Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nossa área deveria ter sub-áreas

slas.giagia

Diga ai, você acha que deveriam dividir a área  

1. 1. Diga ai, você acha que deveriam dividir a área

• Sim, precisamos de sub-áreas.
    • Não, não é necessário criar sub-áreas

Posts recomendados

Em primeiro lugar já peço a moderação que se essa enquete estiver contra alguma regra ou não fizer sentido que seja bloqueada.

Agora vamos aos esclarecimentos:

Eu estava analisando e nossa área GNU/Linux, *BSD e outros Sistemas Operacionas Open Source, já a um bom tempo eu estava pensando que poderiamos dividir aqui em algumas sub-áreas, pois existem muitos tópicos aqui, que ficam sem solução por vários motivos:

1 - As vezes o pessoal só responde as dúvidas que estão na primeira página, assim alguns tópicos ficam sem resposta e o autor acaba desistindo e abandonando a área

2 - Alguns membros são frequentadores mais aciduos (eu que o diga) outros não, muitas das vezes esses menos frequentes são os que respondem dúvidas sobre sistemas ou software que são menos frequentes, sendo assim se esses tópicos forem pra segunda, terceira página provavelmente vão ficar sem solução.

3 - Dúvidas repetidas demais, já que a ferramenta de pesquisa nem sempre retorna resultados relevantes, muitas das vezes o resultado da busca retorna 20 páginas, infelizmente nem todos tem paciência e tempo para ler 20 páginas.

existem outros problemas e eu acho que um ótima solução seria um sub-divisão, mas eu não posso ir lá na área de sugestões e lançar uma sugestão que eu acho certa, então abri essa enquete para ver quem mais acha que seria legal dividir esse fórum, além de votar peço que digam uma sugestão de como dividir, caso vote em sim.

A minha ideia de divisão é a seguinte:

Configurações básicas de Sistemas Operacionais, instalação, perticionamento, tipos de partição, recomendações de sistemas operacionais

Configurações de redes, firewall, compartilhamento, etc.

Instalações de programas, recomendações de programas, o que não se encaixar no resto.

ao meu ver, dividindo assim já ficaria mais fácil, mais nítido mais organizado, mesmo assim, essa não é uma escolha minha então peço a opinião de todos.

Vamos votar gente. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o você escreveu slas, mas a instalação de um hardware (modem, placa de vídeo...) se enquadraria em qual das sub-áreas q você sugeriu?

Configurações básicas de Sistemas Operacionais, instalação, perticionamento, tipos de partição, recomendações de sistemas operacionais

Configurações de redes, firewall, compartilhamento, etc.

Instalações de programas, recomendações de programas, o que não se encaixar no resto.

Link para o comentário

eu também acho essa questão bastante complicada. em parte porque os argumentos do slas sao corretos, as vezes você fica um dia sem aparecer no fórum e o tópico q você criou vai parar na terceira pagina. por fim realmente aparece muita coisa na busca, e metade não tem nada a ver com o q eu quero. mas, o que o antonypeople disse também está certo, fica meio chato ficar pulando em varias subseções e tal. mesmo assim acho que uma divisão em subseçoes pode ajudar a comunidade. eu proporia a divisão em duas subseçoes simples: hardware e software. na seção software tudo q for relacionado a novos programas, instalação dos mesmos, duvidas com rede e distribuiçoes. na seção hardware tudo q for relacionado a problemas com hardware, instalação de softmodems, placas wireless, placas de video, etc, etc...

Link para o comentário

Eu acho que seria muito chato para quem tem net discada sabe, ficar indo de página em página, eu acho que assim ta bom, mas sua ideia foi muito boa é bom ver que a galera (e não so os moderadores) esta se preocupando com o forum, alias os moderadores daqui andam meio sumidos né????

Só o Mr. Burns que aparece aqui o Cmax eu nunca vi.

Link para o comentário

realmente moq eu não pensei em hardware :muro: , que vacilo, mas o supermouse fez uma sugestão legal, hardware e software é uma boa, mesmo assim acho que é pouco eficaz, já que em software ficaria lotado demais e em hardware nem tanto, sem contar que as vezes os problemas parecem ser de software quando na realidade são de programas, e vice-versa.

e contrariando tudo, de uma certa forma o antonypeople tem razão, criar sub-areas você tem que ficar entrando em cada uma, mas pense bem, Window tem umas 4 ou 5 áreas, e olha que é um sistema que até certo ponto tem compatibilidade entre si, vírus tem umas 3 sub-áreas e tratando de uma coisa só, bem mais específica e nós, tratamos de praticamente todas as áreas do fórum dentro de uma só.

