Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Definitivo! Bug da bateria (CR2032), como resolver!


Visitante

Posts recomendados

1- você pega a bateria da placa mãe, Raspa pouca coisa no canto dela ( no lado positivo)

2- Desencape um fiozinho desses de telefone colorido, solda uma ponta na bateria na ponta raspada), e a outra ponta você solda em cima do Jumper (quando ele esta plugado na placa mãe, naqueles contatos) . Talvez o micro não ligue na primeira vez, ai é só você dar um CLEAR CMOS colocando o jumper no 1-2 , e depois retornar ele ao 2-3 e beleza, o micro ligara e não perderá mais os dados.

Não testei, mais isso deve funcionar com outras placas mães.

pcchips.jpg

Quanto a o que causa o problema achei esse post na net.

Mande sua placa para a MOBOFIX , eles cobram cerca de R$50,00 para trocar um MOSFET que fica proximo a pilha/jumper de clear CMOS... é uma pecinha preta com 3 perninhas que faz o chaveamento para economia de energia. vou explicar , quando você esta com seu PC desligado , ela faz com que a corrente que sai da pilha , possa alimentar sua CMOS , salvando assim tuas configuracoes da BIOS. quando você liga seu PC , ela faz com que a energia que passa pela sua placa-mãe alimente a CMOS , assim fazendo com que , quando você esta com teu PC ligado , não seja usada a pilha para alimentar a CMOS.. desse jeito fazendo ela durar mais. caso tu não queira gastar 50 pila, você pode tentar fazer uma gambiarra: acompanhe o polo positivo que sai do socket da pilha "+" . você vera que a trillha passa por uma pecinha preta , ela é a peca que provavelmente queimou.
O Mosfet seria esse ---> http://www.fairchildsemi.com/pf/ND/NDS352AP.html

Eu já recuperei 2 M810 que dava direto esse problema, não adiantava trocar a bateria que não resolveria, fiz a ligação direta e funcionou..

Espero que esse tópico ajude aí a galera com o mesmo problema..

Valeu!

Edit: Fotos ao vivo e a cores de como ficou anexadas abaixo.

post-12358-1388489828251_thumb.jpg

post-12358-138848982836_thumb.jpg

post-12358-13884898284864_thumb.jpg

post-12358-13884898285129_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz... nem sabia disso!!!! semanda passada mesmo eu condenei uma placa-mãe pra P4, tá guardada aqui no laboratorio... e o cliente já comprou e pagou uma novinha...rsrsrs

o jeito vai ser reparar essa aqui! nem sei... mas é garantido??? essa máquina é usada em um equipamento médico, que por motivos óbvios não pode falhar... sei lá prefeiro deixar ele com a placa novinha que ele comprou mesmo!

###### mas valeu pela dica!!! 100% :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wandim@30 de outubro de 2005, 23:10

putz... nem sabia disso!!!! semanda passada mesmo eu condenei uma placa-mãe pra P4, tá guardada aqui no laboratorio...  e o cliente já comprou e pagou uma novinha...rsrsrs

o jeito vai ser reparar essa aqui! nem sei... mas é garantido??? essa máquina é usada em um equipamento médico, que por motivos óbvios não pode falhar... sei lá prefeiro deixar ele com a placa novinha que ele comprou mesmo!

###### mas valeu pela dica!!! 100% :-BEER

É garantido sim, ouvi dizer que tem gente usando 1 ano com essa gambiarra e sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, já que estamos falando em bug com clear cmos e bateria... hoje aconteceu algo estranho aqui, estava brincando com um AXP 2600+, over vai, over vem... beleza, comecei a testar menores latencias nas memórias... salvei as configurações na bios e quem disse que o PC iniciou? pensei "não deu certo, vou dar clear cmos", mas quem disse que a bios voltava? depois de tentar clear várias vezes, tirei a bateria, deixei algumas horas sem, ao colocar a bateria nada de o pc ligar (apenas girava os coolers), então tirei a bateria e liguei sem mesmo, daí ouvi o bip! ligou! nunca tinha visto isso ainda, não conseguir zerar a bios... porque será que só ligou sem a bateria? depois coloquei a bateria e agora está funcionando normalmente... a placa é uma A7N8X-E Deluxe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Muramatsu+06 de novembro de 2005, 10:05-->
Perfeito, funcionou direitinho, a única coisa q fiz diferente foi a solda no jamper, ao invés de soldar no pino da placa mãe eu peguei um jamper daqueles q são vazados em cima e soldei no ferrinho do jamper, assim não precisei soldar nada na placa-mãe.

Valeu pela dica.

Abraço,

Foi o que eu fiz, fica mais fácil até se você querer resetar a bios para algo.. é só puxar o jumper normal e colocar na opção de reset de bios..

Ele vai continuar la soldado normalmente..

Quando der posto fotos eu recovendo o jumper para vocês dar uma olhada..

Ficou muito pratico..

valentini@06 de novembro de 2005, 11:14

legal é o caso da A7N8X-E Deluxe hauhaua mas tenta segurar INSERT SEMPRE que você for fazer um over, tipo na hora de gravar na BIOS, tá louco perder a bios duma placa-mãe dessas no m´[inimo 50 pila de incômodo ¬¬

não entendi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Administrador
A minha placa mãe não liga mais, a energia ta passando por ela mas ela não liga, o led acende e tudo.

Mas você aperta o botão e nada acontece.

É isso aí que ta acontecendo?

E a minha placa mãe não tem esse jumper da bateria!

Como assim, não tem esse jumper??? :blink::blink:

Qual é esse modelo de placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Geovannymazzini@14 de dezembro de 2005, 22:42

Amigo já tive uma A7N8XE-Deluxe e aconteceu isso já, só q deixei ela uns 3 dias sem bateria e ela voltou, achei q ela tinha ido falar com papai do céu...hehhe...mas esse JP4 é o jumper do RST do Bios??

sim, mais nem todas as placas mãe tem esse jp4 como reset da bios..

você teve sorte com essa a7n8x-e deluxe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@14 de dezembro de 2005, 23:02

sim, mais nem todas as placas mãe tem esse jp4 como reset da bios..

você teve sorte com essa a7n8x-e deluxe..

Então pode ser que realmente não tenha o jumper, mas certamente tem dois pontos de solda, da uma olhada no manual da sua placa-mãe, é so você encostar algo de ferro fazendo contato entre esses dois pontos de solda. No manual da placa-mãe certamente tem a indicação dos pontos.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

aí galera mais uma dica.. quando for soldar o fio.. coloquem ele pela parte de tras da placa, ligando o terminal positivo da bateria aos pinos do jumper na parte de tras da placa... para os seus clientes não ficarem achando que você faz gambiarra ao verem aquele fiozinho ali.. Ah, usem um fio encapado! hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Postado Originalmente por andreturra@03 de fevereiro de 2006, 16:49

Certo achei ótima solução, só q estou com duvida quando a solda  na placa

sendo assim são 3 pinos  |||  a solda é feita nos 2 pinos q fica o junper ou em 1 pino  ,  em qual ?

Obrigado

Então, você solda no jumper não na placa mãe, use um jumper que tenha o ferrinho a mostra na parte de cima e solde o fiozinho neste ferrinho.

Assim você não precisa correr o risco de estragar o ponto de solda da placa mãe.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Muramatsu@03 de fevereiro de 2006, 18:15

Então, você solda no jumper não na placa mãe, use um jumper que tenha o ferrinho a mostra na parte de cima e solde o fiozinho neste ferrinho.

Assim você não precisa correr o risco de estragar o ponto de solda da placa mãe.

Abraço,

Legal!!! muito obrigado!! farei amanhã já são 5 maquinas com o mesmo problema espero q resolva!

Abraço

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por AASCOM13@13 de fevereiro de 2006, 17:33

AMIGOS, AONDE ACHO ESSE JUMPER NA PLACA PC CHIPS M755 LMR, ESTOU COM ESSE BENDITO PROBLEMA, MAS NÃO ACHO O JUMPER

GRATO PELA AJUDA

ALEXANDRE

Veja na imagem onde esta o jumper.

Valeu! :-BEER

post-12358-13884905325886_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Também to com uma placa duron m810 que não ta segurando a configuração do setup, já verifiquei e medi o que foi possível, não encontrei nada de errado, com certeza é o bendito mosfet nds352AP, que é o responsavél pela maioria desse defeito na placas duron da serie 800, ele é o Q35 na placa, funciona como chaveador para alimentar o cmos e segurar as configuração quando o pc ta desligado, só que num to conseguindo encontrar ele pra comprar, da até pra fazer uma gambiarra em ultimo caso. Se alguem souber onde encontrar esse mosfet pra comprar eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...