Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena colocar um cooler de HD

ric_bueno

Posts recomendados

Olá amigos,

Será que vale a pena colocar um cooler de hd para baixar somente 5º, atualmente tenho um cooler no meu hd, porém, ele faz muito barulho, muito mesmo. O que devo fazer? Compro um cooler novo para repor ou deixo sem? a diferença entre as temperaturas com e sem cooler são:

sem cooler: Jogando GP4 e Delphi 2005 aberto; 35º

com cooler: mesmas aplicações; 30º

estas temperaturas do HD tirei usando o everest...

nos dois casos a temperatura do processador tem ficado em torno de 35º e a placa mãe, uma pcchips m....683 em torno de 30º

Agradecido a todos.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jcgarces@02 de novembro de 2005, 17:36

Amigo , uma vez eu escutei de um dono de loja  que o cooler de HD não serve para nada , ele só vendia porque procuram e se não tem na loja dele o cliente compra em outra loja. Abraços. <_<  :P

Amigo, essa sua estorinha é velha!!!

Esse cooler para HD só serve se você colocar ele colado com a parte metálica do HD e não em cima da placa de circuitos.

Link para o comentário

Na minha Opinião , um cooler pra HD é uma peça fundamental em um micro atual, tendo em vista que os processadores atuais dissipam cada vez mais calor, o interior do micro tende a ficar cada vez mais quente, com essa aumento de temperatura, principalmente nos meses de verão o HD, assim como o resto do gabinete, esquenta bastante.

Colocando um cooler no HD consegue-se uma redução grande na temperatura do mesmo, um exemplo que posso citar é o ocorrido comigo, nos periodos mais quentes meu HD estava chegando a quase 53ºC, após a instalação do Cooler o mesmo passou a operar a uma média de 38ºC.

Outro fato que devemos ressaltar é um que quem estudou física no segundo grau deve se lembrar é que "atrito gera calor que gera desgaste" então conclui-se que mantendo a temperatura do HD mais baixa, há uma grande possibilidade dele ter uma vida util maior.

É claro que um hd sem Cooler não irá estragar de imediato porêm se acontecer do HD "dar pau" e você não tiver um backup daquele arquivo importantíssimo, nesse momento vocë não poder se lamentar "a se tivesse um cooler talvez...."( isso já ocorreu comigo) dai já era.

Link para o comentário

acho q qualquer tentativa de resfriar qualquer parte do pc é válida..... :rolleyes: mas tem uma q ajunda muita coisa.....coloquem uma ventoinha, dessas de fonte na parte inferior frontal do gabinete ( soprando para dentro ) q além de resfriar a temperatura interna do gabinete, resfria também um pouco as placas e hds........fvi

Link para o comentário

Tente fazer uma ventilação sem usar um cooler de hd, eu aqui não uso pois quando testei com um achei péssimo, antes eu tinha uma gambiarra nele, com um fan de 80mm em baixo dele com uns pézinhos e jogando ar no HD.

Hoje em dia uso o buraco que tem para colocar um fan na parte frontal do pc para jogar o ar frio para dentro passa pelo HD, pois a ventilação nesse caso é maior e o "ar respira", já que nesses coolers de HD a maioria fica colada quase com a placa lógica, não fazendo o ar escapar como deveria, e nem se precisar esfriar a carcaça (mesmo que o ferro conduza calor).

Com ele parado hoje (04/11), está um dia meio quente até aqui onde moro, e ele está a 28 graus parado de acordo com o Everest.

Lembrando também que mesmo que o processador esteja em Full, isso não vai aumentar a temperatura do HD, ela aumenta quando ele transfere muitos arquivos ou lê.

T+

Link para o comentário

Postado Originalmente por NoobSaibot_@04 de novembro de 2005, 14:42

Na minha Opinião , um cooler pra HD é uma peça fundamental em um micro atual, tendo em vista que os processadores atuais dissipam cada vez mais calor, o interior do micro tende a ficar cada vez mais quente, com essa aumento de temperatura, principalmente nos meses de verão o HD, assim como o resto do gabinete, esquenta bastante.

Colocando um cooler no HD consegue-se uma redução grande na temperatura do mesmo, um exemplo que posso citar é o ocorrido comigo, nos periodos mais quentes meu HD estava chegando a quase 53ºC, após a instalação do Cooler o mesmo passou a operar a uma média de 38ºC.

Outro fato que devemos ressaltar é um que quem estudou física no segundo grau deve se lembrar é que "atrito gera calor que gera desgaste" então conclui-se que mantendo a temperatura do HD mais baixa, há uma grande possibilidade dele ter uma vida util maior.

É claro que um hd sem Cooler não irá estragar de imediato porêm se acontecer do HD "dar pau" e você não tiver um backup daquele arquivo importantíssimo, nesse momento vocë não poder se lamentar "a se tivesse um cooler talvez...."( isso já ocorreu comigo)  dai já era.

não te lógica... já q você alegou q o interior do gabinete é mais quente por conta do processador, q lógica tem jogar ar quente no hd?

Link para o comentário

Postado Originalmente por vmosconi@04 de novembro de 2005, 17:35

não te lógica... já q você alegou q o interior do gabinete é mais quente por conta do processador, q lógica tem jogar ar quente no hd?

Como você esfria um copo de chá soprando se o seu expirar é mais quente q o ar ambiente?

Link para o comentário

Postado Originalmente por augenblick@04 de novembro de 2005, 17:46

Como você esfria um copo de chá soprando se o seu expirar é mais quente q o ar ambiente?

ok, mas se o cha se estabilizar com a temperatura do meu sopro ela jé estará menos quentea ponto de eu beber...a intençao não é gelar e sim diminuir a temp.

e a temperatura do hd irá se estabilizar com a temperatura do ambiente ( dentro do gabinete)

já q a diferença é 3 no maximo 5 graus... ( a diferença entre o hd e a temp amb) não vejo na minha opinião necessidade.

por exemplo... o meu hd esta 1º de diferença com o ambiente... você ve necesidade?

Link para o comentário

Gastar uns R$30,00 no mínimo para um cooler de HD, é furada.

Eu tenho um Maxtor DiamondMax 8 Plus de 40GB. Sempre fiquei monitorando meus sensores de temperatura. Mas com o fim do inverno e início do pré-verão, percebi que ele estava pegando fogo. 47º! :(

Então coloquei um cooler de uma fonte antiga que tinha aqui. Putz! Foi a solução do problema! :palmas:

Coloquei o cooler embaixo do HD, "assoprando" em direção à placa e ao motor (que, por teoria, seria o que esquentaria muito). Não coloquei nenhum dissipador. Somente amarrei (isso mesmo! amarrei!) com um fio de nylon o cooler. Pimba! Foi de 47º para 21º! :D

Sei que esta não é a temperatura certa do HD. Pode ser que o cooler esteja assoprando em direção ao termodiodo do HD. Por isso a temperatura baixa. Mas, colocando a mão no HD ainda ligado, senti que ele estava mais frio :palmas:

Experimente!

====================================================

Agora vou contestar um coisa que o colega afirmou:

Acho que a vida útil do HD aumenta com uma temperatura mais baixa por causa do fenômeno da histerese.

A histerese é o processo de desmagnetização de todo material ferromagnético, simplificando, perdendo o campo magnético natural. O fenômeno da histerese acelera exponencialmente com o aumento da temperatura.

E o HD tem dois ímãs: os próprios discos, e os ímãs de alnico (liga de Alumínio, Níquel e Cobalto; veja mais aqui) do motor e dos braços de leitura. A desmagnetização não é interessante em nenhum dos dois casos, né?

abraço!

Link para o comentário

A ideia de usar o ventilador frontal soprando sobre o HD é muito melhor que a do cooler de HD, na minha opinião!

De boa, se você abrir bem a passagem de ar (retirar grade de ferro muito fechada da frente da ventoínha e tirar fios da frente), você joga ar fresquinho direto no HD e aí não tem erro... Melhora bastante a temperatura!

Põe ele na frente da ventoínha mesmo, para receber ar pela frente, por cima e por baixo, tudo de uma vez. Essa ventoínha frontal não é eficiente para resfriar placa-mãe e processador, mas um HD nessa posição recebe todo o fluxo de ar, e aí a ventoínha valerá bastante!

Link para o comentário

De boa, se você abrir bem a passagem de ar (retirar grade de ferro muito fechada da frente da ventoínha e tirar fios da frente), você joga ar fresquinho direto no HD e aí não tem erro... Melhora bastante a temperatura!

Põe ele na frente da ventoínha mesmo, para receber ar pela frente, por cima e por baixo, tudo de uma vez. Essa ventoínha frontal não é eficiente para resfriar placa-mãe e processador, mas um HD nessa posição recebe todo o fluxo de ar, e aí a ventoínha valerá bastante!

Eu já tinha colocado uma ventoinha no painel frontal do gabinete. Não mudou muita coisa. Diminuiu somente uns 5º. Até tentei deixar o HD meio diagonal, para receber mais contato com o fluxo de ar! Nada...

Daí peguei o cooler que tinha colocado nesse lugar, e coloquei em baixo do HD, como já expliquei. Aí sim, consegui reduzir cerca de 20º!

Com certeza, não se dispensa o cooler do painel frontal. Mas o cooler embaixo do HD já ajudou bastante!

Link para o comentário

Eu abri foi um buracão na frente do meu gabinete, deixando a passagem de ar completamente livre. Assim o fluxo de ar fica totalmente livre, permitindo que o cooler alcance sua maxima eficiência.

