Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A Odisséia


Visitante

Posts recomendados

Não sei se este é a seção mais adequada, se não for, por favor, moderadores, colequem na seção certa.

Bom, estou criando este tópico para lhes mostrar a fúria de um Pentium II em minhas mãos e nas mãos de dois amigos.

Certo dia cheguei na casa dele para jogar papo fora (ou seja falar horas e horas sobre computador). Estavamos usando um Duron 800MHz e estavamos a ponto de espanca-lo, quando tivemos a incrível ideia de por para funcionar o Pentium II dele que estava parado a um tempo no armario. Este computador foi levado para uma escola para servir como aprendizagem e demonstração, ou seja, já estava todo bugado. Ligamos ele e era aquilo: Windows 98, 350Mhz, HD 2GB (fazendo barulho), ligado dentro do armário, sem ventilação nenhuma enfim, uma ######.

Chegou um outro cara lá, colega nosso. Estavamos os três sem nada para fazer com um Duron, um Pentium 2 e algumas outras peças que restaram de um Sempron 2400+.

Resolvemos formatar o HD do Pentium II e do Duron (e fazer um tipo de corrida para ver qual instalava o windows antes). Instalamos o Windows XP Professional Edition no Pentium II sem problemas enquanto o Duron só dava problema e depois de umas 30 tentativas, conseguimos instalá-lo.

Quando fomos instalar o Sistema Operacional do Pentium II encaramos um problema: só tinhamos o Windows XP, loucura instalá-lo em um HD de 2GB e também, quem instalaria o Windows XP usando 64Mb de memória? (para quem não sabe, 64Mb é o mínimo para a instalação e 128Mb é o mínimo recomendável para funcionar). Instalamos. Ficou mais rápido que antes.

Notamos que não havia som, pois não tinha a placa de som On-Board. Tristes com isso, lembramos que tinha uma placa de som slot ISA jogada dentro de uma sacola que estava dentro de uma caixa cheia de outras parafernálias. Tinhamos certeza que ela não iria funcionar, pois estava parada ali a muito tempo, mas mesmo assim resolvemos instalá-la. Deu um certo trabalho instalá-la, pois o slot ISA não é Plug and Play e tivemos que achar um Driver para a placa. Depois de instalada, demos alguns passos para trás (afinal, segurança em primeiro lugar) e ligamos o computador. Ligamos o Windows Media Player e colocamos a música que vem como Sample (Like Humans Do). Na hora que aquilo começou a produzir som, foi uma festa, tocamos a música umas 9 ou 10 vezes. :tantan:

Não tinhamos mais o que fazer e notamos que a placa de vídeo de 1Mb não dava conta do Windows XP. Também notamos que o Duron que usava uma placa-mãe PCChips AGP 4x estava muito instável com a GeForce FX5200 de 128Mb AGP 8x. Loucura tirar esta placa de vídeo e colocar no Pentium II, você não acha? Instalamos. A placa-mãe do Pentium II (uma ASUS) incrivelmente tinha um slot AGP 2x. Funcionou perfeitamente, sem instabilidades nem problemas de compatibilidade.

Desfragmentamos o HD para melhorar a performance.

Lamentávamos quanto a termos um HD de 80GB e não podermos usá-lo nesse computador pois a placa-mãe não reconhecia. Entramos no site da ASUS e lutamos para conseguir a atualização da BIOS da placa-mãe. Achamos em um canto escondido da internet as atualizações. Elas vinham com um "manual de instruções" totalmente confuso. Tentamos seguir algum procedimento e quando achamos que estava certo, fomos formatar o disquete e nada. Quando iriamos tentar descobrir o problema, tivemos que ir embora e deixar para depois.

Até aí já é uma Odisséia.

Duas semanas depois, o meu amigo, dono do Pentium II, me liga dizendo que o Pentium II está muito bom. Desconfio e vou conferir. Perfeito! Ele ligou a placa de captura, mais dois HDs (um de 20Gb e outro de 10Gb, que era do Duron), um Gravador de DVD, mais dois módulos de memória de 64Mb e uma placa de rede decente. Perguntei para ele: cadê o Duron? Resposta: a placa-mãe queimou. ¬¬"

Continuamos conversando e ele me falando das novas vantagens do Pentium II:

1ª- O Duron, quando era usado para gravar DVDs, demorava no mínimo 2 horas. O Pentium II demora menos de 15 minutos.

2ª- Qundo ele jogava CS no Duron, ele sempre apanhava por causa do LAG que dava principalmente por ele ser o servidor. Agora ele é o servidor com o Pentium II e ele consegue jogar normalmente oscilando entre 60 e 30fps.

3ª- O Pentium II estava mais rápido.

4ª- A GeForce não dá incompatibilidade.

5ª- O Pentium II não queimou. :rolleyes:

Estavamos jogando CS quando do nada o PC desliga. O dono do PC me disse que de uns tempos para cá ele estava desligando freqüentemente por causa do cooler do processador que não tinha um bom encaixe de fabrica. Lancei a ideia de instalarmos esse Pentium II em um Gabinete 4 baias todo-poderoso (com casemod, luz negra, cooler com led azul, pintura interna verde fluorescente e parte frontal de cor prata de fábrica) que sobrou do Sempron 2400+, pois aí, haveria circulação melhor de ar, por que no gabinete 3 baias original do Pentium II, não cabia mais nada, imagine, o tanto de coisa que ficou ali dentro, em um pequeno gabinete antigo.

Ele acatou a ideia. Fomos logo ao que interessava, desmontamos tudo. Íamos ligando placa-mãe, e o gravador de DVD, quando eu tive uma lembraça: por que não instalamos o Gravador de CD? Já que estamos com a mão na massa né? Instalamos. Fomos para os HDs, instalamos os 3 (2Gb, 10Gb e 20Gb). Instalamos a Placa de vídeo, a Placa de Captura, a Placa de Rede, as Memórias, eu resolvi o problema do cooler do processador, passando super bonder (não sei se é o mais adequado, mais foi o que deu para fazer), a luz negra, e dois drives de disquete (já tinha um junto com o gabinete e aí eu resolvi colocar dois) e quando fomos instalar a placa de som tivemos um problema: uma parte metálica do gabiente (da carcaça, na altura onde ficam os HDs) impedia instalar a placa de som ISA, pois essa placa é extremamente grande. Não instalamos. :muro:

Quando fomos instalar a fonte, notamos que a fonte era uma fonte genérica, ela não iria agüentar todo aquele "tranco". Decidi pegar a fonte da SevenTeam de potência Real (que comprei para montar meu micro, e ela estava parada, pois o resto das peças não chegou ainda) e instalar no PC. Ligamos a fonte nos coolers, na placa-mãe, nos HDs nos gravadores, em um dos disquetes (eu tinha esquecido que a minha fonte só tem uma saída para disquete, também, quem iria ligar dois disquetes em um PC?) e na luz negra. Me impressionei com a quantidade de saídas que a fonte tinha, bem diferente das genéricas. Ela também tem uma ventoinha de 120mm, que refrigera o processador que é uma beleza. Montamos o gabinete. Colocamos em cima da escrivaninha, plugamos todos os cabos, demos alguns passos para trás e ligamos.

Não reconhecia os HDs, de jeito nenhum. Tive que ir embora para casa. Quando cheguei em casa liguei pro cara e ele me disse que o problema era o HD de 2GB, que ele tinha ido pro saco, antes ele estava funcionando em 2 flats IDE, e ficou assim:

- Primary Master - HD 2GB

- Primary Slave - HD 10GB

- Second Master - HD 20GB

- Second Slave - Gravador de dvd.

Eu acho o HD não está mais funcionando, pois no gabinete 3 baias, deste jeito estava funcionando normal, quando ligamos ele ao gabinete 4 baias, ele (HD 2GB)simplesmente começa apitar em um intervalo de alguns segundos, e na BIOS não foi reconhecido, o HD é da marca Quantum, acho que este HD já foi pro saco mesmo.

O problema é que como o Windows XP estava instalado nesse HD que foi pro saco, teria que formatar outro HD. Ele formatou o HD de 20GB. Como ele não achou o CD de instalação do Windows XP e ele achou somente o CD do Windows 2003 Server Edition, ele insalou o 2003 mesmo. Ficamos apreensivos com isso, por que achamos que o Windows 2003 Server Edition seria muito mais pesado do que o XP. Mas, ele funcionou perfeitamente, melhor que o Windows XP.

No momento o Pentium II está funcionando perfeitamente. E acabo de receber informações de que ele faz 4 barras e meia para entrar no Windows e que ele fez no super pi um teste que demorou 5 minutos e 38 segundos para ser completado, enquanto o meu atual Penitum III fez 6 minutos e 34 segundos. Os HDs já estão quase lotados. Ainda estamos planejando grandes feitos para esse computador, o que mais lamentamos é o fato do AGP da placa-mãe é 2x e que não temos dinheiro para comprar mais memórias. Acredito que ao aumentar essa memória possamos instalar diversos jogos mais pesados.

Abaixo vai a configuração final, eu considerei a placa de som, pois é como se ela estivesse lá, não foi erro nenhum não ter ligado ela e sim uma impossibilidade do gabinete, ainda estamos raciocinando como vamos resolver este problema.

- Pentium 2 @392Mhz (Slot 1) 100 MHz FSB Cache L2 512kb :palmas:

- Asus P2B-F Intel 82440BX

- Memória 100Mhz 192MB (3x64MB) RAM DIMM

- Vídeo AGP 8x (@ 2x) 128MB/64Bits nVidia GeForce FX5200 XFX DirectX v9.0 :tantan:

- Placa de Captura Pixel View BT878 TV/FM

- Placa de Rede PCI 10/100MB

- Placa de Som ISA Creative Vibra 16' :tantan:

- HD ATA 10Gb 5400RPM

- Fonte SevenTeam ST420BKV 420W ATX 2.0 Preta

- Gravador de DVD Dual Layer

- Creative WebCam

- Drive Disquete 1,44MB

- Monitor 14" (CaseModded) p/ preto :tantan:

- Impressora Lexmark Z12 (CaseModded) p/ preta :tantan:

- Gabinete 4 Baias Preto (CaseModded) Interior Verde, Coolers Azuis e Acrílico

- Estabilizador (CaseModded) p/ preto :tantan:

- Caixa de Som 200W

- Luz Negra

- Teclado Preto

- Mouse Scroll PS2 Microsoft

- Windows Server 2003 (Updated)

- Virtua 4Mb

(30/10/05) - Eu fui de novo ver o Pentium II. Tivemos algumas idéias novas, mas por enquanto, estamos realizando-a, e mais para frente postarei aqui o resultado. Agora pouco ligamos o jogo de futebol Pro Evolution Soccer 4. Na hora de instalarmos pensarvamos: não vai funcionar. Depois do fim da instalação clicamos Play. O jogo ligou na hora e a apresentação sem LAGs. O menu do game estava perfeito. Logo ligamos para jogar uma partida, e entrou rapidamente, igual ao Sempron 2400+. O jogo funcionou perfeitamente, sem LAG nenhum. Foi uma festa. Queríamos mais, então saímos do jogo e colocamos na mais alta resolução e de 800x600 migramos para 1024x768. Ligamos o jogo. Sem LAGs nenhum! Digitei Alt+F4 e ele saiu na hora e logo parou de pensar, isto porque estava na qualidade máxima. Uma coisa que notamos é que o Sempron 2400+, quando em qualidade de jogo alta, tinha altos níveis de LAG, e quando o jogo era fechado ele demorava mais que o Pentium II para sair. :rolleyes:

Agora pouco, desligamos o computador. Abrimos o gabinete e fizemos overclock nele. Fizemos um over de 12% (foi para 392MHz), este over só é possível usando jumpers, pela BIOS não dá. Resolvemos um outro problema na inicialização dele: ele dava erro na velocidade dos coolers e numa das saídas da fonte, foi só modificar algumas coisas simples na BIOS. Ao iniciarmos o computador, contamos, apreensivos, as "barrinhas" que ele fazia para iniciar o Windows Server 2003. Antes do over era 4 barrinhas e meia, agora, depois do over, o número de "barrinhas" ficou entre 2 e 2,5! Incrível, foi uma comemoração. Iniciou normalmente e a temperatura se manteve estável, a mesma de antes do overclock. Estamos planejando aumentar o clock do processador para 500MHz, mas antes prescisamos assegurar que não vai esquentar muito.

(31/10/05) - Sim! A proeza master foi completada! Hoje, dia 31/10 foi o dia em que um Pentium II com 192Mb de Ram conseguiu rodar BattleField 2!

Cheguei em casa depois do trabalho e ligo para o meu colega. Na hora ele me diz: Cara! Rodou BattleField 2! Aí ele me explicou tudo nas suas etapas: primeiro ele instalou normalmente e ligou o jogo, aparareceu a abertura. O jogo autamoticamente ficou na menor qualidade. Clicou em Play. O jogo, no começo estava lento, com muito LAG, difícil de jogar, entre 2 e 5 FPS. Mas depois de um tempo, disse ele, o jogo começou a aumentar o FPS. Ia para 20, depois 25, depois caia para 10 e assim se manteve entre 10 e 20. Esse valor não é muito presciso, mas ele sempre jogou este game e ele tem uma noção boa de quantos FPS, se conseguirmos medir o número de FPS, com certeza colocarei aqui. Ele disse que jogou BF2 a tarde toda, só lamentou não ter placa de som. Uma coisa que podemos notar é que o BF2 conseguiu rodar nesse Pentium II sem overclock nenhum e com 192Mb de memória, sendo que o recomendável é 512Mb.

Ele também me disse que o HD de 20Gb ele tinha devolvido para o dono e que ele formatou o HD de 10Gb e instalou o Windows Server 2003, por enquanto eu não sei de mais detalhes, só sei que para entrar no Windows ele faz entre 2,5 e 3 "barrinhas" sem overclock.

Outra coisa que ele me disse é que tem pouca gente acreditando nisso. Esse cara é estudante de Informática, numa escola técnica aqui em Campinas, e ele contou que quase ninguém que estuda lá acreditou nesta história, nem mesmo o professor de informática dele. Vamos tentar resolver este problema, mas somente quando o Pentium II estiver no auge de seu potêncial, para calar a boca de muita gente.

(02/11/05) - Fizemos muitas coisas com este Pentium II hoje. Como hojoe o dia estava livre por causa do feriado fomos na casa da avó do dono do PII. A primeira coisa que conseguimos fazer foi ligar o PC e jogar BF2. Conseguimos ligar e tudo mais, porém o jogo estava lento, díficil de jogar. Ele ficou mais rápido depois de um certo tempo, mas mesmo assim, cansamos um pouco por causa da lentidão. Depois desmontamos o computador todo, do gabinete só ficou a estrutura, fizemos algumas marcações nele (abaixo está explicado o porque). Levamos as peças todas para o quarto e o gabinete ficou no quintal da casa.

No quarto ligamos o computador formando uma "aranha", em cima de uma cadeira. Ficou muito legal, principalmente por permitir que pudessemos instalar a placa de som. Ligamos a "aranha". Não sabemos o motivo mas ele estava muito lento para ligar. Ok. Fomos procurar na Internet o driver da placa de som e de jeito nenhum conseguíamos achar, só achavamos o driver da Creative Vibra CT2501 ISA para Win98, mas só estavamos procurando este driver por que estava instalado o Windows 2003 Server, que não tinha o driver da placa de som. Ele ficou mais de meia hora até achar o driver e achou. Instalamos e reiniciamos. Funcionou normal. Como não tínhamos conseguido instalar o GTA San Andreas anteriormente (pela impossibilidade de instalar a placa de som), dessa vez instalamos. Finalmente podíamos testar! O jogo iniciou-se perfeitamente, sem travar. Clicamos em Play. Ele demorou um pouco para entrar no jogo, mas entrou. Estava com o som normal, só que estava bastante lento. Do nada o som acaba. Logo depois o jogo rodou lisinho, lisinho! Perfeito. Lembramos que estava na configuração média e deixamos na baixa, só a qualidade mudou, a velocidade não. Fomos testando o jogo. Deixamos a qualidade no modo Very High, sem modificar o desempenho do jogo. Logo depois fomos mudando o anti-aliasing e chegamos no nível 3 (o mais alto). A velocidade do jogo mudou muito pouco e dava para jogar perfeitamente. Depois fomos modificando a resolução da tela:

640 x 480 x 16 - Ótimo! Sem mudança.

800 x 600 x 16 - Ótimo, igualzinho ao de cima.

1024 x 768 x 16 - Com um pouquinho de lentidão, mas quase igual aos dois de cima.

640 x 480 x 32 - Igual ao 1024 x 768 x 16

800 x 600 x 32 - Jogo dando "soquinhos".

1024 x 768 x 32 - Difícil de jogar, um pouco mais rápido que BF2

Foi muito bom descobrir que o Pentium II estava rodando GTA San Andreas com a mesma Placa de Vídeo que o Sempron 2400+, porém mais rápido que o próprio Sempron! Tenho que lembrar que estes resultados todos foram obtidos sem som algum, ainda não descobrimos o motivo, pois a placa de som estava funcionando perfeitamente. Achamos que seja o driver e estamos pensando em instalar o Windows XP Professional.

Fomos para o quintal, estavamos prontos para "A DECEPAÇÃO"! Tínhamos duas idéias em mente:

- Adaptar o gabinete monstro à placa de som também monstro.

- Fazer um CaseMod inovador (leia mais abaixo)

1ª Fase: Adaptação à placa de som.

Plano da Operação: Serrar o gabinete na altura da estrutura (onde se encaixam os discos rígidos) em que permitisse a instalação da placa de som monstro.

Modo de Operar: Fazer as marcações necessárias, pegar uma serra de arco e serrar a parte delimitada.

Comentários: Começamos a serrar até notarmos que a serra era uma grande porcaria. E que aquele material do qual é feito o gabinete era muito complicado de ser serrado, ele oferecia uma grande resistência. Conseguimos serrar com muito custo uns 75% do material necessário. Depois serravamos, serravamos e não saia nada dali. Chegou o avô do meu colega e ajudou-nos ele serrou tão fácil que parecida que ele estava serrando pão. ¬¬" Após serrarmos uma parte descobrimos que era impossível serrar a outra (que era rebitada) pois uma das bordas onde se encaixam as tampas do gabinete não permitiam. Não poderíamos deixar aquilo lá de jeito nenhum. Descobrimos que era muito fácil quebrar o rebite, ou seja, pegamos o martelo e partimos para a luta, foi um pouco complicado, mas conseguimos retirar aquilo lá.

Visões finais: A tinta do interior do gabinete ficou arranhada, mas foi um trabalho que valeu muito a pena, pois a placa de som coube exatamente no buraco. Mais para frente iríamos repintar o gabinte mesmo...

2ª Fase: ideia de Jirico 2.0.

Plano de Operação: Retirar os alto falantes da caixa de som velha e instalar na parte frontal do gabinete.

Mode de Operar: Retirar os alto falantes das respectivas caixas, demarcar o tamanho dos mesmos nas duas baias restantes do gabinete, cortar esses pedaços e instalar ali os alto falantes.

Comentários: Na teoria isso seria uma beleza, mas na prática... Bom, começamos tirando os alto falantes da caixa de som. Desparafusamos elas. Ao abrir vimos a dimensão do problema. Os dois alto falantes estavam colados nas caixas e a placa do circuito da caixa de som estava presa pela proteção do potênciometro do som. Nessa hora era para termos desistido, mas não, temos que ser "agressivos" (uma bela palavra para substituir loucos). Como tirar o alto falante de lá? Primeiro fomos tirar a parte de trás da caixinha, mas o problema é que os fios que estavam presos ali dentro não saíam, ou seja, tive que cortar o fio da tomada para depois soldá-lo. Despois para tirar o alto falante tentamos tirar a cola à unha, mas não saia de jeito nenhum. Pense, como você faria isso? Já sei! Vamos tentar com uma faca! Não saiu. Aí veio um sinal: vamos derreter o plástico. Pegamos uma faca de serra da Tramontina e esquentamos. começamos com uma dor no coração à derreter o plástico em volta do alto falante. Um trabalho *****, que deixou a casa fedendo à plástico derretido. Muito tempo depois conseguimos retirar os dois alto falantes. Agora para tirarmos a plaquinha de circuito impresso foi bastante difícil também, pois tivemos que derreter o plástico em volta do potênciometro. Testamos para ver como ficou: estava funcionando perfeitamente. Acabamos danddo um curto circuito na rede, pois como eu ainda não tinha soldado os fios acabei encostando os fios da tomada, curto circuitando-a, os fios estouraram.

Ufa, até aí já foi um trabalhão. Continuemos.

Pensamos como seria possivel marcar a parte das baias sem erros. Passamos durex e prendemos as duas, depois efetuamos as medições necessárias, colocamos os alto falantes em cima e marcamos com uma caneta. Como vamos cortar? Derreta! Pegamos uma faca enorme e esquentamos. E fomos derretendo a parte do circulo marcado à caneta. Foi aí nosso erro: essa parte ficou um pouco maior e além disso quando eu ia virando a faca (por mais cuidado que tomasse) ela ia deixando grandes falhas. Finalmente derreti tudo. Ficou feio. Ok. Agora prescisamos passar o potênciometro ali. Vamos furar, pegamos uma furadeira enorme que tinha lá, colocamos a broca do tamanho parecido com o diâmetro do potênciometro e furamos. Finalmente terminamos. Resolvemos não fazer furo nenhum para colocar a entrada do fone de ouvido, nem do LED de energia (pois ela ficará sempre ligada), e nem do botão de power.

Para deixar aqueles maliditos alto falantes parados ali e deixar o circuito em uma boa posição foi uma odisséia à parte e mesmo assim ficou ruim: o potênciometro ficou em uma posição difícil de ser girado, a fita isolante que usamos para prender os alto falantes ali (usamos pois era preta) descolava e os fios que se ligavam aos alto falantes romperam eu tive que soldar.

Uma ideia que eu dei foi a de comprar borracha H e colocar ali. Quem sabe não ficaria bom? O problema é que ficou tão imperfeito que a borracha H tomaria a forma dessas imperfeições e acho que ficaria pior do que estava.

Sim como vocês imaginam, não ficou muito bom, mas olhem na atualização do dia 5 de novembro e verão como resolvemos alguns problemas.

(05/11/05) - Desculpem a falta de atualização. Bom, neste dia conseguimos provar que um Pentium II (com algum auxílio, é claro) consegue rodar um jogo muito pesado como o F.E.A.R. Infelizmente quando isso aconteceu, eu não estava presente, mas lá estavam o dono do Pentium II e aquele nosso amigo que nos ajudou a começar tudo isso (Danilo) sem nada para fazer. Tudo que vou contar agora é o que o dono do Pentium II me disse (esse cara é o felipesaid).

Lá estavam eles sem fazer muita coisa e aí resolveram "testar" todo o poder de processamento do PII. Resolveram instalar o jogo F.E.A.R. para ver até onde o computador agüentava. Logo depois de instalado ligaram o jogo, que demorou algum tempinho para ligar. Ajustaram as opções de vídeo para 640x480 no mínimo de qualidade de imagem e ligaram o jogo. Sim, o jogo funcionou perfeitamente! Sem LAGs. Porém acontece uma coisa estranha: quando ele senta em uma mesa e começa a digitar em um computador o jogo não responde, o personagem continua digitando e olhando para os lados, mas nada a mais acontece... Se deixassem o dia inteiro aquilo ali, o personagem ficaria o dia inteiro digitando e olhando para os lados.

Acreditamos que esse problema seja causado pela memória RAM que é muito pouca para este jogo que recomenda 512Mb. Mas valeu a pena esta experiência pois provamos que mesmo a placa de vídeo sendo "underclockada" para AGP 2x o jogo conseguiu funcionar.

O Danilo também foi lá e levou uma lima para consertar o estrago que fizemos no gabinete tentando colocar os alto falantes. Ele limou a parte que eu derreti e deixei imperfeições deixando-a bem melhor do que antes. Pronta para receber a borracha H.

(13/11/05) - Hoje não fizemos muita coisa, mas mesmo assim contarei, só para atualizar. Fui na casa dele hoje levando meu HD (Western Digital 20Gb 5400RPM) e minha memória (128Mb DIMM) do meu Pentium III. Ele prescisava do HD pois era necessário gravar alguns CDs de arquivos, pois o espaço no HD de 10Gb dele era totalmente insulficiente e pediu a memória pois ele estava querendo fazer funcionar o Need For Speed: Most Wanted, que travava na entrada, acreditamos que seja por causa da memória RAM insulficiente.

Gravamos os DVDs de uns 4Gb aproximadamente em 10 Minutos (o Duron gravava em 2Hrs) e logo tive que ir embora, infelizmente não foi hoje que testamos o NFS, mas logo voltarei lá para faze-lô.

(??/11/05) - Como faz tempo que eu não atualizo, eu não me lembro da data. É que teve um certo dia que nós conseguimos atualizar a BIOS da placa-mãe e com isso ela passou a aceitar o sistema NTFS, ou seja, aquele HD de 80GB 7200RPM da Seagate passou a funcionar no Pentium II. Tembém nesses dias conseguimos fazer funcionar o jogo Need For Speed: Most Wanted, não nos pergunte qual era o problema pois não lembro, só sei que funcionou, e funcionou bem, dava para jogar, apesar de dar uns Lags chatos pela falta de memória. Outro jogo que funcionou foi o pesado F.E.A.R., a mesma história do NFS:MW.

(03/01/06) - Hoje montamos um vídeo do Pentium II rodando F.E.A.R., colocamos ele no link: http://rapidshare.de/files/10334390/Fear_p2.wmv.html . O problema é que um dia gravamos o menu e no outro gravamos o game em ação, mas os dois são do Pentium II.

(04/01/06) - Infelizmente o Pentium II não está ligado agora, acreditamos que seja por causa de uma fonte louca e de um disquete bomba. A história é a seguinte: prescisávamos ligar o Pentium II para ajudar meu Athlon 64 e o Sempron do Felipe a fazer um trabalho demorado de Encriptação e Compactação de Gigas e Gigas de dados, e três computadores trabalhando em paralelo são muito mais rápidos que um sozinho.

Para ligarmos o Pentium II, que estava sem fonte, reformamos uma fonte que estava sem cooler (estava sem cooler pois estava podre o sulficiente e reaproveitamos o cooler dela) e fizemos uma gambiarra com um cooler Akasa de Leds azuis, ou seja ficou uma fonte Genérica, preta (pois pintamos ela com spray) e um cooler de leds Azuis atrás, até que ficou legalzinha, mas como eu disse, ela estva podre demais para ser utilizada e mesmo assim insistimos, resultado: o Pentium II não manda nada para o monitor. Acreditamos que a fonte não está conseguindo dar conta da placa de vídeo de 1MB, sem GPU da Trident. Hoje mesmo vamos comprar uma fonte SevenTeam para o Sempron e a fonte genérica do Sempron vamos ligar no Penitum II.

Outra coisa estranha é que ao ligarmos o PII, agente ouve um barulho de Tic-Tac, como o daquelas bombas-relógio. Descobrimos que vem do drive de disquete. ¬¬

Estou escrevendo neste momento apoiando no gabinete do Pentium II, para não dizer que ele é inútil. Aguardem mais notícias.

Tenho uma outra notícia, que não é muito boa para esse Pentium II: fizeram um teste aqui no Clube do Hardware com essa Placa-Mãe e o veredito não foi muito bom: essa placa-mãe é uma das piores para Penitum II. O link é https://www.clubedohardware.com.br/artigos/792 . Nunca imaginamos que existisse um teste com essa placa-mãe antiga, por isso nunca tinhamos procurado na a respeito, mas o Danilo, não sei por que achou este teste aqui.

Por enquanto é só, esse é o resultado parcial da nossa incrível Odisséia. Logo estarei comentando mais sobre isso. Me desculpem os erros de gramática, pois digitei isso morrendo de sono.

Gostaria de agradecer ao Felipe (dono do Pentium II) e ao Danilo (sem ele não faríamos tudo isso de jeito nenhum, ele é uma espécie de técnico Mór do grupo).

Valeu.

Obs.:

As fotos em anexo são do gabinete "todo-poderoso" que citei acima, o Sempron 2400+ estava instalado nele quando tiramos as fotos, mas o Pentium II instalado ficou com o mesmo aspecto. Nas duas primeiras fotos, só considerem o Gabinete, pois quando tiramos essas fotos, ainda usavamos o computador numa TV de 14" e não tinhamos feito casemod no Gabinete. Infelizmente agente não têm câmera digital para tirar mais fotos. Nas duas últimas ainda era o Sempron 2400+, só que com o CaseMod no gabinete. O BF2 que aparece no monitor NÃO está sendo rodado no Pentium II e sim no Sempron. Estas fotos foram tiradas com a câmera do Danilo (não tiramos mais fotos, pois a irmã dele foi à um parque de diversões com a câmera e voltou com a mesma quebrada [visor trincado], parece que uma amiga dela quebrou a câmera) e a mão que aparece em uma delas é dele. Ele, nessa foto, estava instalando um driver da placa de vídeo, logo depois de uma formatação (coisa que acontecia diariamente com o Sempron 2400+).

Atualização das Fotos:

5ª Foto: Foto do processador funcionando.

6ª Foto: Foto do Windows XP no Pentium II, em um monitor que não agüenta mais que 640x480.

7ª e 8ª Foto: Menu do F.E.A.R. no monitor 640x480.

9ª Foto: Detalhe do Case.

10ª Foto: Detalhe da placa de som, que não cabia no case. Depois de serrarmos ela coube como uma luva.

11ª Foto: Outra foto do Case.

12ª Foto: Detalhe do Processador.

13ª Foto: Detalhe da Placa-Mãe Asus P2B-F

Me perdoem a falta de informações mais específicas, ou então pelas explicações exageradas, pois escrevi isso em outro forum e achei interessante comentar com vocês essa minha experiência, eu sei que não é grande coisa, mas pra mim que nunca fiz curso nenhum é um grande avanço na arte de resolver problemas em computadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kbca,

Você e seus amigos estão de parabéns; você, particularmente, pela excelente descrição de tudo o que fizeram, parecendo até uma crônica bem humorada de um bom escritor.

O trabalho demonstrou conhecimento, criatividade e, acima de tudo, vontade de fazer: é o que dá satisfação a nós "micreiros" quando há sucesso.

Nota dez para você e seus amigos.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jtb,

Muito obrigado pelos elogios, eles nos inspiraram a continuar.

Quarta feira iremos terminar nosso "projeto secreto".

Também estmos pensando em criar um site só para contar esta histoia.

Atualizarei todos os dias.

valeu :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kbca_cps@30 de outubro de 2005, 02:10

......que ele tinha ido pro saco (que na verdade eu acho que não foi pra saco nenhum, é que agente fez uma gambiarra para funcionar 3 HDs em 2 portas IDE, que acho que não deu certo).

Ele estava funcionando em 2 flats IDE,

-Primary master=HD 2GB

-primary slave=HD 10GB

-second master=HD 20GB

-second slave=Gravador de dvd.

Eu acho o hd não está mais funcionando, pois no gabinete 3 baias, deste jeito estava funcionando normal, quando ligamos ele ao gabinete 4 baias, ele (hd 2gb)simplesmente começa apitar em um intervalo de segundos, e na BIOS não reconheceu o hd de 2gb, o hd é da marca Quantum, com certeza este hd já foi pro saco.

Ahh! hoje eu instalei outro jogo aqui.

Depois eu posto qual jogo eu testei e o desempenho dele nesta "máquina"... :rolleyes:

[]´s

falou!!!

Obs: cabeça add o que eu escrevi acima no seu topico, no lugar de:

Postado Originalmente por kbca_cps@30 de outubro de 2005, 02:10

......que ele tinha ido pro saco (que na verdade eu acho que não foi pra saco nenhum, é que agente fez uma gambiarra para funcionar 3 HDs em 2 portas IDE, que acho que não deu certo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kbca_cps@31 de outubro de 2005, 22:08

O povo do forum nem leu o que eu escrevi aqui, deu o maior trabalho.

Mas tudo bem, empouco tempo estaremos criando um endereço da web exclusivamente para ele. :bandeira:

cabeça,

Quando criar o site, poste aqui.

Serei um leitor assíduo.

Gostei demais do trabalho de vocês.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jtb@02 de novembro de 2005, 11:44

cabeça,

Quando criar o site, poste aqui.

Serei um leitor assíduo.

Gostei demais do trabalho de vocês.

Abrs.

Muito obrigado, é por gente assim que eu continuo escrevendo isso...

valeu! o site sairá logo, é só agente ter um pouquinho de tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abrindo um parênteses: meu Pentium II (Deschutes) de clock original 350MHz (bus de 100MHz) esta' rodando a 467MHz - bus de 133MHz com memórias adequadas, um cooler de quase 7000RPM e com estabilidade. Tudo bem q a cidade aqui e' fria (estou na Serra Gaúcha), mas vai longe o processador.

Sim, a máquina fica ligada 24x7. Roda Windows XP Pro SP2 - 320MB de RAM e a placa-mãe e' uma PC-Chips série 756.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por felipesaid@10 de novembro de 2005, 13:59

****ATENÇÃO****

----------------------

Pentium 2 350 mhz rodou lisinho o jogo FEAR com:

640x480, Com qualidade Minimum.

Em breve kbca irá escrever com detalhes no topico esta proeza \o/

Inacreditável!

Aguardo os detalhes...

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pah ele ainda roda CS 1.5...

por que você não tenta?

você n tem como liga-lo?? instala uma plaquinha de video nele, formata, se as entradas de memória forem DIMM, tente pegar alguma memória de algum pc aí e instalar, instala o windows 98 ou 95... n instala mais nada... vai lá, instala CS 1,5 e tenta roda ele em software...

quem sabe??

quanto a esse Pentium 2... tente fazer alguma coisa legal com ele

não há necessidade de fotos, pois não ficou muito diferente.... olhe para a segunda foto que eu postei.... está vendo aquela parte onde ficam os HDs? ali na base do gabinete.... foi ali que agente serrou um pedaçinho... foi muito cansativo, mas conseguimos serrar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos elogios. É uma coisa meio difícil de acreditar, não sei nem seu acreditaria nisso se eu tivesse lido de outra pessoa. Na verdade, nos mesmo não acreditamos até agora em tudo isso.

Dei uma atualizada no dia 02/11, leiam a Fase 2 que fiquei devendo. Também dei uma atualizada no dia 05/11, adicionei um último parágrafo ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro cabeça e todos os companheiros que trabalharam no "projeto PII ao infinito"!

Penso que o sonho de tido micreiro verdadeiro, digno desse nome e independentemente da profissão que tenha "de verdade" (como eu, que faço coisa absolutamente diferente na "vida real"), é ter um dia oportunidade de fazer exatamente o que vocês fizeram: ter uma máquina na mão e conhecimento ténico para virá-la do avesso, levando-a à maior altura possível.

Somente quem é vidrado "nesses bichos" é que pode avaliar o prazer que isso dá, tanto mais no nível em que vocês chegaram.

Confesso que, com minhas limitações na área - admito que consegui melhorar um pouco, nesses anos todos em que patino nela - simples ativação do BIOs até o "sistema não encontrado" depois de uma montagem e, depois, a formatação, instalação do SO e "afinação" até os testes finais, já é motivo de muita comemoração, quase uma realização pessoal.

Penso, então, na satisfação e alegria de vocês ao chegar no ponto em que chegaram, fazendo de um avião de carreira um verdadeiro supersônico.

Devo dizer-lhes que estou com inveja, embora aquela construtiva, de incentivo e satisfação.

Vocês são demais...

Renovo meus cumprimentos.

Abraços fraternos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha curti o nome do PII ao Infinito! :D

Muito obrigado novamente pelos elogios, pode ter certeza que eles fortalecem ainda mais a nossa vontade de continuar a fazer testes com essa máquina. :-BEER

Vou falar uma coisa pra você: nunca fiz curso nenhum de hardware, nem nunca estudei informática, mas este tempo que eu gasto "brincando" com este PII me ensina mais que vários meses de estudos e eu acho que é assim mesmo que se aprende a mexer com computadores...

Eu e o Danilo, nunca fizemos nenhum curso de informática e mesmo assim sabemos as mesmas coisas que o felipe sabe, ou até mais no caso do Danilo que é o "Cabeça" do grupo.

o que eu faço também não tem nada a ver com computadores, quer dizer, em partes... eu estudo Eletroeletrônica... mas por enquanto nada de PCs, espero algum dia trabalhar desenvolvendo projetos de computadores...

AGuardem que novidades virão.... NFS:MW à caminho!!!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, pouca gente acredita nisso mesmo...

quando rodamos battlefield 2, como eu disse, rodou devagar, difícil de jogar, se tivessemos mais um pente de 128mb de RAM provavelmente conseguiriamos rodá-lo muito bem. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz, foi mal, é que eu n to tendo muito tempo pra escrever aqui... mas tem acontecido várias coisas, como instalarmos o hd de 80gb atualizando a bios, gravamos videos do need for speed most wanted, do fear... vários testes... mas depois eu passo pra vocês...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...