aqui temos dúvidas de vírus, temos frequentes dúvidas de pelo menos 3 ou 4 sistemas operacionais diferentes, temos dúvidas de programação e desenvolvimento, performace, Internet, redes, programas, recomendações, e tudo mais, isso aqui está muito bagunçado, porque nossa área, infelizmente é muito grande e não tem nenhuma regra, mesmo que básica de organização, até mesmo pra moderação deve ser complicado manter a ordem.

eu vejo tantas dúvidas repetidas que se a moderação parasse pra unir todos os tópicos repetidos, acho que superaria em número de posts qualquer tópico do FCDH :ahh: sem contar que os moderadores levaria horas pra unir, eu também acho chato ter que ficar entrando em várias páginas pra chegar onde eu quero, mas isso vai acabar se tornando algo comum pra quem é frequentador, e vai ajudar e muito os novatos, os veteranos, a moderação e quem mais estiver envolido nesse processos.

mas essa enquete tem essa finalidade mesmo, discussões de ideia até chegarmos a um censo comum

Link para o comentário

slas.giagia a ideia é boa sim, mas muitos tópicos é ruim mesmo. Tem muitos tópicos de mesmo assunto, mas isso é geral, tá no forum inteiro acho que não tem como resolver isso. Lá no forum de eletrônica onde sou mais ativo, são bilhões de perguntas como esta "lcd de notebook dá para adaptar em pc comum?" eu nem respondo mais estas perguntas. No tópico do windows tem cinco tópicos e aqui tem seis. Bom se contar com a área de drivers aí o número aumenta. Acho que seria legal ter um espaço para o linux na área de drivers.

Link para o comentário

exitem diversos fatores a serem analisados, o que você apresentou é um deles, todas as áreas do fórum tem problemas de tópicos repetidos, mas veja isso

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=319007

esse aqui tá na segundo página sem resposta, provavelmente o dono não vai voltar já que até hoje não recebeu resposta

esse aqui também, e parece que vai continuar

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=318415

mais um

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=318192

esse aqui até que o cara ainda tá por ai no fórum, mas a dúvida simples está sem resposta, eu nem sabia desse tópico, foi só pular pra segunda página e vi ele.

todos esse estão na segunda página, pense bem, quantas páginas e quantas dúvidas estão deixando de ser respondidas pra responder como configurar o lilo, que é uma questão que praticamente toda semana tem um novo tópico.

agora eu estou colocando resposta nos que eu posso ajudar, mas vou registrar a hora que eu respondi pra você verem que desde que foram criados estão sem resposta.

Link para o comentário

exitem diversos fatores a serem analisados, o que você apresentou é um deles, todas as áreas do fórum tem problemas de tópicos repetidos, mas veja isso

esse aqui tá na segundo página sem resposta, provavelmente o dono não vai voltar já que até hoje não recebeu resposta

esse aqui também, e parece que vai continuar

você colocou dois tópicos iguais :ZZZ:

Link para o comentário

Postado Originalmente por slas.giagia@18 de outubro de 2005, 14:18

vírus tem umas 3 sub-áreas e tratando de uma coisa só, bem mais específica e nós,

só reiterando, a parte de virus não é mais sub dividida, uma vez q virus e spy sao agora problemas conjugados, e mesmo antes quando era subdivida todas as duvidas iam sempre pra sessão Praga Digital. e é esse risco que corremos caso hajam muitas subdivisões. entramos portanto num impasse: se fizermos muitas divisões vai acontecer o mesmo q na area de virus, porque o pessoal não vai ficar pulando entre as sessões. se deixarmos como está, teremos tópicos pulando pra segunda ou terceira pagina meia hora depois de terem sido criados e varias perguntas repetidas e usuários frustrados (isso sem falar naqueles tópicos irritantes, bumpados pelo próprio autor... "como eu faço isso?" ... "hein?" ... "pessoal? ... "ei, não tem ninguém pra me ajudar?"). por isso eu achei que dividir em software e hardware era uma boa. o windows, além de seus varios foruns, ainda tem uma area especifica pra hardware, e eu acho q o linux deveria ter o mesmo...

Link para o comentário

A área de vírus como eu disse era sub-dividida e nem por isso trata de tantos assuntos como a gente, nos tratamos de tudo um pouco, acho que dividir vai ajudar, mas entre eu achar e isso ser o melhor pra nossa área existe um abismo.

eu não vejo lado ruim na divisão, já que quando alguém vai postar em uma área ele tem que saber se realmente a dúvida dele se encaixa naquela área, pois se postar na área errada sabe que a moderação vai mover o seu tópico ou bloquear ou mesmo que isso vai atrapalhar a solução da dúvida.

