Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
wilsonlaizo

Athlon 2500 Mobile reconhecido como 1800 Mobile

Recommended Posts

Tenho um notebook ECS G713 que tinha o processador Athlon Mobile 1600+ e recentemente adquiri um processador Athlon Mobile 2500+ (AXMH2500FQQ4C - AQYHA 0431BPEW). Ao instalar este processador no note ele está reconhecendo apenas como 1800+ a um clock de 1400Mhz.

Usando o programa CPUMSR indicado por vocês, consigo setar o multiplicador para 14x e o vCore para 1,45, porém acredito que o meu FSB esteja para 100 pois não passa dos 1400Mhz (só consegui diminuir setando um multiplicador menor). Se eu aumento o multiplicador para mais de 14x não acontece nada.

No Evereast o multiplicador está 6x e se eu aumento ou diminuo no CPUMSR ele não altera, o que altera é o FSB do processador que cai, caso eu diminua o multiplicador, mas não sobe se eu aumentar.

No manual do Note fala que ele pode utilizar tanto 266 quanto 333 para barramento do processador.

No Evereast tenho o seguinte relatório:

Propriedades da CPU:

Tipo de processador Mobile AMD Athlon XP-A 1800+

Alias da CPU Barton

CPU Stepping A2

(CPUID) Revisão 06A0h

Velocidade da CPU:

Velocidade de clock do processador 1401.02 MHz

Multiplicador da CPU 6.0x

CPU FSB 233.50 MHz

Propriedades do processador:

Fabricante AMD

Versão mobile AMD Athlon™ XP-M 1800+

Clock externo 100 MHz

Velocidade de clock atual 1400 MHz

tensão 3.3 V, 2.9 V

Estado Ativado

Atualizar Slot 1

Identificação do socket Slot-1

Na minha BIOS não há a opção de alterar o FSB nem o Multiplicador.

Alguém sabe como eu poderia colocar ele funcionando na velocidade correta?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmm...quando eu vi o título do tópico eu ia falar pra você aumentar o multiplicador ou o FSB, mas como não tá dando...você já tentou atualizar a bios?

Compartilhar este post

Link para o post

Se você não tem como alterar o multiplicador nem o FSB ele vai rodar nas especificações minimas que a placa suporta.

Vejo as seguintes soluções:

-Fazer overclock por FSB sem ultrapassar o limite.

-Se sua placa-mãe deixar, mudar o multiplicador pelo windows, toda vez que ligar

-Nunca tentei, mas dá pra fazer pinmod

-Tentar colocar um biosmod

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Espartano;

Ainda não tentei atualizar a BIOS porque o note não tem drive de disquete, então tenho que atualizar utilizando o CD, mas o programa de flash da AMI não aceita estar rodando o HIMEM do DOS, e o meu CD de boot do Win98 que eu uso pra fazer estas coisas já carrega o HIMEM por default, então terei que criar outro disco e tal, mas queria deixar esta como última opção porque é meu micro de trabalho, então, se eu perder o micro ao tentar atualizar a BIOS to fu.... hehehe

FelipeAmd;

-Fazer overclock por FSB sem ultrapassar o limite

Não sei fazer isso, tem como me mostrar um programa que eu possa fazer esta modificação.

-Se sua placa-mãe deixar, mudar o multiplicador pelo windows, toda vez que ligar

Bem, o multiplicador que posso alterar usando o CPUFSB já tá no máximo (14x), porém ele mostra um outro multiplicador (FSB to Core Multiplier) que tá setado para 6x e não pode modificar, creio que é este que aparece no evereast (como mostrado no post inicial).

- Nunca tentei, mas dá pra fazer pinmod

Como seria isso? pegar o processador e raspar aqueles pinos L5 e L6 para reconhecer um determinado FSB? Até posso fazer isso, mas se tiver um jeito de alterar o FSB ou esse multiplicador acima pelo Windows eu preferiria fazer isso.

-Tentar colocar um biosmod

Isso não é meio (muito) arriscado não? Como eu disse acima é meu micro de trabalho e fico com medo de fazer coisas mais drásticas.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Resolvi o problema atualizando a BIOS para uma versão que encontrei no site http://64.168.125.230/support/syntax/Notebook/G713/BIOS/

Para atualizar a BIOS utilizei um atualizador via windows da AMI que estava junto com os arquivos dessa BIOS.

Após a atualização, entrei na BIOS e mandei carregar as melhores opções (Auto configure for best performance ou algo do gênero)

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais