Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta para Soldar.


Digão AMD

Posts recomendados

Salve galera!!

Meus caros amigos, adquiri hoje uma latinha de PASTA PARA SOLDAR numa loja de eletrônica aqui no centro, mas pra ser sincero, não sei bem como e quando utilizá-la num procedimento de soldagem ou dessoldagem da vida...rss :bored:

Será que alguém que sabe e/ou usa poderia me dar algumas importantes dicas?! :help:

Grato desde já.

Grande Abraço a todos. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo digam AMD

A pasta de solda serve pra evitar a oxidação da suprficie onde se efetuará a solda...

Só q hoje em dia, as soldas já vem com fluxo em seu interior ficando desnecessário o uso de tal pasta, porém eu costumo usá-la pra soldas em chassis e em componentes SMD com soldagem por ar quente q logo eu reutilizo a solda q restou na pci é nenecessário evitar q essa solda oxide quando aquecida, fora isso é...

espero ter podido ajudar...qualquer pergunta...

Abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu caro amigo deley-_-, beleza?! :D:-BEER

Agradeço mesmo pela dica/ajuda!!

Deu pra entender legal o porque usa-la e quando...rss...

De qualquer forma, não sei se já tinha falado, mas consegui adquirir um soprador térmico (Oba! :palmas: ) e no mais, já andei "brincando" um pouco com soldas de componentes SMDs e consegui até dessoldar e soldar novamente um CHIP de um pente de memoria RAM, com "trocentas" mini-perninhas...rss...foi mais fácil e mais rápido do que soldar componentes discretos com ferro de solda...rsss...mas de qualquer forma, isso foi so um teste e uma brincadeira./..e so fiz isso porque o pente estava ruim, SUKATA, então, nem saberia dizer se na "REAL" esse pente funcionaria novamente....(acredito que não) rsss.

De qualquer forma, agora aproveitarei então melhor essa pasta para soldar, quando tiver que "trabalhar" com SMDs e alguns discretos mais "chatinhos". :D

Muito Obrigado mais uma vez.

Grande Abraço. :bandeira:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por digam AMD@18 de outubro de 2005, 18:56

Salve galera!!

Meu caro amigo deley-_-, beleza?! :D  :-BEER

Agradeço mesmo pela dica/ajuda!!

Deu pra entender legal o porque usa-la e quando...rss...

De qualquer forma, não sei se já tinha falado, mas consegui adquirir um soprador térmico (Oba! :palmas: ) e no mais, já andei "brincando" um pouco com soldas de componentes SMDs e consegui até dessoldar e soldar novamente um CHIP de um pente de memoria RAM, com "trocentas" mini-perninhas...rss...foi mais fácil e mais rápido do que soldar componentes discretos com ferro de solda...rsss...mas de qualquer forma, isso foi so um teste e uma brincadeira./..e so fiz isso porque o pente estava ruim, SUKATA, então, nem saberia dizer se na "REAL" esse pente funcionaria novamente....(acredito que não) rsss.

De qualquer forma, agora aproveitarei então melhor essa pasta para soldar, quando tiver que "trabalhar" com SMDs e alguns discretos mais "chatinhos". :D

Muito Obrigado mais uma vez.

Grande Abraço. :bandeira:

é sempre um prazer compartilhar conhecimento com amigos apezar de eu achar q não deve ter te adiantado muito, mas mesmo assim valeu..Abrações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu grande amigo deley-_-, que isso meu amigo...?! :-BEER

Pode ter certeza que me ajudou a entender sim, com certeza, a usar de maneira mais "eficiente" a pasta para soldar!!! :D

Fico contente em saber que pessoas como você, e muitos outros amigos aqui do nosso querido e grande Clube do Hardware nunca me deixão "na mão"!!!! :palmas:

De qualquer forma, saiba(m) que a RECÍPROCA e extremamente VERDADEIRA!!! :palmas: :D:-BEER

Grande Abraço meu(s) amigo(s). :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta de solda serve pra evitar a oxidação da suprficie onde se efetuará a solda...

Só q hoje em dia, as soldas já vem com fluxo em seu interior ficando desnecessário o uso de tal pasta, porém eu costumo usá-la pra soldas em chassis e em componentes SMD com soldagem por ar quente q logo eu reutilizo a solda q restou na pci é nenecessário evitar q essa solda oxide quando aquecida,

Desculpe discordar mas a pasta de solda não serve para evitar que ela oxide, a pasta de solda serve para aderir a liga SnPb ao material. O que nós conhecemos como solda nem é considerada solda, o processo correto se chama brasagem forte, visto que apenas um dos elementos sofrem fusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro cassiano BH..

Além de tec. em eletrônica fiz também Usinagem e Processos de soldagem...

Uma matéria muito interessante sobre soldagem e fisico-química são os "DESOXIDANTES" ai vai uma breve descrissão (desculpa ai amigo digam AMD não ter postado isso antes é q só agora fui achar a apostila o q eu tinha te dito foi o mais importante)...É Q EU não GOSTO DE POSTAR NADA Q EU não TENHA CERTEZA!!!vamos LÁ..

OS DESOXIDANTES:

A operação de soldagem nem sempre é muito fácil, porque as superficies a serem ligadas , mesmo BEM LIMPAS, REAGEM RAPIDAMENTE COM O OXIGNIO do ar, formando uma película de óxidos, q dificulta a aderência da solda.

Os desoxidantes mais conhecidos são certos tipos de ácidos, como o ácido clorídrico e o lático, e sais, como o sal amoníaco. Entretanto, os ácidos NUNCA devem ser usados em PCIs , porquê são muito corrosivos e condutores de eletricidade podendo causar fugas.

Um tipo de desoxidante comum é a pasta para soldar, esse desoxidante é um auxiliar de solda bastante energético, que deve ser usado com ressalva, e nunca em abundância, isto porque mesmo a pasta de soldar é de caráter ácido e disto provém os inconveniente já citados.(Essa pasta além de desoxidar ainda reage com a mistura de chumbo e estanho melhorando a liga) e ainda foma uma película evitando o contato das superfícies com o AR..

Justifica-se o uso de pasta nas soldas em chassis, mas nunca para soldar fios de bubinas de alta frequência e alguns resistores, entretanto para componentes em geral deve-se utilizar o fio de solda q já vem com essas pasta na proporção certa e após a soldagem com este deve-se limpar bem a área com escova e alcool isopropílico afim de eliminar essa pasta da superfície para evitar futuras corrosões.

Deve também se observar os efeitos daninhos da pasta que fazem efeito mesmo em peças q não tiveram sua aplicação direta .Realmente, quando se aquece esta, no instante da soldagem, seus ácidos, ou outros desoxidantes agressivos, volatilizan-se e depositan-se em outras partes da PCI danificando-os e trazendo problemas dos mais diversos..

Essa pasta tem a mesma função do revestimento do elétrodo na soldagem com elétrodo revestido, do Argônio na soldagem Mig/Mag, do CO2 na TIG etc..

Acho q já deve ser mais do que o suficinte para o entendimento e qualquer coisa tamo aí...

Abrações a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deley-_- peço desculpas pela má leitura que fiz de seu comentário. você postou:

A pasta de solda serve pra evitar a oxidação da suprficie onde se efetuará a solda...

Eu li :muro: " para evitar que a solda depois de pronta oxide" você está correto, veja a descrição fornecida pela própria implastec.

"Pasta a base de colofonia (breu) e hidrocarbonetos, usada profissionalmente há um longo tempo para trabalhos de soldagem metálica com soldas a base de misturas eutéticas de Estanho.

Age como fluxo de solda, ativando a ligação metal-metal pela desoxidação das partes a serem unidas. Os resíduos desse processo de desoxidação e solda são totalmente solúveis em álcool etílicol ou isopropílico, sendo este último muito usado no segmento eletro-eletrônico."

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@19 de outubro de 2005, 15:11

deley-_- peço desculpas pela má leitura que fiz de seu comentário. você postou:

Eu li  :muro: " para evitar que a solda depois de pronta oxide" você está correto, veja a descrição fornecida pela própria implastec.

"Pasta a base de colofonia (breu) e hidrocarbonetos, usada profissionalmente há um longo tempo para trabalhos de soldagem metálica com soldas a base de misturas eutéticas de Estanho.

Age como fluxo de solda, ativando a ligação metal-metal pela desoxidação das partes a serem unidas. Os resíduos desse processo de desoxidação e solda são totalmente solúveis em álcool etílicol ou isopropílico, sendo este último muito usado no segmento eletro-eletrônico."

:-BEER

Tranks e desculpa os erros de digitação e de portugus também...

Abração..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meus grandes amigos deley-_- e Cassiano BH, rss...vocês são Feras!! :-BEER

Com essa pequena "discussãozinha" de vocês dois, rss....acabou que muito mais explicação sobre o uso da Pasta para Soldar SURGIU!! :D

Disse "discussãozinha" apenas para dar ênfase, mas por favor, considerem apenas como troca de informações entre vocês mesmos! :-BEER

De qualquer forma, eu, mero aprendiz, fico bastante grato com essa ajuda pessoal! :palmas:

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por digam AMD@18 de outubro de 2005, 18:56

Salve galera!!

Meu caro amigo deley-_-, beleza?! :D  :-BEER

Agradeço mesmo pela dica/ajuda!!

Deu pra entender legal o porque usa-la e quando...rss...

De qualquer forma, não sei se já tinha falado, mas consegui adquirir um soprador térmico (Oba! :palmas: ) e no mais, já andei "brincando" um pouco com soldas de componentes SMDs e consegui até dessoldar e soldar novamente um CHIP de um pente de memoria RAM, com "trocentas" mini-perninhas...rss...foi mais fácil e mais rápido do que soldar componentes discretos com ferro de solda...rsss...mas de qualquer forma, isso foi so um teste e uma brincadeira./..e so fiz isso porque o pente estava ruim, SUKATA, então, nem saberia dizer se na "REAL" esse pente funcionaria novamente....(acredito que não) rsss.

De qualquer forma, agora aproveitarei então melhor essa pasta para soldar, quando tiver que "trabalhar" com SMDs e alguns discretos mais "chatinhos". :D

Muito Obrigado mais uma vez.

Grande Abraço. :bandeira:

Fico fliz por você ter conseguido um desses, eu também tenho um e pode ter certeza q será muito útil, é só você praticar (a prática leva à perfeição..hehe), eu nem sei o q eu seria sem um desses nesse atual crecimento do uso de SMDs..

Aproveito para dar um conselho de aprendiz.. Nunca confie só no seu olho nú... Te digo porque eu enchergo bem pacas, mas mesmo assim uso uma boa lupa de bancada e há defeitos e erros q só com ela eu consigo identificá-los..desconsidere isso se você já usa..valeu..Abrações e qquercoisa tamo ai!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu grande amigo deley-_-, tudo bem meu Caro?! :-BEER

FIque a vontade em materia de me passar dicas, informações, e tudo mais que você considere Útil, até porque além de eu ficar muito contente com a ajuda, COM CERTEZA, terá outros amigos nossos que se sentirão mais seguros, pois todos sabemos, que NINGUÉM NUNCA SABERÁ TUDO! Só DEUS! :palmas: Então, mais uma vez obrigado pela dica ÚTILISSIMA, e no mais, estamos aí também, qualquer coisa é so "gritar"!! :-BEER hehehe

P.S.: Realmente o soprador térmico é muito bom (e perigoso, não podemos esquecer da segurança, tanto pessoal, quanto do ambiente, quando fazemos o uso também deste aparelho), mas de qualquer forma, é sim, com certeza de GRANDE ajuda, principalmente no que se refere a componentes SMDs :ahh: , que não sei na opinião sua e dos demais amigos, é um dos encapsulamentos que mais me "chateiam" na hora de uma troca, rss...mesmo tendo o soprador, pois aí entra justamente o que você falou meu amigo deley-_-, que é realmente necessario o uso de uma LUPA, mesmo pequena, ou de bancada, com luz ou sem, rss, mas como você, gracas a Deus eu também tenho uma visão muito boa, mas sem a LUPA (eu já faço uso há algum tempo, não SEMPRE, mas quando acho necessário ou a PCI é delicada) a coisa fica bem complicada, pois quando pensamos que TUDO está nos seus devidos CONTATOS, é aí que vem depois o questionamento: Ué, eu soldei tudo direitinho e o aparelho não da nem uma luz! rss....nesse caso pode mesmo ser simplesmente uma solda fria ou uma falta de solda! hehehe....

Meu amigo, valeu mesmo pela dica, e fique a vontade em postar mais coisas que você queira compartilhar comigo e todos os amigos do Clube do Hardware! :D

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 12 anos depois...

Boa noite amigo, venho avisar para tomar cuidado com que pasta usar e suas finalidades, recentemente usava uma pasta para solda da (Cobix), essa pasta é condutiva, cuidado, pois o uso da mesma em componentes como Chips de processamento pode danificar os mesmos! Tomei o prejuizo em 3 placas por causa desta pasta! Cuidado!! Antes de usar qualquer pasta pesquise se é condutiva ou não! Espero ter ajudado!

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-945823115-pasta-cobix-solda-110g-fluxo-mistura-pastosa-decapagem-_JM

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente essas pastas que são condutivas são usadas para fazer solda em canos de cobre para passagem de água quente. 

Elas custam muito barato em vista da pasta não condutiva usada em eletrônica. 

Eu até tenho um pote dela aqui, mas uso somente para solda em fios grossos e para retirada de componentes grandes em placas de sucata, depois é claro que eu limpo muito bem o componente. 

Em placas que serão usadas eu não uso de jeito nenhum. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...