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dissipador d cobre!


L.Fernando

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Comece melhorando bem a ventilação de gabinete, depois aplique uma boa pasta

térmica, como a Artic Silver 5 e veja se baixa a temperatura.

Se baixar, mas ainda não chegar onde voce quer aí pense em mudar o cooler

por um com dissipador em cobre reconhecidamente eficiente.

Os dissipadores em cobre levam pequena vantagem sobre os de alumínio com

base de cobre com ventoinhas iguais.

Boa sorte com as suas temperaturas.

adcarvalho

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  • Membro VIP

igor.sch

É pela grande dissipação do calor que os motores alternativos de combustão interna, de alto desempenho, que geram temperaturas altíssimas utilizam o

cobre para dissipar o calor gerado em seus cilindros, cabeçotes e radiadores??

Ou o alúminio??? Inclusive nos motores de dois tempos de alta performance e

refrigeração dinâmica pelo ar???

Sei que o cobre absorve e conduz melhor o calor, mas que também o retém

ou já estão fabricando ferro de soldar com a ponta de alúminio e eu estou

desatualizado???

Desculpe pela brincadeira :-BEER

adcarvalho

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Postado Originalmente por igor.sch@30 de outubro de 2005, 21:09

Imagino que o cobre tenha uma vantagem considerável sobre o alumínio.

O alumínio tem um coeficiente de condutividade térmica de 235 W/(m K) (Watt por metro Kelvin).

Já o cobre tem 400 W/(m K).

Vantagem, não?

"Coeficiente de condutividade térmica" - Eu já ia postar isso ! Sera que conduz melhor o calor?

T+

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É pela grande dissipação do calor que os motores alternativos de combustão interna, de alto desempenho, que geram temperaturas altíssimas utilizam o

cobre para dissipar o calor gerado em seus cilindros, cabeçotes e radiadores??

advarvalho,

Aceitei sua crítica numa boa. Mas vou te darei somente um motivo pelo qual os motores são feitos de uma liga de alumínio e aço: preço.

O cobre é muito mais caro que o Alumínio. Quer mais um exemplo? Fios de alta tensão: eles são feitos de aço, alumínio e uma pequena quantidade de cobre (parece que são somente 15%). O Aço oferece a dureza, o Alumínio a leveza e o cobre a condutividade.

Na verdade, existem peças do motor que são feitos de cobre. Os mancais (transformam o movimeno retilíneo e frequente do pistões, em movimento circular) são feitos de bronze, que nada mais é uma liga de cobre e estanho. Mas o objetivo não é a condutividade térmica, mas a resistência.

Agora, essa eu não entendi:

já estão fabricando ferro de soldar com a ponta de alúminio e eu estou

desatualizado???

:unsure:

Voltando ao assunto, vejo um pequeno problema no uso de dissipadores de cobre: zinabre. Ele não tem aquela película protetora que o Alumínio naturalmente cria em sua volta. Passível de oxidação, o que deixa o cooler verde (e feio...); necessitando de uma limpeza mais pesada...

Abraço!

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