Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Thermaltake Volcano 10+ para SEMPRON 3000+


joaocherem

Posts recomendados

Então pessoal, meu PC ta setado pra desligar aos 80ºC.

Ultimamente ele tem atingido essa temperatura com frequência, de forma que quando "muito sobrecarregado" (sem jogos, somente programas do windows XP mesmo) ele acaba por apitar e desligar.

Um amigo me sugeriu colocar mais pasta térmica entre o processador e cooler, e foi o que eu fiz.

Quando tirei o cooler (o BOX original da AMD pro SEMPRON), aquela "coisa cinza" acabou saindo fora, limpei com um lenço o excesso e aí passei a pasta térmica sem aquilo mesmo.

Bom, atolei o processador de pasta térmica (por ele inteiro), só vieram me falar agora que eu fiz besteira. Acho que não vai estragar né?

Mas enfim, a temperatura pelo menos diminuiu um pouco, e eu boto o pc pra trabalhar com gráficos (não muito pesados, aqueles do Windows Media Player mesmo) e o computador chega na temperatura limite, mas não desliga.

Bom, conforme o Everest, o processador já chegou a atingir até 80º. Na real devia ta menos, mas foi o que o programa acusou.

Olhando nos outros tópicos, vi um deles que falava da temperatura máxima de trabalho de cada processador, e o meu é de 90º

Agora a questão é se esse cooler VOLCANO 10+ seria bom pro meu micro.

Ele tem a seguinte configuração:

Placa mãe SOYO KT 880 DRAGON 2 v2.0

Processador AMD SEMPRON 3000+ BOX 462

Vídeo ATI 9600XT 256mb

Memória 512mb DDR400 VDATA MARKVISION

HD 80gb SATA SAMSUNG 7200rpm

Gravador CD-RW/DVD LG 4521B

O gabinete é este VCOM: http://www.pcfloripa.com.br/loja/product_i...products_id=351

Dimensões: Dimensões: 43,5 x 20 x 47,5 cm ( AxLxP )

Tem um cooler frontal de 8cm, outro lateral de 8cm tambem.

O Cooler original (o BOX que vem com o processador) gira 3375rpm, com o pc em idle a mais ou menos 70º. No limite, desliga a 80º.

O que acham? Desculpem o tópico gigante, procurei fornecer o maior número de informações possível para que alguém pudesse me ajudar.

Agradeço desde já as informações.

post-31807-13884898134417_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por joaocherem@25 de outubro de 2005, 02:54

Então pessoal, meu PC ta setado pra desligar aos 80ºC.

Ultimamente ele tem atingido essa temperatura com frequência, de forma que quando "muito sobrecarregado" (sem jogos, somente programas do windows XP mesmo) ele acaba por apitar e desligar.

Um amigo me sugeriu colocar mais pasta térmica entre o processador e cooler, e foi o que eu fiz.

Quando tirei o cooler (o BOX original da AMD pro SEMPRON), aquela "coisa cinza" acabou saindo fora, limpei com um lenço o excesso e aí passei a pasta térmica sem aquilo mesmo.

Bom, atolei o processador de pasta térmica (por ele inteiro), só vieram me falar agora que eu fiz besteira. Acho que não vai estragar né?

Mas enfim, a temperatura pelo menos diminuiu um pouco, e eu boto o pc pra trabalhar com gráficos (não muito pesados, aqueles do Windows Media Player mesmo) e o computador chega na temperatura limite, mas não desliga.

Bom, conforme o Everest, o processador já chegou a atingir até 80º. Na real devia ta menos, mas foi o que o programa acusou.

Olhando nos outros tópicos, vi um deles que falava da temperatura máxima de trabalho de cada processador, e o meu é de 90º

Agora a questão é se esse cooler VOLCANO 10+ seria bom pro meu micro.

Ele tem a seguinte configuração:

Placa mãe SOYO KT 880 DRAGON 2 v2.0

Processador AMD SEMPRON 3000+ BOX 462

Vídeo ATI 9600XT 256mb

Memória 512mb DDR400 VDATA MARKVISION

HD 80gb SATA SAMSUNG 7200rpm

Gravador CD-RW/DVD LG 4521B

O gabinete é este VCOM: http://www.pcfloripa.com.br/loja/product_i...products_id=351

Dimensões: Dimensões: 43,5 x 20 x 47,5 cm ( AxLxP )

Tem um cooler frontal de 8cm, outro lateral de 8cm tambem.

O Cooler original (o BOX que vem com o processador) gira 3375rpm, com o pc em idle a mais ou menos 70º. No limite, desliga a 80º.

