Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Passo a Passo para Iniciantes em Backups de DVDs


Posts recomendados

Titulo: PASSO A PASSO PARA INICIANTES NA GRAVAÇÃO DE BACKUPS DE DVDS

Autor : MemiBibi

Data : 25/10/2005

Objetivo: Explicar o procedimento básico para criar cópia de segurança de DVD original de sua propriedade.

Fonte de Pesquisa:

Diversos Tópicos do Forum do Clube do Hardware, em especial o Tutorial de 2 Filmes em um DVD de RustySpear e testes próprios.

PARTE 1/2

Considerações:

Atenção, esse é um tópico simples, sem grandes ambições, escrito numa linguagem “amadora” para facilitar o entendimento para os iniciantes. Seria como um ponto de partida e depois de compreendido este processo, abrir caminho para as descobertas maiores e personalizadas de cada um. O passo a passo aqui explicado é apenas para fazer o backup do seu filme principal, sem extras e sem menu. A partir do entendimento desse básico, os mais “ousados” se sentirão mais confiantes a buscar novos caminhos. Espero sinceramente que essas informações possam ser bem aproveitadas.

Programas Utilizados:

DVD Decrypter 3.5.4.0

Shrink 3.2

Nero Express 6

Ripar o filme para o HD usando o DVD Decrypter

1- Ao colocar o DVD na gaveta e acionar o Decrypter pela primeira vez, automaticamente vai estar selecionado todos os arquivos do filme. Para fazer apenas o filme principal, é preciso ir no EDIT --> Select Main Movie Files.

*** Se quiser sempre pegar somente o filme principal, pode deixar configurado para isso em: TOOLS --> Settings --> File Mode --> on startup select files --- escolha MAIN MOVIE... De ok.

*** Note que se o filme for composto de vários "subfilmes" (geralmente desenhos em capitulos), você terá que fazer a seleção manualmente. Não vou detalhar aqui pois poluirá muito esse tópico.

*** Importante: Ao selecionar apenas o MAIN MOVIE, você estará economizando espaço em seu HD, pois estará passando apenas o Filme Principal. Caso haja alguma remota possibilidade de vier a querer utilizar algum outro elemento do seu DVD, aconselho a fazer a ripagem de todos os Files (EDIT--> SELECT ALL). Isso é necessário também pra quem quer fazer a cópia completa do DVD.

2- Criar destino para o filme ripado: O programa cria uma pasta na partição com mais espaço livre do seu micro, mas você pode criar uma pasta nova num outro diretório através do browser (pastinha amarela no quadro “destination”). Para não me perder, eu crio novas pastas sempre com o título inicial “VOB”+nome do filme – EX: VOB Filme A e inicio o Decrypt...

Ao finalizar, o programa toca uma musiquinha ... Dê OK e feche o programa.

PRONTO --> O filme foi passado pro seu HD na pasta que você criou no Diretório escolhido, ou se você não mudou nada, ficou na partição com o nome que o programa criou.

Usando o Shrink ... Ver mensagem seguinte PARTE 2/2

post-43359-13884898145378_thumb.jpg

post-43359-13884898145581_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PASSO A PASSO PARA INICIANTES NA GRAVAÇÃO DE BACK-UPS DE DVDS

PARTE 2/2

Usar o SHRINK para criar os arquivos de DVD que serão usados para gravar a mídia

- Neste passo, recomendo apenas a criação dos arquivos no HD sem a gravação direta. Gravar separado é mais garantia de sucesso.

Apesar do excelente Tutorial do Shrink de autoria do Elmo, vou passar aqui um simplificado para iniciantes... para somente fazer o back-up sem grandes pretensões:

SUGESTÃO: Preparar uma configuração personalizada para tamanho máximo final do arquivo do back-up.

--- Em EDIT --> Preferences --> O padrão é DVD-5 (4,7GB) --> abra a chave e selecione CUSTOM, depois marque ao lado 4380 MB --> dê OK (a janela fecha, os outros itens não precisam ser mexidos)

*** Por que fazer isso? As atuais mídias disponíveis no mercado, geralmente dão problemas quando usadas em seu limite de capacidade. Esta é apenas uma sugestão, não uma regra. (Eu particularmente uso menor ainda...)

Agora iniciaremos o Processo propriamente dito:

1- Clique no botão RE-AUTHOR

--- Vai abrir um tipo de explorador do seu PC --- Se não abrir, clique em DVD-BROWSER

2- Vai abrindo os caminhos até chegar na pasta criada pelo decrypter (VOB Filme A)

3- Geralmente abre somente o Title 1, mas caso abra mais titles, selecione o title de maior tamanho, ou se perceber que o filme foi dividido em 2 ou mas titles, tem que arrastar todos para o DVD STRUCTURE

*** Ao arrastar e soltar, vai abrir uma janela de analise rápida e o title vai aparecer no DVD Structure.

4- Clique em Compression Settings ... vai aparecer todas as opções constantes no seu filme, escolha os itens que são interessantes para você manter em relação a audio e subtitulo (legendas) e desmarque o que for desnecessário.

*** OBS: O programa já nesse momento calcula a compressão automaticamente para caber dentro do tamanho da mídia (já pré selecionada no settings)

*** INTERESSANTE: Para quem quer comodidade (como eu), podemos deixar pré-definido nossas preferências de áudio e vídeo de como o filme vai rodar na entrada do player. Para isso, clique com o lado direito do mouse em cima do title em Structure. Selecione SELECT DEFAULT STREAMS. Na janela que vai abrir, selecione o idioma de áudio de preferência e o subtitulo se quer ativar ou não. Com isso, o player já começa a tocar com suas preferencias definidas.

5- Clicar em BACKUP!

--> Vai abrir uma janela do Backup onde você irá fazer as últimas configurações:

Em Target Device

--> Select Backup target --> Escolher HARD DISK FOLDER

--> Target Folder for DVD output Files --> Escolha através do Browse o diretório e o nome do arquivo que você quer. Eu utilizo o nome “DVD”+ nome do filme... EX: “DVD Filme A”

*** a janela vai mostrar o tamanho necessário de espaço no seu HD para executar o processo.

Em DVD Region --> De padrão vem FREE, manter assim

Em Quality Settings:

Se quiser um processo rápido e simples, mas com menos qualidade de imagem, não selecione nada. Não vou mencionar tempos, pois varia dependendo da capacidade do PC, tamanho do filme, etc...

Se quiser melhorar a qualidade, clique selecionando os 2 itens: Perform Deep Analysis e Compress Video with High quality AEC . A seleção desses itens aumenta bastante o tempo de encoding e cria uma nova analise também demorada...

*** Essas escolhas de compressão, você pode ir depois testando até achar o ideal para seu gosto e uso. OBS: Para Filmes pequenos que não exigem compressão, não há opção para marcar estes itens.

Em Options --> mantenha desmarcado os itens: - Run backup in low priority e – shut down computer (uma vez usei esse shut down e tive problema no meu PC...)

Como vamos salvar no HD, a opção Burn setting não permite nenhuma alteração.

Dê OK --> O Backup inicia automaticamente.

Ao terminar, de OK e feche o programa.

Pronto... Agora a cópia do seu filme já está no seu HD pronto para ser gravado numa mídia. Os aquivos usados para gravação do DVD serão as pastas AUDIO_TS e VIDEO_TS da pasta criada pelo Shrink (DVD Filme A)

Para verificar o resultado do Filme antes de gravar, é só executar o arquivo “VIDEO_TS.IFO” que estará dentro da pasta “VIDEO_TS” de “DVD Filme A”.

Só pra reforçar: Este Passo a Passo é pra fazer um backup simples, apenas do filme principal, sem grandes ou maiores pretensões. Como não contém menu, os ajustes de áudio e legendas deverão ser feitas pelo controle remoto do player na hora de assistir.

Recomendações :

Vou passar dicas que vi num tópico de um grande colega nosso e que achei “falar tudo”. Como ele me disse que é de domínio público, aqui vai, com os meus agradecimentos por ele ter feito este belo resumo de DICAS BÁSICAS: Obrigada Vitor Seagull.

Recomendações para gravação de DVD’s:

-Para não perder mídias use DVD-RW para fazer os testes até acertar o passo.

-Verifique antes de gravar, se o DVD(backup) está reproduzindo certinho, para isso use o Power DVD, WinDVD ou outro player

-Tenha uma partição somente para o DVD ripado, ajuda e muito

-Grave preferencialmente em 2x ou 4x , sempre a menor velocidade

-Não usar a máquina enquanto rippar ou gravar alguma coisa.

-Desabilite anti-virus, messenger e tudo mais que concorre com a gravação, tudo o que está ao lado esquerdo do relógio, mas não esqueça depois de reabilitar ao termino da gravação.

-Não faça várias gravações consecutivas para evitar super-aquecimento do hardware em geral,

-Sempre que possível faça uma desfragmentação do C:, a outra partição usada somente para dvd não precisa desfragmentar se você utilizar só para DVD e mantê-la vazia

- Use mídias de boa qualidade, nunca compre grande quantidade de uma midia sem antes usar algumas para testar

-Se tiver usado o PC para muitas outras tarefas antes, reiniciar a maquina antes da gravação ajuda

Mensagem editada por Vitor Seagull em 10 de outubro de 2005, 00:20.

Só complementaria que existem uma série de fatores que fazem com que o DVD não rode no player de mesa. Os principais são:

- Velocidade de gravação – Pessoal, use velocidades baixas, não sejam gulosos

- Qualidade e tipo da mídia – Testem e leiam nos tópicos as midias mais recomendadas. Tem aparelhos que não lêem certos tipos +R, -R

- Ocupar toda a mídia - Para melhorar a qualidade de imagem, usa-se toda a quantidade gravável dela - Mas existem mídias que não estão aceitando e não conseguem ler depois as ultimas informações, por isso, faça backups um pouco menores, como recomendei no inicio do Shrink

Antes de sair jogando fora as que não foram lidas no seu player de mesa, tente rodar ele em outros players, para descobrir se o problema também não está no seu próprio player. É muito comum o DVD ser lido em alguns aparelhos e em outros não. por isso, não se desesperem. Mas, depois que acertarem o passo, e seguindo essas dicas e informações, dificilmente perderão mídias.

Bom, é isso...

Espero que possam aproveitar bem as orientações iniciais que coloquei aqui.

Boa Sorte a todos...

post-43359-13884898145771_thumb.jpg

post-43359-1388489814606_thumb.jpg

post-43359-13884898146296_thumb.jpg

post-43359-13884898146446_thumb.jpg

post-43359-13884898146612_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...