Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Habilitar o DMA do leitor e/ou gravador de CD/DVD


Posts recomendados

Título: DMA - Direct Memory Access - Acesso Direto a Memória

Autor: Elmo .'.

Data: 25/10/2005

Objetivo: Possibilitar a verificação e/ou habilitação do DMA nos leitores e gravadores de CD e DVD

Fonte de pesquisa: Internet

Descrição: Para verificar e/ou habilitar o DMA do seu leitor ou gravador de CD ou DVD no Windows XP:

Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema

na guia Hardware -> clique no ícone Gerenciador de Dispositivos

clique no “+” de Controladores IDE ATA/ATAPI -> clique com o botão direito do mouse em Canal IDE Primário ou Secundário e escolha Propriedades

na guia Configurações Avançadas, localize o seu leitor ou gravador

O Modo de Transferência deverá estar ou ficar em DMA se disponível e o Modo De Transferência Atual em Ultra DMA, Modo 2 ou Ultra DMA, Modo 4.

Dessa forma, a DMA estará habilitada.

Considerações: Observe que a Controladora IDE da sua placa-mãe possui o Canal IDE Primário (IDE 0) e o Canal IDE Secundário (IDE 1); cada um deles posssui o Dispositivo 0 (Master) e o Dispositivo 1 (Slave), permitindo as seguintes configurações:

Canal IDE Primário (IDE 0) - Dispositivo 0 (Master)

Canal IDE Primário (IDE 0) - Dispositivo 1 (Slave)

Canal IDE Secundário (IDE 1) - Dispositivo 0 (Master)

Canal IDE Secundário (IDE 1) - Dispositivo 1 (Slave)

Placas Controladoras IDE adicionais poderão ser espetadas na placa-mãe e aumentar o número de canais, mas isso foge a pretensão desse artigo.

Em uma configuração ideal para dois dispositivos, o seu HD deverá estar no Canal IDE Primário como Master (Dispositivo 0) e o seu leitor/gravador deverá estar no Canal IDE Secundário como Master (Dispositivo 0). Os acréscimos de mais dispositivos deverão ser compatíveis com essa configuração. Se for um novo HD, deverá ficar junto com o primeiro HD, no Canal IDE Primário, como Dispositivo 1 (Slave); se for um novo leitor/gravador de CD ou DVD, deverá ficar junto com o primeiro leitor/gravador de CD ou DVD, no Canal IDE Secundário, como Dispositivo 1 (Slave).

Qualquer dúvida quanto a configuração do seu micro, poderá ser esclarecida acessando o Setup da BIOS da placa-mãe (maneira prática) ou abrindo o gabinete, removendo os periféricos e verificando a posição dos Jumps e do cabo flat (muito mais trabalhoso).

Todos os leitores e gravadores atuais funcionam em modos PIO e Ultra DMA. O modo PIO possui uma taxa de transferência de dados muito baixa e não possibilita a gravação das mídias de DVD em velocidade de 4x ou maior, as quais requerem uma alta taxa de transferência de dados.

Se não for possível alterar o modo de transferência atual de dados para ULTRA DMA no Windows XP, ele permanecerá em Somente PIO. Isso significa que o seu leitor/gravador não foi corretamente detectado pela sua placa-mãe e poderá ser necessário re-configurar manualmente a BIOS.

Cada fabricante de placa-mãe utiliza uma BIOS diferente e é difícil, senão impossível, dizer exatamente como fazer. Procure pela informação no manual da sua placa-mãe ou acesse o setup da BIOS da sua placa-mãe e altere a habilitação relativa ao seu leitor/gravador. Em algumas BIOS, o leitor/gravador deverá ficar em AUTO; em outras, em ENABLE; outras ainda, em DMA ENABLE, etc. Após, certifique-se de que o Modo de Transferência Atual foi devidamente alterado para Ultra DMA, Modo 2 ou Ultra DMA, Modo 4 no Windows XP.

Se você não tiver certeza, não altere o setup da BIOS; se quiser tentar, mesmo sem ter certeza, faça, e depois, pelo Windows XP, verifique se deu certo. O máximo que poderá acontecer é não dar certo. Volte ao setup e tente de outra forma.

Não existem programas (drives) específicos para esse tipo de habilitação, mas existem os drives da sua placa-mãe que devem ser instalados. Geralmente estão em um CD-ROM que acompanham a placa-mãe. É salutar verificar no site do fabricante da sua placa-mãe a disponibilidade de drives do Controlador de IDE mais atuais. A não habilitação do modo Ultra DMA poderá ser devido a não instalação desses drives.

Utilize o cabo flat de 80 vias para conectar seu leitor e/ou gravador a placa-mãe. O cabo flat de 40 ou 80 vias não influem no reconhecimento do Ultra DMA, mas influem no desempenho e na habilitação do Ultra DMA, modos 3, 4, 5, etc.