De repente, posicionando um cooler passivo na parte de cima do HD ainda ajuda mais na dissipação!

Reparei ainda que o próprio gabinete ajuda muito no resfriamento do HD, conduzindo o calor pelos pontos de contato onde o HD é parafusado. Alguém alguma vez na vida já experimentou passar pasta térmica ali? Na maioria dos gabinetes não deve ajudar muito pois a área de contato tende a ser pequena, mas fazendo umas gambiarras com alumínio, melhorando este contato aí (ensanduichando o HD) dizem que melhora bem a refrigeração e ainda abafa melhor o barulho. Isso, somado à pasta térmica em contato com o gabinete deve ser bem mais efetivo que os coolers barulhentos que podemos comprar por aí. :devil:

Link para o comentário

Postado Originalmente por qarcanjo@07 de novembro de 2005, 12:15

Eu abri foi um buracão na frente do meu gabinete, deixando a passagem de ar completamente livre. Assim o fluxo de ar fica totalmente livre, permitindo que o cooler alcance sua maxima eficiência.

De repente, posicionando um cooler passivo na parte de cima do HD ainda ajuda mais na dissipação!

Reparei ainda que o próprio gabinete ajuda muito no resfriamento do HD, conduzindo o calor pelos pontos de contato onde o HD é parafusado. Alguém alguma vez na vida já experimentou passar pasta térmica ali? Na maioria dos gabinetes não deve ajudar muito pois a área de contato tende a ser pequena, mas fazendo umas gambiarras com alumínio, melhorando este contato aí (ensanduichando o HD) dizem que melhora bem a refrigeração e ainda abafa melhor o barulho. Isso, somado à pasta térmica em contato com o gabinete deve ser bem mais efetivo que os coolers barulhentos que podemos comprar por aí. :devil:

nunca pensei nisso, mas você tem razao

Link para o comentário

A dica doPHaNToN oF OpERa eu uso no meu pc. Como eu gosto de menos ruído possível, o que fiz foi abrir um furo no diâmetro de 80mm na parte inferior frontal onde pode ser posicionado um cooler. Ao invés de usar cooler, deixei-a como está, somente o furo. Percebi que o fluxo de ar ficou bom a partir da região do furo, (ocasionado pela exaustão da cooler da fonte de alimentação) resfriando o hd sem a necessidade de cooler. Há de se ver se existe uma boa entrada na parte plástica inferior do gabinete frontal, permitindo tal ventilação.

A temperatura do meu HD fica em torno de 35-43°C. Pelo fabricante o máximo de temperatura em operação do HD é 55°C(o modelo que possuo no caso). Só ficaria preocupado se passasse dos 45°C.

Link para o comentário

Pensando no que o digaxis perguntou, eu lembrei de uma experiência que tive no laboratório da faculdade...

Eu fiz um projeto para upgrade em nome dos alunos da pós graduação e recebi algumas peças, entre elas dois HDs de 7200rpm novos para substituir HDs demasiado velhos e já com badblocks em PCs mais antigos. Peguei então um Pentium III e fui instalar um desses HDs. Botei o bibchino no gabinete e notei que o suporte de HDs ficava extremamente quente. Vi que ali não daria para instalar outro dispositivo, senão teria problemas. O HD estava quase queimando minha mão.

Como a rede não funcionava, eu precisei deixar o HD novo junto com o HD velho nesse mesmo espaço, para fazer o back-up dos dados dos meus colegas...

Nesse meio tempo, fui instalar o outro HD novo numa outra máquina de gabinete maior e melhor. Nesta segunda máquina o HD manteve-se em temperatura mais baixa. O suporte de HDs era muito maior, cabendo não dois dispositivos, mas 4.

Foi quando percebi que a cópia de HD para HD no primeiro PC estava quase parada. Ficou super lento! Coloquei o dedo sobre os HDs e não dava para ficar tocando. Peguei então uma tampa de gabinete (imaginem a cena!) :P e comecei a abanar para refrigerar um pouco a coisa e ver se não tinha que desligar o PC e arrumar outra forma de fazer o tal back-up. :muro: (eu queria ver se resfriando, a cópia adiantava...). E não é que a cópia voltou a andar mais rápido?! :D

Bom, pode ser só impressão, até porque o desempenho de leitura e escrita depende do tamanho do arquivo, fragmentação, etc, mas o desempenho voltou a parecer normal. Os HDs, ambos, estava já bem mais frios depois de umas abanadas... :-BEER

Depois dessa eu me convenci que a estrutura do seu gabinete ajuda muito no resfriamento do seu HD... E que quanto mais distante um dispositivo desse puder ficar do outro, melhor! Isso porque o maior espaço dá mais possibilidade de dissipação de calor, e não colabora para o sobreaquecimento do dispositivo vizinho.

Eu acredito que temperatura excessiva possa levar o HD a erros sim.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...