Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Rodolfoamorimm

Ajuda!

Posts recomendados

Ola pessoal. Gostaria de uma ajuda sobre o seguinte circuito:

Bem, a minha duvida sao as seguintes:

1) No capacitor C1 de 10uF eletrolitico não está descrito a tensão, qual o q eu compro? Um de 10uF/16v ?

2) Idem para o C2 de 0.1uF

3) O transistor Q1 2N1066 não encontro nem no programa Circuit Maker... será que posso usar outro transistor? Bem, sao essas as perguntas... espero que alguem possa me ajudar! Valeu 4all!

:-BEER:bandeira: :palmas: :joia::P:D

post-44534-1388489832459_thumb.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Rodolfoamorimm@30 de outubro de 2005, 19:48

Ola pessoal. Gostaria de uma ajuda sobre o seguinte circuito:

Bem, a minha duvida sao as seguintes:

1) No capacitor C1 de 10uF eletrolitico não está descrito a tensão, qual o q eu compro? Um de 10uF/16v ?

2) Idem para o C2 de 0.1uF

3) O transistor Q1 2N1066 não encontro nem no programa Circuit Maker... será que posso usar outro transistor? Bem, sao essas as perguntas... espero que alguem possa me ajudar! Valeu 4all!

:-BEER  :bandeira:  :palmas:  :joia:  :P  :D

Respondendo a suas perguntas:

1) Pode, assim como um com tensão um pouco maior pode ser utilizado. Só não use um com tensão menor que 9V (que é a alimentação do circuito);

2) Use um cerâmico ou de poliester (nesses as tensões são mais altas);

3) O transistor de você indicou (2N1066) é de germânio, pode ser difícil de achar. Tente substituir por um de silício com características próximas (poder ser que o circuito aceite ou não devido a diferenças entre os 0,2V dos Ge e 0,6V dos Si, mas não custa tentar).

As caracteristicas básicas do 2N1066 são:

Descrição = Transistor bipolar de Germânio PNP de baixa potência

VCEO (V) = 40

VCBO (V) = 40

I© = 10mA

Dissipação Max.= 120mW

f(T) Min. = 120MHz

Invólucro = TO-33

Para achar um equivalente, tente consultar:

http://www.datasheetarchive.com/

Só por curiosidade, o que faz esse circuito?

Compartilhar este post

Link para o post

aí valeu mesmo Carlos!

o Circuito Simula uma voz eletrônica

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera!!

Meu amigo Rodolfoamorimm, como se trata de um circuito modulador de Voz, acredito que seria melhor você optar por usar capacitores cerâmicos e não de poliéster. :-BEER

Não estou aqui com o intuito de contrariar o que nosso amigo Carlos Junior comentou, por favor, não entendam assim, mas apenas como uma forma de ajuda e no mínimo experiência própria. Mas fique a vontade...a Experiência adquirida é que vai contar no final! :rolleyes:

Apenas uma dica. :D

Grande Abraço. :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Amigo digam AMD, sua dica foi de extrema relevância! Muito obrigado mesmo! Andei lendo aqui e vi q era melhor utilizar mesmo os cerâmicos do q os de poliester! Muito Obrigado tanto ao digam quanto ao Carlos ! O mais importante aqui no forum são as ideias diversas, ambos me ajudaram muito! Valeu!

:-BEER:bandeira: :palmas: :P:D

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por digam AMD@31 de outubro de 2005, 02:50

Salve galera!!

Meu amigo Rodolfoamorimm, como se trata de um circuito modulador de Voz, acredito que seria melhor você optar por usar capacitores cerâmicos e não de poliéster. :-BEER

Não estou aqui com o intuito de contrariar o que nosso amigo Carlos Junior comentou, por favor, não entendam assim, mas apenas como uma forma de ajuda e no mínimo experiência própria. Mas fique a vontade...a Experiência adquirida é que vai contar no final!  :rolleyes:

Apenas uma dica. :D

Realmente quando se trata de circuitos de áudio ou RF, os capacitores cerâmicos se comportam melhor pois eles tem um desempenho melhor nas altas freqüências.

Compartilhar este post

Link para o post

digam, Carlos Jr. , e outros... Gostaria de saber se este circuito:

pode ser assim desenhado:

PS.: Na figura acima, tem umas partes que coloquei dois furinhos pra por um fio por cima (jumper), como mostrado ali à esquerda do OUT.

A plaquinha ficou no real assim:

Bem, ficou meio bizarro e tosco porque ainda sou iniciante essa onda de fazer plaquinhas... ficou grande e tal... gostaria apenas de saber se o esquema esta certo... valeu aí!

post-44534-13884898388608_thumb.gif

post-44534-13884898388941_thumb.jpg

post-44534-13884898389214_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera!!!

Meu amigo Rodolfoamorimm, é isso aí, rss...SUCESSO pra ti! :-BEER

Agora, em relação ao layout que você desenhou no PC, apesar de eu não ter conseguido abrir a foto GRANDE aqui no PC (conexao LENTA), aparentemente parece que tá tudo Okay sim!! :palmas:

Não esquenta com o tamanho da PCI agora de início, pois é assim mesmo, estamos aprendendo...mais pra frente você vai desenhar isso aí mesmo com "os pés nas costas"...rss...

Quando estamos iniciando é bom mesmo fazer o layout da PCI seguindo o "desenho/formato" do esquema, ficamos menos sujeitos a "erros" no meio do caminho!! :-BEER

Desejo sucesso a todos meus amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

segundo o esquema o capacitor c1 tem que ser eletrolitico por que atraves de sua carga e descarga que ele vai fazer a constante de tempo junto com o resistor r1 aumentando ou diminuindo a largura do pulso no pino 3 do ci1 555 que é a saida, sem ele você não consegue, o ceramico ou o de poliester até dariam mas ele se descarregam mais rápido e fica difícil controlar essa descarga.

o c2 tambem é eletrolitico pois ele serve para desacoplar a corrente continua que vem da bateria de cima evitando que ela queime a saida 3 do 555 e tambem serve de carga para o r2 enquanto o q1 esta em corte.

bom a fonte se você olhar bem o circuito: O positivo da bateria de baixo se conecta ao negativo da bateria de cima e o positivo da bateria de cima entra pelo pino 7 do ic2 e sai pelo pino 4 se conectando ao negativo da bateria de baixo.

Logo elas estão em serie e como sabemos 9+9=18 volts

Então capacitor eletrolitico com qualquer valor acima de 18 volts

quanto a você não ter esse transistor no seu circuit maker é só você fazer sua propria biblioteca (new library)e colocar os dados do transistor que o Carlos Jr postou logo acima e pronto você tem agora um transitor 2n1066 no seu arquivo do circuit maker.

Desculpe o tamanho da resposta,mas eu acho que é melhor explicar o funcionamento de um circuito para você mesmo fazer os seus no futuro do que te dar o valor das peças e você não saber o que elas fazem em determinado circuito espero ter ajudado você e outros que estavam em duvida.

Compartilhar este post

Link para o post

PO! Valeu Dengao! Tu é fera já né? brigadaum mano, suas dicas foram de imensa relevância pra eu terminar o circuito aqui! valeu de novo! :-BEER:bandeira::P:D:joia::looka: :palmas: :rolleyes:B)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!