Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Algumas dicas para quem quer que a sua mensagem seja lida e respondida pelas pessoas certas, e com Respostas certas.

- A mais básica: use bem o campo "ASSUNTO" . Descreva bem a sua dúvida, de forma simples e objetiva. Até 8 palavras é um bom limite. Exemplos: "Impressão frente e verso na Lexmark T520 usando CUPS", "Instalação de mouse USB no Debian" - note que diz claramente o que você quer fazer , e onde; usuários que entendam de configuração do Debian e/ou de periféricos USB se sentirão quase forçados a ajudar! Mas eles talvez nem leriam sua mensagem se o assunto fosse algo como "Mouse", "Ajuda" ou "Por favor ajudem".

- Não use o campo ASSUNTO para desafios ou súplicas. Assuntos tipo "Só para os experts", "Pelo amor de deus me ajudem", "Já pedi 3 vezes" "pelo amor de deus me AJUDEM!!" em geral são lidos só por quem tem muito tempo livre

- Ao descrever seu problema, lembre-se de incluir todos os detalhes relevantes, incluindo as versões e nomes dos programas e equipamentos envolvidos . Se disser simplesmente "Minhas estações com Windows não conseguem acessar arquivos no servidor", quem tentar responder vai ter de fazer um monte de chutes! Diga algo como "Minhas estações com Windows NT e 2000 não estão conseguindo mapear e acessar os arquivos disponibilizados no servidor Samba versão tal, que roda em um micro com o Red Hat 9", ou "Não consigo imprimir colorido na minha impressora Lexmark T520 utilizando o CUPS configurado pelo YaST2 em uma máquina com o SuSE 8.2". Meu computador esta reiniciando! Beleza, mais já tentasse trocar a fonte? memória? qual seu equipamento? Todo mundo vai ter que dar centenas de chutes até chegar no ponto certo.

- Um exemplo Básico, vejo vários usuários postando O Processador Sempron socket754 é bom? ele é 64bits a partir de que revisão?.. Po pessoal, já criei um tópico sobre isso pra não acontecer esse tipo de coisa...

Tópico sobre os Semprons

http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=302604&hl=

- Você Viu alguém postando alguma pergunta repetida no fórum? ou algo que esta contra as regras do fórum? Então POR FAVOR Alerte a moderação que a duvida que o nosso amigo postou já foi Respondida aqui no fórum, E de preferência manda o link onde o assunto já foi discutido.

- Os detalhes são muito importantes, Sempre é bom passar toda a configuração da sua maquina quando a duvida é em relação ao computador, Esclarecer bem para os usuarios do fórum qual o seu problema e o que você já tentou fazer para tentar resolver.

- Um texto muito legal chama-se "Como fazer perguntas inteligentes" e dá as dicas de como ter sua dúvida respondida. Não deixe de ler!

http://www.linuxdicas.com.br/perguntas.html

- Por mais que a sua dúvida pareça única e inédita, muitos usuários passam pelas mesmas dificuldades todos os dias. É bem possível que já haja respostas para as suas dúvidas no fórum , com todos os detalhes necessários. Use o link de "Pesquisa". O objetivo dele não é o de evitar que você poste uma dúvida repetitiva, mas sim de que você encontre suas respostas o mais rápido possível. Se você acredita na ideia da auto-ajuda, procure também na busca dos sites: www.google.com.br, search.msn.com.br, www.yahoo.com.br e www.cade.com.br, br.altavista.com/

- Escreva em um bom português para que todo mundo entenda, E não escreva todo o texto em letras maíusculas, é contra as regras do fórum. VEJA ESSE MATERIAL escrito pelo Gabriel torres que fala sobre "Como Escrever Melhor".

- Se aparecer alguma mensagem de erro no seu computador, anote-a e poste aqui exatamente com aparece na tela . muitos participantes postam seus problemas e dizem "Quando vou abrir tal programa aparece uma mensagem de erro e trava", ou então "Quando eu ligo o computador aparece uma tela azul com uma mensagem e alguns códigos" ou ainda "Apareceu uma mensagem dizendo que deu erro num arquivo DLL", mas nunca dizem qual erro exatamente aparece.

No caso de aparecer alguma mensagem de erro de um "print screen" do teclado e cole no Paint... Salve em JPG e faça um upload da imagem aqui para o fórum.

O Gabriel Torres fez um tutorial certinho como hospedar a imagem..

Só um Detalhe muito importante, Não leia só o tutorial, O José fez uma citação logo no próximo post que DEVE SER LIDO COM MUITA ATENÇÃO.

Apenas um lembrete:

De acordo com as nossas regras, NÃO É PERMITIDO O USO DE IMAGENS COM TEOR DE ASSINATURA, logo, não utilizem esse recurso para incluírem imagens que não tenham relação direta com o assunto do tópico.

