Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravador de eprom willem quem tem?


weesm

Posts recomendados

efspaz

exato , ela ler todos os binarios mas não apaga .acontece que ela grava normalmente qualquer 27c010 mas quando chega na hora das 29f010 tipo assim (Bufer 00X FF chip 00X43 ) ou ao contrario ,tambem não ver a ID do ci, já fiz uma revisão na gravadora e não encontrei um defeito, troquei todos os ics tambem não resolveu . existe outro procedimento para apagar estas eeprom flash (am29f010/sst39f010)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

efspaz

lir seu tutorial mas este prossedimento funciona na willem?

desculpe eu que eu não manjo muito destas memorias, o mas engraçado e que o soft diz que apagou a flash e quando ponho o programa para ler a flash lá esta novemente o arquivo . já estou pensando que as flash estão com defeitos ,mas e muita coincidência

pois as eu tenho 20 am29f010 e 15 sst39f010 e acho difícil todas estarem com defeito

obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

por favor que por me explicar com eu vejo o DQ6/DQ7?

pois toda vez que eu apago a flash am29f010b ou a sst39f010 o soft pede para checar estes paramentros , estou totalmente perdido.

tenho duas memorias que estão funcionando perfeitamentes , sendo uma am29f010/ sst39f10,as duas tem os mesmo arquivos bin, queria fazer a copia para estas novas que tenho mas tenho dificudades em nesta parte que da erros . baxei uns codigos data (5555h/aah,2aaah/55h etc...)mas não consigo usar estes comandos.

gravador willem

algum poder dá uma luz.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por weesm@29 de outubro de 2005, 00:10

bem eu tenho uma destas gravadora de eprom comprada no ML. o problema e troca de informação sobre como apagar algumas memorias flash tipo am29f010/sst39f010 e etc... quem poder me ajudar nesta troca  já que  existe um forum sobre a mesma mas e em inglês. :goff:

já foi ao site do programador ver se écompativel com essas eprom ?

http://www.willem.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nico

(já foi ao site do programador ver se é compativel com essas eprom ?)

já ,são compatives. mas as eprom ela grava legal o problemas são com as flash

desculpe a pergunta mas o arquivo que eu quero gravar e da mesma flash ,veja só eu tenho uma funcionado ai vou no soft (willem eprom) mando ele ler o arquivo e salvo ele com um nome , agora apago a flash que timha o arquivo ,o solf apaga a flash e manda eu verificar o DQ7 , confirmado que a flash esta vazia , agora eu abro o arquivo que salvei e mando gravar na flash novamente ai da erro . os erros são aleatórios

000021/0003FA/000EA01 . são tantos erros que não dá para entender ,onde estou errando??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nico

eu tenho duas CPUs um mmx 233 com 128 de memoria windows 98 tipo bancada

um celerom 950 com 256 de memorias com XP.

já tentei nos dois dá o mesmo probrema , na verdade eu tenho duas gravadoras willem

as duas apresentam o mesmo erros e é só com as flash, os soft eu já baxei todos do site oficial mas nada, não consigo nem grava o proprio arquivo que foi lido e salvo.

estas gravadoras da willem são problemáticas ?

alguem já consegui gravar as flash com sucesso?

o que é DQ7 e com se ver ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

flash experimentei mas de outros tipos de aparelhos caso de telefones gsm

no entanto posso dizer que esses problemas sao vulgares com deste tipo de programadores de baixo custo

o principal problema diz respeito as temporizaçoes dos sinais

com sabe estes funcionam pela porta paralela e como tel os sinais não sao estáveis a niveis de tempos , o que é mais critico nas flash

mas voltando ao caso:

verifique o willem como esta descrito no site para ver se o hardware do mesmo esta correcto, isto é se ossinais aparecem correctos nos pinos de programaçao

experimente as diferentes comfiguraçoes da porta paralela no bios spp, epp, ecp , bidirecional . alguns destes programadores exigem a configuração ecp

verifique se a flash e compativel com willem , basta ver no site se os ics que esta a tentar esta na lista do site ( IMPORTANTE )

verifique as configuraçoes do willem

experimente alterar as temporizaçoes do willem

experimente executar o programa do willem em modo real , neste modo todas as aplicaçoes sao paradas e o pc apenas executa esse programa