Link para o comentário

ÔH slas, só conferindo...

mas o supermouse fez uma sugestão legal, hardware e software é uma boa, mesmo assim acho que é pouco eficaz, já que em software ficaria lotado demais e em hardware nem tanto, sem contar que as vezes os problemas parecem ser de software quando na realidade são de programas

Não seria: "...sem contar que as vezes os problemas parecem ser de software quando na realidade são de hardware" :goff: ou você quis dizer q um problema pode parecer ser de (1) software quando na realidade são de (vários)programas?

EDITADO: Erar é umano :P

se deixarmos como está, teremos tópicos pulando pra segunda ou terceira pagina meia hora depois de terem sido criados e varias perguntas repetidas e usuários frustrados (isso sem falar naqueles tópicos irritantes, bumpados pelo próprio autor... "como eu faço isso?" ... "hein?" ... "pessoal? ... "ei, não tem ninguém pra me ajudar?"). por isso eu achei que dividir em software e hardware era uma boa.

Essa divisão soft/hard parece ser a mais apropriada. Mas no final dividir a área vai facilitar a pesquisa (mais objetiva) e dificultar para quem responde ("pulando" de sub-área em sub-área)... é difícil agradar todo mundo.

eu não vejo lado ruim na divisão, já que quando alguém vai postar em uma área ele tem que saber se realmente a dúvida dele se encaixa naquela área, pois se postar na área errada sabe que a moderação vai mover o seu tópico ou bloquear ou mesmo que isso vai atrapalhar a solução da dúvida.

Eí Mr. Burns! Mais trabalho pra você! :rolleyes:

Link para o comentário

o moq eu não me enganei não foi isso mesmo que eu quiss dizer (hehehe :P), um exemplo é quando ele diz que o Linux está travando, na realidade o Linux não trava, quem trava ou é o ambiente gráfico ou é o Hardware, mas como o cara é iniciante ele não sabe distinguir qual é a fonte e acaba por entender que o problema está no linux.

e exitem os casos que ele diz que o modem não funciona no linux porque ele não é suportado (isso acusando o hardware), quando na realidade ele pegou um driver pra uma versão diferente do kernel, ou pegou um driver diferente..., entende, o cara iniciante ficaria mais perdido que cego em tiroteio.

Link para o comentário

na realidade o Linux não trava, quem trava ou é o ambiente gráfico ou é o Hardware, mas como o cara é iniciante ele não sabe distinguir qual é a fonte e acaba por entender que o problema está no linux.

Tipo aquele tópico "Erro curioso no Linux" (embora ele não tenha dito q é no linux, só coloquei aqui pra ilustrar)

Link para o comentário

mas então slas, se o problema for no modem, seja por ele mesmo ou por ter o driver errado, ele posta na sessão Hardware. Hardware e Software tem que trabalhar juntos, sem um o outro não faz nada, portanto 90% dos problemas com hardware envolvem software. mas exatamente por eles envolverem primeiramente hardware eles poderiam ser colocados num forum separado, "Hardware". dessa maneira teriamos um fórum com muitas duvidas sobre instalação de softmodems e drivers da ATI e outro com muitas duvidas sobre qual a melhor distro, porque Linux é melhor q Windows, etc.

outra: todos nós sabemos que o que trava é o ambiente grafico ou o hardware, mas usuarios iniciantes, que sao os que mais tem essas duvidas, não fazem essa divisao. pra eles, se congelar a tela, o linux travou e deu. eles vão ir na sessao de software e dizer isso. la o pessoal vê se é problema do ambiente grafico ou do hardware, mas pro usuario parecia software. se ele não consegue instalar o modem, ele vai ir pra parte de hardware, não importa se é o driver o problema, pra ele parecia ser problema de hardware. não podemos fazer uma divisao e se basear no que os usuarios avançados do linux sabem, temos que fazer uma divisão que se baseie no que os iniciantes vêem.

Link para o comentário

acho q não, porque topicos do tipo "meu modem PCTel não funciona" iam cair em hardware, enquanto tópicos "qual a melhor distribuição pra mim" iam cair em software.

mas, enfim, me contradizendo novamente, deixa tudo com tá. desse jeito, ta tudo misturado, e o software livre evolui melhor de maneira anarquica.

Link para o comentário

Mais uma coisa que eu pensei, os pessoal que diz que não gosta de ficar entrando em várias páginas, ou que usa net discada e isso ia demorar, eu também uso net discada, não acho que vai piorar, pense bem, quando entrar na área GNU/Linux, BSD, Unix-Like e programas Livres (ufa), rápidamente vai aparecer uma página leve com dois ou três links, você escolhe o primeiro (por exemplo), ai entra vê as dúvidas relacionadas aquela área, depois entra na outra e vê as dúvidas da outra, isso acaba se tornando rotineiro.

Se fosse possível também criar um link dentro de cada área que levasse diretamente pra outra, aí o trem ia ficá bão de veizz uai (como eu gosto de ser mineiro, hehehehehe)

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...