Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instabilidade no computador causada por placa USB


boneco

Posts recomendados

Olá,

Fiz uma busca no fórum e não achei nada relacionado, por isso estou enviando minha pergunta.

Espero que alguém aqui possa me ajudar pois já tentei de tudo... :muro:

Hardware:

Athlon XP1800+

SOYO K7V Dragon Plus! (chipset VIA)

Nvidia GEForce MX440

1x Seagate 40GB

1x Seagate Barracuda 80GB

1x HDD externo Pleomax 200GB USB

1x Impressora Lexmark X2250 USB

1x Mouse USB Microsoft Trackball Optical (funcionando na porta PS/2)

Software

Windows XP SP2 Professional

Pois bem, essa placa da soyo é meio antiga e só suporta on-board USB1.1 que como sabemos é muito lento. Ela tem 4 portas USB1.1: 2 frontais e 2 traseiras. As portas traseiras nunca funcionaram direito desde que adquiri o equipamento, mas não dei muita atenção pois as portas dianteiras funcionavam e até o momento eram tudo que eu precisava. Agora a história é diferente.

Como tenho alguns hardwares que possuem interface USB2.0 quero que eles funcionem mais rápido e por isso comprei uma placa adaptadora PCI-USB2.0 com chipset VIA (que é o mesmo da placa mãe).

Instalei a placa conforme recomendação do fabricante e instalei os drivers, mas a maldita se recusa a funcionar e toda hora trava o meu sistema. Se eu removo a placa USB2.0 tudo funciona perfeitamente, mas de forma lenta.

No início pensei que fosse algo relacionado ao aterramento do meu gabinete pois toda vez que tentava plugar o cabo USB na placa eu via algumas faíscas, então aterrei o gabinete mas de nada adiantou. Troquei a placa de slot PCI e também não adiantou.

Mexi na BIOS e nada.... Troquei a placa e nada... Comprei uma placa USB1.1 e essa também não funciona....

Estou achando que essa placa soyo tem algum problema crônico com interface USB em geral pois além das portas traseiras não funcionarem, nenhuma placa PCI-USB que tentei funciona.

Será que poraqui alguém já teve algum problema semelhante e conseguiu resolvê-lo? Alguém poderia me dar alguma dica? Estou muito frustrado com a situação.

Desculpe o post longo...

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver o problema (aparentemente).

A placa PCI-USB não gosta de compartilhar IRQs com o slot AGP. por isso, não use os 3 slots PCI mais próximos do slot AGP uma vez que eles compartilham IRQs.

Coloque a placa PCI-USB no último slot PCI. Funcionou pra mim. Use também a última versão da BIOS e do driver da VIA.

Espero que outras pessoas se beneficiem destas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...