 80x80 traseiro p/ exaustão de ar. Se eu fosse você tentaria colocar um coler de 80x80 no local no sentido de exaustão(jogando o ar p/ fora do gabinete) e "atenção" tem que cortar a grade de metal do gabinete e, se quiser, colocar uma grelha. Eu fiz um teste e a grade original de metal obstrui + de 80% do ar e no meu caso baixou somente uns 3° no geral(cpu,placa-mãe,hd), depois que cortei a grade de metal baixou 10° no geral(cpu,plca-mãe,hd). Antes a cpu estava em 43°C a 45°C, depois do cooler traseiro 33°C a 35°C.

Link para o comentário

Postado Originalmente por Radian@18 de outubro de 2005, 17:00

Cara, se o processador fica abaixo de 60º C não tem porque você fazer isso.

Se passar de 65º C você começa a ter que se preoculpar. Os Athlons aguentam até 80º C (teoricamente).

Observe que a temp. média do gabinete não deve passar dos 42º C, pra garantir a estabilidade.

Dá uma observada no seguinte: seu gabinete deve ser mini-ATX (3 baias): a maior parte dos micros "de loja" é. Bem, nesses gabinetes, a fonte fica bem em cima do processador. Só que muitas fontes não tem ventilação na superfície que fica voltada pro processador, pegando ar pela parede "da frente", que é voltada pras baias de CD-ROM.

Bem, se esse for realmente o seu caso, pode estar aí o seu problema. Resolvê-lo é muito simples e barato, se você tiver acesso a uma furadeira elétrica (uma lima p/ metal também é bom):

- Retire a fonte do gabinete.

- Abra a fonte

- Ferifique que a parede que fica voltada para o processador não possui nenhum componente, é só uma tampa metálica. Meça nessa tampa a área que fica "em cima" do processador, marcando com um lápis.

- Com uma broca de metal, faça furos nessa área. Os furos devem estar próximos, diminuindo assim a superfície de resistência à passagem do ar. Use material de proteção e tenha cuidado, ferramenta não é brinquedo. Tome cuidado pra não entortar a chapa, que é muito fina. A minha solução foi usar uma madeira velha embaixo.

- Use uma lima p/ metal para finalizar o trabalho.

Fiz isso no meu PC sábado passado. A temp. do processador caiu 3º e acabaram os travamentos durante jogos. Muito bom!

CARA valeu PELA DICA!!

VOU TENTAR FAZER ISSO! AGORA VEJA O SEGUINTE: QUANDO MANDEI ESSA MENSAGEM, ESTAVA VAZENDO UM CALOR INSUPORTÁVEL DE 40ºC AQUI NO RJ. AGORA - 19/10 ESTÁ FAZENDO FRIO, E QUANDO USEI O COMPUTADOR, A TEMPERATURA DO CPU NÃO PASSAVA DE 40ºC - HÁ UMA INFLUNCIA ENORME DA TEMPERATURA AMBIENTE.

Link para o comentário

Postado Originalmente por israel20rj@19 de outubro de 2005, 10:53

CARA valeu PELA DICA!!

VOU TENTAR FAZER ISSO! AGORA VEJA O SEGUINTE: QUANDO MANDEI ESSA MENSAGEM, ESTAVA VAZENDO UM CALOR INSUPORTÁVEL DE 40ºC AQUI NO RJ. AGORA - 19/10 ESTÁ FAZENDO FRIO, E QUANDO USEI O COMPUTADOR, A TEMPERATURA DO CPU NÃO PASSAVA DE 40ºC - HÁ UMA INFLUNCIA ENORME DA TEMPERATURA AMBIENTE.

Realmente há sim um boa influência, mas eu realmente não recomendo usar um PC aberto por causa do pó e até mesmo insetos, sim, insetos. Teve uma migo meu que sem saber criou ums trê aranhas dentro do micro dele, e tinha cada teia... puts, fora o pó que se acumulou, isso sem mencionar o que o colega falou acima, "crianças", pois elas mexem mesmo...

O ideal é você trocar os cabos IDE, FLOPPY DISK, por uns finos (para melhorar a circulação interna de ar), fazer uma limpesa geral, (tirar o dissipador, lavá-lo, trocr a parta térmica, limpar placa-mãe, pente de memória) colocar um fan da frente (em baixo) jogando o ar para dentro, e um outro cooler atrás jogando o ar de dentro para fora. Desta forma vai ficar SHOW !!!

Snake

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...