Todo tópico encontrado nesta situação será editado imediatamente e no caso de insistência pelo membro, será passivo de punições, que vão desde o recebimento de WARN até Pré-moderação.

Usem esse recurso com BOM SENSO, do contrário, o recurso será retirado.

Vejo muita gente colocando animal de Extimação aqui no fórum, Pra que isso? Use para algo que ira ajudar você e Outros usuários daqui do fórum, Para isso que foi implementado. Mais eu queria colocar outra imagem aqui no fórum? Não pode!! Você quer? Então faz o seguinte:

Vai ao site http://www.imageshack.us/ e hospede a imagem que você quiser la, depois vá ao seu painel de controle e adicione na sua assinatura o link da foto.. Pronto! A assinatura é livre para você, pode colocar link da imagem, mais não a "foto" direto na assinatura, seria só o link mesmo.

- Antes de postar o tópico, usar a BUSCA . Aí o pessoal diz "Mas eu peço para procurar somente em uma área e ele procura em todas, assim fica difícil achar o que realmente quero". Para isso, basta saber utilizar a ferramenta de busca do fórum.

Veja alguns detalhes importantes na pesquisa que o pessoal não observa, Sabendo pesquisar encontramos o que queremos.

Em uma pesquisa, em qualquer lugar que for, no google, altavista, ou qualquer pesquisa da internet, quanto menos você escrever, mais respostas você acha, então, em uma pequisa muita gente procura '' Computador Pentium 4 3.2 travando, pesquisem isso pra ver o que vão encontrar, porque não pesquisam simplesmente ''trava''? Alguém pesquisa Tela Azul STOP XXXXXXXXXXXX , Porque não coloca só "tela azul"?

Fiz dois testes aqui, vejam bem a diferença..

Onde e como pesquisar?

93518803by1.th.jpg
Como configurar a pesquisa para achar o que eu quero?
61028575ir4.th.jpg
Pesquisando com as opções acima vejam o que a pesquisa encontrou,

Essas respostas são de travamento achadas em todas as áreas do fórum.

resultadoformacorretaxg6.th.jpg
Você pode fazer o mesmo acima, na pesquisa, selecionando a área que você vai querer pesquisar, aí a pesquisa irá encontrar tópicos com ''Trava" só naquela área.
pesquisandoumerronareacsw1.th.jpg
Vejam a forma ERRADA que muitos fazem
formaerradssimalf4.th.jpg
Vejam a resposta da pesquisa
formaerradawh0.th.jpg

A primeira forma é a maneira mais correta que eu vejo de pesquisar, encontro facilmente as coisas que eu quero procurar, vejo muita gente reclamar da pesquisa, mais basta um pouco de paciência e configuração que todo mundo chega lá.

- Postar na área correta. De nada adiantar postar, por exemplo, uma dúvida sobre problema com modem na área de dúvida/problemas com Windows ou outra área, sendo que nessa área poucos participantes que a freqüentam podem entender do assunto ou já terem passado pelo mesmo problema.

- Não Zoem o usuário só porque ele falou besteira, Passe o link da ferramenta de pesquisa, passe algum link do assunto que ele quer, se for o caso alerte a Moderação. Assim você muda a opinião do usuário e evita futuras encrencas..

- Você viu algum usuário ofendendo alguém por aqui? Falando alguma besteira que é contra as regras?, Na mensagem do usuário, cliqeu em denúnciar para enviar a mensagem a moderação.

Valeu!

Editado por Rafael Coelho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei como encontrar as respostas aos meus tópicos. Sou uma nerd ainda. Pode me ajudar? Só não gostei do final das dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

vida

Clicando com o botão esquerdo sobre seu nick(nome), abrirá uma página que contém a opção para pesquisar todas as suas mensagens e tópicos!

Compartilhar este post

Link para o post

Tio Meira virou Mod, que legal. Merece.

A respeito de assuntos ou subjetos, um detalhe: alguns termos podem aparecer repetidos mas o título fica demasiadamente discursivo e não pode ser encontrado no mecanismo de busca.

Exemplo:

Indivíduo A posta:

"Meu computador dá umas travadinhas no Windows, o que fazer?"

O indivíduo B tem o mesmo problema, e usa o campo 'pesquisa':

TRAVADAS

TRAVAMENTO

TRAVANDO

Não encontra nada. Abre outro tópico, e um moderador mais atento percebe que o tópico é repetido, acaba punindo (injustamente) o postulante porque o mesmo "não viu" o tópico que tinha o mesmo conteúdo.

Fia aip também um chamado para que os moderadores sejam um pouco mais flexíveis com novatos e com esse impasse dos títulos que não são rastreados no mecanismo de busca, por serem demasiadamente inespecíficos.

Saudações!

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo caro Neobius, mas pra isso o membro pode usar a pesquisa avançada e setar "pesquisar em toda a mensagem".

