Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mesa caseira para controle de iluminação


ecakuhn

Posts recomendados

Seguinte galera. Tenho doze canhões de luz de 1.000 watts cada no teatro aqui da cidade. Tenho uma mesinha de comando bem simples que só liga e desliga as luzes. Gostaria saber se posso montar ou mandar montar uma mesa que comande as luzes sem que eu tenha que passar corrente por ela, já que do jeito que está, são 12.000 watts passando pelas minhas mãos. Além disso gostaria de colocar um controle de intensidade (me falaram de um tal de Dimmer, mas como não entendo muita coisa...). Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo q eu entendi, você ta querendo controlar a intensidade desses canhões sem ter q alimentar a mesa...

Amigo, pelo q eu conheço do assunto, você deve realmente q montar 12 Dimmers, só q estes e qualquer circuito do tipo precisam de alimentação sim..

Dê uma olhada: http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/dimmer.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ecakuhn

O que você precisa é de um dimer mesmo, é igualzinho a estes que você compra para diminuir a intensidade de lâmpadas residenciais mas a potência tem que ser mais elevada, o que você pode fazer de forma mais simples é comprar um dimer destes residenciais mesmo e desmontar ele, tem que ser um que tenha a construção mais artesanal... isto é que tenha os componentes a mostra e não uma peça blindada com os componentes todos fechados, antigamente tinha uns dimers que eram com placas normais e um esquema tipo este que o amigo colocou acima...

O segundo passo é desmontar o dito... dentro dele vai ter uma peça que é a principal que faz a maioria do trabalho ela quem controla a potência da lâmpada e deve ter este aspecto:

http://www2.westfalia.de/medien/scaled_pix.../000/046/11.jpg

O nome desta peça é triac.

Aí tem diversas peças iguais a esta e o que difere é a tensão de trabalho, este dimer comprado deve ter um triac bem fraquinho pois a fábrica não iria colocar uma peça cara só para controlar uma lampada de 100W você terá que trocar ele por um outro mai forte e dar um jeito de parafusar o triac numa chapa de alumínio porque ele esquenta muito, veja também que os dissipadores não encostem uns nos outros porque você terá que montar um dimmer para cada lampada.

No seu caso o triac deve ser de mais de 220V e a corrente máxima que ela deve comutar... (um canhão de 1000W em 220V deve ter uma corrente teórica de uns 4,5 Ampéres cada um) então deve ter um triac destes que possa comutar mais de 4,5 A... te recomendo um triac de uns 8 ampéres assim terá uma folga e não sairá tão caro....

Se começar com um dimmer comercial abra ele e veja a numeração do triac original, procure um que tenha a mesma pinagem....

Exemplo tic246 tem 6A tic236 tem8A tic 246 12A e assim vai é uma família que tem a mesma pinagem e a mesma carcaça só muda internamente...

É mais ou menos assim se tiver algum tecnico em eletrõnica ao seu lado ele tira de letra esta mudança.... aí é só fazer uma mesa de madeira e colocar tudo dentro....

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o angelodn e pelo que entendi você não quer que os 12000 watts fique perto de você na mesa de controle, a solução é a seguinte,depois de fazer o que o angelodn falou,procure um programa para controle de iluminação de casas noturnas pela web, deve ter algum deste tipo nas paginas dos gringos de graça geralmente esses sites mostram como fazer uma saida pela porta paralela do pc depois de feito você pode fazer um amplificador para esses sinais vindo da placa do pc e usar como disparo dos gates do triac ai quem vai controlar a luminosidade ou quem vai ou não ficar aceso ou piscar vai ser o pc atraves do comprimento dos pulsos que o programa envia pela porta,então você só vai ter um pc na sua frente e já que o pc vai estar na sua frente use ele para controlar o som , se o problema é o espaço pode usar um notebook.

é um pouco mais complicado mais tem a vantagem de não ficar com a rede de energia passando na frente de você coloque os dimmers em uma parede longe e com o cabo da saida paralela vocè comanda a distancia

OBS:tudo isso pode-se fazer com o microcontrolador PICcom esses programas de piscar varios leds so precisa amplificar a saida do pic para ativar os gates dos triacs

A-T-E-N-Ç-Ã-0

SE VOC NÃO ENTENDE NADA OU SÓ UM POUCO PEÇA PARA UM TECNICO eletrônico FAZER PARA EVITAR DE QUEIMAR O PC OU BOTAR FOGO NO TEATRO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...