Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
itcool

Monitor CRT + nVidia = Cuidado!

Posts recomendados

Este post é mais um alerta do que uma dúvida.

Tive uma experiência extremamente desagradável hoje. Instalei a última versão do Forceware da nVidia, a 81.85, e passei por maus momentos.

O que acontece é que, desde a release 80, o driver da nVidia possui um recurso chamado nVidia Direct Access, que permite acessar aquelas regulagens do monitor diretamente via software. Esta opção fica disponível nas configurações de vídeo, sob a aba da nVidia nas propriedades de vídeo (em avançado).

No entanto, esta opção simplesmente não funciona! Melhor dizendo, funciona, mas não como deveria. Bugs fazem com que o software assuma o controle das configurações do monitor e "trave" (no sentido de "lock") os botões do monitor. Resultado: sua tela fica extremamente escura e desregulada. Pelo driver você não consegue restaurar as configurações normais pois, como já mencionei, ele simplesmente não funciona! E os botões do monitor ficam extremamente confusos... alguns não funcionando, e outros não fazendo o que deveriam fazer (o emergencial Reset, por exemplo...).

Quando tive o tal problema, caí na Internet em busca de uma solução... até que percebi que diversas outras pessoas também tiveram o mesmo problema com esse tal de nVidia Direct Access, especialmente quem tinha monitores LG (meu caso, e de muitas outras pessoas aqui no Brasil). As poucas soluções que encontrei recomendavam o uso de um "inf" alterado ou o uso de uma variação otimizada do driver da nVidia, um tal de NGO nVidia Driver que, entre outras características, possui o "NV Direct Access ripped in order to avoid issues with CRT monitors".

Meu problema foi resolvido de tanto futucar os comandos do monitor. Realmente não sei o que houve, mas em um dado momento meus botões voltaram ao comando e eu pude trazer meu contraste e brilho de volta ao normal. Não cheguei a utilizar os caminhos que encontrei em fóruns fora daqui. Ainda assim fiquei meio neurótico, achando que a imagem não voltou a ser o que era (pode ser um mero fator psicológico... de repente até voltou ao normal, hehe).

Então fica aí a dica. Cuidado ao instalar este driver! Quem for instalá-lo, não entre nesta parte da configuração (NEM DE CURIOSIDADE!!). Esse tipo de problema está pipocando pela Internet, e a nVidia deve corrigir isso em algum momento (espero). Como a LG parece ser a mais atingida das marcas, parece que já recebeu notificações sobre este problema inclusive aqui no Brasil. E aqui no Brasil pode ser um problema grave, já que o mercado de CTRs é dominado por Samsung e LG, esta última com os melhores monitores.

Se alguém tiver este mesmo tipo de problema e tiver conseguido resolver, poste sua solução aqui. Mesmo quem não teve este problema e ouvir algo a respeito, como um fix da própria nVidia ou qualquer outra forma de solução, poste aqui.

Meu monitor voltou ao normal (estou digitando este post olhando por ele), mas depois de algumas horas de pesquisa e preocupação. Nem sei se meu monitor ainda está na garantia, e tão pouco a localização da nota fiscal (faço ideia...). Mas ele voltou ao normal... uma "sorte" talvez não universal.

Abraço! :rolleyes:

Athlon XP 2400+

Asus A7A266

1GB RAM PC133 Samsung

80GB HD (40GB Samsung 7200RPM / 40GB WD 7200RPM)

Asus V8170DDR GF4 MX440SE 64MB AGP4x

LG DVDRAM GSA-4040B / LG RW/DVD GCC-4520B

LG Flatron ez T910B 19"

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria mais pratico desinstalar os drives e depois passar o driver cleaner??? instalar o drive anterior q funcionava normal e depois verificar o monitor, se for o caso testalo em outro pc.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é que está... este não é um problema meramente de Hardware. O bug afeta os controles do monitor. Se alguém tiver esse mesmo problema e tentar ligar o monitor em outra máquina, o monitor estará escuro! E os comandos de regulagem bloqueados ("bugados" seria a melhor definição). Até na tela de Setup da placa-mãe o monitor permanece escuro, o que indica que o problema acontece não apenas no Windows.

E o driver anterior não era "dotado" do tal Direct Access. Ou seja, fazer um rollback no driver não adianta. A imagem continuará com problemas, já que não vai existir o recurso pra tentar corrigir a imagem.

Eu não cheguei a fazer isso, exatamente porque na Internet encontrei inúmeras pessoas que o fizeram e de nada adiantou.

A questão é mais cabulosa do que parece... :huh:

Athlon XP 2400+

Asus A7A266

1GB RAM PC133 Samsung

80GB HD (40GB Samsung 7200RPM / 40GB WD 7200RPM)

Asus V8170DDR GF4 MX440SE 64MB AGP4x

LG DVDRAM GSA-4040B / LG RW/DVD GCC-4520B

LG Flatron ez T910B 19"

Compartilhar este post

Link para o post

Eu notei que veio esse apretecho no novo driver da NVIDIA, mais não mexi, até mesmo porque não sei pra server e nem sei mexer, depois desta eu não vou nem testalo.

Compartilhar este post

Link para o post

Poutz!! Quer dizer q ele altera o monitor diretamente do eprom? ######...esse software ou "recurso" q a Nvidia implementou é uma Bomba, isso deve ser corrigido e reportado a empresa, por q se provado q esse drive faz isso mesmo, cabe a Nvidia reparar o erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola;

Vi esse tópico enquanto fazia uma pesquisa na internet, possuo um monitor LG Flatron ez T910B e estou com o mesmo problema. O monitor fica bem escuro e não há meios de recuperar o contraste e brilho. Já testei drivers modificados que dizem resolver o problema mas nada mudou, o reset do monitor também não funciona, já não sei mais o que tentar :cry:

Quem souber como solucionar o problema eu agradeço.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!