Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novos PowerMacs


Hitokiri

Posts recomendados

A Apple acaba de anunciar os novos modelos PowerMac com processadores Dual Core e a grande novidade: O QUAD G5 Dual Core!

Sao tres modelos: O Dual G5 DualCore 2.0, o Dual G5 DualCore 2.3 e o Quad G5 DualCore 2.5. Todos eles virao de fabrica equipados com 250GB sATA e uma GeForce 6600 128MB.

As novidades não terminam ai.... A RAM agora é expansivel até 16GB, o HD pode ser expandido até 1TB(2x 500GB) E a grande sacada no que diz respeito a video é a possibilidade de expansao para uma nada mais nada menos que QuadroFX 512mb (necessaria para ligar 2 monitores de 30") sim, a Quadro FX usada por desenvolvedores de jogos, ela mesma!

Foi realizado um teste entre o quad G5 2.5 DualCore e o Dual G5 2.7 e o Quad G5 se mostrou 66% e em alguns casos 90% mais rápido que o Dual 2.7

mais info em www.apple.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estive recentemente discutindo com um amigo meu sobre os novos PM...

Porque adotar a QuadroFX? Porque dos monitores de 30" precisam dela pra funcionar em serie?? não! TOTALMENTE não! A realidade é mais crua que a maquiagem do monitor!O que a apple quer então? No post anterior eu disse que a QuadroFX é usada na pesquisa cientifica, desenvolvimento industrial e desenvolvimento de jogos! Qual é o processador usado no novo Play3 e no XBox360? PPC! Adotar a QuadroFX é trazer uma gama de desenvolvedores de jogos para a plataforma! Porque? Pensem comigo, Desenvolver EM PPC(no caso o PM) para PPC (nocaso o Play3) é bem mais produtivo, mais fácil, mais barato E mais rápido! Assim uma gama maior de jogos sera desenvolvida com uma qualidade muito superior se fosse desenvolvida em outra plataforma diferente das dos consoles E na metade(pra não dizer 1\3) do tempo! o que atrai consumidores e claro $$$$!

Porque eles adotaram o Quad Dual core? Para competir com os Sparc e a Sun que sao as plataformas usadas atualmente pra desenvolvimento!

Resumindo, o que a apple quer com tudo isso? Ela quer entrar para o mercado de desenvolvimento 3d e cientifico. Ela não fez nada mais que uma plataforma de desenvolvimento para os jogos de Play3 e XBox 360! e com tudo isso a apple tambem sai ganhando porque ela vera tambem o mercado não so de jogos mas também programas mas principalmente jogos(que é o que mais atrai consumidor hoje em dia) crescer pra MAC, mesmo para os futuros Macinteis.... A Apple sai ganhando, a Sony a Microsoft e a Nintendo saem ganhando.....

Bom se isso que eu falei foi besteira então desconsiderem... foi só duas horas filosofando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Nossa amigo, discordo profundamente quando você diz que a Apple fez isto visando entrar no mercado 3d e cientifico, pois na verdada há muito tempo a Apple já atua neste ramo. Talvez ficasse melhor se fosse dito que a Apple pretende melhorar o desempenho de suas máquinas dentro deste ramo.

Quanto a VGA, a Quadro FX 4500 utiliza o último GPU lançado pela NVIDIA, o G70, mesmo GPU utilizado nas 7800GT/GTX. Atualmente esta é a ultra high end VGA da NVIDIA lançada na linha profissional.

Bem, já quanto as intençoes da Apple, em adotar esta placa, são bem claras. Até antes deste lançamento todas as placas de vídeo disponíveis para a plataforma Mac eram da linha voltada para jogos, ou seja, quando eram da ATI eram da linha Radeon e quando da NVIDIA, da linha Geforce. Porém a verdade é que os powermac G5 não são máquinas criadas visando a boa execução de jogos (apesar de que consequentemente isso acaba acontecendo), mas sim estações gráficas voltadas ao nicho profissional, onde se faz muito mais útil placas também voltadas para este objetivo. As placas Quadro da Nvídea assim como as FireGl da ATi são placas que possuem otimizações para realizar trabalhos profissionais assim como pesadas renderizações em real time, manipulação em opengl e cálculos das mais diversas naturezas visando processamento de video. Outra diferença também é que na maioria das vezes estas placas utilizam uma quantidade maior de memória do que as placas para jogos.

Bem, ao adotar a linha Quadro a Apple adiciona uma placa capaz de realizar renderizações de video de HD em real time, assim como virtualização de imagens 3d como em maquetes eletrônicas, também processamento simultâneos como os de Geoprocessamento e ainda processamento cientifico através da alta capacidade de cálculo por ponto flutuante, além de muitas outras atividades que só irão rodar plenamente em uma placa de video profissional e NUNCA rodarão da mesma forma em uma placa de jogos. Já vi vários reviews onde se testou lado a lado uma placa de video profissional e uma placa de video para jogos e o desempenho da profisional em programas do ramo era diversas vezes maior do que o desempenho da placa de vídeo de jogos executando os mesmos programas, porém quando se analisava a execução de jogos a placa profissional passava a ter um dempenho medíocre, perdendo de longe para a outra placa. Isto com ambas utilizando a mesma GPU. Esta diferença é possível perceber ao se adquirir , por exemplo, uma placa Geforce 6800GT e transformá-la pra uma Quadro 4000, se antes da transformação rodarmos jogos e programas de renderização profissional e depois da transformação executarmos os mesmos programas percebe-se claramente a diferença de ganho na performance da rendericação e a perda em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...