Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

multisim 7

jigarodrigues

Posts recomendados

• mês depois...

Sou iniciante em eletrônica, e estou começando do zero a aprender, cheguei a montar um circuito real que liga um aparelho qualquer no caso de falta de energia elétrica, consegui o esquema mais simples possível:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img522.imageshack.us/img522/174/modif16rf.th.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Tenho o Multisim 8 ( Electronics Workbench ), mas não consigo fazer nenhum transformador funcionar, botei um power source de 130V por 60Hz no início, depois botei um transformador ( mas não sei qual devo usar, se é linear, real, não linear, etc. ). Já achei onde muda os parâmetros, ou seja, botei 110V no primário, e 12 no secundário, já mudei varias vezes o tipo da pinagem ( Bidirecional, Passiva, como entrada, como saída, etc.), mas nada muda. Ao ler a tensão, na saída, não aparece valor algum, é como se o transformador estivesse queimado.

Após o transformador, botei um diodo 1N4004 no pino de cima, no pino do meio vai direto ao negativo do capacitor, após o diodo, vai direto pro positivo do capacitor, ou seja, ele está em paralelo, após isso, para finalizar o circuito, eu botei uma lampada de 12v por 25W, foi a menor que encontrei, já botei até resistor no lugar, e nada tambémém. Esta terminação foi para simplificar o teste de funcionalidade do circuito, e obviamente está no lugar do relé.

è claro que tambémém aterrei, ou seja, liguei um GND em baixo do Power Source ( no negativo ), e após o transformador, no fio do meio, eu liguei tambémém o GND, o quinto fio do transformador, o de baixo, eu marquei como EXCLUDED, pois não é usado.

O que pode estar errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jigarodrigues@22 de outubro de 2005, 08:36

possuo o cd do multisim7 ewb, mas não consigo finalizar a instalação. no final aparece a mensagem instalação incorreta.

alguem tem alguma informação que possa me ajudar.

grato galera

o cd é original ou copia , pode estar danificado

já verificou se o software é compativel com o seu SO ?

pode ser necessario algum patch , o melhor é ver no site

Link para o comentário

Postado Originalmente por PowerGraphics@17 de dezembro de 2005, 03:21

Sou iniciante em eletrônica, e estou começando do zero a aprender, cheguei a montar um circuito real que liga um aparelho qualquer no caso de falta de energia elétrica, consegui o esquema mais simples possível:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img522.imageshack.us/img522/174/modif16rf.th.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Tenho o Multisim 8 ( Electronics Workbench ), mas não consigo fazer nenhum transformador funcionar, botei um power source de 130V por 60Hz no início, depois botei um transformador ( mas não sei qual devo usar, se é linear, real, não linear, etc. ). Já achei onde muda os parâmetros, ou seja, botei 110V no primário, e 12 no secundário, já mudei varias vezes o tipo da pinagem ( Bidirecional, Passiva, como entrada, como saída, etc.), mas nada muda. Ao ler a tensão, na saída, não aparece valor algum, é como se o transformador estivesse queimado.

Após o transformador, botei um diodo 1N4004 no pino de cima, no pino do meio vai direto ao negativo do capacitor, após o diodo, vai direto pro positivo do capacitor, ou seja, ele está em paralelo, após isso, para finalizar o circuito, eu botei uma lampada de 12v por 25W, foi a menor que encontrei, já botei até resistor no lugar, e nada tambémém. Esta terminação foi para simplificar o teste de funcionalidade do circuito, e obviamente está no lugar do relé.

è claro que tambémém aterrei, ou seja, liguei um GND em baixo do Power Source ( no negativo ), e após o transformador, no fio do meio, eu liguei tambémém o GND, o quinto fio do transformador, o de baixo, eu marquei como EXCLUDED, pois não é usado.

O que pode estar errado?

Link para o comentário

Obrigado pela ajuda, mas tem mais algumas coisas:

voce usa o multisim 8?, pois tem gente dizendo que ta cheio de bugs.

Será que eu estou montando o transformador direito? Existe algum tutorial em portugues bem detalhado do multisim? ou pelo menos um manual de eletrônica que fale sobre transformadores em detalhes, pois nem sei a diferença entre transformadores ideias, reais, lineares, não lineares, etc. e também outros parâmetros, tais como indutância, etc, etc, etc, que existem em transformadores!

Muitos manuais de eletrônica que consegui, são muito superficiais, e nenhum deles até agora me elucidou a respeito de entender uma onda, pois já me disseram que se tenho uma onda completa medindo 12 volts, e após retificar com um diodo só, ou seja, retificação de meia onda, eu terei somente 6 volts, mas num circuito real meu, como o da figura no post anterior, eu medi com multimetro e a tensão esta acima, ou seja, 1,41 vezes aprox., tudo que sei é que a onda no meu caso fica sem tensão a cada meio ciclo, e não com 6 volts, e assim o capacitor corrige isso.

Gostaria de saber calcular o consumo do meu relé para poder calcular o valor certo para o capacitor! Como eu faço as duas coisas? Que parâmetros eu tenho que saber do meu relé?

http://www.tianbo-relay.com/tianbo/bigimg/18.pdf

Quem é da área de eletrônica, talvez possa me ajudar melhor com alguns links bons!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...