Um Clear C-MOS é uma possibilidade para tentar fazer a placa-mãe configurar corretamente o leitor/gravador, mas os outros ajustes do Setup da BIOS serão alterados e terão que ser refeitos manualmente; se você não sabe como fazer, não tente, pois poderá comprometer o funcionamento do seu microcomputador.

Informações técnicas: O Acesso Direto a Memória (DMA) permite aos subsistemas de seu microcomputador acessar diretamente o sistema de memória para ler ou escrever, independente da utilização do processador. Muitos subsistemas de hardware utilizam o DMA: controladores de disco, placas de vídeo, placas de rede e placas de som.

O DMA está presente em todos os microcomputadores modernos e permite que dispositivos de diferentes velocidades se comuniquem, sem a interferência do processador. Sem ele, o processador teria que copiar cada byte de uma localização para o seu registrador interno e escrever ele de volta na nova localização; um a um. Durante esse tempo, o processador ficaria indisponível para outra tarefa.

Uma transferência de dados com DMA essencialmente copia um bloco da memória de um periférico para outro. Quem executa essa tarefa é o Controlador de DMA (DMA Controller) sem a interferência do processador. Durante esse tempo, o processador poderá executar outras tarefas. A transferência de dados com DMA é essencial para o alto desempenho do microcomputador.

O Controlador de DMA tem 8 canais, 7 dos quais estão disponíveis para serem ativados pelo processador. Cada canal de DMA tem associado a ele um registrador de endereços e um registrador de contagem, ambos com 16 bits. Para iniciar uma transferência de dados, os registradores são ajustados com a direção da transferência e se é para ler ou escrever. Então o Controlador de DMA é instruído para iniciar a transferência. O Controlador de DMA sinaliza (informa) ao processador quando finalizar a tarefa. O Controlador de DMA permite a transferência de dados para múltiplas áreas de memórias simultaneamente, utilizando mais de um canal.

Recomendações: Faça todo o possível para deixar habilitada a DMA de seus HD e leitores/gravadores de CD e DVD. Sem a DMA ativada, o desempenho de seu microcomputador será severamente comprometido na utilização desses periféricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 3 semanas depois...

Já estou ficando louco eu olhei tudo e esta tudo OK aqui porém venho tendo problemas com o esvaziamento do Buffer constantemente, já estou cansado de reiniciar o PC aqui para que o Windows reconheça corretamente o drive de DVD, nunca tinha tido esse problema em meu antigo PC, usava dois HD e duas gravadoras, na IDE 0 usava 1 HD e 1 gravadora mesma coisa na IDE 1, também já usei diferente os HD em 1 IDE e os gravadores em outra e mesmo assim esse problema nunca ocorreu, mais ai agora com um PC mais moderno já vou perdendo umas 30 mídias, o interessante é que na gravação ou backup de um DVD de vídeo isso não acontece mais de for dados com o Nero, Easy Media Creator, Alcohol entre outros grava alguns sem problemas ai depois arromba tudo, abaixo segue minha configuração antiga e a atual.

Antiga:

Athlon XP 2600+ Barton

A7V8X-X

768Mb de RAM

nVIDIA 6800

HD Seagate IDE / HD Samsung IDE 80Gb

2 Gravadores LG H20

Atual:

ATHLON 64 X2 6000+

M2N32-SLI DELUXE WI-FI EDITION

XFX 8600GT FATAL1TY

2Gb DDR2 800Mhz XMS2 CORSAIR DUAL CHANNEL

HD SEAGATE 250Gb IDE

HD SATA2 SAMSUNG \ WEST DIGITAL 80Gb

DVD LG IDE

LG L1753T

MICROSOFT WIRELESS OPTICAL DESKTOP 2000

XBOX360 CONTROLE

CREATIVE SOUND BLASTER AUDIGY 2 ZS

Ps. minha placa Mãe para quem não conhece só tem uma porta IDE e uso 1 HD ATA de 250Gb e um Gravador de DVD. Será que se eu optar por 1 ou 2 gravadores SATA esse problema vai acabar de vez sem ter a chance de voltar já que o que mais tenho aqui e portas SATA em minha placa mãe.

Antes com minha maquina antiga eu durante uma gravação navegava e usava o MSN e o Word sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • mês depois...
  • 3 meses depois...

Não consigo habilitar o UDMA no xp

Por isso ele opera só no modo PIO

Testes dum banch com o HDTach:

Read speed: 5,4 MB/s

CPU: 95 %

Configuração:

PIII 800 MHz /100 MHz

512 MB RAM 133 MHz

64 MB RAM 133 MHz

Voodoo 3 3000 16 MB PCI

Win xp SP1

Quantum Fireball LCT 20 GB (UDMA 33/66)

(Conectado com cabo de IDE de 80 vias no primário, em master e com o slave livre)

MB PCChips mrt 576

Chipset Sis 630

Vamos aos fatos históricos deste PC centenário:

No win 98 ele operava com UDMA com um cabo de 40 vias, e os resultados de bench do HD Tach eram bem melhores:

