Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon 2500 Mobile reconhecido como 1800 Mobile


wilsonlaizo

Posts recomendados

Tenho um notebook ECS G713 que tinha o processador Athlon Mobile 1600+ e recentemente adquiri um processador Athlon Mobile 2500+ (AXMH2500FQQ4C - AQYHA 0431BPEW). Ao instalar este processador no note ele está reconhecendo apenas como 1800+ a um clock de 1400Mhz.

Usando o programa CPUMSR indicado por vocês, consigo setar o multiplicador para 14x e o vCore para 1,45, porém acredito que o meu FSB esteja para 100 pois não passa dos 1400Mhz (só consegui diminuir setando um multiplicador menor). Se eu aumento o multiplicador para mais de 14x não acontece nada.

No Evereast o multiplicador está 6x e se eu aumento ou diminuo no CPUMSR ele não altera, o que altera é o FSB do processador que cai, caso eu diminua o multiplicador, mas não sobe se eu aumentar.

No manual do Note fala que ele pode utilizar tanto 266 quanto 333 para barramento do processador.

No Evereast tenho o seguinte relatório:

Propriedades da CPU:

Tipo de processador Mobile AMD Athlon XP-A 1800+

Alias da CPU Barton

CPU Stepping A2

(CPUID) Revisão 06A0h

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 1401.02 MHz

Multiplicador da CPU 6.0x

CPU FSB 233.50 MHz

Propriedades do processador:

Fabricante AMD

Versão mobile AMD Athlon™ XP-M 1800+

Clock externo 100 MHz

Velocidade de clock atual 1400 MHz

tensão 3.3 V, 2.9 V

Estado Ativado

Atualizar Slot 1

Identificação do socket Slot-1

Na minha BIOS não há a opção de alterar o FSB nem o Multiplicador.

Alguém sabe como eu poderia colocar ele funcionando na velocidade correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não tem como alterar o multiplicador nem o FSB ele vai rodar nas especificações minimas que a placa suporta.

Vejo as seguintes soluções:

-Fazer overclock por FSB sem ultrapassar o limite.

-Se sua placa-mãe deixar, mudar o multiplicador pelo windows, toda vez que ligar

-Nunca tentei, mas dá pra fazer pinmod

-Tentar colocar um biosmod

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espartano;

Ainda não tentei atualizar a BIOS porque o note não tem drive de disquete, então tenho que atualizar utilizando o CD, mas o programa de flash da AMI não aceita estar rodando o HIMEM do DOS, e o meu CD de boot do Win98 que eu uso pra fazer estas coisas já carrega o HIMEM por default, então terei que criar outro disco e tal, mas queria deixar esta como última opção porque é meu micro de trabalho, então, se eu perder o micro ao tentar atualizar a BIOS to fu.... hehehe

FelipeAmd;

-Fazer overclock por FSB sem ultrapassar o limite

Não sei fazer isso, tem como me mostrar um programa que eu possa fazer esta modificação.

-Se sua placa-mãe deixar, mudar o multiplicador pelo windows, toda vez que ligar

Bem, o multiplicador que posso alterar usando o CPUFSB já tá no máximo (14x), porém ele mostra um outro multiplicador (FSB to Core Multiplier) que tá setado para 6x e não pode modificar, creio que é este que aparece no evereast (como mostrado no post inicial).

- Nunca tentei, mas dá pra fazer pinmod

Como seria isso? pegar o processador e raspar aqueles pinos L5 e L6 para reconhecer um determinado FSB? Até posso fazer isso, mas se tiver um jeito de alterar o FSB ou esse multiplicador acima pelo Windows eu preferiria fazer isso.

-Tentar colocar um biosmod

Isso não é meio (muito) arriscado não? Como eu disse acima é meu micro de trabalho e fico com medo de fazer coisas mais drásticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi o problema atualizando a BIOS para uma versão que encontrei no site http://64.168.125.230/support/syntax/Notebook/G713/BIOS/

Para atualizar a BIOS utilizei um atualizador via windows da AMI que estava junto com os arquivos dessa BIOS.

Após a atualização, entrei na BIOS e mandei carregar as melhores opções (Auto configure for best performance ou algo do gênero)

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...