O que acham? Desculpem o tópico gigante, procurei fornecer o maior número de informações possível para que alguém pudesse me ajudar.

Agradeço desde já as informações.

Vai sim Amigo, pode colocar ele tranquilo e, se puder, melhore a ventilação no interior do gabinete colocado uma ou duas fans, uma funcionando como exaustor na parte de trás e outra na parte da frente jogando ar para o interior do gabinete que ajudará bastante ok. Com relação a ter passado pasta térmica no processador inteiro, foi bobeira mesmo, você deve pasar apenas no Core dele (aquele que fica em contato com o dissipador de calor do cooler) B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por joaocherem@25 de outubro de 2005, 14:15

Valeu amigo, meus planos são esses mesmo: colocar o Volcano e ainda um exaustor na parte de trás do gabinete.

É possível prever a temperatura de funcionamento nessa configuração?

Abraço!

Possível não é mas com certeza cairá muito em vista da atual ok. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe se estou me intrometendo mas acho que seu problema é basicamente

a ventilação do gabinete, pois nenhum cooler pode ser eficiente sem receber

ar fresco para dissipar a temperatura do processador. O cooler box já é bom

o suficiente para baixar bastante sua temperatura se voce instala-lo com uma

boa pasta térmica como a Artic Silver 5 e proporcionar uma boa ventilação ao

gabinete.

Verifique no gabinete se o local para instalação da ventoinha frontal tem

condições de receber um bom fluxo de ar do exterior, se houver obstruções

procure melhorar a entrada de ar para aumentar a eficiência desse ventoinha.

Instale outra ventoinha na parte traseira do gabinete como exaustor.

Se possível instale uma na lateral soprando de preferência em cima do cooler

do processador.

Isso deve diminuir bastante sua temperatura com o cooler box, depois, se não

estiver satisfeito, compre um Vcom 21B ou 39B, de uma boa lapidada na base do dissipador e voce nunca mais vai pensar em TT Volcano 10+.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

adcarvalho,

Amigo, obrigado por tentar ajudar.

De forma alguma você está se intrometendo!

Bom, o meu gabinete já possui um cooler frontal de 80mm, bem instalado. Outro lateral, também de 80mm (a lateral tem uma abertura em acrílico).

Penso em instalar ainda um exaustor traseiro, no tamanho de 120mm (acho que é isso).

Por isso acho que o sobreaquecimento do processador está diretamente ligado ao seu cooler, neste caso, e não à refrigeração do gabinete, que está aparentemente boa.

O que achas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por joaocherem@01 de novembro de 2005, 22:13

Botei o Volcano 10+.

E coloquei também um exaustor de 120mm na traseira.

Agora a temperatura em idle fica em torno de 52ºC, e em carga aproximadamente 57, 58ºC.

Ta bom né?

você passou pasta térmica certinha, no core dele?? Deveria estar mais baixo, mas está dentro de um limite aceitável. O meu Athlon 64 3500+ Venice Core esta neste momento a

Campo Valor

Processador 34 °C (93 °F)

E com Cooler Vcom original Box que veio com ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua temperatura deveria estar mais baixa, pois uso um Sempron 2600+ box

@2035 e a temperatura agora está a 33°C e em full chega aos 40°C e no calor

vai para 37°C e 44°C , com dois fan de 80 frontais, um de 80 na lateral e outro

como exaustor na traseira, mais tres da fonte Eclipse 600W.

Acredito que deva demorar um pouco a baixar, mas vai baixar devido ao tempo que a pasta térmica demora para produzir seu efeito.

Boa sorte

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adcarvalho@02 de novembro de 2005, 00:22

Sua temperatura deveria estar mais baixa, pois uso um Sempron 2600+ box

@2035 e a temperatura agora está a 33°C e em full chega aos 40°C e no calor

vai para 37°C e 44°C , com dois fan de 80 frontais, um de 80 na lateral e outro

como exaustor na traseira, mais tres da fonte Eclipse 600W.

Acredito que deva demorar um pouco a baixar, mas vai baixar devido ao tempo que a pasta térmica demora para produzir seu efeito.

Boa sorte

adcarvalho

Ele ta em média a 54ºC.

Coloquei uma pequena camada de pasta térmica (dessas genéricas) no diodo do processador. Uma camada um pouco mais grossa do que aquela que mostra no video, que tem aqui no forum.

Sera que devo colocar mais?

A impressão que dá é que o cooler não encosta no diodo, e por isso a pasta termica faz esse contato. To certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...