Read speed: 32 MB/s

CPU: 5 %

Aí fui por o xp... e nunca mais o HD funcionou direito ... até já coloquei um driver IDE que puxei no site da PCChips, para o xp, que informa que o HD está em UDMA 66, mas o HD ficou mais lento do que quando estava operando com os drivers IDE originais do Win xp. Por isso desinstalei

No gerenciador de drivers > Controladores IDE primário > o modo UDMA está desabilitado, a pena há um "UDMA se disponível", o que faz com que o HD funcione em PIO. Ou seja, o gerenciador não me mostra a opção de "habilitar o UDMA"

Em controladores IDE existem 3 opções:

IDE primário

IDE secundário

Controlador IDE Sis (original do xp) ou no lugar dele:

IDE UDMA (aquele que puxei do site e já desinstalei)

Na bios tá tudo habilitado (UDMA Suport)

Sinceramente nem sei mais o que fazer ... gostaria muito que alguém me desse uma luz, porque não aguento mais esse pandemônio...

valeu galera!:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola sou nova nesse ramos de computador ,mas estou aos poucos apreendendo .O meu comp ele le cd ,grava cd,le dvd,mas eu não sei o que aconteceu que não esta fazendo nada disso ,e eu não sei o que eu faço!!e existe outro problema e que eu estou montando uns videos para eu gravar para um dvd e sera que eu vou ter que instalar um drive?porque meu pc e novo e eu tenho medo de alguem mexer nele e zuar ,me ajudem !!!!!:(:(:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow, muito boa as explicações, sou novo no forum!! mas ja vi que tem ótimas explicações por aqui, principalmente pra leigos no assunto como eu hehehehe

então fiz tudo isso ae mas nao deu em nada, lentidão continua!! mudei as configurações na bios, fui no gerenciador de dispositivo, lá tem duas IDE's primarias, e duas secundárias, o meu hd é sata, funcionando de boa, so meu gravador de dvd (LG GSA H55N) que não muda pra ultra DMA, ah o OS é WinXP, no dispositivi 0 de segunda IDE primaria (???) que é onde o gravador esta localizado, (confirmei isso desabilitando esta IDE e o gravador tbem desabilitou) colocoi DMA se disponivel, mas embaixo, sempre fica em modo PIO, já tentei todo o descrito ai em cima e nada!! já até vi em outros foruns que poderia ser um pino torto no canal IDE da placa mãe! ah não manjo muito hehehe

se ajudar ai vão as especificações basicas do micro:

Pentium dual core 3.2

HD samsumg 160 GB Sata

2gb de RAM

MB asus P5GC MX 1333

bom se alguem puder ajudar ae agradeço!!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá Elmo,

Aqui estava como mesmo problema, demorando 1 hora para gravar um DVD.

Segui a info acima, e estava no tal modo PIO!

Desistalei e reinstalei o driver do canal IDE primario(o terceiro), e pelo visto voltou ao normal, agora esta com Ultra DMA, modo 4.

Como você disse, isso ocorreu do nada, sem nenhum motivo aparente, mudou para PIO.

Bem acredito que problema resolvido.

abraços

Jubileu

PC:

Intel DG35EC

Intel Core 2 Quad Q6600@ 2.40MHZ

2GB DDR2 800 (1x) Kingston

Placa de vídeo Radeon ATI Sapphire HD3650 512MB DVIdual

250GB SATA II Samsung HD250HJ

DVD LG GH22NP20 22x SecurDisc 5 níveis, IDE

ATX 500W reais Jitek c/ PFC ativo, 20/24 pinos

LG T730SH (capitalizando para um DELL UltraSharp s-ips 2408WFT 24pol)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, muito bom o seu tópico, bem explicado e já resolvi um erro com uma gravadora de DVD IDE, porém agora estou com problemas em uma gravadora de DVD SATA, não consigo achar a opção de usar DMA p/ resolver o problema, assim não consigo gravar DVD's com a minha gravadora, ela é zerada, tem só uma semana q a comprei... e ainda não consegui gravar DVD, já queimei 3 mídias tentando...

Será que você pode me ajudar?

grato por sua atenção.

abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para quem não está conseguindo habilitar o Ultra DMA use o script abaixo:

Reset DMA

http://winhlp.com/tools/resetdma.vbs

Antes de usar este script eu tentei habilitar o Ultra DMA várias vezes, mas sempre que reiniciava, o gravador continuava em modo PIO.o único jeito de resolver o problema era formatação,mas depois de alguns dias voltava a ficar em modo PIO,até que pequisando na internet acabei achando este script, que resolveu definitivamente o problema.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Reinstalei o driver da controladora ide ligada a gravadora reiniciei e agora ficou filé! na hora reconheceu o udma 4 , antes estava em modo pio.

A velocidade tinha diminuído de repente!!! Ja imaginava que fosse algo haver com o driver do Windows! =D

Valeu mesmo, excelente tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...