________________________________________________

a minha experiencia com estes pogramadores diz :

-----------------------------------------------------------

como lhe disse todos os problemas que tive e vi até hoje foram relativos a temporizaçoes , isto claro depois de bem configurado.

note que as velocidades dos pcs sao muito variaveis e como tal os tempos necessarios sao criticos

aprogramacao de alguns devices é muito mais fácil e fiavel se antes deprogramar se apagar primeiro

no ics com sistema se protecçao é necessario programar primeiro e só depois fazer a protecçao , caso contrario podem dar erro.

nestes ainda se estiveremprotegidos não consegue ler como é logico.

aluns tipos de ics vem configurados de fabrica e so se conseguem programar com programadores no chamado modo paralelo "paralelo" ou então usando circuitos diferentes para desfazer essa configuração

nos ics com identificaçao como os avr por vezes esta não se consegue ler embora isto não impeça a programaçao

a programaçao é mais critica com o xp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já verificoe se essas flash com o willem não precisa de um adaptador ?

Aconmselho a ir ao forum do willem tem la muita informaçao que lhe pode ser util

por exemplo aqui tem algo que tirei de lá post pelo autor do projecto

"The Chip ID is not right,you should get AMD and 29F010B.If you can't get the right ID erasing and programming won't work.Check the chip pins and try to insert the chip in the adapter again. "

isto é se não conseguir lero Chip ID não faz erase nem programa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nico

ok vou tentar com as dicas que você deu, depois eu pósto aqui o resultado.

tem alguem aqui que tenha o mesmo problema ou similar que postem aqui tambem.

não estou criticando ninguém apenas alertando para a compra de um gravador de eprom , pois muitos tecnicos compram pensando que é uma coisa fácil e não é !

eu pô ex:tenhos estas duas a 4 meses batalhando para ter informações com a ajudas dos amigos que dão dicas . obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So uma pequena questao.

a programaçao é mesmo muito fácil ( ligar o programador , iniciar o programa, colocar o ic , fazer load fo ficheiro desejado e programar).

a grande questao esta no programador escolhido.

para tecnicos é aconselhavel o uso de programadors profissionais

o willem não é de certeza profissional

tenho um bom programador , que por acaso já esta a ficar velhinho, e nunca falho uma programação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nico

cara agora pirei, depois de muitas tentativas com a willem resolvir partir para outro pc bem antigo , montei um pc com CPU 233 e 64 memoria sem placa de som ai encontrei a porta de impressora que tinha um dos seus pinos tampado portanto não encaixou na placa mãe, ai abrir entrada para poder plugar ,observando que neste pino não havia ligação com a porta . coloque o mesmo HD com os softs e funcionou tudo.

agora ficou uma pergunta no ar !!!? porque que os outros PCS não funcionou?

estes sendo modernos se a porta e indentica?

existe porta de impressora diferentes eu falo dos plugs 25 pinos. algumas placas mãe não tem os 26 pinos ,portanto só tem 25 pinos por esta razão o cabo vem tampado

faltando a ligação para este pino.

será que eu estou perdendo para a configuração da porta da impressora?

se o soft diz que o hard esta presente? como pode funcionar se não faz logica?

de qualquer forma obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se bem leu atras tinha posto o seguinte

experimente as diferentes comfiguraçoes da porta paralela no bios spp, epp, ecp , bidirecional . alguns destes programadores exigem a configuração ecp

outra questao como lhe disse tambem diz respeito á velocidade. um pc antigo como o que usou é muito mais lento que os modernos , o que se traduz nas portas tambem.

outra questao por acaso usu mesmo cabo nos dois pcs ?

mas não percebi bem a questao dos pinos . as fichas da porta paralela sao de 25 pinos. disse que esse pc tem ficha de 26 pinos ? e quais os pinos tapados ?

os pinos dessas fichas sao numerados veja se consefue ver qual é para identificar qual o sinal.

explique por favor gostava de saber isso

seja como for isotem de funcionar se a porta esta boa . eu tenho programado avrs com programadores bem mais simples que esse , apenas com meia duzia cde resistencias e usando a porta paralela.

em pcs amd 2200 xp+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nico

esta placa mãe tem 26 pino no soquete da impressora alinhados, esta funcionando.