Punir por criar tópicos repetido acho que não chega a tanto (só casos extremos), só o aviso ao fechar, pelo menos em VGAs a maioria das dúvidas está em tópicos fixos e/ou nas 5 primeiras páginas, pede um pouco de tempo e leitura pra achar a resposta, mas não é difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais aí tem um detalhe importante na pesquisa que o pessoal não observa, Sabendo pesquisar encontramos o que queremos.

Em uma pesquisa, em qualquer lugar que for, no google, altavista, ou qualquer pesquisa da internet, quanto menos você escrever, mais respostas você acha, então, em uma pequisa muita gente procura '' Computador pentium 4 3.2 travando, pesquisem isso pra ver o que vão encontrar, porque não pesquisam simplesmente ''trava''? Alguém pesquisa Tela Azul STOP XXXXXXXXXXXX , Porque não coloca só "tela azul"?

Fiz dois testes aqui, vejam bem a diferença..

Onde e como pesquisar?

93518803by1.th.jpg

Como configurar a pesquisa para achar o que eu quero?

61028575ir4.th.jpg

Pesquisando com as opções acima vejam o que a pesquisa encontrou,

Essas respostas são de travamento achadas em todas as áreas do fórum.

resultadoformacorretaxg6.th.jpg

Você pode fazer o mesmo acima, na pesquisa, selecionando a área que você vai querer pesquisar, aí a pesquisa irá encontrar tópicos com ''Trava" só naquela área.

pesquisandoumerronareacsw1.th.jpg

Vejam a forma ERRADA que muitos fazem

formaerradssimalf4.th.jpg

Vejam a resposta da pesquisa

formaerradawh0.th.jpg

A primeira forma é a maneira mais correta que eu vejo de pesquisar, encontro facilmente as coisas que eu quero procurar, vejo muita gente reclamar da pesquisa, mais basta um pouco de paciência e configuração que todo mundo chega lá.

Compartilhar este post

Link para o post
o qye significa flood ?

vi umas edições aqui e o que é isso a definição exata ?

Flood vem do inglês e significa encher, inundar, ou seja; floodar é encher o fórum com mensagens desnecessárias, mensagens que não vão fazer nada além de encher o fórum.

Posts sem conteúdo e apenas com a intenção de aumentar o número de mensagens por parte do usuário.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Eduardo as perguntas são respondidas pelos moderadores e administradore ou por membros?

obrigada

Por Membros, Alguns moderadores e Administradores quando sobra um tempo nós ajudamos a responder alguns tópicos, mais é difícil, pois os Moderadores e Administradores cuidam mais da organização do fórum.

[]'s

Eduardo.

Compartilhar este post

Link para o post

JRAM, seja bem vindo ao fórum.

Clique aí no link e veja na mensagem Nº #2 como postar corretamente um tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-abrir-topico/561098

Abraço

Libra.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu!

Tô começando agora e agradeço todas as dicas.

Só fiquei com uma dúvida, já responderam minha pergunta, e eu li que tem que bloquear o tópico. Como faço isso?

Já li as regras, mas não achei nada parecido.

Bloquear é a mesma coisa que desinscrever?

Mais uma vez obrigada pela ajuda.

AnaMell

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo agora o post de Danielle Spatz, me veio à mente o seguinte: se tratando de uma pessoa leiga, que não sabe definir em que área se encaixa seu problema, qual o local mais indicado para posta-lo? Seria o fórum Comentários e Sugestões, para que um moderador redirecionasse em seguida?

Compartilhar este post

Link para o post
Lendo agora o post de Danielle Spatz, me veio a mente o seguinte: se tratando de uma pessoa leiga, que não sabe definir em que área se encaixa seu problema, qual o local mais indicado para posta-lo? Seria o fórum Comentários e Sugestões, para que um moderador redirecionasse em seguida?

Não. ^_^

Como cada área tem uma breve descrição do que se discute por lá nós recomendamos que a pessoa leia a descrição da área antes de postar. :)

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu!

Tô começando agora e agradeço todas as dicas.

Só fiquei com uma dúvida, já responderam minha pergunta, e eu li que tem que bloquear o tópico. Como faço isso?

Já li as regras, mas não achei nada parecido.

Bloquear é a mesma coisa que desinscrever?

Mais uma vez obrigada pela ajuda.

AnaMell

É só clicar no botão report.gif embaixo do seu perfil na primeira mensagem onde você criou o tópico, aí é só digitar a mensagem e enviar a denúncia.

Você pode escrever ''Tópico Resolvido'' que nós iremos ao tópicos e bloqueamos ele para ter uma melhor organização do fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

estou enviando esta mensagem sem saber se estou no locaL correto, gostei da explicação de como ser bem recebido no forum, estou sempre aprendendo e tirando minhas duvidas vocês estão de parabens.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais