Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Software controlador de motores de passo


microprom

Posts recomendados

:bandeira:

Olá pessoal!

Escrevi um software para ploter, que usa a paralela e DOS;

para minha surpresa, e depois de MUITO 'rôlo', acabei tendo resultado que considero bom; os motores são de disquetes e impressoras usados, com placas de controle c/ transistores 548 e tips (31/41 etc); a pena levanta e abaixa com um solenóide de VHS ; fonte de 12 V x 2 A; TUDO é improvisado! nada de roscas isto e fusos aquilo; varetas roscadas comuns, e ... durepoxi!

Uso os arquivos gerados no Tango DOS (extensão .plt), e já estou tentando os do Proteus;parece que vai dar certo!!

Pretendo ainda transformar este conjunto em FURADEIRA CNC, mais adiante;

As dificuldades maiores são;

1)Calibrar base de tempo em usegundos no DOS; muda de PC para PC

2)Ressonancia dos motores; a uma certa velocidade, tem funcionamento errático

3)PASMEM: penas que escrevem (muito) bem mas, soltam na ora de corroer!!

4)"DESTRINCHAR"o arquivo do Tango e saber o que significavam os números e

outras infs do mesmo;

Se alguém tem interesse ou puder ajudar nas dificuldades, favor contatar;

enviarei também + infs;

microprom

post-48827-13884898281515_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu amigo microprom, tudo bem?! :D

Desejo-lhe as Boas Vindas ao nosso querido Clube do Hardware! :-BEER

Não estou aqui pra dar dicas, até mesmo porque de nada entendo sobre o assunto que você já está criando, mas de qualquer forma, acho, ou melhor, tenho certeza, ao meu ver, que no minimo você merece meus Parabéns! :palmas:

Esse é o povo brasileiro que a gente conhece... :D

Sucesso no projeto!

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve galera!!

Meu amigo microprom, por favor, peço que não considere este Post meu como uma coisa meio "baba-ovo/puxa-saco, etc.", mas a verdade é que admiro muito todo esse nosso querido povo brasileiro, e'o que sempre digo se torna verdade: "SEMPRE CONSEGUIMOS, COM ou SEM O MATERIAL EXATO E NECESSARIO, PROJETAR, CRIAR, CONSTRUIR TUDO O QUE REALMENTE NECESSITAMOS! :palmas:

Isso é apenas uma das inúmeras qualidades de que nosso querido povo dispões e muitas das vezes passa "despercebido"! :D

Mais uma vez, todo o Sucesso que desejares.

Grande Abraço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

e ai microprom!!!

cara! eu desmontei 4 impressoras e ia jogar a sucata fora! e por acaso vi sua engenhoca, e mudei de ideia!!!

acho que vou tentar montar uma tambem!!! me da algumas dicas, estou começando no hobby de cnc! andei estudando a placa c4 da cenece, o que você acha? você sabe de algum projeto mais simples? ainda não tenho o conhecimento de projetar uma placa controladora, mas consigo montar uma que venha com esquema!!! e quanto ao maquinario encontrei um projeto simples e fácil de montar!! usando madeira, cantoneira de aluminio, rolamentos, vareta roscada e parafusos basicamente!!

se você ler, responda

abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo

Excepcional sua ideia. Há muito tempo atrás eu encontrei numa pagina da net que nem está mais ativa, um cara que cosntruiu um maquina parecida usando dois scanner velhos...

Na verdade essa sua ideia tem varias aplicações praticas e não é muito difícil adapta-la para fazer os furos tambem...

Haveria a possibilidade de disponibilizar os esquemas e a lista de 'peças' que você usou?

Sobre usar sucata, amigo, eu moro no interior de MT, aqui, ou se constroe com sucata, ou espera um mês pelo envio dos componentes pelo correio...

Tudo que já construí na area de eletronica, ou só tinha sucata, ou tinha um ou dois componentes novos...

Uma das grandes vantagens da eletronica é a possibilidade de 'componentes' e materiais, e ainda assim ter um trabalho final muito lega.:lol:

Adorei sua ideia:wub:, eu estava pensando em começar a fazer uma, nos proximos messes, mas usando MCU's... acho que vai dar certo tambem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...