*************

*************

na placa que não funcionou só te 25 pinos

************

*************

por esta razão o cabo flat da impressora tem um tampão no pino que falta

eu tentei no setup as diferentes comfiguraçoes da porta paralela no bios spp, epp, ecp

como você falou , mas não funcionou

não faz sentido , já que e o mesmo HD que estava no outro PC

pensei até na queima da porta ,mas no outro PC ele grava as eprons (27c010) nornal

problemas somentes nas FLASH EEPROM

este pino que falta não tem ligação no cabo flat.

no PC do qual deu um serie de problemas ,o soft diz que o hard estar presente

mas não dá a ID do IC FLASH (am29f010/sst39f010) etc...

quantos tecnicos devem ter tido e até desitiu destas gravadoras WILLEM

do qual tambem não entendir onde está o erro???

abraços à todos que responderam e tiveram paciência .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente , confundiu-me.

as fichas de impressoras dos pcs sao do dipo db25

esta a falar numa ficha de 26 pinos ? como assim coo encaixa a ficha ?

desculpe mas essa nunca vi e gostava de aprender

sera possivel fazer umas fotos ?

ou então quain os pinos que ficam ligados numa e noutra ? isto é no pc que funciona e no que não funciona ?

bastava ver a correspondencia entre os pinos do willem e as portas dos pcs , o que funcionou e o que não funcionou .

isto porque se as impressoras fincionam nos dois é fácil ver qual a razao do problema.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nico

desculpe se ti confudir

mas é verdade ,as placas antigas possuem 26 pinos porém só e usados os 25 .

já no cabo flat tipo db25 só tem os 25 fios ,mas os conectores para a placa mãe tem os 26 furos porém um e tampado.

veja só o que eu fiz , peguei uma placa antiga montei o PC e na hora de colocar o cabo db25 vi que a placa tinha um pino a mais , justamente aquele que é tampado .

simplimente abrir o furos para conectar foi ai que resouvir conferir os fios, total de 25.

não me pergunte por que a placa tem 26 pinos

tambem confeço que estou confuso ,estou montando novamente o PC que deu problema com as gravadoras de eprons para chegar a uma conclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok

se o pino esta tapado tambem não faz diferença pois uma coisa é o cabo flat outra é a ficha db25 aque e a saida do pc

agora voce pode fazer é o teste do willem num pc e noutro e ver os sinais que sao diferentes.

outra hipotese é usar o programa para controlo da porta paralela que existe aqui no site

a ideia é acruar por exemplo no pino 1 da porta paralela e verificar num pc e no outro como se comportam os sinais , isto é se chegam ao willem

isto seria util para ver as diferenças .

nota : a porta paralela devia ser std mas infelizmente assin não é.

alguns pcs tem por exemplo os +5 volts ligados num pino da ficha outros não

pode ser este o problema e adiferença dos dois pcs.

este sinal se existir pode estar a causar problemas no willem

neste caso a unica solução é fazer um cabo , entre o pc e o eillem que apenas ligue os pinos necessarios

não desista PF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia! Aproveitando a experiencia dos companheiros, eu trabalho com veículos e a pouco tempo comprei pelo ML este programador de chip, pcb45 eprom programmer. Fiz duas programações e agora não consigo mais. Noto que um dos chip's está ficando quente ao ponto de não ser possivel por o dedo. Algum companheiro conhece um bom profissional para revisar meu equipamento na região do ABC paulista? Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...